Estudo de Efésios 2:13 – Comentado e Explicado

Agora, porém, graças a Jesus Cristo, vós que antes estáveis longe, vos tornastes presentes, pelo sangue de Cristo.
Efésios 2:13

Comentário de E.W. Bullinger

agora Emph.

as vezes = uma vez.

são = eram.

o sangue isto é, Sua morte, não Sua vida. Compare Efésios 1: 7 , Romanos 5: 9 . Filipenses 1: 2 , Filipenses 1: 8 . Colossenses 1:14 , Colossenses 1:20 .

Comentário de John Calvin

13. But now in Christ Jesus. We must either supply the verb, now that ye have been received in Christ Jesus, or connect the word now with the conclusion of the verse, now through the blood of Christ, — which will be a still clearer exposition. In either case, the meaning is, that the Ephesians, who were far off from God and from salvation, had been reconciled to God through Christ, and made nigh by his blood; for the blood of Christ has taken away the enmity which existed between them and God, and from being enemies hath made them sons.

Comentário de Adam Clarke

Vós que às vezes estávamos longe – Estar longe e estar perto são palavras muito usadas entre os judeus; e entre eles, estar perto significa

  1. Estar na aprovação ou favor de Deus; e estar longe significa estar sob seu descontentamento. Assim, pode-se dizer que um judeu malvado está longe de Deus quando foi exposto ao seu descontentamento; e pode-se dizer que um homem santo, ou um genuíno penitente, está próximo de Deus, porque tais pessoas estão a seu favor.
  • Toda pessoa que oferecia um sacrifício a Deus era considerada como tendo acesso a ele pelo sangue desse sacrifício: portanto, os sacerdotes, cujo ofício era oferecer sacrifícios, eram considerados como estando perto de Deus; e todos os que trouxeram presentes ao altar foram considerados como se aproximando do Todo-Poderoso.
  • Estar longe, significava o estado dos gentios como diferenciado dos judeus, que estavam próximos. E essas expressões foram usadas em referência ao tabernáculo, a morada de Deus entre os israelitas e os sacrifícios ali oferecidos. Todos os que tinham acesso a este tabernáculo, ou estavam perto ou acamparam sobre ele, diziam estar perto de Deus; os que não tinham acesso a ele estavam longe.
  • Portanto, a última frase é usada para distinguir os gentios do povo judeu; e esse parece ser o significado do profeta Isaías 57:19 ; : Eu crio o fruto dos lábios; Paz, paz para quem está longe, e para quem está perto, diz o Senhor; ou seja, dou causa de louvor e alegria aos gentios e aos judeus. E a esta escritura, e a esta coisa, o apóstolo parece aqui aludir. Vocês gentios, que não estavam familiarizados com Deus, e que estavam sem Deus no mundo, são trazidos a um conhecimento com ele; e são agora, através de Cristo Jesus, trazidos para o favor e a comunhão de Deus. E como os judeus da antiguidade se aproximavam de Deus pelo sangue de seus sacrifícios, assim você se aproximava dele pelo sangue de Cristo.

    Comentário de Thomas Coke

    Efésios 2:13 . São aproximados pelo sangue de Cristo. Parece haver aqui uma alusão evidente ao privilégio daqueles israelitas que não estavam sob nenhuma poluição cerimonial ou que foram purificados de sua culpa pelo sangue da expiação; e, portanto, tinha liberdade de entrar no templo e conversar com Deus: sobre o que eles são chamados de “um povo próximo a ele”; Salmos 148: 14 comp. Êxodo 19: 4-6 . Levítico 10: 3 . Salmos 65: 4 e veja Colossenses 2: 13-14 .

    Comentário de John Wesley

    Mas agora em Cristo Jesus, vós, que às vezes estávamos longe, somos feitos quase pelo sangue de Cristo.

    Longe – De Deus e do seu povo.

    Quase – Intimamente unidos a ambos.

    Referências Cruzadas

    Salmos 22:7 – Caçoam de mim todos os que me vêem; balançando a cabeça, lançam insultos contra mim, dizendo:

    Salmos 73:27 – Os que te abandonam sem dúvida perecerão; tu destróis todos os infiéis.

    Isaías 11:10 – Naquele dia as nações buscarão a Raiz de Jessé, que será como uma bandeira para os povos, e o seu lugar de descanso será glorioso.

    Isaías 24:15 – Dêem glória, pois, ao Senhor no Oriente, e nas ilhas do mar exaltem o nome do Senhor, o Deus de Israel.

    Isaías 43:6 – Direi ao norte ‘Entregue-os! ’ e ao sul ‘Não os retenha’. De longe tragam os meus filhos, e dos confins da terra as minhas filhas;

    Isaías 49:12 – Veja, eles virão de bem longe alguns do norte, alguns do oeste, alguns de Assuã”.

    Isaías 57:19 – criando louvor nos lábios dos pranteadores de Israel. Paz, paz, aos de longe e aos de perto”, diz o Senhor. “Quanto a ele, eu o curarei. “

    Isaías 60:4 – “Olhe ao redor, e veja: Todos se reúnem e vêm a você; de longe vêm os seus filhos, e as suas filhas vêm carregadas nos braços.

    Isaías 60:9 – Pois as ilhas esperam em mim; à frente vêm os navios de Társis, trazendo de longe os seus filhos, com prata e ouro, para a honra do Senhor, o seu Deus, o Santo de Israel, porque ele se revestiu de esplendor.

    Isaías 66:19 – “Estabelecerei um sinal entre elas, e enviarei alguns dos sobreviventes às nações: a Társis, aos líbios e aos lídios, famosos flecheiros, a Tubal e à Grécia, e às ilhas distantes, que não ouviram falar de mim e não viram a minha glória. Eles proclamarão a minha glória entre as nações.

    Jeremias 16:19 – Senhor, minha força e minha fortaleza, meu abrigo seguro na hora da adversidade, a ti virão as nações desde os confins da terra e dirão: “Nossos antepassados possuíam deuses falsos, ídolos inúteis, que não lhes fizeram bem algum.

    Atos dos Apóstolos 2:39 – Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus chamar”.

    Atos dos Apóstolos 15:14 – Simão nos expôs como Deus, no princípio, voltou-se para os gentios a fim de reunir dentre as nações um povo para o seu nome.

    Atos dos Apóstolos 22:21 – “Então o Senhor me disse: ‘Vá, eu o enviarei para longe, aos gentios’ “.

    Atos dos Apóstolos 26:18 – para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim’.

    Romanos 3:23 – pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,

    Romanos 5:9 – Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda seremos salvos da ira de Deus por meio dele!

    Romanos 8:1 – Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus,

    Romanos 15:8 – Pois eu lhes digo que Cristo se tornou servo dos que são da circuncisão, por amor à verdade de Deus, para confirmar as promessas feitas aos patriarcas,

    1 Coríntios 1:30 – É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,

    1 Coríntios 6:11 – Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.

    2 Coríntios 5:17 – Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!

    2 Coríntios 5:20 – Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus.

    Gálatas 3:28 – Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus.

    Efésios 1:7 – Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,

    Efésios 2:12 – naquela época vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo.

    Efésios 2:16 – e reconciliar com Deus os dois em um corpo, por meio da cruz, pela qual ele destruiu a inimizade.

    Efésios 2:17 – Ele veio e anunciou paz a vocês que estavam longe e paz aos que estavam perto,

    Efésios 2:19 – Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus,

    Efésios 3:5 – Esse mistério não foi dado a conhecer aos homens doutras gerações, mas agora foi revelado pelo Espírito aos santos apóstolos e profetas de Deus,

    Colossenses 1:13 – Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado,

    Colossenses 1:21 – Antes vocês estavam separados de Deus e, em suas mentes, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês.

    Hebreus 9:18 – Por isso, nem a primeira aliança foi sancionada sem sangue.

    1 Pedro 1:18 – Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados,

    1 Pedro 3:18 – Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito,

    Apocalipse 5:9 – e eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *