Estudo de Ageu 2:7 – Comentado e Explicado

sacudirei todas as nações, afluirão riquezas de todos os povos e encherei de minha glória esta casa, diz o Senhor dos exércitos.
Ageu 2:7

Comentário de Albert Barnes

E o desejo de todas as nações virá – As palavras só podem significar isso, o desejo central de todas as nações

Aquele a quem eles ansiavam, seja pelo conhecimento dEle espalhado pelos judeus em sua dispersão, ou silenciosamente pelo desejo doloroso do coração humano, ansiando pela restauração de sua decadência. “A expectativa sincera da criatura” não começou com a vinda de Cristo, nem se limitou àqueles que realmente vieram a ele Romanos 8: 19-22 . “Toda a criação”, diz Paulo, “geme e sofre com dores até agora.” Foi escravizado, e o eu melhor desejava ser livre; todo movimento de graça no coração numeroso do homem ansiava por seu Libertador; todo cansaço do que era, toda visão fugaz do que era melhor, todo suspiro de seus múltiplos males, eram notas do único e variado grito: “Venha nos ajudar”. O coração do homem, formado à imagem de Deus, não podia deixar de sofrer por ser reformado por e para Ele, apesar de “um Deus desconhecido”, que deveria reformá-lo.

Esse desejo aumentou à medida que o tempo se aproximava, quando Cristo deveria chegar. O biógrafo romano atesta a existência dessa expectativa, não apenas entre os judeus, mas no Oriente; isso foi acelerado sem dúvida entre os pagãos pelo livro judaico sibilino, em que, em meio às expectativas de alguém enviado do céu, que deveria encontrar um reino de justiça, que o escritor chamou dos profetas hebreus, ele inseriu denúncias de vingança temporal no Romanos, que os orientais compartilhariam. Ainda assim, embora tenha sido escrito 170 anos antes da chegada de nosso Senhor, aparentemente não teve muito efeito até o momento em que, pelas profecias de Daniel, ficou claro, que Ele viria em breve. No entanto, a tentativa do historiador judeu e pagão de levá-lo a Vespasiano mostra o quão grande deve ter sido a influência da expectativa, que eles tentaram deixar de lado.

Os judeus, que rejeitaram nosso Senhor, a quem Ageu previu, ainda estavam convencidos de que a previsão deveria ser cumprida antes da destruição do segundo templo. O impulso não cessou mesmo após sua destruição. R. Akiba, a quem eles consideraram “o primeiro oráculo de seu tempo, o primeiro e maior guardião da tradição e da antiga lei”, dos quais disseram que “Deus lhe revelou coisas desconhecidas a Moisés”, foi induzido por essa profecia. reconhecer o impostor Bar-cochab, a destruição de si mesmo e dos mais eminentes de seu tempo; cumprindo as palavras de nosso Senhor João 5:43 : “Eu vim em nome de meu pai e não me recebes; se outro vier em seu próprio nome, você o receberá. ”

Akiba, seguindo o significado tradicional da grande profecia que cravou seus próprios olhos, parafraseou as palavras: “Ainda um pouco, um pouco do reino, darei a Israel após a destruição da primeira casa, e depois do reino, eis ! Abalarei o céu e depois disso virá o Messias. ”

Como as palavras só podem significar “o desejo de todas as nações”, ele ou aquilo que todas as nações anseiam, a construção das palavras não afeta o significado. Herodes, sem dúvida, pensou em promover suas próprias reivindicações sobre o povo judeu por adornar material do templo; todavia, embora a humanidade anseie por ouro e prata, poucos poderiam pensar seriamente que, enquanto um poeta pagão imoral, mas observador, poderia falar de “ouro não descoberto e tão bem colocado”, ou nosso próprio da “labuta pálida e comum‹ Entre o homem e o homem , ”Um profeta hebreu poderia reconhecer ouro e prata como“ o desejo de todas as nações ”. Os professores judeus do rabino Akiba e Jerome, depois que nosso Senhor veio, não sentiram dificuldade em entender isso de uma pessoa. Não podemos, em inglês, expressar a delicadeza da frase, na qual a multiplicidade é combinada na unidade, o Objeto do desejo que contém em si muitos objetos de desejo.

Tornar “o desejo de todas as nações” ou “os desejos de todas as nações” igualmente falha em fazer isso. Um grande mestre de linguagem pagão disse à esposa: “Bem, meus anseios”, isto é, suponho que, se ele tivesse analisado seus sentimentos, ele quis dizer que ela encontrava os anseios de seu coração; ela tinha em si vários dons para contê-los. Assim, Paulo resume todas as verdades e dons do Evangelho, tudo o que Deus obscureceu na lei e nos havia dado em Cristo, sob o nome de “as coisas boas que estão por vir”. Um escritor piedoso e moderno fala dos “desejos invisíveis do mundo espiritual”. Um salmista expressa ao mesmo tempo o coletivo “Palavra de Deus” e as “palavras” nele contidas, por um idioma como o de Ageu, juntando o singular feminino como um coletivo ao verbo plural; “Quão doce é a Tua palavra para o meu gosto”, literalmente “paladar”.

É a palavra de Deus, ao mesmo tempo coletiva e individualmente, que foi tão doce ao salmista. O que era verdade do todo, era verdade, um por um, de cada parte; o que era verdade para cada parte, era verdade para o todo. Portanto, aqui, o objetivo desse desejo era múltiplo, mas encontrado em um, concentrado em Um, 1 Coríntios 1:30 . “Em Cristo Jesus, quem de Deus é feito para nós sabedoria, justiça, santificação e redenção.” Aquilo pelo qual o mundo inteiro suspirou e lamentou, consciente ou inconscientemente, a luz para dispersar suas trevas, a liberdade de sua escravidão espiritual, a restauração de sua degradação, não poderia chegar até nós sem alguém, que deveria transmiti-la a nós.

Mas se Jesus era “o anseio das nações” antes de Sua vinda, por esse mudo desejo de necessidade daquilo que deseja (como o solo ressecado tem sede de chuva quanto mais depois! Então, Micah e Isaías descrevem muitos povos que convidam uns com os outros Miquéias 4: 2 ; Isaías 2: 3. “Vinde, e subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó; e Ele nos ensinará os Seus caminhos, e andaremos. nos Seus caminhos. ”E, na verdade, Ele se tornou o“ desejo das nações ”, muito mais do que os judeus; como diz Paulo ( Romanos 10: 19-20 ; citando Deuteronômio 32:21 . Isaías 65: 2 ). Deus predisse antigamente: “Moisés diz: Eu te provocarei ciúmes por aqueles que não são um povo; por uma nação tola te enfurecerei. Mas Esaias é muito corajoso e diz: Eu fui achado daqueles que não Me procuravam. ”

Então, até agora e na eternidade, “Cristo é o desejo de todas as almas sagradas, que nada mais desejam do que agradá-Lo, diariamente para amá-Lo mais, adorá-Lo melhor. João, pois, ansiava por ele; “Venha, Senhor Jesus Apocalipse 22:20 . Então Isaías Isaías 26: 8-9: “O desejo de nossa alma é para o Teu Nome e para a lembrança de Ti: com a minha alma te desejo de noite; sim, com meu espírito dentro de mim, eu te procurarei cedo. ” Assim, Inácio: “Que fogo, cruze, tropas de animais selvagens, dissecações, rasgos, espalhamento de ossos, picagem de membros, trituração de todo o corpo, torturas malignas do diabo caiam sobre mim, apenas eu posso ganhar Jesus Cristo. – Eu procuro Aquele que por nós morreu; Anseio por Aquele que por nós se levantou.

“Tens fome e desejo comida? Anseio por Jesus! Ele é o pão e o refresco dos anjos. Ele é maná, “contendo nele toda doçura e prazer agradável”. Você tem sede? Anseio por Jesus! Ele é o poço da “água viva”, refrescante, para que você não tenha mais sede. Você está doente? Vá para Jesus. Ele é o Salvador, o médico, ou melhor, a própria salvação. Você está morrendo? Suspiro por Jesus! Ele é “a ressurreição e a vida”. Você está perplexo? Venha a Jesus! Ele é “o anjo do grande conselho”. Você é ignorante e errante? Pergunte a Jesus; Ele é o caminho, a verdade e a vida.” Você é um pecador? Invoque Jesus! Pois “Ele salvará o seu povo dos pecados”. Para esse fim, Ele veio ao mundo: “Este é todo o Seu fruto, para tirar o pecado”. Você é tentado pelo orgulho, gula, luxúria, preguiça? Invoque Jesus! Ele é humildade, sobriedade, castidade, amor, fervor: “Ele revelou nossas enfermidades e carregou”, ainda assim suporta e carrega “nossas tristezas”.

Procura beleza? Ele é “mais justo que os filhos dos homens”. Procura riqueza? Nele estão “todos os tesouros”, sim Nele “a plenitude da divindade habita”. Você é ambicioso de honras? “Glória e riquezas estão em Sua casa.” “Ele é o rei da glória.” Procura um amigo? Ele tem o maior amor por ti, que por amor a ti desceu do céu, labutou, suportou o suor do sangue, a cruz e a morte; Ele orou por ti pelo nome no jardim, e derramou lágrimas de sangue! Procura a sabedoria? Ele é a Sabedoria eterna e não criada do Pai! Você deseja consolo e alegria? Ele é a doçura das almas, a alegria e o jubileu dos anjos. Você deseja justiça e santidade? Ele é “o Santo dos Santos”; Ele “é a justiça eterna”, justificando e santificando todos os que crêem e esperam nele. Desejas uma vida feliz? Ele é a “vida eterna”, a bem-aventurança dos santos. Por muito tempo para ele, ame-o, suspire por ele! Nele acharás tudo de bom; Dele, todo mal, toda miséria. Diga então com Francisco: ‘Meu Jesus, meu amor e tudo!’ Ó Bom Jesus, rompe a catarata do Teu amor, para que suas correntes, mares, possam fluir sobre nós, sim, inebriados e nos subjugem. ”

E encherei esta casa de glória – A glória então não era para ser algo que veio do homem, mas diretamente de Deus. Foi a expressão recebida da manifestação de Deus sobre Si mesmo no tabernáculo Êxodo 40: 34-35 . no templo de Soloman, 1 Reis 8:11 ; 2 Crônicas 5:14 ; 2 Crônicas 7: 1-12 , e do templo ideal Ezequiel 43: 5 ; Ezequiel 44: 4 . que Ezequiel viu, depois da semelhança da de Salomão, que “a glória do Senhor encheu a casa”. Quando, então, neste segundo templo, Deus usa as mesmas palavras de si mesmo, que Ele “a encherá de glória”, com que outra glória Ele deve preenchê-la além da Sua? Diz-se na história que “a glória do Senhor encheu o templo”; pois ali o homem relata o que Deus fez. Aqui é o próprio Deus quem fala; então Ele não diz: “a glória do Senhor”, mas “encherei a casa de glória”, glória que Ele devia dar, que vinha de Si mesmo. Interpretar essa glória de qualquer coisa material é fazer violência à linguagem, forçar as palavras das Escrituras a um sentido indigno, que elas se recusam a suportar.

O ouro nas paredes, mesmo que o segundo templo tivesse sido adornado, como o primeiro não encheu o templo de Salomão. Por mais riquíssimo que qualquer edifício possa ser coberto de ouro, ninguém poderia dizer que está cheio dele. Um edifício é preenchido com o que contém; uma casa da moeda ou um tesouro pode ser cheia de ouro: o templo de Deus foi “cheio”, nos é dito, com “a glória do Senhor”. Suas criaturas lhe trazem as coisas que podem oferecer; eles trazem Isaías 60: 6 “ouro e incenso”; o Salmo 72:10 “traz presentes” e “oferece presentes”; eles fazem isso, movidos pelo Seu Espírito, como aceitável para Ele. Nunca se disse que Deus desse essas ofertas a Si mesmo.

Comentário de John Wesley

E abalarei todas as nações, e virá o desejo de todas as nações; encherei esta casa de glória, diz o SENHOR dos Exércitos.

Todas as nações – o que foi literalmente cumprido na derrubada da monarquia persa pelos gregos, nas guerras civis e nos problemas subsequentes entre os sucessores de Alexandre, o crescimento do poder romano subjugando seus vizinhos e suas dissensões e guerras caseiras.

O desejo – Cristo, o mais desejável, para todas as nações, e que era desejado por todos que conheciam sua própria miséria, e sua suficiência para salvar aqueles que seriam a luz dos gentios, assim como a glória de seu povo Israel.

Com glória – O primeiro templo teve uma glória em sua estrutura magnífica, ornamentos ricos e sacrifícios dispendiosos; mas essa era uma glória mundana; o que aqui é prometido é uma glória celestial da presença de Cristo nela. Aquele que era o brilho da glória de seu pai, que é a glória da igreja, apareceu neste segundo templo.

Comentário de Adam Clarke

E o desejo de todas as nações virá – O presente texto hebraico é o seguinte: ????? ?? ???? ???? . Este é um lugar difícil, se for entendido por uma pessoa: mas chem ? chemdath , desejo, não pode muito bem concordar com ??? bau , eles virão. É verdade que alguns homens eruditos supõem que ????? chemdoth , coisas desejáveis, pode ter sido a leitura original: mas isso não é suportado por nenhum MS., Nem é encontrado no número singular em nenhum. Geralmente, entende-se as coisas desejáveis ??ou valiosas que as diferentes nações devem trazer ao templo; e é certo que muitos presentes ricos foram trazidos para este templo. Todos estão intrigados com isso. Mas a principal dificuldade está no verbo ???? ubau , eles virão. Se encontrássemos ???? ???? ubaa chemdath no singular, seria lido como em nosso texto: E o desejo de todas as nações virá: mas nenhuma leitura aparece em nenhum MS; nem é razoavelmente reconhecido, exceto pela Vulgata, que diz Et veniet desideratus cunctis gentibus : “E o que é desejado”, ou a Pessoa desejada, “chegará a todas as nações”. Em Ageu 2: 7 ; Deus diz que ele irá abalar ou agitar todas as nações; que essas nações tragam suas coisas desejáveis; que a casa seja cheia da glória de Deus; que a prata e o ouro, que essas nações são representadas como trazendo como presentes, são do Senhor; e que a glória desta última casa excederá a anterior. Bp. Chandler trabalha para justificar a presente tradução; mas ele faz afirmações precipitadas e é abandonado pelo texto hebraico. vau , and thus mean desirable things, will not be denied by those who are acquainted with the genius and construction of the Hebrew language. O ?? ba , por vir, é freqüentemente usado no sentido de trazer, e esse that? chemdath , desejo, pode ser considerado o plural de ????? , tendo o ponto holem em vez do ? vau e, portanto, significando coisas desejáveis, não será. ser negado por aqueles que conhecem o gênio e a construção da língua hebraica. Bp. Chandler pensa que ?? , ele veio, não pode ser usado para coisas, mas apenas para pessoas. Aqui ele está amplamente enganado, pois é usado dias perpetuamente; e da arca, 2 Samuel 6: 9 ; e montarias que vêm contra Jerusalém, Jeremias 32:24 ; e de árvores que vêm adornar o templo, Isaías 60:13 ; e de prata e ouro entrando no templo, Josué 6:19 ; e Jeremias 6:20 , por que incenso vem a mim? Veja Abp. Anotações de Secker. Não vejo como as palavras se aplicam a Jesus Cristo, mesmo que a construção tenha sido menos embaraçada do que é; porque não consigo ver como ele poderia ser chamado de O Desejo de Todas as Nações.

O todo parece ser uma descrição metafórica da Igreja de Cristo, e dele preenchê-lo com todas as excelências do mundo gentio, quando a plenitude dos gentios deve ser trazida.

Comentário de E.W. Bullinger

o desejo. Colocado pela figura do discurso, a metonímia (do adjunto), App-6, para o objeto de desejo, que não pode ser “coisas” , pois o heath é feminino, singular e refere-se àquele que sozinho pode satisfazer o desejo de todas as nações. Compare 1 Samuel 9:20 . 2 Crônicas 21:20 .

virá. O verbo é plural: portanto, alguns o refeririam aos tesouros de “prata e ouro” de Ageu 2: 8 . Mas quando dois substantivos estão juntos (como aqui), o verbo pode concordar em membro com qualquer um dos substantivos. Aqui ele concorda com “nações” em número, mas com o objeto desejado na realidade. A Septuaginta lê “os eleitos de todas as nações”.

glória. Isso se refere ao futuro santuário milenar de Ezequiel (App-88), como segue após o grande abalo deste versículo e Apocalipse 6: 12-17 . Além disso, essa “glória” está ligada à paz final ( Ageu 2: 9 , Isaías 9: 6 ; Isaías 60:18 ). O segundo templo estava conectado com “graça”, não “glória”, e foi seguido por guerras, não paz ( Mateus 10:34 ; Mateus 24: 6-8 ; Lucas 12:51 ).

Comentário de John Wesley

E abalarei todas as nações, e virá o desejo de todas as nações; encherei esta casa de glória, diz o SENHOR dos Exércitos.

Todas as nações – o que foi literalmente cumprido na derrubada da monarquia persa pelos gregos, nas guerras civis e nos problemas subsequentes entre os sucessores de Alexandre, o crescimento do poder romano subjugando seus vizinhos e suas dissensões e guerras caseiras.

O desejo – Cristo, o mais desejável, para todas as nações, e que era desejado por todos que conheciam sua própria miséria, e sua suficiência para salvar aqueles que seriam a luz dos gentios, assim como a glória de seu povo Israel.

Com glória – O primeiro templo teve uma glória em sua estrutura magnífica, ornamentos ricos e sacrifícios dispendiosos; mas essa era uma glória mundana; o que aqui é prometido é uma glória celestial da presença de Cristo nela. Aquele que era o brilho da glória de seu pai, que é a glória da igreja, apareceu neste segundo templo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *