Estudo de Efésios 2:19 – Comentado e Explicado

Conseqüentemente, já não sois hóspedes nem peregrinos, mas sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus,
Efésios 2:19

Comentário de E.W. Bullinger

Agora, portanto = Então, então.

não mais = não mais. Grego. ouketi.

estrangeiros = peregrinos. Grego. paroikos. Veja Atos 7: 6 .

concidadãos . Grego. sumpolites. Só aqui. Cuja sede do governo ( politeuma ) está no céu. Ver Filipenses 1: 3 , Filipenses 1:20 .

agregado familiar . Literalmente os domésticos. Grego. oikeios. Só aqui; Gálatas 1: 6 , Gálatas 1:10 . 1 Timóteo 5: 8 .

Comentário de John Calvin

19. Now therefore ye are no more strangers. The Ephesians are now exclusively addressed. They were formerly strangers from the covenants of promise, but their condition was now changed. They were foreigners, but God had made them citizens of his church. The high value of that honor which God had been pleased to bestow upon them, is expressed in a variety of language. They are first called fellow-citizens with the saints, — next, of the household of God,– e, por fim, pedras devidamente encaixadas no edifício do templo do Senhor. A primeira denominação é retirada da comparação da igreja com um estado, que ocorre com muita frequência nas Escrituras. Aqueles que antes eram profanos e totalmente indignos de se associarem com pessoas piedosas foram levados a uma honra distinta ao serem admitidos como membros da mesma comunidade com Abraão – com todos os santos patriarcas, profetas e reis – – não, com os próprios anjos. Ser da família de Deus, que é a segunda comparação, sugere visões igualmente exaltadas de sua condição atual. Deus os admitiu em sua própria família; pois a igreja é a casa de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Não sois mais estranhos – Neste capítulo, a Igreja de Deus é comparada a uma cidade que possui uma variedade de privilégios, direitos, etc., fundada em cartas regulares e subsídios. Os gentios, tendo crido em Cristo, são todos incorporados aos judeus que crêem nesta cidade santa. Antigamente, quando algum deles chegava a Jerusalém, sendo estranhos, não tinham nenhum tipo de direito; nem poderiam, como meros pagãos, estabelecer-se entre eles. Novamente, se algum deles, convencido dos erros dos gentios, reconheceu o Deus de Israel, mas não recebeu a circuncisão, ele poderia habitar na terra, mas não tinha direito às bênçãos da aliança; isso pode ser chamado de pa?????? , peregrinos – pessoas que não têm propriedades na terra e só podem alugar uma casa por enquanto.

Companheiros cidadãos dos santos – Convocados para o gozo de privilégios iguais com os próprios judeus, que, por profissão, eram um povo santo; que eram fadados a serem santos e, portanto, são freqüentemente chamados de santos, ou pessoas santas, quando seus corações e conduta estavam longe de estar certos diante de Deus. Mas os santos mencionados aqui são os judeus convertidos ou cristianizados.

Da casa de Deus – A casa de Deus é o templo; o templo era um tipo da igreja cristã; isso agora se tornou a casa de Deus; todos os crentes genuínos são considerados como donos da casa, filhos e servos de Deus Todo-Poderoso, tendo todos os mesmos direitos, privilégios e vantagens; como todos, através de um Espírito, pelo sagrado chefe da família, tinham igual acesso a Deus, e cada um poderia receber tanta graça e tanta glória quanto sua alma pudesse conter.

Comentário de Thomas Coke

Efésios 2:19 . Estranhos e estrangeiros, Se houver alguma distinção entre essas duas palavras, ?e??? e pa?????? , o último significa algo mais do que o anterior, e parece claramente aludir ao caso de estrangeiros que peregrinam entre os judeus, que não foram incorporados pelo proselitismo completo ao corpo do povo judeu e fizeram, como tais prosélitos, concidadãos, com privilégios iguais: e talvez, quando ???e??? t?? Te??, acrescenta-se que a domestica de Deus pode ter alguma relação com essa proximidade peculiar a Deus, na qual estavam os sacerdotes judeus, e se referir àquela grande intimidade de conversar irrestrita com Deus, à qual nós, como cristãos, somos admitidos. Nesse aspecto, nossos privilégios parecem assemelhar-se, não apenas aos que oram na corte comum de Israel, mas também aos sacerdotes, que adoram na própria casa : ou melhor, é acrescentado em outro lugar, por uma figura que parece lindamente subir mesmo nisso, que temos ousadia em entrar nos mais santos, pelo sangue de Jesus; Hebreus 10:19 .

Comentário de John Wesley

Agora, pois, não sois mais estrangeiros e estrangeiros, mas concidadãos dos santos e da casa de Deus;

Portanto, não sois mais estrangeiros, mas cidadãos da Jerusalém celestial; não mais estrangeiros, mas recebidos na própria família de Deus.

Referências Cruzadas

Mateus 10:25 – Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se o dono da casa foi chamado Belzebu, quanto mais os membros da sua família!

Gálatas 3:26 – Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus,

Gálatas 4:26 – Mas a Jerusalém do alto é livre, e essa é a nossa mãe.

Gálatas 6:10 – Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé.

Efésios 2:12 – naquela época vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo.

Efésios 3:6 – a saber, que mediante o evangelho os gentios são co-herdeiros com Israel, membros do mesmo corpo, e co-participantes da promessa em Cristo Jesus.

Efésios 3:15 – do qual recebe o nome toda a família nos céus e na terra.

Filipenses 3:20 – A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo.

Hebreus 12:22 – Mas vocês chegaram ao monte Sião, à Jerusalém celestial, à cidade do Deus vivo. Chegaram aos milhares de milhares de anjos em alegre reunião,

1 João 3:1 – Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.

Apocalipse 21:12 – Tinha uma grande e alta muralha com doze portas e doze anjos junto às portas. Nas portas estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *