Estudo de João 12:13 – Comentado e Explicado

Saíram-lhe ao encontro com ramos de palmas, exclamando: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor, o rei de Israel!
João 12:13

Comentário de E.W. Bullinger

para se reunir para (em grego. eis. App-104.) chorou. Grego. Humor imperativo de krazo. A mesma palavra que em João 12:44 , mas LT Tr. A WH R leu o humor imperativo do krazo = gritando; usado uma vez no Senhor, João 11:43 Outras ocorrências: João 18:40 ; João 19: 6 , João 19:15 . Mateus 12:19 ; Mateus 15:22 . Atos 22:23 . Na Septuaginta, apenas em Esdras 3:13 .

Hosana , etc. Veja nota em Mateus 21: 9 .

dentro Grego en. App-104.

Senhor. App-98

Comentário de John Calvin

13. Pegou galhos de palmeiras. A palma da mão era o emblema da vitória e da paz entre os antigos; mas costumavam empregar galhos de palmeiras, quando concediam poder real a alguém, ou quando humildemente suplicavam o favor de um conquistador. Mas essas pessoas parecem ter pego em suas mãos galhos de palmeiras , como sinal de alegria e alegria por receber um novo rei.

Gritou, Hosanna. Por essa frase, eles testemunharam que reconheciam que Jesus Cristo era o Messias, que antigamente havia sido prometido aos pais, e de quem se esperava redenção e salvação. Para os Salmos 118: 25 dos quais essa exclamação é tirada, foi composta em referência ao Messias para esse fim, para que todos os santos desejassem continuamente e ardentemente desejassem sua vinda, e pudessem recebê-lo com a máxima reverência, quando ele se manifestasse. . Portanto, é provável, ou melhor, pode ser inferido com certeza, que essa oração era freqüentemente usada pelos judeus e, conseqüentemente, estava na boca de todo homem; de modo que o Espírito de Deus colocou palavras na boca (5) daqueles homens, quando desejaram uma chegada próspera ao Senhor Jesus; e foram escolhidos por ele como arautos para atestar que Cristo havia chegado.

A palavra Hosana é composta de duas palavras hebraicas e significa: Salve , eu suplico . Os hebreus, de fato, pronunciam de maneira diferente, ( ?????- ?? ) Hoshianna ; (6) mas geralmente acontece que a pronúncia das palavras é corrompida quando são transferidas para uma língua estrangeira. No entanto, os evangelistas, embora tenham escrito em grego, propositadamente mantiveram a palavra hebraica, a fim de expressar mais plenamente que a multidão empregava a forma comum de oração, empregada primeiro por Davi, e depois por uma sucessão ininterrupta de séculos, recebida por o povo de Deus, e particularmente consagrado com o propósito de abençoar o reino do Messias. (7) Com o mesmo objetivo são as palavras que se seguem imediatamente: Bendito seja o Rei de Israel, que vem em nome do Senhor; pois isso também é uma oração alegre pelo sucesso feliz e próspero daquele reino, do qual dependia a restauração e a prosperidade da Igreja de Deus.

Mas, como Davi parece falar mais de si mesmo do que de Cristo nesse salmo, devemos primeiro resolver essa dificuldade; nem a tarefa será difícil. Sabemos com que propósito o reino foi estabelecido nas mãos de Davi e de sua posteridade; e esse objetivo era que pudesse ser uma espécie de prelúdio do reino eterno que deveria ser manifestado no tempo apropriado. E, de fato, não era necessário que Davi confinasse sua atenção a si mesmo; e o Senhor, pelos profetas, freqüentemente ordena a todos os piedosos que voltem os olhos para uma pessoa diferente de Davi. (8) Então, tudo o que Davi cantou sobre si mesmo é justamente referido àquele rei que, de acordo com a promessa, deveria surgir da semente de Davi para ser o redentor.

Mas devemos dele derivar uma advertência lucrativa; pois, se somos membros da Igreja, o Senhor nos convida a nutrir o mesmo desejo que ele desejava que os crentes nutrissem de acordo com a Lei; isto é, desejamos de todo o coração que o reino de Cristo floresça e prospere; e não apenas isso, mas que devemos demonstrar isso por nossas orações. Para nos dar maior coragem na oração, devemos observar que ele nos prescreve as palavras. Ai de nossa preguiça, se extinguirmos por nossa frieza, ou extinguirmos por indiferença, aquele ardor que Deus excita. No entanto, vamos saber que as orações que oferecemos pela direção e autoridade de Deus não serão em vão. Desde que não sejamos indolentes nem nos cansemos de orar, Ele será um fiel guardião de seu reino, para defendê-lo por seu poder e proteção invencíveis. É verdade que, apesar de permanecermos sonolentos e inativos, (9) a majestade de seu reino será firme e segura; mas quando – como é freqüentemente a facilidade – é menos próspero do que deveria ser, ou melhor, cai em decadência, como percebemos que, atualmente, temerosamente disperso e desperdiçado, isso surge inquestionavelmente por nossa culpa. E quando houver apenas uma pequena restauração, ou quase nenhuma, ou quando pelo menos avançar lentamente, vamos atribuí-la à nossa indiferença. Pedimos diariamente a Deus que o seu reino possa vir ( Mateus 6:10 ), mas dificilmente um homem em cem o deseja sinceramente. Justamente, portanto, somos privados da bênção de Deus, à qual estamos cansados ??de pedir.

Também somos ensinados por essa expressão: somente Deus preserva e defende a Igreja; pois Ele não reivindica por si mesmo, nem ordena que lhe dêmos nada além do que é seu. Visto que, portanto, enquanto Ele guia nossas línguas, oramos para que ele preserve o reino de Cristo, reconhecemos que, para que esse reino permaneça em um estado adequado, Deus é o único doador da salvação. Ele emprega, de fato, o trabalho de homens para esse fim, mas de homens que suas próprias mãos prepararam para o trabalho. Além disso, enquanto ele faz uso dos homens para avançar ou manter o reino de Cristo, ainda tudo é iniciado e completado, através de seu arbítrio, apenas por Deus através do poder do seu Espírito.

Quem vem em nome do Senhor. Nós devemos primeiro entender o que se quer dizer com esta frase, para vir em nome do Senhor . Aquele que não se apresenta precipitadamente, ou assume falsamente a honra, mas, sendo devidamente chamado, tem a direção e autoridade de Deus para suas ações, vem em nome de Deus. Este título pertence a todos os verdadeiros servos de Deus. Um Profeta que guiado pelo Espírito Santo, honestamente entrega aos homens a doutrina que recebeu do céu – vem em nome de Deus . Um rei, por cuja mão Deus governa seu povo, vem com o mesmo nome . Mas, como o Espírito do Senhor repousou sobre Cristo, e ele é o Cabeça de todas as coisas ( Efésios 1:22 ), e todos os que já foram ordenados a governar a Igreja estão sujeitos à sua palavra, ou melhor, são correntes. fluindo dele como fonte, diz-se que ele veio justamente em nome de Deus . Tampouco é somente pelo alto escalão de sua autoridade que ele supera os outros, mas porque Deus se manifesta a nós plenamente nele; pois nele habita corporalmente a plenitude da divindade , como Paulo diz ( Colossenses 2: 9 ), e ele é a imagem viva de Deus ( Hebreus 1: 3 ) e, em suma, é o verdadeiro lmmanuel ( Mateus 1:23 .) É, portanto, por um direito especial que se diz que ele veio em nome do Senhor , porque por ele Deus se manifestou totalmente, e não parcialmente, como havia feito anteriormente pelos Profetas. Devemos, portanto, começar com ele como o chefe, quando desejamos abençoar os servos de Deus.

Agora que os falsos profetas se gabam arrogantemente do nome de Deus e se abrigam sob essa falsa pretensão, devemos fornecer uma oração oposta na oração, para que o Senhor os espalhe e os destrua completamente. Assim, não podemos abençoar a Cristo sem amaldiçoar o Papa e a tirania sacrílega que ele levantou contra o Filho de Deus. (10) Ele bufa suas excomunhões contra nós, de fato, com grande violência, como se fossem raios, mas são meras bexigas de ar, (11) e, portanto, devemos ousadamente desprezá-las. Pelo contrário, o Espírito Santo aqui nos dita uma terrível maldição, para que possa afundar o Papa no inferno mais baixo, com toda sua pompa e esplendor. Tampouco é necessário que qualquer Bispo ou Pontífice (12) pronuncie a maldição contra ele, uma vez que Cristo concedeu essa autoridade às crianças , quando aprovou o clamor delas no templo e disse : Hosana ao Filho de Davi , como os outros evangelistas relatam, ( Mateus 21:15 .)

Comentário de Adam Clarke

Tomou ramos – Veja em Mateus 21: 1 ; (nota), etc., e Marcos 11: 1-6 ; (nota), onde esta transação é amplamente explicada.

Comentário de John Wesley

Tomou ramos de palmeiras e saiu ao seu encontro, e clamou: Hosana: Bendito seja o rei de Israel que vem em nome do Senhor.

Salmo 118: 26 ; Marcos 11: 8 ; 19:36 .

Referências Cruzadas

Levítico 23:40 – No primeiro dia vocês apanharão os melhores frutos das árvores, folhagem de tamareira, galhos frondosos e salgueiros, e se alegrarão perante o Senhor, o Deus de vocês, durante sete dias.

Salmos 72:17 – Permaneça para sempre o seu nome e dure a sua fama enquanto o sol brilhar. Sejam abençoadas todas as nações por meio dele, e que elas o chamem bendito.

Salmos 118:25 – Salva-nos, Senhor! Nós imploramos. Faze-nos prosperar, Senhor! Nós suplicamos.

Isaías 44:6 – “Assim diz o Senhor, o rei de Israel, o seu redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último; além de mim não há Deus.

Oséias 3:5 – Depois disso os israelitas voltarão e buscarão o Senhor, o seu Deus, e Davi, seu rei. Virão tremendo atrás do Senhor e das suas bênçãos, nos últimos dias.

Sofonias 3:15 – O Senhor anulou a sentença contra você, ele fez retroceder os seus inimigos. O Senhor, o Rei de Israel, está em seu meio; nunca mais você temerá perigo algum.

Mateus 21:9 – A multidão que ia adiante dele e os que o seguiam gritavam: “Hosana ao Filho de Davi! ” “Bendito é o que vem em nome do Senhor! ” “Hosana nas alturas! “

Mateus 23:39 – Pois eu lhes digo que vocês não me verão desde agora, até que digam: ‘Bendito é o que vem em nome do Senhor’”.

Marcos 11:8 – Muitos estenderam seus mantos pelo caminho, outros espalharam ramos que haviam cortado nos campos.

Lucas 19:35 – Levaram-no a Jesus, lançaram seus mantos sobre o jumentinho e fizeram que Jesus montasse nele.

João 1:49 – Então Natanael declarou: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel! “

João 12:15 – “Não tenhas medo, ó cidade de Sião; eis que o seu rei vem, montado num jumentinho”.

João 19:15 – Mas eles gritaram: “Mata! Mata! Crucifica-o! ” “Devo crucificar o rei de vocês? “, perguntou Pilatos. “Não temos rei, senão César”, responderam os chefes dos sacerdotes.

João 19:19 – Pilatos mandou preparar uma placa e pregá-la na cruz, com a seguinte inscrição: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS.

Apocalipse 7:9 – Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas.

Apocalipse 15:3 – e cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro: “Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus todo-poderoso. Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações.

Apocalipse 19:16 – Em seu manto e em sua coxa está escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *