Estudo de João 1:38 – Comentado e Explicado

Voltando-se Jesus e vendo que o seguiam, perguntou-lhes: Que procurais? Disseram-lhe: Rabi {que quer dizer Mestre}, onde moras?
João 1:38

Comentário de Albert Barnes

O que você procura? Isso não foi solicitado para obter “informações”. Compare João 1:48 . Não foi uma reprovação severa, proibindo-os de segui-lo. Compare Mateus 11: 28-30 . Foi uma pergunta gentil, respeitando seus desejos; um convite para abrir suas mentes, declarar seus desejos e expressar todos os seus sentimentos em relação ao Messias e sua própria salvação. Podemos aprender:

1. Que Jesus considera as primeiras inclinações da alma para segui-lo. Ele “voltou-se” para esses discípulos e inclinará seus ouvidos a todos que começarem a se aproximar dele para a salvação.

2. Jesus está pronto para ouvir seus pedidos e respondê-los.

3. Os ministros do evangelho, e todos os outros cristãos, devem ser acessíveis, gentis e carinhosos com todos os que estão perguntando o caminho da vida. Em conformidade com seu Mestre, eles devem estar dispostos a ajudar todos aqueles que lhes procuram orientação e ajuda na grande obra de sua salvação.

Rabino – Este era um título judaico conferido de certa forma como os graus literários são agora, e significa literalmente “um grande”, e foi aplicado a um professor ou mestre nas escolas judaicas. Correspondeu ao título “Doutor”. Nosso Salvador proibiu solenemente que seus discípulos usassem esse título. Veja as notas em Mateus 23: 8 . O fato de João “interpretar” essa palavra mostra que ele escreveu seu evangelho não apenas para os judeus, mas para aqueles que não entendiam a língua hebraica. Deveria ter sido escrito em Éfeso.

Onde moras? Esta pergunta eles provavelmente fizeram a ele, a fim de indicar o desejo de estar com ele e ser instruído por ele. Eles queriam mais plenamente ouvi-lo do que podiam agora no caminho. Eles não estavam dispostos a interrompê-lo em sua viagem. A religião ensina às pessoas a verdadeira polidez, ou a disposição de consultar a conveniência de outras pessoas, e não de molestá-las de forma inadequada ou de as invadir quando envolvidas. Também nos ensina a “desejar estar com Cristo”; buscar todas as oportunidades de comunhão com ele e principalmente desejar “estar com ele onde ele está” quando deixarmos este mundo. Compare Filemom 1:23 .

Comentário de E.W. Bullinger

virou e = virou.

Rabino. App-98.

interpretado. Grego. herreneuo. Ocorre apenas aqui, João 1:42 ; João 9: 7 . Hebreus 7: 2 .

Mestre = Professor. App-98. João 1: 1 .

habitante = mais íntimo. Grego. meno, como em João 1:32 .

Comentário de John Calvin

38. Rabino. Esse nome era comumente atribuído a pessoas de alto escalão ou que possuíam qualquer tipo de honra. Mas o evangelista aqui aponta outro uso que foi feito em sua própria época, que era o fato de que eles se dirigiam por esse nome aos mestres e expositores da palavra de Deus. Embora, portanto, esses dois discípulos ainda não reconheçam Cristo como o único Mestre da Igreja, movidos pela recomendação que João Batista lhe concedeu, eles o consideram um Profeta e um professor, que é o primeiro passo para recebendo instruções.

Onde moras? Por esse exemplo, somos ensinados que, desde o início, os rudimentos da Igreja devemos ter um gosto por Cristo que excite nosso desejo de lucrar; e depois, que não devemos ficar satisfeitos com um simples olhar passageiro, mas que devemos procurar a sua habitação, para que ele possa nos receber como convidados. Pois há muitos que cheiram o evangelho apenas à distância e, assim, permitem que Cristo repentinamente desapareça, e tudo o que aprenderam sobre ele passar. E embora essas duas pessoas não se tornassem seus discípulos comuns naquele momento, ainda assim não há dúvida de que, durante aquela noite, ele as instruiu mais plenamente, de modo que logo depois se tornaram inteiramente devotadas a ele.

Comentário de Adam Clarke

O que você procura? Esses discípulos podem ter se sentido constrangidos ao se dirigir ao nosso abençoado Senhor, depois de ouvir o caráter que o Batista lhe deu; para remover ou impedir isso, ele os aceita com cortesia e lhes dá a oportunidade de se explicar a ele. Tais perguntas, podemos conceber, que o bem-aventurado Jesus ainda coloca àqueles que, com simplicidade de coração, desejam conhecê-lo. Uma questão dessa natureza, podemos nos perguntar com proveito: O que você procura? Neste lugar! Na empresa você freqüenta? Na conversa em que você se envolve? Nos assuntos com os quais você está ocupado? Nos trabalhos que você executa? Você procura a humilhação, iluminação, justificação, edificação ou santificação de sua alma? A edificação do seu vizinho? O bem da Igreja de Cristo? Ou, a glória de Deus? Perguntas dessa natureza, muitas vezes colocadas em nossos corações, no temor de Deus, nos induziriam a fazer muitas coisas que agora deixamos de fazer, e a deixar muitas coisas que fazemos agora.

Rabino – Professor. Veja a modéstia desses discípulos – desejamos ser eruditos, somos ignorantes – desejamos ser ensinados; nós acreditamos que você é um professor vindo de Deus.

Onde moras? Para que possamos vir e receber tuas instruções.

Referências Cruzadas

Rute 1:16 – Rute, porém, respondeu: “Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!

1 Reis 10:8 – Como devem ser felizes os homens da tua corte, que continuamente estão diante de ti e ouvem a tua sabedoria!

Salmos 27:4 – Uma coisa pedi ao Senhor, é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo.

Provérbios 3:18 – A sabedoria é árvore que dá vida a quem a abraça; quem a ela se apega será abençoado.

Provérbios 8:34 – Como é feliz o homem que me ouve, vigiando diariamente à minha porta, esperando junto às portas da minha casa.

Cânticos 1:7 – Conte-me, você a quem amo, onde faz pastar o seu rebanho e onde faz as suas ovelhas descansarem ao meio-dia? Se eu não o souber, serei como uma mulher coberta com véu junto aos rebanhos dos seus amigos.

Mateus 13:20 – Quanto ao que foi semeado em terreno pedregoso, este é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria.

Mateus 23:7 – de serem saudados nas praças e de serem chamados ‘rabis’.

Lucas 7:24 – Depois que os mensageiros de João foram embora, Jesus começou a falar à multidão a respeito de João: “O que vocês foram ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?

Lucas 8:38 – O homem de quem haviam saído os demônios suplicava-lhe que o deixasse ir com ele; mas Jesus o mandou embora, dizendo:

Lucas 10:39 – Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra.

Lucas 14:25 – Uma grande multidão ia acompanhando Jesus; este, voltando-se para ela, disse:

Lucas 15:20 – A seguir, levantou-se e foi para seu pai. “Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou.

Lucas 18:40 – Jesus parou e ordenou que o homem lhe fosse trazido. Quando ele chegou perto, Jesus perguntou-lhe:

Lucas 19:5 – Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: “Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje”.

Lucas 22:61 – O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro. Então Pedro se lembrou da palavra que o Senhor lhe tinha dito: “Antes que o galo cante hoje, você me negará três vezes”.

João 1:49 – Então Natanael declarou: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel! “

João 3:2 – Ele veio a Jesus, à noite, e disse: “Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele”.

João 3:26 – Eles se dirigiram a João e lhe disseram: “Mestre, aquele homem que estava contigo no outro lado do Jordão, do qual testemunhaste, está batizando, e todos estão se dirigindo a ele”.

João 6:25 – Quando o encontraram do outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Mestre, quando chegaste aqui? “

João 12:21 – Eles se aproximaram de Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, com um pedido: “Senhor, queremos ver Jesus”.

João 18:4 – Jesus, sabendo tudo o que lhe ia acontecer, saiu e lhes perguntou: “A quem vocês estão procurando? “

João 18:7 – Novamente lhes perguntou: “A quem procuram? ” E eles disseram: “A Jesus de Nazaré”.

João 20:15 – Disse ele: “Mulher, por que está chorando? Quem você está procurando? ” Pensando que fosse o jardineiro, ela disse: “Se o senhor o levou embora, diga-me onde o colocou, e eu o levarei”.

Atos dos Apóstolos 10:21 – Pedro desceu e disse aos homens: “Eu sou quem vocês estão procurando. Por que motivo vieram? “

Atos dos Apóstolos 10:29 – Por isso, quando fui procurado, vim sem qualquer objeção. Posso perguntar por que vocês me mandaram buscar? “

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *