Estudo de João 6:25 – Comentado e Explicado

Encontrando-o na outra margem do lago, perguntaram-lhe: Mestre, quando chegaste aqui?
João 6:25

Comentário de E.W. Bullinger

o outro lado . O Oeste. Em João 6:22 , o leste.

Rabino . Veja App-98.

cameste aqui: chegaste aqui.

Comentário de John Calvin

25. Do outro lado do mar. Já dissemos que Cafarnaum não estava situado na margem oposta; pois Tiberíades fica na parte mais larga do lago, Betsaida segue a seguir e Cafarnaum fica perto da parte mais baixa, não muito longe de onde o rio Jordão sai do lago. Agora, quando John o coloca do outro lado do lago , não devemos entendê-lo como se sua posição estivesse do outro lado, mas porque, na extremidade inferior, o lago fazia um grande enrolamento e, por causa da baía que intervieram, era impossível ir por terra sem uma jornada muito tortuosa. O evangelista diz, portanto, do outro lado do mar , adotando o modo de expressão usado pelas pessoas comuns, porque o único modo direto e comum de transporte era por um barco.

Comentário de Adam Clarke

Do outro lado do mar – Ou seja, na costa do mar, ao norte, onde Cafarnaum fica na terra de Genesaret: mas veja a nota em João 6:17 , João 6:22 . Foi em uma das sinagogas de Cafarnaum que ele proferiu o seguinte discurso: ver João 6:59 .

Comentário de Spurgeon

Essas pessoas atravessaram o mar da Galiléia e foram para Cafarnaum, “procurando por Jesus”. Parecia um sinal muito esperançoso de que eles deveriam estar dispostos a fazer tais esforços para encontrar Cristo, mas veja como o próprio Senhor Jesus o considerou.

João 6: 25-26 . E, quando o encontraram no outro lado do mar, disseram-lhe: Rabino, quando chegas aqui? Jesus respondeu-lhes e disse: Em verdade, em verdade vos digo que procurais; eu, não porque você viu os milagres, mas porque você comeu dos pães e ficou cheio.

Que conversa mais clara é essa! Nosso Senhor não tenta ganhar popularidade pela ocultação da verdade, mas diz a essas pessoas: “Você está me seguindo apenas por causa do que obtém de mim;” “Oh!” algum homem mundano teria dito: “esse é um discurso muito imprudente; isso afastará as pessoas. ” Só então; e Cristo parecia dizer, em mais de uma ocasião: “Se as pessoas serão afastadas pela verdade. que eles sejam expulsos. ” João Batista declarou que Cristo; tinha o leque na mão e limpava completamente o chão; e, para que esse piso seja purgado, deve haver um afastamento do joio O exemplo de Nosso Senhor deve nos ensinar a falar em seu nome nada menos e nada mais que a verdade em todo amor e bondade. Depois de apontar o verdadeiro motivo que levou o povo a procurá-lo, nosso Salvador proferiu um paradoxo muito singular:

João 6:27 . Não trabalhes pela carne que perece, mas pela carne que permanece para a vida eterna, que o Filho do homem vos dará; porque ele selou Deus, o Pai.

Não é estranho que Cristo diga: “Não trabalhe pelas mesmas coisas que você não pode obter sem trabalhar por isso”, e então ele diga: “Trabalhe pelas coisas que você não pode obter trabalhando por isso”? Ele virtualmente nos diz que é assim, acrescentando as palavras “que o Filho do homem vos dará”, provando claramente que isso não ocorre como resultado do trabalho humano, mas como dom gratuito do Filho de Deus. . Quem é sábio explicitará o significado do paradoxo; mas o cego tropeçará na letra e não discernirá a interpretação espiritual.

João 6:28 . Disseram-lhe então: Que faremos para que façamos as obras de Deus?

“Queremos fazer as melhores obras, as obras mais nobres, as mais aceitáveis ??em todo o mundo; diga-nos o que devemos: a fim de realizar uma obra divina. ”

João 6:29 . Jesus respondeu e disse-lhes: Esta é a obra de Deus,

“O melhor e mais alto trabalho que você pode realizar é”

João 6:29 . Que credes naquele a quem ele enviou.

A fé é a mais nobre das graças; é a própria essência da verdadeira adoração; contém em si os germes de toda excelência; e o homem que crê em Cristo fez o que é mais agradável a Deus do que qualquer outra coisa em todo o mundo.

João 6: 30-31 . Disseram-lhe, então: Que sinal mostras então, para que possamos ver e crer em ti? o que você trabalha? Nossos pais comeram maná no deserto; como está escrito, Ele lhes deu pão do céu para comer.

Você vê o desvio da conversa deles? Eles ainda estão cuidando dos pães e peixes; e, portanto, o que quer que Cristo possa dizer, eles mudam o discurso dessa maneira. Se conseguirem de Cristo algo para comer, crerão nele; que criaturas terríveis e terrenas elas eram!

João 6: 32-33 . Então Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo que Moisés não vos deu esse pão do céu; mas meu Pai te dá o verdadeiro pão do céu. Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.

“O melhor e mais nobre pão, o pão que possui a Deidade, o pão que pode alimentar as vossas almas e sustentar-te com a vida eterna; ‘o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.'”

João 6:34 . Então disseram-lhe: Senhor, cada vez mais nos dê este pão.

Eles disseram isso, sem saber o que disseram e sem entender o que ele quis dizer. Pão para o corpo era tudo o que eles queriam; o grito deles foi: “Dê-nos pão, e somos desprezados”; eles não tinham apetite espiritual por Cristo, “o pão de Deus”.

João 6: 35-36 . E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; quem vem a mim nunca terá fome; e quem crer em mim nunca terá sede. Mas eu vos disse que também me vistes, e não credes.

Essas eram as mesmas pessoas que ele havia alimentado do outro lado do mar; no entanto, estavam desejando mais. Esse tipo de pão não pode ficar com fome por muito tempo. Eles não o haviam recebido como seu Salvador, caso contrário, estariam bem contentes com ele e não teriam pedido mais nada.

João 6: 37-39 . Tudo o que o Pai me dá virá a mim; e aquele que vem a mim de maneira alguma será expulso. Porque desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E esta é a vontade do Pai que me enviou, a de todas as mentiras que me deu, não devo perder nada, mas ressuscitá-la novamente no último dia.

Cristo não perderá a quem o Pai lhe deu, nem a sua parte. Ele não perderá o corpo de ninguém do seu povo, assim como não perderá a alma de ninguém.

João 6:40 . E esta é a vontade daquele que me enviou, para que todo aquele que vê o Filho e crê nele, tenha vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.

Cristo nunca terá terminado sua obra sobre os crentes até que ele tenha levantado seus corpos da sepultura e os glorificado como seu próprio corpo de ressurreição. Ele nunca cessará da obra que iniciou sobre qualquer um de seu povo até que tenha posto a pedra de cima nas gloriosas perfeições do céu; e esta verdade é: a alegria de nossos corações agora mesmo.

João 6:41 . Os judeus então murmuraram para ele, porque ele disse: eu sou o pão que desceu do céu.

Eles murmuraram, murmuraram, sussurraram, rosnaram entre si com esse ditado de Cristo.

João 6:42 . E eles disseram: Não é este Jesus, filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos? como é que ele diz que desci do céu?

É assim que os homens julgam pelas aparências externas; e se o evangelho chega a eles como algo amado pelos pobres, se é pregado com muita eloqüência, se o serviço é sem; as atrações do doce; música ou roupas vistosas, logo eles dizem que não pode haver nada nela. Ó morcegos cegos, quando Deus se oculta em carne humana, pode ser de outra maneira?

João 6:43 . Jesus, portanto, respondeu e disse-lhes: Não murmureis entre vós.

“Eu nunca pensei que você acreditaria em mim; Eu nunca imaginei que deveria ganhar sua confiança.

João 6:44 . Ninguém pode vir a mim, exceto o Pai que me enviou a atraí-lo.

“Você não é atraído por mim; portanto, é claro que você não é o sujeito da graça divina. Você pensa que está me julgando, mas, ao fazê-lo, está realmente julgando e se condenando. Sempre que os homens julgam o evangelho, logo nos informam que tipo de espírito os possui. Não é Cristo quem está em seu julgamento, são eles mesmos; e quando o criticam, apenas provam que a graça do Pai nunca os atraiu para ele: “Ninguém pode vir até mim, a não ser o Pai que me enviou que o atraia:” –

João 6: 44-46 . E eu vou levantá-lo no último dia. Está escrito nos profetas, e todos serão ensinados por Deus. Todo homem, pois, que ouviu e soube do pai, vem a mim. Não que alguém tenha visto o Pai, senão o que é de Deus, ele viu o Pai.

“Não suponha que, mesmo quando você for ensinado por Deus, você conhecerá o Pai como eu o conheço, ou o verá como eu o vi.” Aquele olhar divino para a Deidade não é para nós.

João 6:47 . Em verdade, em verdade vos digo que quem crê em mim tem a vida eterna.

Foi assim que nosso Senhor falou diretamente ao rosto daqueles que o ridicularizaram e disse: “Não é este Jesus, filho de José, cujo pai e mãe conhecemos?” Com a mais forte afirmação que ele costumava usar, ele diz: “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna”.

João 6: 48-51 . Eu sou aquele pão da vida. Seus pais comeram maná no deserto e estão mortos. Este é o pão que desce do céu para que o homem coma e não morra. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu darei é a minha carne, que darei pela vida do mundo.

Referências Cruzadas

João 1:38 – Voltando-se e vendo Jesus que os dois o seguiam, perguntou-lhes: “O que vocês querem? ” Eles disseram: “Rabi”, ( que significa Mestre ), “onde estás hospedado? “

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *