Estudo de 2 Coríntios 3:10 – Comentado e Explicado

Aliás, sob esse aspecto e em comparação desta glória eminentemente superior, empalidece a glória do primeiro ministério.
2 Coríntios 3:10

Comentário de Albert Barnes

Pois mesmo aquilo que foi glorificado – ( t? ded??asµ???? ao dedoxasmenon). Isso foi esplêndido, excelente ou glorioso. Isso se refere, sem dúvida, às leis e instituições de Moisés, especialmente à doação primária da Lei. Paulo não nega que tenha uma honra e majestade como, em alguns aspectos, como os judeus reivindicaram. Foi glorioso na maneira em que foi dado; era glorioso na pureza da própria lei; e era glorioso, ou esplêndido, no ritual magnífico e imponente em que a adoração a Deus era celebrada. Mas tudo isso foi superado na mais brilhante glória do evangelho.

Não tinha glória – grego: “Não era glorioso, nem esplêndido” ( ??d? ded??asta? oude deoxastai) Não tinha comparativamente nenhuma glória ou esplendor. Sua glória foi toda eclipsada. Era como o esplendor da lua e das estrelas em comparação com a luz brilhante do sol .

Por causa da glória que se destaca – No evangelho; na encarnação, vida, sofrimentos, morte e ressurreição do Senhor Jesus; no perdão do pecado; na paz e alegria do crente; e nas glórias do mundo celestial ao qual o evangelho eleva homens moribundos.

Comentário de E.W. Bullinger

glorificado = glorificado. Grego. doxazo. Veja a pág. 1511

não tinha glória = não foi glorificado, como acima.

supera . Grego. huperballo. Ocorre aqui, 2 Coríntios 9:14 , Efésios 1:19 ; Efésios 2: 7 ; Efésios 3:19 .

Comentário de John Calvin

10. O que foi glorificado. Esta não é uma correção do que se passa antes, mas uma confirmação; pois ele quer dizer que a glória da lei se extingue quando o evangelho sai. Como a lua e as estrelas, embora em si mesmas não sejam meramente luminosas, mas difundam sua luz por toda a terra, desaparecem, contudo, diante do brilho do sol; portanto, por mais gloriosa que a lei fosse em si mesma, ela não tem glória em comparação com a excelência do evangelho. Daí resulta que não podemos valorizar suficientemente, nem ter estima suficiente a glória de Cristo, que brilha no evangelho, como o esplendor do sol quando brilha; e que o evangelho é tolamente manipulado, e mais ainda, é vergonhosamente profanado, onde o poder e a majestade do Espírito não surgem à vista, de modo a atrair a mente e o coração dos homens para o céu.

Comentário de Adam Clarke

Pois até o que foi glorificado – A lei, que foi exibida por um tempo em grande glória e esplendor, em parte quando foi dada, e em parte pelo esplendor de Deus no tabernáculo e no primeiro templo; mas tudo isso cessou e acabou; foi destinado a dar lugar ao Evangelho; e realmente deu lugar a esse sistema; de modo que agora, em nenhuma parte do mundo, essa lei é cumprida, mesmo pelas pessoas que estão apegadas a ela e rejeitam o Evangelho.

A glória que supera – A dispensação do Evangelho, dando demonstrações supereminentes da justiça, santidade, bondade, misericórdia e majestade de Deus.

Comentário de Thomas Coke

2 Coríntios 3:10 . Pois mesmo aquilo que foi glorificado Embora a demonstração de que o ministério do evangelho seja mais glorioso do que o da lei, seja o que São Paulo está tratando aqui, para justificar a si mesmo, se ele assumiu alguma autoridade e recomendação para ele mesmo em seu ministério e apostolado; todavia, ao colocar diligentemente o ministério do evangelho em honra ao de Moisés, ele pode não ter um olho no falso apóstolo judaizante dos coríntios, para permitir que eles vejam que pouca consideração deveria ser dada àquele ministério, em comparação do ministério do evangelho?

Comentário de John Wesley

Pois mesmo o que foi glorificado não teve glória a esse respeito, por causa da glória que a excede.

Não tem glória a esse respeito, por causa da glória que supera – Ou seja, nenhuma em comparação a essa glória mais excelente. Quanto maior a luz engole, menos.

Referências Cruzadas

Jó 25:5 – Se nem a lua é brilhante e as estrelas são puras aos olhos dele,

Isaías 24:23 – A lua ficará humilhada, e o sol, envergonhado; pois o Senhor dos Exércitos reinará no monte Sião e em Jerusalém, glorioso na presença dos seus líderes!

Ageu 2:3 – ‘Quem de vocês viu este templo em seu primeiro esplendor? Comparado com ele, não é como nada o que vocês vêem agora?

Ageu 2:7 – Farei tremer todas as nações, que trarão para cá os seus tesouros, e encherei este templo de glória”, diz o Senhor dos Exércitos.

Atos dos Apóstolos 26:13 – Por volta do meio-dia, ó rei, estando eu a caminho, vi uma luz do céu, mais resplandecente que o sol, brilhando ao meu redor e ao redor dos que iam comigo.

Filipenses 3:7 – Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo.

2 Pedro 1:17 – Ele recebeu honra e glória da parte de Deus Pai, quando da suprema glória lhe foi dirigida a voz que disse: “Este é o meu filho amado, em quem me agrado”.

Apocalipse 21:23 – A cidade não precisa de sol nem de lua para brilharem sobre ela, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua candeia.

Apocalipse 22:5 – Não haverá mais noite. Eles não precisarão de luz de candeia nem da luz do sol, pois o Senhor Deus os iluminará; e eles reinarão para todo o sempre.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *