Estudo de 1 Coríntios 15:41 – Comentado e Explicado

Uma é a claridade do sol, outra a claridade da lua e outra a claridade das estrelas; e ainda uma estrela difere da outra na claridade.
1 Coríntios 15:41

Comentário de Albert Barnes


Há uma glória do sol … – O sol tem um grau de esplendor, e a lua outro, e também as estrelas. Eles diferem um do outro em magnitude, brilho e beleza. A idéia neste versículo difere da do primeiro. Em 1 Coríntios 15:40, Paulo diz que havia uma diferença entre as diferentes classes de corpos; entre aqueles no céu e aqueles na terra. Ele aqui diz que na classe anterior, nos próprios corpos celestes, havia uma diferença. Eles não apenas diferiam dos da terra, mas também um do outro. O sol era mais esplêndido que a lua e uma estrela mais bonita que a outra. A idéia aqui é, portanto, não apenas que os corpos dos santos no céu sejam diferentes dos da terra, mas que eles sejam diferentes entre si, em um sentido semelhante à diferença do esplendor do sol, da lua e as diferentes estrelas. Embora todos sejam diferentes do que eram na terra, e todos sejam gloriosos, ainda pode haver uma diferença nesse esplendor e glória. O argumento é que, visto que vemos tantas diferenças de fato nas obras de Deus, por que deveríamos duvidar que ele seja capaz de tornar o corpo humano diferente do que é agora, e dotá-lo de perfeição imortal e eterna?

Comentário de E.W. Bullinger

um, outro, outro . Grego. alios. App-124.

um outro Omitir.

Comentário de John Calvin

41. Existe uma glória do sol e outra da lua Não apenas existe uma diferença entre os corpos celestes e terrestres, mas também os corpos celestes não têm a mesma glória; pois o sol ultrapassa a lua e as outras estrelas diferem uma da outra. Essa dessemelhança, portanto, aparece (103) na ressurreição dos mortos. Um erro, no entanto, geralmente é cometido no aplicativo; (104) pois supõe-se que Paulo quis dizer que, após a ressurreição, os santos terão diferentes graus de honra e glória. Isso, de fato, é perfeitamente verdadeiro e é provado por outras declarações das Escrituras; mas não tem nada a ver com o objeto de Paulo. Pois ele não está discutindo sobre que diferença de condição haverá entre os santos após a ressurreição, mas em que sentido nossos corpos atualmente diferem daqueles que um dia receberemos. (105)

Ele remove, então, toda idéia de absurdo, instituindo essa comparação: a substância do sol e da lua é a mesma, mas há uma grande diferença entre elas em termos de dignidade e excelência. É de se perguntar, então, se nosso corpo oferece uma qualidade mais excelente? (106) “Eu não ensino que algo acontecerá na ressurreição, mas o que já é apresentado aos olhos de todos.” Que esse é o significado das palavras é claro a partir do contexto. Por que motivo e para que finalidade Paulo faria essa transição, ele estava agora comparando-os um com o outro em relação à diferença de sua condição, enquanto até esse momento ele comparava a condição atual de todos com sua condição futura, e imediatamente procede com essa comparação?

Comentário de Adam Clarke

Há uma glória do sol – como se ele tivesse dito: Isso pode ser ilustrado pela aparência atual dos corpos celestes que pertencem ao nosso sistema. O sol tem um maior grau de esplendor que a lua; a lua que os planetas; e os planetas que as estrelas. E mesmo nas estrelas fixas, uma tem um maior grau de esplendor que outra, que pode advir de suas diferentes magnitudes ou da proximidade comparativa de algumas delas à nossa terra; mas de qual dessas causas, ou de qual outra causa desconhecida, não podemos dizer, pois é impossível determinar a distância de qualquer uma das estrelas fixas; até os mais próximos deles são remotos demais para permitir qualquer paralaxe sensível, sem o qual suas distâncias não podem ser medidas. Veja as observações finais ( 1 Coríntios 15:58 ; (nota), pontos 1-8)

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 15: 41-42 . Há uma glória do sol, etc. – Alguns conectariam esses dois versículos da seguinte maneira: Há uma glória do sol, etc. – Pois uma estrela difere de outra estrela, 1 Coríntios 15:42 . Assim também na glória é a ressurreição dos mortos. Mas a cláusula, Assim também é a ressurreição dos mortos, deveria antes concluir o 41º versículo. Como se o apóstolo tivesse dito: “Outro tipo de glória aparecerá além da natureza humana, em seu estado mais puro, em qualquer beleza de forma ou ornamentos de vestimenta. Haverá, de fato, como eu sugeri, mas agora, diferenças no grau dessa glória, correspondente às diferentes excelências no caráter dos homens de bem, pelos quais deve passar: mas todos experimentarão uma mudança muito ilustre e feliz. ” Deve-se observar que a ressurreição dos mortos aqui mencionada não é a ressurreição de toda a humanidade em comum, mas apenas a ressurreição dos justos. Isso ficará evidente para quem observar que São Paulo, 1 Coríntios 15:22, declarou que todos os homens serão revividos, diz aos Coríntios, 1 Coríntios 15:23 que não será de uma só vez, mas várias distâncias de tempo. Antes de tudo, Cristo ressuscitou; depois, em seguida, para ele, o justo deve ser ressuscitado, cuja ressurreição do justo é aquela que ele trata e dá conta do final deste discurso e capítulo; e, portanto, não chega diretamente à ressurreição dos iníquos, que seria a terceira e a última em ordem: de modo que do versículo 23 até o final deste capítulo, tudo o que ele diz sobre a ressurreição é apenas uma descrição de a ressurreição dos justos, embora ele a chame aqui pelo nome geral da ressurreição dos mortos. Que este é o caso é tão evidente, que mal há um verso do 4º ao final, que não o evidencia. 1º, o que nesta ressurreição é ressuscitada, São Paulo nos assegura, 1 Coríntios 15:43 , é ressuscitado em glória, mas os iníquos não são ressuscitados em glória. Segundo, Ele diz que nós (falando em nome de tudo o que será ressuscitado) teremos a imagem do Adão celestial, 1 Coríntios 15:49, que não pode pertencer aos iníquos. Todos seremos mudados, para que a morte seja tragada pela vitória, que Deus nos dá por nosso Senhor Jesus Cristo, 1 Coríntios 15: 51-54 ; 1 Coríntios 15:57, que também não podem pertencer aos condenados. E, portanto, nós e nós devemos ser entendidos como falados em nome dos mortos que serão de Cristo, que serão ressuscitados por si mesmos, antes do resto da humanidade. Terceiro, ele diz, 1 Coríntios 15:52 , que quando os mortos ressuscitarem, os que estiverem vivos serão transformados num piscar de olhos. Agora que esses mortos são apenas os mortos em Cristo, que ressuscitarão primeiro e serão arrebatados pelas nuvens para encontrar o Senhor no ar, é evidente em 1 Tessalonicenses 4: 16-17 . Quarto, mais uma prova disso: 1 Coríntios 15: 56-57, em que seus pecados são levados, o aguilhão pelo qual a morte mata é tirado. E, portanto, São Paulo diz: Deus nos deu a vitória, que é igual a nós ou a nós que teríamos a imagem do Adão celestial, 1 Coríntios 15:49 , e o mesmo nós que todos devemos mudar, 1 Coríntios 15 : 51-52 . Todos esses lugares podem, portanto, pertencer a ninguém, exceto aqueles que serão de Cristo, que serão ressuscitados por eles mesmos o segundo em ordem, antes do resto dos mortos. O que São Paulo diz neste versículo 51, é muito notável : nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados num piscar de olhos. A razão que ele dá para isso, 1 Coríntios 15:53 , é porque essa coisa corruptível deve colocar em incorrupção, e essa coisa mortal deve colocar em imortalidade. Quão? Por que adiando carne e sangue, por uma mudança instantânea, porque, como ele nos diz, 1 Coríntios 15:50 , carne e sangue não podem herdar o reino de Deus; e, portanto, para adequar os crentes a esse reino, os santos que estão vivos na vinda de Cristo serão mudados num piscar de olhos, e os que estiverem em seus túmulos serão mudados da mesma forma, e assim toda a coleção inteira de santos, todos os membros fiéis do corpo de Cristo serão colocados em um estado de incorruptibilidade, imortalidade e glória, 1 Coríntios 15:52 . Tomando a ressurreição aqui mencionada como a ressurreição de todos os mortos de forma promíscua, o raciocínio de São Paulo neste lugar dificilmente pode ser entendido. Mas, supondo que ele aqui descreve a ressurreição dos justos – a ressurreição que ele diz, 1 Coríntios 15:23 , deve ser a próxima após a de Cristo, e separada do resto, nada pode ser mais claro, natural e fácil do que o raciocínio de São Paulo: e permanece assim; “Os homens vivos são carne e sangue; os mortos nos túmulos são apenas restos de carne e sangue corrompidos; mas carne e sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção pode herdar a incorrupção, ou seja, a imortalidade; tornar todos aqueles que serão de Cristo, capazes de entrar em seu reino eterno da vida – assim como aqueles que estão vivos, como aqueles que ressuscitarão dentre os mortos, num piscar de olhos os olhos mudarão, e seus os corruptíveis colocarão em incorrupção, e seus mortais colocarão em imortalidade; e assim Deus lhes concede a vitória sobre a morte, por meio de seu Senhor Jesus Cristo. ” Em suma, São Paulo está discutindo aqui e o relato que ele dá da ressurreição dos bem-aventurados. Mas como os ímpios, que depois serão restaurados à vida, deveriam ser ressuscitados, e o que seria deles, ele aqui não diz nada, como não sendo para o seu objetivo atual; que era assegurar aos coríntios, pela ressurreição de Cristo, uma feliz ressurreição para todos os santos fiéis de Deus e, assim, incentivá-los a permanecer firmes na fé que recebeu tal recompensa. Também não é só neste lugar que São Paulo chama a ressurreição dos justos pelo nome geral da ressurreição dos mortos. Ele faz o mesmo, Filipenses 3:11 , onde fala de seus sofrimentos e de seus empreendimentos, se é que de alguma maneira ele pode alcançar a ressurreição dos mortos; pelo qual ele não pode significar a ressurreição dos mortos em geral; que, desde que ele declarou neste mesmo capítulo, 1 Coríntios 15:22 , que todos os homens, tanto os bons quanto os maus, participarão tão certamente quanto morrerão, não é necessário empreender esforços para alcançá-lo. Nosso Salvador também fala da ressurreição dos justos nos mesmos termos gerais da ressurreição, Mateus 22:30 . E a ressurreição dos mortos, Lucas 20: 34-36 , pela qual se entende apenas a ressurreição dos justos.

Comentário de John Wesley

Há uma glória do sol, outra glória da lua e outra glória das estrelas; porque uma estrela difere de outra estrela na glória.

Sim, e os próprios corpos celestes diferem um do outro.

Referências Cruzadas

Gênesis 1:14 – Disse Deus: “Haja luminares no firmamento do céu para separar o dia da noite. Sirvam eles de sinais para marcar estações, dias e anos,

Deuteronômio 4:19 – E para que, ao erguerem os olhos ao céu e virem o sol, a lua e as estrelas, todos os corpos celestes, vocês não se desviem e se prostrem diante deles, e prestem culto àquilo que o Senhor, o seu Deus, distribuiu a todos os povos debaixo do céu.

Jó 31:26 – se contemplei o sol em seu fulgor e a lua a mover-se esplêndida,

Salmos 8:3 – Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste,

Salmos 19:4 – Mas a sua voz ressoa por toda a terra, e as suas palavras, até os confins do mundo. Nos céus ele armou uma tenda para o sol,

Salmos 148:3 – Louvem-no sol e lua, louvem-no todas as estrelas cintilantes.

Isaías 24:23 – A lua ficará humilhada, e o sol, envergonhado; pois o Senhor dos Exércitos reinará no monte Sião e em Jerusalém, glorioso na presença dos seus líderes!

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *