Estudo de João 1:49 – Comentado e Explicado

Falou-lhe Natanael: Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel.
João 1:49

Comentário de Albert Barnes

Rabino – Mestre. Aplicado adequadamente a Jesus, e a mais ninguém, Mateus 23:10 .

O Filho de Deus – Com este título, ele sem dúvida quis dizer que ele era o Messias. Sua consciência lhe dizia que ele julgara certo seu caráter e que, portanto, ele deveria conhecer o coração e os desejos da mente. Nesse caso, ele não poderia ser um mero homem, mas deve ser o Messias tão esperado.

O rei de Israel – esse era um dos títulos pelos quais o Messias era esperado, e esse era o título que foi afixado à sua cruz, João 19:18 . Este caso de Natanael João aduz como outra evidência de que Jesus era o Cristo. O grande objetivo que ele tinha em vista ao escrever este evangelho era coletar as evidências de que ele era o Messias, João 20:31 . Um caso, portanto, em que Jesus vasculhou o coração, e onde seu conhecimento do coração convenceu um judeu piedoso de que ele era o Cristo, é apresentado de maneira muito apropriada como testemunho importante.

Comentário de E.W. Bullinger

o rei de Israel. Proclamando assim a Pessoa do Senhor, em conexão com o Reino.

Comentário de John Calvin

49. Tu és o Filho de Deus. Que ele reconhece que ele é o Filho de Deus por seu poder divino não é maravilhoso; mas em que terreno ele o chama de rei de Israel ? pois as duas coisas não parecem estar necessariamente conectadas. Mas Nathanael tem uma visão mais elevada. Ele já ouvira dizer que é o Messias e, a essa doutrina, acrescenta a confirmação que lhe fora dada. Ele também mantém outro princípio: o Filho de Deus não virá sem exercer o cargo de rei sobre o povo de Deus. Justamente, portanto, ele reconhece que quem é o Filho de Deus também é rei de Israel E, de fato, a fé não deve ser fixada apenas na essência de Cristo (por assim dizer), mas deve atender ao seu poder e escritório; pois seria de pouca vantagem saber quem é Cristo, se esse segundo ponto não fosse acrescentado, o que ele deseja ser em relação a nós e com que propósito o Pai o enviou. A razão pela qual os papistas não têm nada além de uma sombra de Cristo é que eles tiveram o cuidado de olhar para sua mera essência, mas desconsideraram seu reino , que consiste no poder de salvar.

Novamente, quando Natanael o chama de rei de Israel , embora seu reino se estenda até os limites mais remotos da terra, a confissão é limitada à medida da fé. Pois ele ainda não havia avançado a ponto de saber que Cristo foi designado para ser rei em todo o mundo, ou melhor, que de todos os lugares seriam reunidos os filhos de Abraão, para que o mundo inteiro fosse o Israel de Deus. Nós a quem a grande extensão do reino de Cristo foi revelada, devemos ir além desses limites estreitos. No entanto, seguindo o exemplo de Natanael, exercitemos nossa fé em ouvir a palavra, e a fortalecemos por todos os meios que estão ao nosso alcance; e não permaneça enterrado, mas comece a confessar.

Comentário de Adam Clarke

Rabino – Ou seja, professor! e então esta palavra deve ser traduzida.

Tu és o Filho de Deus – O Messias prometido.

Tu és o Rei de Israel – O verdadeiro descendente de Davi, que deve sentar-se naquele trono espiritual do qual o trono de Davi era o tipo.

Comentário de Thomas Coke

João 1:49 . Rabino, tu és o Filho de Deus, Não é improvável, mas Natanael estava orando sob a figueira, e que em sua oração ele confessou seus pecados de maneira tão particular e ampla, como reivindicar, em esse respeito, o caráter que Cristo deu dele. Assim, quando Jesus insinuou que ele havia dado a ele por causa do que havia passado sob a figueira, Natanael percebeu imediatamente que ele não apenas sabia o que era feito à distância, mas também podia olhar para o coração dos homens; e, portanto, clamou com grande espanto que ele era o esperado Messias dos judeus. Pode não ser impróprio observar aqui que os judeus acreditavam universalmente que o Filho de Deus apareceria na terra e seria o grande rei que eles esperavam por tantas eras; como aparece na passagem diante de nós e em João 6:69 ; João 11:27 . Mateus 26:63 . É notável que a mulher de Samaria faça a mesma inferência com Natanael de uma circunstância semelhante; (ver cap. João 4:29 .) o que claramente sugere que eles supunham que o Messias seria dotado do mais perfeito conhecimento e teria o dom de profetizar no mais alto grau. Havia muita coragem em fazer Natanael fazer uma declaração como aquela diante de nós, se fosse feita diante de uma companhia mista: pois Cristo assumindo o título de Filho de Deus, depois foi interpretado como nada menos que blasfêmia. Veja cap. João 10:36 , João 19: 7 e João 9:22 ; João 9:34 .

Comentário de John Wesley

Natanael respondeu e disse-lhe: Rabino, tu és o Filho de Deus; tu és o rei de Israel.

Natanael respondeu – Felizes os que estão prontos para crer, rápidos para receber a verdade e a graça de Deus.

Tu és o Filho de Deus – Então ele reconhece agora mais do que ouvira de Filipe: O Filho de Deus, o rei de Israel – Uma confissão tanto da pessoa como do ofício de Cristo.

Referências Cruzadas

Salmos 2:6 – “Eu mesmo estabeleci o meu rei em Sião, no meu santo monte”.

Salmos 110:1 – O Senhor disse ao meu Senhor: “Senta-te à minha direita até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés”.

Isaías 9:7 – Ele estenderá o seu domínio, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, estabelecido e mantido com justiça e retidão, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isso.

Jeremias 23:5 – “Dias virão”, declara o Senhor, “em que levantarei para Davi um Renovo justo, um rei que reinará com sabedoria e fará o que é justo e certo na terra.

Ezequiel 37:21 – e diga-lhes: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Tirarei os israelitas das nações para onde foram. Vou ajuntá-los de todos os lugares ao redor e trazê-los de volta à sua própria terra.

Daniel 9:25 – “Saiba e entenda que a partir da promulgação do decreto que manda restaurar e reconstruir Jerusalém até que o Ungido, o líder, venha, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas. Ela será reconstruída com ruas e muros, mas em tempos difíceis.

Oséias 3:5 – Depois disso os israelitas voltarão e buscarão o Senhor, o seu Deus, e Davi, seu rei. Virão tremendo atrás do Senhor e das suas bênçãos, nos últimos dias.

Miquéias 5:2 – “Mas tu, Belém-Efrata, embora sejas pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos. “

Sofonias 3:15 – O Senhor anulou a sentença contra você, ele fez retroceder os seus inimigos. O Senhor, o Rei de Israel, está em seu meio; nunca mais você temerá perigo algum.

Zacarias 6:12 – Diga-lhe que assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Aqui está o homem cujo nome é Renovo, e ele sairá do seu lugar e construirá o templo do Senhor.

Zacarias 9:9 – Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta.

Mateus 2:2 – e perguntaram: “Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”.

Mateus 14:33 – Então os que estavam no barco o adoraram, dizendo: “Verdadeiramente tu és o Filho de Deus”.

Mateus 21:5 – “Digam à cidade de Sião: ‘Eis que o seu rei vem a você, humilde e montado num jumento, num jumentinho, cria de jumenta’ “.

Mateus 27:11 – Jesus foi posto diante do governador, e este lhe perguntou: “Você é o rei dos judeus? ” Respondeu-lhe Jesus: “Tu o dizes”.

Mateus 27:42 – dizendo: “Salvou os outros, mas não é capaz de salvar a si mesmo! E é o rei de Israel! Desça agora da cruz, e creremos nele.

Lucas 19:38 – “Bendito é o rei que vem em nome do Senhor! ” “Paz no céu e glória nas alturas! “

João 1:18 – Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.

João 1:34 – Eu vi e testifico que este é o Filho de Deus”.

João 1:38 – Voltando-se e vendo Jesus que os dois o seguiam, perguntou-lhes: “O que vocês querem? ” Eles disseram: “Rabi”, ( que significa Mestre ), “onde estás hospedado? “

João 12:13 – Pegaram ramos de palmeiras e saíram ao seu encontro, gritando: “Hosana! ” “Bendito é o que vem em nome do Senhor! ” “Bendito é o Rei de Israel! “

João 18:37 – “Então, você é rei! “, disse Pilatos. Jesus respondeu: “Tu dizes que sou rei. De fato, por esta razão nasci e para isto vim ao mundo: para testemunhar da verdade. Todos os que são da verdade me ouvem”.

João 19:19 – Pilatos mandou preparar uma placa e pregá-la na cruz, com a seguinte inscrição: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS.

João 20:28 – Disse-lhe Tomé: “Senhor meu e Deus meu! “

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *