Estudo de Gálatas 2:20 – Comentado e Explicado

Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim. A minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.
Gálatas 2:20

Comentário de Albert Barnes

Eu sou crucificado com Cristo – No versículo anterior, Paulo havia dito que ele estava morto. Neste versículo, ele declara o que ele quis dizer com isso e mostra que não queria ser entendido como dizendo que estava inativo ou que era literalmente insensível aos apelos feitos a ele por outros seres e objetos. Em relação a uma coisa, ele estava morto; para tudo o que era verdadeiramente grande e nobre, ele estava vivo. Para entender a frase notável “Estou crucificado com Cristo”, podemos observar:

(1) Que foi assim que Cristo foi morto. Ele sofreu uma cruz e, assim, ficou literalmente morto.

(2) em um sentido semelhante a este, Paulo tornou-se morto para a Lei, para o mundo e para o pecado. O Redentor pela morte da cruz tornou-se insensível a todos os objetos circundantes, como sempre são os mortos. Ele deixou de ver e ouvir, e era como se não fossem. Ele foi deitado na cova fria, e eles não o afetaram ou influenciaram. Então, Paulo diz que se tornou insensível à lei como um meio de justificação; Para o mundo; à ambição e ao amor ao dinheiro; ao orgulho e pompa da vida, e ao domínio das paixões más e odiosas. Eles perderam seu poder sobre ele; eles deixaram de influenciá-lo.

(3) isso foi com Cristo, ou por Cristo. Não pode significar literalmente que ele foi morto com ele, pois isso não é verdade. Mas isso significa que o efeito da morte de Cristo na cruz foi fazê-lo morto para essas coisas, da mesma maneira que ele, quando morreu, tornou-se insensível às coisas deste mundo agitado. Isso pode incluir o seguinte:

(a) Havia uma união íntima entre Cristo e seu povo, de modo que o que o afetava os afetava; ver João 15: 5-6 .

(b) A morte do Redentor na cruz envolveu como conseqüência a morte de seu povo para o mundo e para o pecado; veja Gálatas 5:24 ; Gálatas 6:14 . Foi como um golpe na raiz de uma videira ou de uma árvore, que afetaria todos os galhos e gavinhas, ou como um golpe na cabeça que afeta todos os membros do corpo.

(c) Paulo sentiu-se identificado com o Senhor Jesus; e ele estava disposto a compartilhar toda a ignomínia e desprezo relacionados à idéia da crucificação. Ele estava disposto a se considerar um com o Redentor. Se havia desgraça ligada à maneira como ele morreu, ele estava disposto a compartilhar com ele. Ele considerou como uma questão que se deseja grandemente ser feito como Cristo em todas as coisas, e mesmo na maneira de sua morte. This idea he has more fully expressed in Philemon 3:10 , “That I may know him, (that is, I desire earnestly to know him,) and the power of his resurrection, and the fellowship of his sufferings, being made conformable unto his death;” see also Colossians 1:24 ; compare 1 Peter 4:13 .

Nevertheless I live – This expression is added, as in Galatians 2:19 , to prevent the possibility of mistake. Paul, though he was crucified with Christ, did not wish to be understood that he felt himself to be dead. He was not inactive; not insensible, as the dead are, to the appeals which are made from God, or to the great objects which ought to interest an immortal mind. He was still actively employed, and the more so from the fact that he was crucified with Christ. The object of all such expressions as this is, to show that it was no design of the gospel to make people inactive, or to annihilate their energies. It was not to cause people to do nothing. It was not to paralyze their powers, or stifle their own efforts. Paul, therefore, says, “I am not dead. I am truly alive; and I live a better life than I did before.” Paul was as active after conversion as he was before. Before, he was engaged in persecution; now, he devoted his great talents with as much energy, and with as untiring zeal, to the cause of the great Redeemer. Indeed, the whole narrative would lead us to suppose that he was more active and zealous after his conversion than he was before. The effect of religion is not to make one dead in regard to the putting forth of the energies of the soul. True religion never made one lazy man; it has converted many a man of indolence, and effeminacy and self-indulgence to a man actively engaged in doing good. If a professor of religion is less active in the service at God than he was in the service of the world; less laborious, and zealous. and ardent than he was before his supposed conversion, he ought to set it down as full proof that he is an utter stranger to true religion.

Yet not I – This is also designed to prevent misapprehension. In the previous clause he had said that he lived, or was actively engaged. But lest this should he misunderstood, and it should be inferred that he meant to say it was by his own energy or powers, he guards it, and says it was not at all from himself. It was by no native tendency; no power of his own; nothing that could be traced to himself. He assumed no credit for any zeal which he had shown in the true life. He was disposed to trace it all to another. He had ample proof in his past experience that there was no tendency in himself to a life of true religion, and he therefore traced it all to another.

Christ liveth in me – Christ was the source of all the life that he had. Of course this cannot be taken literally that Christ had a residence in the apostle, but it must mean that his grace resided in him; that his principles actuated him: and that he derived all his energy, and zeal, and life from his grace. The union between the Lord Jesus and the disciple was so close that it might be said the one lived in the other. So the juices of the vine are in each branch, and leaf, and tendril, and live in them and animate them; the vital energy of the brain is in each delicate nerve – no matter how small – that is found in any part of the human frame. Christ was in him as it were the vital principle. All his life and energy were derived from him.

And the life which I now live in the flesh – As I now live on the earth surrounded by the cares and anxieties of this life. I carry the life-giving principles of my religion to all my duties and all my trials.

I live by the faith of the Son of God – By confidence in the Son of God, looking to him for strength, and trusting in his promises, and in his grace. Who loved me, etc. He felt under the highest obligation to him from the fact that he had loved him, and given himself to the death of the cross in his behalf. The conviction of obligation on this account Paul often expresses; see the Romans 6:8-11 ; 8:35-39 notes; 2 Corinthians 5:15 note. There is no higher sense of obligation than that which is felt toward the Saviour; and Paul felt himself bound, as we should, to live entirely to him who had redeemed him by his blood.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 20-26 . E eles o observaram – Para uma elucidação deste parágrafo, veja em Mateus 22: 16-22 e Marcos 12: 13-17 ; e enviou espiões, que deveriam fingir-se apenas homens – homens escrupulosamente conscientes em todos os pontos: para que pudessem se apossar de suas palavras – se ele respondesse como esperavam. Mestre, sabemos então que dizemos, & c. – Falar em particular e ensinar em público; o caminho de Deus verdadeiramente – O verdadeiro caminho do dever. Eles não podiam segurar suas palavras diante do povo – Como fizeram depois diante do sinédrio, na ausência do povo, cap. Lucas 22:67 , & c.

Comentário de E.W. Bullinger

am = foram.

crucificado com . Grego. sustauroo Veja João 19:32 e Romanos 6: 6 .

não = não mais.

vida . . . carne. Compare 1 Coríntios 15:45 .

Filho de Deus App-98.

Amado. Grego. Agapão. App-135.

deu = desistiu, como João 19:30 .

para . Grego. huper . App-104.

Comentário de John Calvin

20. Eu sou crucificado com Cristo . Isso explica a maneira pela qual nós, que estamos mortos para a lei, vivemos para Deus. Embutidos na morte de Cristo, dela derivamos uma energia secreta, como o galho faz da raiz. Mais uma vez, a letra da lei,

“O que era contrário a nós, Cristo pregou sua cruz.” ( Colossenses 2:14 .)

Sendo então crucificados com ele, somos libertados de toda a maldição e culpa da lei. Aquele que se esforça para deixar de lado essa libertação anula a cruz de Cristo. Mas lembremo-nos de que somos libertos do jugo da lei, apenas nos tornando um com Cristo, quando o galho tira sua seiva da raiz, apenas crescendo em uma natureza.

No entanto eu vivo . Para os sentimentos do homem, a palavra Morte é sempre desagradável. Tendo dito que somos “crucificados com Cristo”, ele acrescenta, “que isso nos torna vivos”.

No entanto, não eu, mas Cristo vive em mim . Isso explica o que ele quis dizer com “viver para Deus”. Ele não vive por sua própria vida, mas é animado pelo poder secreto de Cristo; para que se diga que Cristo vive e cresce nele; pois, como a alma anima o corpo, Cristo dá vida aos seus membros. É um sentimento notável que os crentes vivem fora de si mesmos, isto é, eles vivem em Cristo; o que só pode ser conseguido mantendo uma comunicação real e real com ele. Cristo vive em nós de duas maneiras. A única vida consiste em nos governar pelo seu Espírito e em dirigir todas as nossas ações; o outro, ao nos tornar participantes de sua justiça; de modo que, embora não possamos fazer nada de nós mesmos, somos aceitos à vista de Deus. O primeiro diz respeito à regeneração, o segundo à justificação pela graça livre. Esta passagem pode ser entendida no último sentido; mas se for considerado melhor aplicá-lo a ambos, adotarei alegremente essa visão.

E a vida que eu agora vivo na carne . Dificilmente existe uma frase aqui que não tenha sido rasgada por uma variedade de interpretações. Alguns entendem pela palavra carne , a depravação da natureza pecaminosa; mas Paulo quer dizer com isso simplesmente a vida corporal, e é a isso que a objeção se aplica. “Você vive uma vida corporal; mas enquanto esse corpo corruptível desempenha suas funções – embora seja sustentado por comer e beber, essa não é a vida celestial de Cristo. Portanto, é um paradoxo irracional afirmar que, enquanto você vive abertamente da maneira comum dos homens, sua vida não é sua.

Paulo responde que consiste em fé; o que sugere que é um segredo escondido dos sentidos do homem. A vida, portanto, que alcançamos pela fé não é visível aos olhos do corpo, mas é percebida interiormente na consciência pelo poder do Espírito; para que a vida corporal não nos impeça de gozar, pela fé, de uma vida celestial.

“Ele nos fez sentar juntos em lugares celestiais em Cristo Jesus.” ( Efésios 2: 6. )

Novamente,

“Vocês são concidadãos com os santos e com os
casa de Deus. ” ( Efésios 2:19 .)

E de novo,

“Nossa conversa está no céu.” ( Filipenses 3:20 .)

Os escritos de Paulo estão cheios de afirmações semelhantes, de que, enquanto vivemos no mundo, ao mesmo tempo vivemos no céu; não apenas porque nosso chefe está lá, mas porque, em virtude da união, desfrutamos de uma vida em comum com ele. ( João 14:23 .)

Quem me amou . Isso é adicionado para expressar o poder da fé; pois isso ocorreria imediatamente a qualquer um – de onde a fé deriva poder para transmitir em nossa alma a vida de Cristo? Ele nos informa, portanto, que o amor de Cristo e sua morte são os objetos sobre os quais a fé repousa; pois é dessa maneira que o efeito da fé deve ser julgado. Como é que vivemos pela fé de Cristo? Porque “ele nos amou e se entregou por nós”. O amor de Cristo o levou a se unir a nós, e ele completou a união com sua morte. Ao se doar por nós, ele sofreu em nossa própria pessoa; por outro lado, a fé nos torna participantes de tudo o que encontra em Cristo. A menção ao amor está de acordo com o ditado do apóstolo João,

“Não que amássemos a Deus, mas ele nos antecipou por seu amor.”
( 1 João 4:10 )

Pois se algum mérito nosso o tivesse levado a nos redimir, esse motivo teria sido declarado; mas agora Paulo atribui o todo ao amor: é, portanto, de graça gratuita. Vamos observar a ordem: “Ele nos amou e se entregou por nós”. Como se ele tivesse dito: “Ele não tinha outro motivo para morrer, mas porque nos amava” e que “quando éramos inimigos” ( Romanos 5:10 ), como ele argumenta em outra epístola.

Ele se entregou. Nenhuma palavra pode expressar adequadamente o que isso significa; pois quem pode encontrar linguagem que declare a excelência do Filho de Deus? No entanto, foi ele quem se deu como preço pela nossa redenção. Expiação, limpeza, satisfação e todos os benefícios que derivamos da morte de Cristo estão aqui representados. (51) As palavras para mim são muito enfáticas. Não será suficiente para qualquer homem contemplar Cristo como tendo morrido pela salvação do mundo, a menos que ele tenha experimentado as conseqüências dessa morte, e esteja habilitado a reivindicá-la como sua. (52)

Comentário de Adam Clarke

Eu sou crucificado com Cristo – A morte de Cristo na cruz me mostrou que não há esperança de salvação pela lei; Portanto, estou verdadeiramente morto para todas as expectativas de justificação da lei, como Cristo estava morto quando ele entregou o fantasma na cruz. Só por ele eu vivo – desfrute de uma vida presente e tenha uma perspectiva de glória futura.

No entanto, eu não – não é da minha vida natural que falo, nem de quaisquer coisas espirituais que eu mesmo tenha adquirido; mas Cristo vive em mim. Deus fez do homem uma habitação do seu próprio Espírito: a lei não pode viver em mim, a fim de me dar uma vida divina; não anima, mas mata; mas Cristo vive em mim; ele é a alma da minha alma; para que agora eu viva para Deus. Mas nesta vida eu tenho pela fé do Filho de Deus – crendo em Cristo como sacrifício pelo pecado; pois ele me amava e, por fazê-lo, se entregou por mim – se sacrificou até a morte, para que eu fosse salvo das amargas dores da morte eterna.

Comentário de Thomas Coke

Gálatas 2:20 . Estou crucificado com Cristo: Veja isto explicado, Romanos 7: 4 ; Romanos 6: 2-14 . O significado geral dos verseis, “Todo o gerenciamento de mim mesmo é conforme à doutrina do evangelho, da justificação somente em Cristo, e não pelos atos da lei”. Este, e o versículo anterior, parecem ser falados em oposição a São Pedro possuir uma sujeição à lei de Moisés por sua caminhada, mencionado Gálatas 2:14 .

Comentário de Scofield

eu não

Veja a nota (Veja Scofield “ Efésios 4:24 “) .

Comentário de John Wesley

Eu sou crucificado com Cristo; todavia eu vivo; todavia não eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo pela fé do Filho de Deus que me amou e se entregou por mim.

O apóstolo continua descrevendo como ele é libertado do pecado; quão longe ele está de continuar nele.

Eu sou crucificado com Cristo – feito conforme a sua morte; “o corpo do pecado é destruído.” Romanos 6: 6 .

E eu – quanto à minha natureza corrupta.

Não viva mais – Estar morto para pecar.

Mas Cristo vive em mim – É uma fonte de vida em minha alma íntima, da qual todos os meus temperamentos, palavras e ações fluem.

E a vida que agora vivo na carne – Mesmo neste corpo mortal, vivo pela fé no Filho de Deus – derivo a cada momento desse princípio sobrenatural; de uma evidência e convicção divina, de que “ele me amava e se entregou por mim”.

Referências Cruzadas

Mateus 20:28 – como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

João 1:49 – Então Natanael declarou: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel! “

João 3:16 – “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 3:35 – O Pai ama o Filho e entregou tudo em suas mãos.

João 6:57 – Da mesma forma como o Pai que vive me enviou e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que se alimenta de mim viverá por minha causa.

João 6:69 – Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus”.

João 9:35 – Jesus ouviu que o haviam expulsado, e, ao encontrá-lo, disse: “Você crê no Filho do homem? “

João 10:11 – “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

João 14:19 – Dentro de pouco tempo o mundo já não me verá mais; vocês, porém, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão.

João 15:13 – Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.

João 17:21 – para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

Atos dos Apóstolos 8:37 – Disse Filipe: “Você pode, se crê de todo o coração”. O eunuco respondeu: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”.

Atos dos Apóstolos 9:20 – Logo começou a pregar nas sinagogas que Jesus é o Filho de Deus.

Romanos 1:17 – Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”.

Romanos 5:2 – por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

Romanos 6:4 – Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.

Romanos 6:8 – Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos.

Romanos 6:13 – Não ofereçam os membros dos seus corpos ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros dos seus corpos a ele, como instrumentos de justiça.

Romanos 8:2 – porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.

Romanos 8:3 – Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne,

Romanos 8:37 – Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

2 Coríntios 1:24 – Não que tenhamos domínio sobre a sua fé, mas cooperamos com vocês para que tenham alegria, pois é pela fé que vocês permanecem firmes.

2 Coríntios 4:10 – Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo.

2 Coríntios 4:11 – Pois nós, que estamos vivos, somos sempre entregues à morte por amor a Jesus, para que a sua vida também se manifeste em nosso corpo mortal.

2 Coríntios 5:7 – Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos.

2 Coríntios 5:15 – E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

2 Coríntios 10:3 – Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos.

2 Coríntios 13:3 – visto que vocês estão exigindo uma prova de que Cristo fala por meu intermédio. Ele não é fraco ao tratar com vocês, mas poderoso entre vocês.

2 Coríntios 13:5 – Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos. Não percebem que Cristo Jesus está em vocês? A não ser que tenham sido reprovados!

Gálatas 1:4 – que se entregou a si mesmo por nossos pecados a fim de nos resgatar desta presente era perversa, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,

Gálatas 2:16 – sabemos que o ninguém é justificado pela prática da lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo. Assim, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da lei, porque pela prática da lei ninguém será justificado.

Gálatas 3:11 – É evidente que diante de Deus ninguém é justificado pela lei, pois “o justo viverá pela fé”.

Gálatas 5:24 – Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.

Gálatas 6:14 – Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo.

Efésios 2:4 – Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,

Efésios 3:17 – para que Cristo habite em seus corações mediante a fé; e oro para que vocês, arraigados e alicerçados em amor,

Efésios 5:2 – e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.

Efésios 5:25 – Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela

Filipenses 4:13 – Tudo posso naquele que me fortalece.

Colossenses 1:27 – A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.

Colossenses 2:11 – Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne.

Colossenses 2:13 – Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões,

Colossenses 3:3 – Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.

1 Tessalonicenses 1:10 – e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos: Jesus, que nos livra da ira que há de vir.

1 Tessalonicenses 5:10 – Ele morreu por nós para que, quer estejamos acordados quer dormindo, vivamos unidos a ele.

Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

1 Pedro 1:8 – Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, crêem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa,

1 Pedro 4:1 – Portanto, uma vez que Cristo sofreu corporalmente, armem-se também do mesmo pensamento, pois aquele que sofreu em seu corpo rompeu com o pecado,

1 Pedro 4:2 – para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus.

1 João 1:7 – Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

1 João 4:9 – Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele.

1 João 4:14 – E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo.

1 João 5:10 – Quem crê no Filho de Deus tem em si mesmo esse testemunho. Quem não crê em Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca de seu Filho.

1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Apocalipse 1:5 – e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,

Apocalipse 3:20 – Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *