Estudo de Romanos 6:14 – Comentado e Explicado

O pecado já não vos dominará, porque agora não estais mais sob a lei, e sim sob a graça.
Romanos 6:14

Comentário de Albert Barnes

Pelo pecado … – A propensão ou inclinação ao pecado.

Não terá domínio – Não reinará, Romanos 5:12 ; Romanos 6: 6 . Isso implica que o pecado não deve ter esse domínio; e também expressa a convicção do apóstolo de que não teria essa regra sobre os cristãos.

Pois não estamos debaixo da lei – Nós, cristãos, não estamos sujeitos a essa lei em que o pecado é excitado e em que se enfurece sem sentido. Mas pode ser perguntado aqui: O que se entende por esta declaração? Isso significa que os cristãos são absolvidos de todas as obrigações da lei? Eu respondo,

(1) O apóstolo não afirma que os cristãos não são obrigados a obedecer à lei moral. Todo o escopo de seu raciocínio mostra que ele sustenta que são. Toda a estrutura do cristianismo supõe a mesma coisa; compare Mateus 5: 17-19 .

(2) o apóstolo quer dizer que os cristãos não estão sob a lei como legalistas ou que tentam ser justificados por ela. Eles buscam um plano diferente de justificação por completo: e não tentam ser justificados por sua própria obediência. Os judeus fizeram; eles não.

(3) está implícito aqui que o efeito de uma tentativa de ser justificada pela Lei não foi subjugar pecados, mas excitá-los e levá-los à indulgência neles.

A justificação pelas obras não destruiria nenhum pecado, não controlaria nenhuma propensão do mal, mas deixaria um homem para todos os estragos e tumultos de uma paixão não alcançada. Se, portanto, o apóstolo tivesse sustentado que as pessoas eram justificadas pelas obras, ele não poderia tê-las consistentemente exortado a abandonar seus pecados. Ele não teria motivos poderosos pelos quais insistir; pois o esquema não levaria a isso. Mas ele aqui diz que o cristão estava buscando justificação em um plano que contemplava e que realizava a destruição do pecado; e ele deduz que o pecado não deve ter domínio sobre eles.

Mas sob a graça – Sob um esquema de misericórdia, cujo objetivo e tendência é subjugar o pecado e destruí-lo. De que maneira o sistema da graça remove e destrói o pecado, o apóstolo declara nos versículos seguintes.

Comentário de E.W. Bullinger

abaixo . App-104.

o . Omitir.

Comentário de John Calvin

14. Pois o pecado não prevalecerá sobre você, etc. Não é necessário continuar por muito tempo repetindo e confundindo exposições que têm pouca ou nenhuma aparência de verdade. Há um que tem mais probabilidade a seu favor do que o resto, e é isso – que por lei devemos entender a letra da lei, que não pode renovar a alma, e pela graça , a graça do Espírito, pela qual somos libertados de concupiscências depravadas. Mas isso eu não aprovo totalmente; pois, se tomarmos esse significado, qual é o objetivo da pergunta que se segue imediatamente: “Vamos pecar porque não estamos debaixo da lei?” Certamente, o apóstolo nunca teria feito essa pergunta, se ele não entendesse, que somos libertados do rigor da lei, para que Deus não lide mais conosco de acordo com as altas exigências da justiça. Não há dúvida de que ele pretendia aqui indicar alguma liberdade da própria lei de Deus. Mas, deixando de lado a controvérsia, explicarei brevemente minha visão.

Parece-me que há aqui especialmente um consolo oferecido, pelo qual os fiéis devem ser fortalecidos, para que não desmaiem em seus esforços após a santidade, através da consciência de sua própria fraqueza. Ele os exortara a dedicar todas as suas faculdades ao serviço da justiça; mas, enquanto carregam consigo as relíquias da carne, não podem fazer outra coisa senão andar um pouco indolentemente. Por isso, para que não sejam destruídos pela consciência de sua enfermidade, ele oportunamente ajuda-os, interpondo um consolo derivado dessa circunstância – que suas obras não são agora testadas pelo estrito estado de direito, mas que Deus, remetendo sua impureza, aceita-os gentil e misericordiosamente. O jugo da lei não pode fazer outra coisa senão rasgar e ferir os que a carregam. Daí resulta que os fiéis devem fugir para Cristo e implorá-lo para ser o defensor da liberdade deles: e, como tal, ele se exibe; pois ele se submeteu à escravidão da lei, à qual ele próprio não era devedor, para esse fim – para que ele pudesse, como diz o apóstolo, redimir aqueles que estavam sob a lei.

Portanto, não estar de acordo com a lei significa, não apenas que não estamos sob a carta que prescreve o que nos envolve em culpa, pois não somos capazes de executá-la, mas também que não estamos mais sujeitos à lei, como exige justiça perfeita, e pronunciando a morte sobre todos os que se desviam dela em qualquer parte. Da mesma maneira, pela palavra graça , devemos entender as duas partes da redenção – a remissão de pecados, pela qual Deus nos atribui a justiça – e a santificação do Espírito, por quem Ele nos forma de novo para boas obras. A partícula adversa , [ ???? , mas ,] tomo no sentido de alegar uma razão, o que não é incomumente o caso; como se fosse dito: “Nós, que estamos sob a graça, não estamos, portanto, sob a lei.”

O sentido agora é claro; pois o apóstolo pretendia nos confortar, para que não fôssemos cansados ??em nossas mentes, enquanto tentamos fazer o que é certo, porque ainda encontramos em nós muitas imperfeições. Pois quanto mais podemos ser atormentados pelas picadas do pecado, ele ainda não pode nos vencer, pois somos capazes de conquistá-lo pelo Espírito de Deus; e então, estando sob a graça, somos libertados dos rigorosos requisitos da lei. Devemos entender ainda mais, que o apóstolo assume como concedido, que todos os que estão sem a graça de Deus, estando presos ao jugo da lei, estão sob condenação. E assim, por outro lado, podemos concluir que, enquanto estiverem sob a lei, estarão sujeitos ao domínio do pecado. (194)

Comentário de Adam Clarke

O pecado não terá domínio sobre você – Deus o livra dele; e se você novamente se sujeitar a ela, será o efeito de sua própria escolha ou negligência.

Não estais debaixo da lei – Aquela lei que exige obediência, sem dar poder para obedecer; que condena toda transgressão e todo pensamento profano sem prever a extirpação do mal ou o perdão do pecado.

Mas sob a graça – Vós estais sob a dispensação misericordiosa e benéfica do Evangelho, que, embora exija a mais estrita conformidade com a vontade de Deus, fornece poder suficiente para ser assim conformado; e, na morte de Cristo, forneceu perdão por tudo o que passou e graça para ajudar em todos os momentos de necessidade.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 6:14 . Pelo pecado, etc. – Ou seja: “O pecado não será seu mestre, a fim de dispor de seus membros e faculdades em seu trabalho e serviço como bem entender: você não estará sob seu controle, em sujeição a ele, a não ser por conta própria. Com a liberdade de escolha, vocês se encantam com ela, e por uma obediência voluntária dão-lhe o comando sobre você e estão dispostos a tê-lo como seu mestre. ” Devemos ter em mente que São Paulo aqui, e no capítulo seguinte, personifica o pecado, como se esforçando com os homens pelo domínio para destruí-los. A força de seu raciocínio aqui fica assim: “Você é obrigado, ao assumir a profissão do Evangelho, de não ser mais escravo e vassalo do pecado, não estar sob o domínio de suas concupiscências carnais, mas ceder vós mesmos diante de Deus, para serem Seus servos, em um propósito constante e sincero, e esforçar-nos para obedecê-lo em todas as coisas: se o fizer, o pecado não poderá obter a sua morte; pois agora você não está sob uma lei que condena até a morte por toda transgressão mínima, ainda que seja apenas um deslize de enfermidade; mas, ao receber Jesus Cristo com fé genuína, você entra na aliança da graça: e estando sob a graça, Deus aceita de você e, se você perseverar naquela fé que opera por amor, lhe dará a vida eterna por meio de Jesus Cristo, mas se você, por uma obediência voluntária a suas concupiscências, se tornar vassalos ao pecado, o pecado, como senhor e mestre a quem você pertence, lhe pagará com a morte, o único salário que ele tem para dar “. Compare Romanos 6:23 . Locke é de opinião que, por lei e graça, o Apóstolo aqui significa dispensações judaicas e cristãs. Veja o próximo capítulo. Outros observam, porém, que por lei aqui se entende uma lei rígida e rígida , que era apenas parte da dispensação judaica, ameaçando a morte a toda transgressão; e que por graça se entende os termos, provisões e descobertas graciosas do Evangelho; e que ambos devem ser entendidos no que se refere à santidade da vida, o assunto sobre o qual o apóstolo está escrevendo.

Comentário de John Wesley

Pois o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.

O pecado não terá domínio sobre você – não tem direito nem poder.

Pois não estais debaixo da lei – Uma dispensação de terror e servidão, que apenas mostra o pecado, sem permitir que você o conquiste.

Mas sob a graça – sob a dispensação misericordiosa do evangelho, que traz vitória completa sobre ele a todo aquele que está sob as poderosas influências do Espírito de Cristo.

Referências Cruzadas

Salmos 130:7 – Ponha a sua esperança no Senhor, ó Israel, pois no Senhor há amor leal e plena redenção.

Miquéias 7:19 – De novo terás compaixão de nós; pisarás as nossas maldades e atirarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar.

Mateus 1:21 – Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”.

João 1:17 – Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo.

João 8:36 – Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres.

Romanos 3:19 – Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus.

Romanos 4:16 – Portanto, a promessa vem pela fé, para que seja de acordo com a graça e seja assim garantida a toda a descendência de Abraão; não apenas aos que estão sob o regime da lei, mas também aos que têm a fé que Abraão teve. Ele é o pai de todos nós.

Romanos 5:20 – A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,

Romanos 5:21 – a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.

Romanos 6:12 – Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos.

Romanos 6:15 – E então? Vamos pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De maneira nenhuma!

Romanos 7:4 – Assim, meus irmãos, vocês também morreram para a lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerem a outro, àquele que ressuscitou dos mortos, a fim de que venhamos a dar fruto para Deus.

Romanos 8:2 – porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.

Romanos 11:6 – E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça.

2 Coríntios 3:6 – Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica.

Gálatas 3:23 – Antes que viesse esta fé, estávamos sob a custódia da lei, nela encerrados, até que a fé que haveria de vir fosse revelada.

Gálatas 4:4 – Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei,

Gálatas 4:21 – Digam-me vocês, os que querem estar debaixo da lei: Acaso vocês não ouvem a lei?

Gálatas 5:18 – Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da lei.

Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

Hebreus 8:10 – “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor. “Porei minhas leis em suas mentes e as escreverei em seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *