Estudo de 2 Coríntios 3:6 – Comentado e Explicado

Ele é que nos fez aptos para ser ministros da Nova Aliança, não a da letra, e sim a do Espírito. Porque a letra mata, mas o Espírito vivifica.
2 Coríntios 3:6

Comentário de Albert Barnes

Quem também nos tornou ministros capazes … – Esta tradução não atende exatamente à força do original. Parece implicar que Paulo se considerava ele e seus colegas de trabalho como pessoas de talentos e capacidade de sinal; e que ele estava inclinado a se gabar disso. Mas esse não é o significado. Refere-se adequadamente ao seu senso de responsabilidade e dificuldade do trabalho do ministério; e ao fato de que ele não se considerava suficiente para esta obra em sua própria força 2 Coríntios 2:16 ; 2 Coríntios 3: 5 ; e ele aqui diz que Deus o fez suficiente: incapaz, talentoso, instruído, mas suficiente ?????se? ?µ?? hikanosen hemashe supriu nossa deficiência; ele nos tornou competentes ou adequados; se uma palavra pode ser cunhada de acordo com a maneira do grego aqui, “ele nos basta para este trabalho”. Não há afirmação, portanto, aqui, de que eles eram pessoas de talentos ou habilidades especiais, mas apenas que Deus os havia qualificado para o trabalho deles, e os havia tornado por sua graça suficiente para satisfazer as labutas e responsabilidades desse árduo cargo.

Do Novo Testamento – Da nova aliança (nota, Mateus 26:28 ), em contraste com a antiga aliança, que foi estabelecida por Moisés. Eles foram designados para ir adiante e tornar conhecidas as disposições dessa nova aliança para um mundo moribundo.

Não é da letra – Não é do significado literal ou verbal, em contraste com o Espírito; veja as notas em Romanos 2:27 , Romanos 2:29 ; Romanos 7: 6 . Isto é dito, sem dúvida, em oposição aos judeus e professores judeus. Eles insistiram muito na letra da lei, mas pouco entraram em seu significado real. Eles não procuraram o verdadeiro sentido espiritual do Antigo Testamento; e, portanto, eles repousavam na mera observância literal dos ritos e cerimônias da religião sem entender sua verdadeira natureza e design. Seu serviço, embora em muitos aspectos estivesse em conformidade com a letra da Lei, tornou-se frio, formal e hipócrita; abundando em meras cerimônias, e onde o coração tinha pouco a fazer. Portanto, havia pouca adoração espiritual pura oferecida a Deus; e, portanto, também eles rejeitaram o Messias, que a antiga aliança prefigurou, e foram designados a estabelecer.

Para a letra killeth – compare notas em Romanos 4:15 ; Romanos 7: 9-10 . A mera letra da lei de Moisés. O efeito disso foi meramente produzir condenação; produzir um sentimento de culpa e perigo, e não produzir perdão, alívio e alegria. A lei denunciou a morte; pecado condenado em todas as formas; e o efeito disso foi produzir um sentimento de culpa e condenação.

Mas o espírito dá vida – O espírito, em contraste com a mera interpretação literal das Escrituras. O Espírito, isto é, Cristo, diz Locke, compara 2 Coríntios 3:17 . O espírito aqui significa, diz Bloomfield, esse novo sistema espiritual, o evangelho. O Espírito de Deus falando em nós, diz Doddridge. O espírito aqui parece se referir ao Novo Testamento, ou à nova dispensação, em oposição ao antigo. Isso se caracterizou principalmente por sua rigidez da lei, por seus rituais onerosos e pelo tom severo de sua denúncia pelo pecado. Não forneceu por si só um meio de perdão e paz. Lei condena; não fala em perdão. Pelo contrário, o evangelho, um sistema espiritual, é projetado para dar vida e conforto à alma. Fala paz. Não vem para condenar, mas para salvar. Ela revela um caminho de misericórdia e convida todos a participar e viver. É chamado de “espírito”, provavelmente porque seus consolos são transmitidos e garantidos pelo Espírito de Deus – a fonte de toda a verdadeira vida da alma. É a dispensação do Espírito; e exige um serviço espiritual – um serviço gratuito, elevado e tendendo eminentemente a purificar o coração e salvar a alma; veja a nota em 2 Coríntios 3:17 .

Comentário de E.W. Bullinger

Além disso. Estrada depois de “ministros” .

nos tornou capazes = nos habilitou, ou nos tornou eficientes como. Grego. hikanoo. Somente aqui e Colossenses 1:12 .

ministros. Grego. diakonos . App-190.

o = a.

Novo. Grego. kainos . Veja Mateus 9:17 .

testamento = convênio. Grego. diatheke. Veja Mateus 26:28 . Este é o convênio de Jeremias 31:31 . Compare Hebreus 8: 6-13 .

a. Omitir.

carta. Grego. gramma. Esta é a aliança sinaítica, chamada “administração da morte” em 2 Coríntios 3: 7 .

espírito . A antiga aliança não poderia dar vida. Era como um corpo morto, por falta de espírito ( Tiago 2:26 ). Compare João 6:63 . Cristo é o Espírito da nova aliança. Ver 2 Coríntios 3:17 ,

dá vida = vivifica. Grego. zoopoieo. Veja Romanos 8:11 e 1 Coríntios 15:45 .

Comentário de John Calvin

6. Quem nos tornou competentes. (376) Ele se reconheceu totalmente inútil. Agora ele declara que, pela graça de Deus, ele foi qualificado (377) para um cargo, para o qual ele não era qualificado anteriormente. A partir disso, inferimos sua magnitude e dificuldade, como não pode ser empreendida por ninguém, que não foi previamente preparada e modelada por Deus. Também é intenção do apóstolo exaltar a dignidade do evangelho. Há, ao mesmo tempo, sem dúvida, que ele expõe indiretamente a pobreza daqueles que se vangloriavam em termos elevados de suas investiduras, enquanto eles não eram providos de uma única gota da graça celestial.

Não da carta, mas do espírito. Ele agora segue a comparação entre a lei e o evangelho, sobre a qual ele havia tocado anteriormente. É incerto, no entanto, se ele foi levado a essa discussão, vendo que em Corinto havia certos devotos perversos da lei, ou se ele aproveitou alguma ocasião para entrar nela. Da minha parte, como não vejo evidência de que os falsos apóstolos tenham confundido a lei e o evangelho, sou bastante favorável à opinião de que, como ele tinha a ver com os declaimers sem vida, que se esforçaram para obter aplausos por meio de meros elogios (379). ) e, como ele viu, que os ouvidos dos coríntios estavam cativados com tanto brilho, ele desejava mostrar-lhes qual era a principal excelência do evangelho e qual era o principal louvor de seus ministros. Agora, isso ele faz para consistir na eficácia do Espírito. Uma comparação entre a lei e o evangelho não foi ajustada em nenhum grau comum para mostrar isso. Esta me parece ser a razão pela qual ele entrou nela.

Há, no entanto, sem dúvida, que pelo termo letra, ele quer dizer o Antigo Testamento, como pelo termo espírito, ele quer dizer o evangelho; pois, depois de se chamar ministro do Novo Testamento, ele imediatamente acrescenta, a título de exposição, que é ministro do espírito e contrasta a letra com o espírito. Devemos agora investigar o motivo dessa designação. A exposição inventada por Orígenes entrou em circulação geral – que pela letra devemos entender o significado gramatical e genuíno da Escritura, ou o sentido literal (como o chamam) e que pelo espírito se entende o significado alegórico, que geralmente é considerado o significado espiritual . Consequentemente, durante vários séculos, nada foi dito mais comumente, ou mais geralmente recebido, do que isso – que Paulo aqui nos fornece uma chave para expor as Escrituras por alegorias, enquanto nada está mais longe de sua intenção. Pois pelo termo carta ele quer dizer pregação externa, de um tipo que não chegue ao coração; e, por outro lado, por espírito, ele quer dizer doutrina viva, de uma natureza que funcione efetivamente ( 1 Tessalonicenses 2:13 ) nas mentes dos homens, (380) através da graça do Espírito. Pelo termo carta, portanto, entende-se pregação literal – isto é, morta e ineficaz, percebida apenas pelo ouvido. Por outro lado, o termo espírito significa doutrina espiritual , isto é, o que não é meramente pronunciado com a boca, mas efetivamente chega às almas dos homens com um sentimento vivo. Pois Paulo estava de olho na passagem de Jeremias, que citei há pouco ( Jeremias 31:31 ), onde o Senhor diz que sua lei havia sido proclamada apenas com a boca e que, portanto, tinha curta duração, porque o povo não a abraçou em seus corações, e ele promete que o Espírito de regeneração sob o reinado de Cristo escreva seu evangelho, ou seja, a nova aliança, em seus corações. Paulo agora se vangloria de que o cumprimento dessa profecia deve ser visto em sua pregação, para que os coríntios possam perceber, quão inútil é a loquacidade daqueles vaidosos vaidosos, que fazem barulho incessante (381), enquanto desprovidos da eficácia de o espírito.

É perguntado, no entanto, se Deus, sob o Antigo Testamento, soou como uma voz externa, e também não falou interiormente aos corações dos piedosos por seu Espírito. Eu respondo, em primeiro lugar, que Paulo aqui leva em consideração o que pertencia peculiarmente à lei; pois embora Deus então operasse por seu Espírito, ainda assim não se originou do ministério de Moisés, mas da graça de Cristo, como é dito em João 1:17 .

A lei foi dada por Moisés;
mas a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.

É verdade que a graça de Deus, durante todo esse tempo, não estava adormecida, mas basta que não fosse um benefício que pertencia à lei. (382) Pois Moisés havia cumprido seu cargo quando entregou ao povo a doutrina da vida, acrescentando ameaças e promessas. Por esse motivo, ele dá à lei o nome da carta, porque é em si uma pregação morta; mas o evangelho que ele chama de espírito, porque o ministério do evangelho é viver, ou melhor, dar vida .

Eu respondo em segundo lugar, que essas coisas não são afirmadas absolutamente em referência nem à lei nem ao evangelho, mas a respeito do contraste entre uma e a outra; pois mesmo o evangelho nem sempre é espírito. Quando, porém, chegamos a comparar os dois, é verdadeira e adequadamente afirmado que a natureza da lei é ensinar aos homens literalmente, de maneira que não chegue mais longe do que a orelha; e que, por outro lado, a natureza do evangelho é ensinar espiritualmente, porque é o instrumento da graça de Cristo. Isso depende da nomeação de Deus, que viu isso se manifestar para manifestar a eficácia de seu Espírito mais claramente no evangelho do que na lei, pois é seu trabalho exclusivamente ensinar eficazmente as mentes dos homens.

Quando Paulo, no entanto, se chama Ministro do Espírito , ele não quer dizer com isso que a graça do Espírito Santo e sua influência estavam ligadas à sua pregação, para que ele pudesse, sempre que quisesse, respirar o Espírito. junto com a pronunciação da voz. Ele simplesmente quer dizer que Cristo abençoou seu ministério e, assim, cumpriu o que foi predito respeitando o evangelho. Uma coisa é Cristo conectar sua influência à doutrina do homem. (383) e outra bem diferente para a doutrina do homem (384) ter tal eficácia por si mesma. Somos, então, ministros do Espírito, não como se o mantivéssemos dentro de nós, ou como se fosse cativo – não como se pudéssemos, a nosso gosto, conferir sua graça a todos ou a quem quiséssemos – mas porque Cristo, através de nossa instrumentalidade, ilumina as mentes dos homens, renova seus corações e, em resumo, os regenera totalmente. (385) É conseqüência da existência de tal conexão e vínculo de união entre a graça de Cristo e o esforço do homem, que em muitos casos isso é atribuído ao ministro que pertence exclusivamente ao Senhor. Pois, nesse caso, não é o mero indivíduo que é procurado, mas toda a dispensação do evangelho, que consiste, por um lado, na influência secreta de Cristo e, por outro, nos esforços externos do homem.

Pois a carta mata . Esta passagem foi erroneamente pervertida, primeiro por Orígenes e depois por outros, para uma significação espúria. Disso surgiu um erro muito pernicioso – o de imaginar que a leitura das Escrituras seria não apenas inútil, mas até prejudicial (386), a menos que fosse levada a alegorias. Este erro foi a fonte de muitos males. Pois não havia apenas uma liberdade permitida de adulterar o significado genuíno das Escrituras, (387) mas quanto mais audácia alguém tivesse nesse modo de agir, tanto mais eminente era um intérprete das Escrituras. Assim, muitos dos antigos brincavam imprudentemente com a sagrada palavra de Deus, (388) como se tivesse sido uma bola para ser lançada de um lado para o outro. Em conseqüência disso, também, os hereges tinham mais poder para perturbar a Igreja; pois, como se tornou prática geral fazer com que qualquer passagem significasse qualquer coisa que alguém pudesse escolher, não havia frenesi tão absurdo ou monstruoso que não admitisse ter sido apresentado sob algum pretexto de alegoria. Até os próprios homens bons eram carregados de cabeça para baixo, de modo a inventar muitas opiniões equivocadas, desviados pelo gosto pela alegoria.

O significado desta passagem, no entanto, é o seguinte – que, se a palavra de Deus é simplesmente proferida com a boca, é uma ocasião de morte e que é vivificante, somente quando é recebida com o coração. Os termos letra e espírito , portanto, não se referem à exposição da palavra, mas à sua influência e fruto. Por que a doutrina simplesmente atinge o ouvido, sem alcançar o coração, veremos logo.

Comentário de Adam Clarke

Quem nos tornou ministros capazes – Esta é uma resposta mais formal à pergunta: Quem é suficiente para essas coisas? p??? ta?ta t?? ??a??? ; 1 Coríntios 2:16 . Deus, diz o apóstolo, nos tornou ministros capazes; ??a??se? ?µa? d?a?????? , ele nos tornou suficientes para essas coisas; pois o leitor observará que ele usa a mesma palavra nos dois lugares. Nós apóstolos executamos, sob a influência divina, o que o próprio Deus criou. Somos ministros da nova aliança; desta nova dispensação da verdade, luz e vida, por Cristo Jesus; um sistema que não apenas prova ter vindo de Deus, mas implica necessariamente que o próprio Deus por seu próprio Espírito é um agente contínuo nele, sempre levando seus poderosos propósitos a acontecer. Nas palavras ?a??? d?a???? , nova aliança, veja o Prefácio ao evangelho de São Mateus.

Não da carta, mas do Espírito – O apóstolo não significa aqui, como alguns imaginaram, que ele se declara ministro do Novo Testamento, em oposição ao Antigo; e que é o Antigo Testamento que mata, e o Novo que dá vida; mas que o Novo Testamento dá o significado apropriado do Antigo; pois a antiga aliança tinha sua letra e seu espírito, seu significado literal e espiritual. A lei foi fundada na própria suposição do Evangelho; e todos os seus sacrifícios, tipos e cerimônias se referem ao Evangelho. Os judeus descansavam na carta, que não apenas não dava meios de vida, mas também matava, condenando todos os transgressores à morte. Eles não olharam para o espírito; não se esforçou para descobrir o significado espiritual; e, portanto, eles rejeitaram a Cristo, que era o fim da lei para justificação; e assim para a redenção da morte para todo aquele que crê. A nova aliança colocou todas essas coisas espirituais de uma só vez diante de seus olhos e mostrou-lhes o fim, o objetivo e o design da lei; e assim os apóstolos que a pregaram eram ministros daquele Espírito que dá vida.

Toda instituição tem sua letra e seu espírito, pois toda palavra deve se referir a algo do qual é o signo ou significador. O Evangelho tem sua letra e seu espírito; e multidões de cristãos professos, descansando na Carta, não recebem a vida que é calculada para transmitir. Água, no batismo, é a carta que aponta a purificação da alma; aqueles que descansam nesta carta estão sem essa purificação; e morrendo nesse estado, eles morrem eternamente. Pão e vinho no sacramento da Ceia do Senhor, são a carta; a eficácia expiatória da morte de Jesus, e a graça comunicada por isso à alma de um crente, são o espírito. Multidões descansam nesta carta, simplesmente recebendo esses símbolos, sem referência à expiação ou à sua culpa; e assim perdem o benefício da expiação e da salvação de suas almas. Toda a vida cristã é compreendida por nosso Senhor sob a carta Siga-me. Ninguém vê que um homem, pegando apenas esta carta e seguindo a Cristo através da Judéia, Galiléia, Samaria, etc., para a cidade, templo, aldeias, litoral, montanhas etc., não cumpria nenhuma parte do espírito; e, com tudo isso a seguir, pode perder sua alma? Enquanto o Espírito, viz. receber minha doutrina, acreditar em minhas palavras, buscar pela fé o cumprimento de minhas promessas, imitar meu exemplo, necessariamente o levaria à vida eterna. Pode-se afirmar com segurança que os judeus, em nenhum período de sua história, jamais descansaram mais na letra de sua lei do que a grande maioria dos cristãos está fazendo na letra do Evangelho. Para multidões de cristãos, Cristo pode realmente dizer: Você não quer vir a mim para ter vida.

Comentário de Thomas Coke

2 Coríntios 3: 6 . Não da carta, etc. – Ao se expressar como aqui, pode-se entender que Paulo é íntimo de que o Novo Testamento, ou Pacto, também foi, embora obscuramente, mantido na lei; pois ele diz que foi constituído ministro do Espírito, ou significado espiritual da lei, que era Cristo (como ele mesmo nos diz, 2 Coríntios 3:17 .) e dá vida, enquanto a letra mata. Mas letra e Espírito devem ser entendidos da mesma coisa – vis. a letra da lei e o espírito da lei: e, de fato, encontramos São Paulo verdadeiramente um ministro do espírito da lei, especialmente em sua epístola aos hebreus, onde mostra o que um sentido espiritual percorreu. a instituição e os escritos mosaicos. A carta mata ao pronunciar a morte, sem qualquer meio de remissão, a todos os transgressores; deixa-os sob uma sentença irrevogável de morte: mas o Espírito, que é Cristo, ( 2 Coríntios 3:17 .), que é um Espírito vivificador, ( 1 Coríntios 15:45 .) dá vida.

Comentário de Scofield

para a letra mata

(Veja Scofield “ Romanos 7: 6 “) .

Comentário de John Wesley

Quem também nos tornou ministros capazes do novo testamento; não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito dá vida.

Quem também nos tornou ministros capazes da nova aliança – Da nova dispensação evangélica. Não é da lei, apropriadamente chamada de letra, porque Deus a escreveu literalmente nas duas mesas.

Mas do Espírito – Da dispensação do evangelho, que está escrita nas mesas de nossos corações pelo Espírito.

Para a carta – A lei, a dispensação mosaica.

Killeth – Sela na morte aqueles que ainda se apegam a ela.

Mas o Espírito – O evangelho, transmitindo o Espírito àqueles que o recebem.

Dá vida – tanto espiritual quanto eterna: sim, se aderirmos ao sentido literal mesmo da lei moral, se considerarmos apenas o preceito e a sanção como eles se sustentam, não como eles nos levam a Cristo, são sem dúvida um ordenança de matar e nos prender sob a sentença de morte.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 27:26 – “Maldito quem não puser em prática as palavras desta lei”. Todo o povo dirá: “Amém! “

Jeremias 31:31 – “Estão chegando os dias”, declara o Senhor, “quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá”.

Mateus 13:52 – Ele lhes disse: “Por isso, todo mestre da lei instruído quanto ao Reino dos céus é como o dono de uma casa que tira do seu tesouro coisas novas e coisas velhas”.

Mateus 26:28 – Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados.

Marcos 14:24 – E lhes disse: “Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos.

Lucas 22:20 – Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.

João 5:21 – Pois, da mesma forma que o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, o Filho também dá vida a quem ele quer dá-la.

João 6:63 – O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida.

Romanos 1:5 – Por meio dele e por causa do seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar dentre todas as nações um povo para a obediência que vem pela fé.

Romanos 2:27 – Aquele que não é circuncidado fisicamente, mas obedece à lei, condenará você que, tendo a lei escrita e a circuncisão, é transgressor da lei.

Romanos 3:20 – Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à lei, pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado.

Romanos 4:15 – porque a lei produz a ira. E onde não há lei, não há transgressão.

Romanos 4:17 – Como está escrito: “Eu o constituí pai de muitas nações”. Ele é nosso pai aos olhos de Deus, em quem creu, o Deus que dá vida aos mortos e chama à existência coisas que não existem, como se existissem.

Romanos 7:6 – Mas agora, morrendo para aquilo que antes nos prendia, fomos libertados da lei, para que sirvamos conforme o novo modo do Espírito, e não segundo a velha forma da lei escrita.

Romanos 7:9 – Antes, eu vivia sem a lei, mas quando o mandamento veio, o pecado reviveu, e eu morri.

Romanos 8:2 – porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.

1 Coríntios 3:5 – Afinal de contas, quem é Apolo? Quem é Paulo? Apenas servos por meio dos quais vocês vieram a crer, conforme o ministério que o Senhor atribuiu a cada um.

1 Coríntios 3:10 – Conforme a graça de Deus que me foi concedida, eu, como sábio construtor, lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constrói.

1 Coríntios 11:25 – Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, sempre que o beberem, em memória de mim”.

1 Coríntios 12:28 – Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dom de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas.

1 Coríntios 15:45 – Assim está escrito: “O primeiro homem, Adão, tornou-se um ser vivente”; o último Adão, espírito vivificante.

2 Coríntios 3:7 – O ministério que trouxe a morte foi gravado com letras em pedras; mas esse ministério veio com tal glória que os israelitas não podiam fixar os olhos na face de Moisés por causa do resplendor do seu rosto, ainda que desvanecente.

2 Coríntios 3:9 – Se era glorioso o ministério que trouxe condenação, quanto mais glorioso será o ministério que produz justiça!

2 Coríntios 3:14 – Na verdade as mentes deles se fecharam, pois até hoje o mesmo véu permanece quando é lida a antiga aliança. Não foi retirado, porque é somente em Cristo que ele é removido.

2 Coríntios 5:18 – Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,

Gálatas 3:10 – Já os que são pela prática da lei estão debaixo de maldição, pois está escrito: “Maldito todo aquele que não persiste em praticar todas as coisas escritas no livro da Lei”.

Gálatas 3:21 – Então, a lei opõe-se às promessas de Deus? De maneira nenhuma! Pois, se tivesse sido dada uma lei que pudesse conceder vida, certamente a justiça viria da lei.

Efésios 2:1 – Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,

Efésios 2:5 – deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.

Efésios 3:7 – Deste me tornei ministro pelo dom da graça de Deus, a mim concedida pela operação de seu poder.

Efésios 4:11 – E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,

Colossenses 1:25 – Dela me tornei ministro de acordo com a responsabilidade por Deus a mim atribuída de apresentar-lhes plenamente a palavra de Deus,

1 Timóteo 1:11 – Essa sã doutrina se vê no glorioso evangelho que me foi confiado, o evangelho do Deus bendito.

1 Timóteo 4:6 – Se você transmitir essas instruções aos irmãos, será um bom ministro de Cristo Jesus, nutrido com as verdades da fé e da boa doutrina que tem seguido.

2 Timóteo 1:11 – Deste evangelho fui constituído pregador, apóstolo e mestre.

Hebreus 7:22 – Jesus tornou-se, por isso mesmo, a garantia de uma aliança superior.

Hebreus 8:6 – Agora, porém, o ministério que Jesus recebeu é superior ao deles, assim como também a aliança da qual ele é mediador é superior à antiga, sendo baseada em promessas superiores.

Hebreus 9:15 – Por essa razão, Cristo é o mediador de uma nova aliança para que os que são chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que ele morreu como resgate pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança.

Hebreus 12:24 – a Jesus, mediador de uma nova aliança, e ao sangue aspergido, que fala melhor do que o sangue de Abel.

Hebreus 13:20 – O Deus da paz, que pelo sangue da aliança eterna trouxe de volta dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas,

1 Pedro 3:18 – Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito,

1 João 1:1 – O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam — isto proclamamos a respeito da Palavra da vida.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *