Estudo de Colossenses 1:21 – Comentado e Explicado

Há bem pouco tempo, sendo vós alheios a Deus e inimigos pelos vossos pensamentos e obras más,
Colossenses 1:21

Comentário de Albert Barnes

E você, que estava em algum momento alienado – Neste trabalho de reconciliação do céu e da terra, você em Colossae, que já foi inimigo de Deus, foi alcançado. O benefício desse grande plano foi estendido a você e alcançou em você o que ele foi projetado para efetivar em todos os lugares – reconciliar os inimigos de Deus. A palavra “algum dia” aqui – p?te pote – significa “anteriormente”. Em comum com todos os outros homens, eles estavam, por natureza, em estado de inimizade contra Deus; compare as notas em Efésios 2: 1-3 .

Em sua mente – não foi meramente por obras perversas ou por uma vida má; era alienação assentada na mente e levando a obras perversas. Era inimizade deliberada e propositada. Não foi o resultado de paixão e emoção; tinha um assento mais profundo e se apoderava dos poderes intelectuais. O entendimento era perverso e alienado de Deus, e todos os poderes da alma estavam alistados contra ele. É esse fato que dificulta a reconciliação com Deus. O pecado corrompeu e perverteu tanto os poderes morais quanto os intelectuais, e assim todo o homem está disposto contra seu Criador; compare as notas em Efésios 4:18 .

Por obras perversas – A alienação da mente mostrou-se por obras perversas, e essas obras eram a evidência pública da alienação; compare Efésios 2: 1-2 .

No entanto, agora ele se reconciliou – a harmonia foi assegurada entre você e Deus, e você é levado à amizade e ao amor. Tal mudança foi produzida em você, a fim de trazer suas mentes à amizade com a de Deus. Toda a mudança na produção disso é da parte do homem, pois Deus não pode mudar, e não há razão para que ele deva, se puder. No trabalho de reconciliação, o homem deixa de lado sua hostilidade ao Criador, e assim se torna seu amigo; veja as notas em 2 Coríntios 5:18 .

Comentário de E.W. Bullinger

alienado . Ver Efésios 2:12 .

perverso. App-128.

tem . Omitir.

Comentário de John Calvin

21. E enquanto estavas anteriormente. A doutrina geral que ele havia estabelecido, agora aplica-se particularmente a eles, para que possam sentir-se culpados de uma ingratidão muito grande, se se deixarem desviar de Cristo para novas invenções. E esse arranjo deve ser cuidadosamente observado, porque a aplicação específica de uma doutrina, por assim dizer, afeta a mente de maneira mais poderosa. Além disso, ele leva seus pontos de vista à experiência, para que eles reconheçam em si mesmos o benefício daquela redenção da qual ele havia mencionado. Vocês são uma amostra (318) daquela graça que declaro ter sido oferecida à humanidade por meio de Cristo. Pois vocês foram alienados , isto é, de Deus. Vocês eram inimigos ; agora sois recebidos a favor: de onde vem isso? É porque Deus, sendo apaziguado pela morte de Cristo, se reconciliou com você. ” Ao mesmo tempo, há nesta declaração uma mudança de pessoa, pois o que ele havia declarado anteriormente quanto ao Pai, ele agora afirma respeitar a Cristo; pois devemos necessariamente explicá-lo assim, no corpo de Sua carne

O termo d?a???a? (pensamento) explico, como empregado por meio de amplificação, como se ele tivesse dito, que eles estavam completamente, e em todo seu sistema mental, alienados de Deus , que ninguém pode imaginar, à maneira de filósofos, que a alienação é meramente uma parte específica, como os teólogos popistas a restringem aos apetites mais baixos. “Não”, diz Paulo, “o que fez você odiar a Deus, tomou posse de toda a sua mente.” Em suma, ele pretendia íntimo, que o homem, seja ele qual for, está totalmente em desacordo com Deus e é um inimigo para ele. O velho intérprete dá sentido ( sensum ). Erasmus torna-o mentem ( lembre-se .) Utilizei o termo cogitationis para denotar o que os franceses chamam de intenção. Pois essa é a força da palavra grega, e o significado de Paulo exige que ela seja traduzida assim.

Além disso, embora o termo inimigo tenha uma significação passiva e ativa, é adequado para nós em ambos os aspectos, desde que sejamos separados de Cristo. Pois nascemos filhos da ira, e todo pensamento da carne é inimizade contra Deus. ( Romanos 8: 7. )

Em obras perversas. Ele mostra de seus efeitos o ódio interior que jaz escondido no coração. Pois, como a humanidade se esforça para se libertar de toda a culpa, até que seja condenada abertamente, Deus mostra sua impiedade por obras externas, como é mais amplamente tratado em Romanos 1:19 . Além disso, o que nos é dito aqui sobre os colossenses também se aplica a nós, pois nada diferimos em relação à natureza. Há apenas essa diferença: alguns são chamados do ventre de sua mãe, cuja malícia Deus antecipa, para impedir que se dividam em frutos abertos, enquanto outros, depois de vaguear durante grande parte de sua vida, são trazidos de volta para a dobra. Todos nós, no entanto, precisamos de Cristo como nosso pacificador, porque somos escravos do pecado, e onde está o pecado, há inimizade entre Deus e os homens.

Comentário de Adam Clarke

E você, que em algum momento foi alienado – Todos os homens estão alienados de Deus, e todos são inimigos em suas mentes para ele, e mostram isso por suas obras perversas; mas isto é falado particularmente dos gentios. A palavra apa???t???? , que tornamos alienar, dar a outro, separar, expressa o estado dos gentios: enquanto os judeus eram, pelo menos por profissão, dedicados a Deus, os gentios eram alienados, isto é, entregues a outras; eles adoravam não o Deus verdadeiro, mas tinham muitos deuses e muitos senhores, a quem se dedicavam, seu serviço religioso e suas propriedades. O verbo a???t???? , alienar, sendo composto aqui pela preposição ap? , de, significa abalienar, arranjar completamente, ser totalmente propriedade de outro. Assim, os gentios se alienaram de Deus e foram alienados ou rejeitados por ele, por causa de sua maldade e idolatria.

Inimigos em sua mente – Eles tinham a mente carnal, que é inimizade contra Deus; e isso foi expresso em sua conduta externa por obras iníquas. Veja a nota em Romanos 5:10 . A mente é tomada aqui para toda a alma, coração, afetos, paixões, etc.

Comentário de Scofield

reconciliado

Reconciliação. A palavra grega significa “mudar completamente de” e ocorre em Romanos 5:10 ; Romanos 11:15 ; 1 Coríntios 7:11 ; 2 Coríntios 5:18 ; 2 Coríntios 5:19 ; 2 Coríntios 5:20 . A reconciliação olha para o efeito da morte de Cristo sobre o homem, como propiciação (ver Scofield “ Romanos 3:25 “) , é o aspecto divino, e é esse efeito da morte de Cristo sobre o pecador que, através do poder divino, trabalha nele uma “mudança completa” em relação a Deus, de inimizade e aversão a amor e confiança. Nunca se diz que Deus é reconciliado. Deus é propiciado, o pecador reconciliado (cf) 2 Coríntios 5: 18-21 .

Comentário de John Wesley

E você, que em algum momento foi alienado e inimigo em sua mente por obras perversas, mas agora ele se reconciliou

E vocês que estavam alienados e inimigos – A alienação real do afeto faz inimizade habitual.

Em sua mente – Tanto seu entendimento quanto seus afetos.

Por obras perversas – Que continuamente alimentam e aumentam a alienação interior e inimizade para com Deus.

Ele agora se reconciliou – A partir do momento em que creste.

Referências Cruzadas

Romanos 1:30 – caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes e presunçosos; inventam maneiras de praticar o mal; desobedecem a seus pais;

Romanos 5:9 – Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda seremos salvos da ira de Deus por meio dele!

Romanos 8:7 – a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo.

1 Coríntios 6:9 – Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos,

Efésios 2:1 – Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,

Efésios 2:12 – naquela época vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo.

Efésios 2:19 – Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus,

Efésios 4:18 – Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento dos seus corações.

Tito 1:15 – Para os puros, todas as coisas são puras; mas para os impuros e descrentes, nada é puro. De fato, tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas.

Tito 3:3 – Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.

Tiago 4:4 – Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *