Estudo de Lucas 15:20 – Comentado e Explicado

Levantou-se, pois, e foi ter com seu pai. Estava ainda longe, quando seu pai o viu e, movido de compaixão, correu-lhe ao encontro, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.
Lucas 15:20

Comentário de Albert Barnes

Ele se levantou e veio – estava chegando. Mas aqui não há indicação de “pressa”. Ele não “fugiu”, mas foi motivado por seus desejos e, como podemos supor, cheio de vergonha e até com algumas dúvidas de que seu pai o receberia.

Uma ótima maneira de sair – é uma descrição bonita – a imagem do pai dele ao vê-lo vestido em farrapos, pobre e emaciado, e ainda assim ele reconheceu “seu filho”, e todos os sentimentos de um pai o levaram a ir e abraçá-lo.

Teve compaixão – teve pena dele. Viu sua condição – sua pobreza e sua aparência miserável – e foi movido com compaixão e amor.

E correu – Isso se opõe à maneira pela qual o filho veio. A beleza da imagem é grandemente aumentada por essas circunstâncias. O filho veio devagar – o pai “fugiu”. O amor e a alegria do velho eram tão grandes que ele se apressou em encontrá-lo e recebê-lo em sua casa.

Caiu no pescoço – Jogou os braços em volta do pescoço e o abraçou.

E o beijou – Isso foi um sinal de carinho e reconciliação. Isso deve ter dissipado imediatamente todas as dúvidas do filho sobre a disposição de seu pai em perdoá-lo e recebê-lo. Um beijo é um sinal de afeto, 1 Samuel 10: 1 ; Gênesis 29:13 . Evidentemente, isso foi projetado para denotar a “prontidão de Deus” para ter pena e perdoar os pecadores que retornam. Neste versículo de beleza inimitável, está contido o ponto da parábola, que foi proferida pelo Salvador para justificar “sua própria conduta” ao receber gentilmente os pecadores. Quem poderia “culpar” esse pai por receber assim seu filho arrependido? Nem mesmo um fariseu poderia culpá-lo; e nosso Salvador assim mostrou a eles, para que “eles” não pudessem resistir, que “Deus” recebia pecadores que retornavam, e que era certo que “ele” também os recebesse e os tratasse com atenção.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 15:20 . E ele se levantou e veio a seu pai – Tendo tomado a resolução de retornar a seu pai, ele o colocou imediatamente em execução; partindo do jeito que estava, descalço e todo em trapos, e sendo obrigado, sem dúvida, a implorar. Mas seu pai o recebeu? Ele foi bem vindo? Sim, de todo o coração. E, a propósito, temos aqui um exemplo, instruindo os pais, cujos filhos foram tolos e desobedientes, se se arrependem e se submetem, a não serem severos e severos com eles; mas ser governado, nesse caso, pela sabedoria que é de cima, que é gentil e fácil de ser suplicada. Nisto sejam seguidores de Deus, e misericordiosos como ele é. A passagem, no entanto, é projetada principalmente para expor a graça e misericórdia de Deus aos pobres pecadores, que se arrependem e retornam a ele, e sua prontidão para perdoá-los. Mas quando ele ainda estava muito longe – Tendo visto apenas o lar, sua nudez e a consciência de sua loucura, provavelmente, deixando-o envergonhado de seguir adiante, seu pai – Acontecendo de estar olhando dessa maneira; o vi – Antes que qualquer um de seus familiares soubesse da circunstância; e teve compaixão – esp?a????s?? , suas entranhas ansiavam, por observar a condição miserável em que se encontrava; e imediatamente, como se tivesse esquecido a dignidade de seu próprio caráter e todos os ferimentos que recebeu, correu para o filho, caiu no pescoço e o beijou. O filho avançou devagar e devagar, sob um fardo de vergonha e medo; mas o pai correu para encontrá-lo com seus incentivos. Isso mostra o desejo de nosso Pai celestial de conversão dos pecadores e sua disposição para encontrar os que estão vindo em sua direção. Seus olhos estão voltados para aqueles que se desviam dele, ele está continuamente olhando para ver se eles voltarão para ele, e marca e aprecia as primeiras inclinações que eles manifestam para fazer.

Comentário de E.W. Bullinger

veio para o pai . Compare “veio a si mesmo” ( Lucas 15:17 ).

dele = dele mesmo.

e. Observe a figura do discurso Polysyndeton (App-6).

correu . Compare Isaías 6: 6 , “Então voou” . Veja a nota em Lucas 15:21 e compare Isaías 65:24 .

beijou = beijou fervorosamente. A mesma palavra que em Mateus 26:49 .

Comentário de John Calvin

20. E enquanto ele ainda estava longe. Este é o ponto principal da parábola. Se os homens, por natureza propensos à vingança, e tenazes demais de seus próprios direitos, são movidos pelo amor paternal a perdoar seus filhos e a livrá-los de trazê-los de volta, quando estão afundados na miséria, Deus, cuja bondade sem limites excede todo o carinho dos pais (536) não nos tratará com mais severidade. (537) E certamente nada aqui é atribuído a um pai terreno que Deus não promete em relação a si mesmo. Antes que eles chamem , diz ele, eu responderei ( Isaías 65:24 .) Essa passagem também de Davi é bem conhecida,

Eu disse: reconhecerei contra mim a minha injustiça ao Senhor e perdoas a iniqüidade do meu pecado,
( Salmos 32: 5. )

Como esse pai, portanto, não é apenas pacificado pelas súplicas de seu filho, mas o encontra quando ele chega e, antes de ouvir uma palavra, o abraça, imundo e feio como ele é, então Deus não espera por um longa oração, mas por vontade própria encontra o pecador assim que ele se propõe a confessar sua falta.

É um sofisma miserável inferir disso, que a graça de Deus não é exibida aos pecadores até que eles a antecipem pelo seu arrependimento. “Aqui”, dizem eles, “nos é oferecido um pai pronto para perdoar, mas é depois que seu filho começa a voltar para ele; e, portanto, Deus não olha e não concede sua graça a ninguém, exceto aqueles que começam a buscá-lo. ” É sem dúvida verdade que, para obter perdão, o pecador é obrigado a ter tristeza de consciência e a estar insatisfeito consigo mesmo; mas é errado deduzir disso que o arrependimento, que é um presente de Deus, é produzido pelos homens a partir de seu próprio movimento de coração. E, a esse respeito, seria impróprio comparar um homem mortal a Deus; pois não está no poder de um pai terreno renovar o coração obstinado de seu filho, como Deus transforma corações de pedra em corações de carne. Em suma, a questão aqui não é se um homem é convertido por si mesmo e volta para ele; mas somente sob a figura de um homem é elogiada a gentileza paternal de Deus e sua prontidão para conceder perdão.

Comentário de Adam Clarke

E o beijou – ou, beijou-o novamente e novamente; a importação adequada de ?ataef???se? a?t?? . O pai mostrou assim sua grande ternura para com ele e seu grande afeto por ele.

Comentário de Thomas Coke

Lucas 15:20 . Quando ele ainda estava muito longe, Mas ele ainda está longe. Quando ele chegou à vista de casa, sua nudez e a consciência de sua loucura o deixaram envergonhado; ele se escondeu, portanto, mantendo-se à distância, até que seu pai o espionou e demonstrou a mais afetuosa bondade paterna em relação a ele. Mas veja em Lucas 15:24 .

Comentário de John Wesley

E ele se levantou e veio a seu pai. Mas quando ele ainda estava muito longe, seu pai o viu, teve compaixão, correu, caiu em seu pescoço e o beijou.

E ele se levantou e foi até o pai – No momento em que resolveu, ele começou a executar sua resolução.

Enquanto ele ainda estava muito longe, seu pai o viu – Voltando, faminto, nu.

Referências Cruzadas

Gênesis 33:4 – Mas Esaú correu ao encontro de Jacó e abraçou-se ao seu pescoço, e o beijou. E eles choraram.

Gênesis 45:14 – Então ele se lançou chorando sobre o seu irmão Benjamim e o abraçou, e Benjamim também o abraçou, chorando.

Gênesis 46:29 – José, de carruagem pronta, partiu para Gósen para encontrar-se com seu pai Israel. Assim que o viu, correu para abraçá-lo e, abraçado a ele, chorou longamente.

Deuteronômio 30:2 – e quando vocês e os seus filhos voltarem para o Senhor, para o seu Deus, e lhe obedecerem de todo o coração e de toda a alma, de acordo com tudo o que hoje lhes ordeno,

Jó 33:27 – Depois ele vem aos homens e diz: ‘Pequei e torci o que era certo, mas ele não me deu o que eu merecia.

Salmos 86:5 – Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam.

Salmos 86:15 – Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e misericordioso, muito paciente, rico em amor e em fidelidade.

Salmos 103:10 – não nos trata conforme os nossos pecados nem nos retribui conforme as nossas iniqüidades.

Isaías 49:15 – “Será que uma mãe pode esquecer do seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa se esquecer, eu não me esquecerei de você!

Isaías 55:6 – Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto.

Isaías 57:18 – Eu vi os seus caminhos, mas vou curá-lo; eu o guiarei e tornarei a dar-lhe consolo,

Jeremias 31:20 – Não é Efraim o meu filho querido? O filho em quem tenho prazer? Cada vez que eu falo sobre ele, mais intensamente me lembro dele. Por isso o meu coração por ele anseia; tenho por ele grande compaixão”, declara o Senhor.

Ezequiel 16:6 – ” ‘Então, passando por perto, vi você se esperneando em seu sangue, e, enquanto você jazia ali em seu sangue, eu lhe disse: Viva!

Oséias 11:8 – “Como posso desistir de você, Efraim? Como posso entregar você nas mãos de outros, Israel? Como posso tratá-lo como tratei Admá? Como posso fazer com você o que fiz com Zeboim? O meu coração está enternecido, despertou-se toda a minha compaixão.

Miquéias 7:18 – Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor.

Atos dos Apóstolos 2:39 – Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus chamar”.

Atos dos Apóstolos 20:37 – Todos choraram muito e, abraçando-o, o beijavam.

Efésios 2:13 – Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo.

Efésios 2:17 – Ele veio e anunciou paz a vocês que estavam longe e paz aos que estavam perto,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *