Estudo de Mateus 27:11 – Comentado e Explicado

Jesus compareceu diante do governador, que o interrogou: És o rei dos judeus? Sim, respondeu-lhe Jesus.
Mateus 27:11

Comentário de Albert Barnes

E Jesus ficou diante do governador – Muitas coisas são omitidas por Mateus, no relato deste julgamento, que são registradas pelos outros evangelistas. Um relato muito mais completo é encontrado em João 18: 28-40 .

E o governador perguntou-lhe … – Esta pergunta foi feita por causa da “acusação” que os judeus fizeram contra Jesus, “de perverter a nação e proibir de prestar homenagem a César”, Lucas 23: 2 . Foi sob essa acusação que, após consulta, eles concordaram em denunciá-lo perante Pilatos. Veja as notas em Mateus 27: 1 . “Eles” o condenaram por “blasfêmia”, mas eles sabiam que Pilatos ignoraria completamente uma acusação desse tipo. Eles, portanto, tentaram substituir uma acusação totalmente diferente daquela pela qual professavam considerá-lo culpado, excitar o ciúme do governador romano e obter sua morte sob acusação de traição contra o imperador romano.

Tu dizes – Ou seja, tu dizes certo, ou dizes a verdade. Podemos nos perguntar por que os judeus, se ouviram essa confissão, não pressionaram a atenção de Pilatos como uma confissão completa de sua culpa. Era do que o acusavam. Mas pode ser duvidoso que, na confusão, eles tenham ouvido a confissão; ou, se o fizessem, Jesus tirou toda ocasião de triunfo, explicando a Pilatos a “natureza” de seu reino, João 18:36 . Embora ele reconhecesse que era um rei, ainda assim declarou totalmente que “seu reino não era deste mundo” e que, portanto, não podia ser alegado contra ele como traição contra o imperador romano. Isso foi feito “no palácio”, à parte dos judeus, e Pilatos satisfez plenamente sua inocência, João 18:23 .

Comentário de Joseph Benson

Mateus 27:11 . E Jesus ficou diante do governador – Como prisioneiro diante do juiz. “Pouco imaginou o governador”, diz o bispo Porteus, “quem era que estava diante dele. Mal ele suspeitava que um dia ele próprio deveria comparecer perante o tribunal daquela mesma pessoa que ele estava prestes a julgar como criminoso. ” Observe, leitor, que não poderíamos ter estado diante de Deus por causa de nossos pecados, nem ter levantado nossa face em Sua presença, se Cristo não tivesse sido julgado e condenado, e assim feito uma oferta pelo pecado por nós. Ele foi acusado de que pudéssemos receber alta. Para um relato mais completo da aparição de nosso Senhor diante de Pilatos, consulte João 18:29 , etc., e Lucas 23: 2 , etc. E o governador perguntou: Você é o rei dos judeus? – De Pilatos, perguntando a nosso Senhor esta pergunta, devemos supor que os sacerdotes explicaram sua acusação dizendo-lhe que Jesus havia viajado continuamente pelo país, e em toda parte se entregou pelo Messias; e que mesmo durante seu julgamento diante deles, ele tinha sido tão presunçoso a ponto de assumir essa dignidade em tribunal aberto. Sem alguma informação desse tipo, o governador dificilmente faria essa pergunta a Jesus, nenhum prisioneiro sendo obrigado a se acusar. E Jesus lhe disse: Tu dizes – isto é, de acordo com o idioma hebraico, é como tu dizes. João nos diz que nosso Senhor acrescentou: Tu dizes isso de ti mesmo, ou outros disseram isso de mim? isto é, você faz esta pergunta por sua própria vontade, porque pensa que afetei o poder real, ou o solicita de acordo com as informações dos sacerdotes, que afirmam que eu me reconheci um rei? Jesus, sem dúvida, sabia o que havia acontecido, mas falou com o governador dessa maneira, porque, não estando presente quando os padres o acusaram, ele não ouviu o que eles disseram. Pilatos respondeu: Sou judeu? você acha que eu estou familiarizado com as opiniões religiosas, expectativas e disputas dos judeus? Tua própria nação e os principais sacerdotes te entregaram a mim, como pessoa sediciosa. O que você fez para merecer tal acusação? Jesus respondeu: Meu reino não é deste mundo. Veja em João 18:35 .

Comentário de E.W. Bullinger

Tu dizes = Tu mesmo dizes. Um hebraísmo.

Comentário de John Calvin

Mateus 27:11 . Agora Jesus estava diante do governador. Embora fosse uma exibição chocante e altamente incompatível com a majestade do Filho de Deus, ser arrastada para o tribunal de um homem profano, ser julgada sob a acusação de uma ofensa capital, como um malfeitor acorrentado; no entanto, devemos lembrar disso; nossa salvação consiste na doutrina da cruz, que é

loucura para os gregos, e uma ofensa para os judeus,
( 1 Coríntios 1:23 .)

Pois o Filho de Deus escolheu ficar preso diante de um juiz terreno, e ali receber sentença de morte, (253) para que nós, libertados da condenação, não tenhamos medo de nos aproximar livremente do trono celestial de Deus. Se, portanto, considerarmos que vantagem temos de Cristo ter sido tentada antes de Pilatos, a desgraça de uma submissão tão indigna será imediatamente lavada. E certamente ninguém se ofende com a condenação de Cristo, (254) senão aqueles que são orgulhosos hipócritas, ou desprezadores estúpidos e grosseiros de Deus, que não têm vergonha de sua própria iniqüidade.

Então, o Filho de Deus estava, como criminoso, diante de um homem mortal, e ali se permitiu ser acusado e condenado, para que pudéssemos permanecer corajosamente diante de Deus. Seus inimigos, de fato, esforçaram-se por prender-lhe a infâmia eterna; mas devemos antes olhar para o fim a que a providência de Deus nos dirige. Pois se recordarmos quão terrível é o tribunal de Deus, e que nunca poderíamos ter sido absolvidos lá, a menos que Cristo tivesse sido declarado culpado na terra, nunca teríamos vergonha de se gloriar em suas correntes. Novamente, sempre que ouvimos que Cristo estava diante de Pilatos com um semblante triste e abatido, extraímos dele motivos de confiança, de que, confiando nele como nosso intercessor, podemos entrar na presença de Deus com alegria e entusiasmo. Com o mesmo objetivo é o que se segue imediatamente: ele não respondeu uma única palavra. Cristo ficou calado, enquanto os sacerdotes o pressionavam em todas as mãos; e foi, para que ele pudesse abrir a boca pelo seu silêncio. Pois daí surge aquele privilégio distinto do qual Paulo fala em termos tão magníficos ( Romanos 8:15 ) que podemos ousadamente chorar: Abba, Pai; ao qual me referirei imediatamente novamente.

Você é o rei dos judeus? Embora tenham tentado subjugar Cristo por muitas e várias acusações, ainda é provável que tenham tomado maliciosamente o título de rei, a fim de despertar maior ódio contra ele por parte de Pilatos. Por esse motivo, Lucas os representa expressamente como dizendo: nós o encontramos subvertendo a nação e proibindo prestar homenagem a César, dizendo que ele é o Cristo, um rei. Nada poderia ter sido mais odioso do que esse crime para Pilatos, cuja maior ansiedade era preservar o reino em um estado de quietude. Com o evangelista João, descobrimos que ele foi acusado por vários motivos; mas é evidente em toda a narrativa que esse era o principal motivo de acusação. Da mesma maneira, mesmo nos dias atuais, Satanás trabalha para expor o Evangelho ao ódio ou suspeita sobre este apelo, como se Cristo, ao erguer seu reino, estivesse derrubando todos os governos do mundo e destruindo a autoridade de reis e magistrados. . Os reis também são, na maioria das vezes, tão ferozmente arrogantes, que consideram impossível para Cristo reinar sem alguma diminuição de seu próprio poder; e, portanto, sempre ouvem favoravelmente uma acusação como a que foi trazida injustamente contra Cristo.

Por esse motivo, Pilatos, deixando de lado todos os outros pontos, atende principalmente à sedição; porque, se ele tivesse verificado que Cristo havia perturbado a paz pública, de bom grado o teria condenado sem demora. Esta é a razão pela qual ele pergunta sobre o reino. Segundo os três evangelistas, a resposta de Cristo é ambígua; mas aprendemos com João ( João 18:36 ) que Cristo fez um reconhecimento aberto do fato que foi alegado contra ele; mas, ao mesmo tempo, que ele se justificou de toda a criminalidade, negando que ele era um rei terreno. Mas como ele não pretendia se esforçar para se defender, como é geralmente o caso dos criminosos, os evangelistas deram uma resposta duvidosa; como se tivessem dito, que ele não negou que era rei, mas que indiretamente apontou a calúnia que seus inimigos injustamente trouxeram contra ele.

Comentário de Adam Clarke

Antes do governador – Meu antigo MS. A Bíblia em Inglês traduz ???µ?? Meyr cheef justyse, Presedent .

Você é o rei dos judeus? Os judeus, sem dúvida, o entregaram a Pilatos como alguém que estava se levantando contra a autoridade imperial e assumindo o cargo real. Veja em Mateus 27: 2 ; (Nota).

Comentário de Thomas Coke

Mateus 27:11 . E Jesus se levantou, etc. – Veja João 18:29 ; João 18:40 e Lucas 23: 2 para um relato mais completo da aparição de nosso Salvador diante de Pilatos.

Comentário de John Wesley

E Jesus ficou diante do governador; e o governador lhe perguntou, dizendo: Você é o rei dos judeus? E Jesus lhe disse: Tu dizes.

Você é o rei dos judeus? Jesus antes de Caifás se declarar o Cristo, antes de Pilatos ser um rei; mostrando claramente assim, que sua resposta não era mais devido a nenhum medo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *