Estudo de 2 Coríntios 3:9 – Comentado e Explicado

Se o ministério da condenação já foi glorioso, muito mais o há de sobrepujar em glória o ministério da justificação !
2 Coríntios 3:9

Comentário de Albert Barnes

Pois se o ministério da condenação – de Moisés em dar a Lei, cujo efeito é produzir condenação. Law condena os culpados; não os salva. Denuncia punição; não contém disposições de perdão. Perdoar é afastar-se da Lei; e deve ser feito sob a operação de outro sistema – já que uma lei que contém uma provisão para o perdão dos infratores, e permite que eles escapem, seria um burlesco na legislação. A tendência das instituições mosaicas, portanto, era produzir um sentimento de condenação. E assim será encontrado por todos que tentarem ser justificados pela lei. Tenderá e resultará em sua condenação.

Seja glória – seja glorioso; ou seja a própria glória – Foi glorioso como uma manifestação da santidade e justiça de Deus; e glorioso nas circunstâncias presentes. Nenhum evento em nosso mundo foi mais magnífico nas circunstâncias de majestade e esplendor externos do que a concessão da Lei no Monte Sinai.

O ministério da justiça – O evangelho; a promulgação do plano de misericórdia. É chamado “o ministério da justiça”, em contraste com a Lei de Moisés, que era um “ministério da condenação”. A palavra “justiça”, no entanto, não expressa exatamente a força da palavra original. Essa palavra é d??a??s???? dikaiosune e está diretamente oposta à palavra ?ata???se?? katakrise’s “condenação”. Deveria ser prestado o ministério da justificação; o plano pelo qual Deus justifica as pessoas; veja a nota, Romanos 1:17 . A lei de Moisés condena; o evangelho é o plano pelo qual o homem é justificado. E se aquilo que condena pode ser glorioso, muito mais deve ser aquele pelo qual as pessoas podem ser justificadas, absolvidas e salvas. A glória superior do evangelho, portanto, consiste no fato de ser um esquema para justificar e salvar pecadores perdidos. E essa glória consiste:

(1) No fato de que isso pode ser feito quando toda a lei condenar.

(2) na demonstração do caráter divino enquanto ele é feito, como justo, misericordioso e benevolente ao fazê-lo – misturando todos os seus grandes e gloriosos atributos – enquanto a Lei divulgava apenas um de Seus atributos – Sua justiça.

(3) da maneira em que é feito. É pela encarnação do Filho de Deus – uma manifestação muito mais gloriosa da divindade do que foi feita no Monte Sinai. Foi pelas labutas, sofrimentos e morte daquele que fez a expiação, e pelas circunstâncias de grandeza terrível e imponente que acompanharam sua morte, quando o sol se escureceu. e as pedras estavam rasgadas – cenas muito mais grandiosas e terríveis do que as ocorridas quando a Lei foi dada. É pela ressurreição e ascensão do Redentor – cenas muito mais sublimes do que todas as glórias externas do Sinai quando a Lei foi dada.

(4) nos efeitos ou resultados. O que condena; o outro justifica e salva. O efeito de um é visto nas convicções da consciência, em alarme, no sentimento de culpa, no deserto consciente da condenação e na apreensão do castigo eterno. O outro é visto nos pecados perdoados; em paz de consciência; na alegria do perdão; na esperança do céu; em conforto e triunfo no leito da morte, e em meio às glórias do céu.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 9-19 . Um certo homem plantou uma vinha, etc. – Veja este parágrafo explicado em Mateus 21: 33-46 e Marcos 12: 1-12 . E foi para um país distante por um longo tempo – Foi muito tempo desde a entrada dos israelitas em Canaã até o nascimento de Cristo. Ele destruirá aqueles lavradores – Provavelmente ele apontou para os escribas, principais sacerdotes e anciãos; quem permitir, Ele destruirá miseravelmente aqueles homens maus, Mateus 21:41 , mas não suportará que isso se aplique a eles mesmos. Eles também podem significar: Deus não permita que sejamos culpados de um crime que sua parábola pareça nos acusar, a saber, de rejeitar e matar o herdeiro. Nosso Salvador significa: Mas você o fará, como é profetizado de você. Ele olhou para eles – para aguçar a atenção deles.

Comentário de E.W. Bullinger

condenação. Grego. katakrisis. Somente aqui e 2 Coríntios 7: 3 . Veja App-122.

justiça . Gs. dikaiosune. App-191.

Comentário de Adam Clarke

O ministério da condenação – A lei que determinou o pecado e o condenou apenas à punição.

O ministério da justiça – O Evangelho, cujo principal negócio era proclamar a doutrina d??a??s???? , da justificação; e mostrar como Deus poderia ser justo e, no entanto, o justificador daquele que crê em Jesus.

Exceda em glória – Por grande, gloriosa e terrível que a lei possa ser, em sua oposição ao pecado, que é uma censura ao homem e uma desonra a Deus; e em sua punição do pecado; contudo, deve ser amplamente excedido por esse sistema que, evidenciando uma igual repugnância pelo pecado, encontra um método para perdoá-lo; tirar sua culpa da consciência e remover toda a infecção da alma. Que isso poderia ser feito, a lei apontada por seu sangue de touros e de bodes: mas toda mente atenciosa deve ver que era impossível para eles tirar o pecado; é o evangelho que faz o que a lei significava; e desde que a realização de uma promessa seja maior que a própria promessa, e a substância de um homem seja maior que a sombra projetada por essa substância; assim é o Evangelho de Jesus Cristo maior que a lei, com todas as suas promessas, tipos, cerimônias e sombras.

Comentário de Thomas Coke

2 Coríntios 3: 9 . Ministração da justiça Ou, da justificação. Assim, o ministério do evangelho é chamado, porque, pelo evangelho, é fornecido um caminho para a justificação daqueles que transgrediram. Mas a lei não tem nada além de condenação rígida para todos os transgressores e, portanto, é chamada aqui de ministração da condenação.

Comentário de Scofield

justiça

(Veja Scofield “ Romanos 3:21 “) .

Comentário de John Wesley

Pois, se o ministério da condenação é glória, muito mais o ministério da justiça excede em glória.

O ministério da condenação – Tal a dispensação mosaica provou a todos os judeus que rejeitaram o evangelho, enquanto através do evangelho (daí chamado ministério da justiça) Deus imputava e transmitia a justiça a todos os crentes. Mas como pode a lei moral (que só estava gravada na pedra) ser o ministério da condenação, se não exige mais do que uma obediência sincera, como a que é proporcional ao nosso estado enfermo? Se isso é suficiente para nos justificar, então a lei deixa de ser um ministério de condenação. Torna-se (claramente contrário à doutrina do apóstolo) o ministério da justiça.

Referências Cruzadas

Exodo 19:12 – Estabeleça limites em torno do monte e diga ao povo: Tenham o cuidado de não subir ao monte e de não tocar na sua base. Quem tocar no monte certamente será morto;

Exodo 20:18 – Vendo-se o povo diante dos trovões e dos relâmpagos, e do som da trombeta e do monte fumegando, todos tremeram assustados. Ficaram à distância

Isaías 46:13 – Estou trazendo para perto a minha retidão, ela não está distante; e a minha salvação não será adiada. Concederei salvação a Sião, meu esplendor a Israel.

Jeremias 23:6 – Em seus dias Judá será salva, Israel viverá em segurança, e este é o nome pelo qual será chamado: O Senhor é a Nossa Justiça.

Romanos 1:17 – Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”.

Romanos 1:18 – Portanto, a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça,

Romanos 3:21 – Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas,

Romanos 4:11 – Assim ele recebeu a circuncisão como sinal, como selo da justiça que ele tinha pela fé, quando ainda não fora circuncidado. Portanto, ele é o pai de todos os que crêem, sem terem sido circuncidados, a fim de que a justiça fosse creditada também a eles;

Romanos 5:15 – Entretanto, não há comparação entre a dádiva e a transgressão. Pois se muitos morreram por causa da transgressão de um só, muito mais a graça de Deus, isto é, a dádiva pela graça de um só homem, Jesus Cristo, transbordou para muitos!

Romanos 8:3 – Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne,

Romanos 10:3 – Porquanto, ignorando a justiça que vem de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se submeteram à justiça de Deus.

1 Coríntios 1:30 – É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,

1 Coríntios 15:41 – Um é o esplendor do sol, outro o da lua, e outro o das estrelas; e as estrelas diferem em esplendor umas das outras.

2 Coríntios 3:6 – Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica.

2 Coríntios 3:10 – Pois o que outrora foi glorioso, agora não tem glória, em comparação com a glória insuperável.

2 Coríntios 5:21 – Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

Gálatas 3:10 – Já os que são pela prática da lei estão debaixo de maldição, pois está escrito: “Maldito todo aquele que não persiste em praticar todas as coisas escritas no livro da Lei”.

Gálatas 5:4 – Vocês, que procuram ser justificados pela lei, separaram-se de Cristo; caíram da graça.

Filipenses 3:9 – e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé.

Hebreus 3:5 – Moisés foi fiel como servo em toda a casa de Deus, dando testemunho do que haveria de ser dito no futuro,

Hebreus 12:18 – Vocês não chegaram ao monte que se podia tocar, e que estava chamas, nem às trevas, à escuridão e à tempestade,

2 Pedro 1:1 – Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, mediante a justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma fé igualmente valiosa:

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *