Estudo de Gálatas 4:26 – Comentado e Explicado

Mas a Jerusalém lá do alto é livre e esta é a nossa mãe,
Gálatas 4:26

Comentário de Albert Barnes

Mas Jerusalém que está acima – A Jerusalém espiritual; a verdadeira igreja de Deus. Jerusalém era o lugar onde Deus era adorado e, portanto, tornou-se sinônimo da palavra igreja, ou é usado para representar o povo de Deus. A palavra traduzida “acima” ( ??? ano) significa apropriadamente “acima”, aquilo que está acima; e, portanto, celestial, celestial; Colossenses 3: 1-2 ; João 8:23 . Aqui significa Jerusalém celeste ou celeste; Apocalipse 21: 2: “E eu João vi a cidade santa, a nova Jerusalém, descendo de Deus, do céu.” Hebreus 12:22 , “vós viestes ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial”. Aqui é usado para denotar a igreja como sendo de origem celestial.

É grátis – O espírito do evangelho é o da liberdade. É liberdade do pecado, liberdade da escravidão de ritos e costumes, e tende a promover a liberdade universal; veja a nota em Gálatas 4: 7 ; compare João 8:32 , João 8:36 ; e a nota em 2 Coríntios 3:17 .

Qual é a mãe de todos nós – de todos os que são verdadeiros cristãos, sejam nascidos judeus ou gentios. Portanto, não devemos nos render a qualquer servidão degradante e degradante de qualquer espécie; compare a nota em 1 Coríntios 6:12 .

Comentário de E.W. Bullinger

acima . Grego. ano Ver João 8:23 .

tudo . Os textos omitem.

Comentário de John Calvin

26. Mas Jerusalém, que está em cima . A Jerusalém que ele chama acima , ou celestial, não está contida no céu; nem devemos procurá-lo fora deste mundo; porque a Igreja está espalhada por todo o mundo e é um “estrangeiro e peregrino na terra”. ( Hebreus 11:13 .) Por que então se diz que é do céu? Porque se origina na graça celestial; pois os filhos de Deus são

“Nascido, não de sangue, nem da vontade da carne,
nem da vontade do homem ”( João 1:13 ,)

mas pelo poder do Espírito Santo. A Jerusalém celestial, que deriva sua origem do céu, e habita acima pela fé, é a mãe dos crentes. À Igreja, debaixo de Deus, devemos que estejamos

“Nascido de novo, não de sementes corruptíveis, mas de incorruptíveis”
( 1 Pedro 1:23 ,)

e dela obtemos o leite e a comida pela qual somos posteriormente nutridos.

Essas são as razões pelas quais a Igreja é chamada de mãe dos crentes. E certamente quem se recusa a ser filho da Igreja em vão deseja ter Deus como Pai; pois é somente pela instrumentalidade da Igreja que “nascemos de Deus” ( 1 João 3: 9 ) e educados através dos vários estágios da infância e juventude, até chegarmos à masculinidade. Essa designação, “a mãe de todos nós”, reflete o maior crédito e a maior honra da Igreja. Mas os papistas são tolos e duas vezes filhos, que esperam nos dar desconforto ao produzir essas palavras; porque sua mãe é adúltera, que dá à luz os filhos do diabo; e quão tola é a exigência de que os filhos de Deus se rendam a ela para serem cruelmente mortos! Não poderia a sinagoga de Jerusalém naquela época ter assumido pretensões tão arrogantes, com plausibilidade muito maior do que Roma nos dias atuais? e ainda assim vemos como Paulo a tira de toda distinção honrosa e a consigna ao lote de Hagar.

Comentário de Adam Clarke

Mas Jerusalém que está acima – O apóstolo ainda segue a alegoria judaica, mostrando não apenas como a história de Hagar e Sara, Ismael e Isaac, foi alegorizada, mas também salientando que até Jerusalém era objeto de alegoria; pois era uma máxima entre os coelhos, que “o que quer que estivesse na terra, também foi encontrado no céu, pois não importa, por menor que seja, neste mundo, que não tenha algo semelhante no mundo espiritual”. Nesta máxima, os judeus imaginam que toda coisa terrena tem seu representante no céu; e especialmente o que diz respeito a Jerusalém, a lei e suas ordenanças. Rab. Kimchi, falando de Melquisedeque, rei de Salém, diz: u?? ?? ?????? ?? zu Yerushalem shel malah : “Esta é a Jerusalém que é de cima”. Essa frase ocorre freqüentemente entre esses escritores, como pode ser visto em Schoettgen, que escreveu uma dissertação expressa sobre o assunto. Hor. Hebr. Vol. Eu. página 1205.

É livre, que é a mãe de todos nós – Existe uma Jerusalém espiritual, da qual esse é o tipo; e esta Jerusalém, na qual estão as almas de todos os justos, está livre de toda escravidão e pecado; ou por isso, provavelmente, o reino do Messias foi planejado; e isso certamente responde melhor ao significado do apóstolo, como mostra o versículo subsequente. Existe uma Jerusalém terrestre, mas essa Jerusalém terrestre tipifica uma Jerusalém celestial: a primeira, com todos os seus cidadãos, está em cativeiro; a última é uma cidade livre, e todos os seus habitantes também são livres. E esta Jerusalém é nossa mãe; significa a Igreja de Cristo, a metrópole do cristianismo, ou melhor, o estado de liberdade para o qual todos os verdadeiros crentes são trazidos. A palavra pa?t?? é omitida por quase todos os EM. e versão da antiguidade e importância, e pelo mais eminente dos pais que citam este lugar; é indubitavelmente espúrio, e o texto deve ser lido assim: Mas Jerusalém, que está acima, é livre, que é nossa mãe.

Comentário de Thomas Coke

Gálatas 4:26 . Jerusalém que está acima, Sob o nome de Jerusalém é entendida a aliança do evangelho, como aparecerá na própria etimologia da palavra; que significa ver ou possuir a paz, ou o pacificador – um nome altamente aplicável ao pacto do Messias, que está marcado como “O Príncipe de Salém, ou da Paz”. O apóstolo aqui se refere ao gênio livre do cristianismo, que, quando comparado ao judaísmo, tornou evidentemente adequado, na ilustração dessa alegoria, considerar a mulher livre, isto é, Sarah, como representando a igreja sob essa forma mais nobre. . O templo de Deus e a nova Jerusalém, sob a dispensação cristã, é todo o corpo coletivo, a igreja universal, constituída por convertidos de judeus e gentios.

Comentário de John Wesley

Mas Jerusalém que está no alto é livre, que é a mãe de todos nós.

Mas a outra aliança é derivada de Jerusalém que está acima, que é livre – como Sarah, de toda a escravidão interior e exterior, e é a mãe de todos nós – ou seja, todos os que crêem em Cristo, são cidadãos livres da Nova Jerusalém.

Referências Cruzadas

Salmos 87:3 – Coisas gloriosas são ditas de ti, ó cidade de Deus! Pausa

Cânticos 8:1 – Ah, quem dera você fosse meu irmão, amamentado nos seios de minha mãe! Então, se eu o encontrasse fora de casa, eu o beijaria, e ninguém me desprezaria.

Isaías 2:2 – Nos últimos dias o monte do templo do Senhor será estabelecido como o principal; será elevado acima das colinas, e todas as nações correrão para ele.

Isaías 50:1 – Assim diz o Senhor: “Onde está a certidão de divórcio de sua mãe com a qual eu a mandei embora? A qual de meus credores eu vendi vocês? Por causa de seus pecados vocês foram vendidos; por causa das transgressões de vocês sua mãe foi mandada embora.

Isaías 52:9 – Cantem juntamente de alegria, vocês, ruínas de Jerusalém, pois o Senhor consolou o seu povo, ele resgatou Jerusalém.

Isaías 62:1 – Por amor de Sião eu não sossegarei, por amor de Jerusalém não descansarei enquanto a sua justiça não resplandecer como a alvorada, e a sua salvação, como as chamas de uma tocha.

Isaías 65:18 – Alegrem-se, porém, e regozijem-se para sempre no que vou criar, porque vou criar Jerusalém para regozijo, e seu povo para alegria.

Isaías 66:10 – “Regozijem-se com Jerusalém e alegrem-se por ela, todos vocês que a amam; regozijem-se muito com ela, todos vocês que por ela pranteiam.

Oséias 2:2 – “Repreendam sua mãe, repreendam-na, pois ela não é minha mulher, e eu não sou seu marido. Retire ela do rosto a aparência adúltera e do meio dos seios a infidelidade.

Oséias 2:5 – A mãe deles foi infiel, engravidou deles e está coberta de vergonha. Pois ela disse: ‘Irei atrás dos meus amantes, que me dão comida, água, lã, linho, azeite e bebida’.

Oséias 4:5 – Vocês tropeçam dia e noite, e os profetas tropeçam com vocês. Por isso destruirei sua mãe.

Joel 3:17 – “Então vocês saberão que eu sou o Senhor, o seu Deus, que habito em Sião, o meu santo monte. Jerusalém será santa; e estrangeiros jamais a conquistarão”.

Miquéias 4:1 – Nos últimos dias acontecerá que o monte do templo do Senhor será estabelecido como o principal entre os montes; e se elevará acima das colinas, e os povos a ele acorrerão.

João 8:36 – Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres.

Romanos 6:14 – Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça.

Romanos 6:18 – Vocês foram libertados do pecado e tornaram-se escravos da justiça.

Gálatas 4:22 – Pois está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da livre.

Gálatas 5:1 – Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.

Filipenses 3:20 – A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo.

Hebreus 12:22 – Mas vocês chegaram ao monte Sião, à Jerusalém celestial, à cidade do Deus vivo. Chegaram aos milhares de milhares de anjos em alegre reunião,

1 Pedro 2:16 – Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus.

Apocalipse 3:12 – Farei do vencedor uma coluna no santuário do meu Deus, e dali ele jamais sairá. Escreverei nele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu da parte de Deus; e também escreverei nele o meu novo nome.

Apocalipse 17:5 – Em sua testa havia esta inscrição: MISTÉRIO: BABILÔNIA, A GRANDE; A MÃE DAS PROSTITUTAS E DAS PRÁTICAS REPUGNANTES DA TERRA.

Apocalipse 21:2 – Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido.

Apocalipse 21:10 – Ele me levou no Espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a Cidade Santa, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *