Estudo de Jeremias 23:6 – Comentado e Explicado

Sob seu reinado será salvo Judá, e viverá Israel em segurança. E eis o nome com que será chamado: Javé-nossa-justiça!
Jeremias 23:6

Comentário de Albert Barnes

Este é o nome dele pelo qual ele será chamado – Desde a antiguidade remota a pessoa aqui mencionada foi entendida como “o germe justo”, e isso por si só está de acordo com a gramática e o sentido. No entanto, porque Jeremias Jeremias 33: 15-16 aplica o nome também a Jerusalém, alguns o entendem de Israel.

o Senhor NOSSA JUSTIÇA – O Messias é chamado aqui:

(1) Javé, e

(2) nossa justiça, porque Ele nos justifica por Seus méritos.

Alguns rendem, Aquele por quem o Senhor opera a justiça. A justiça é, nesse caso, a santidade pessoal, que é a obra do Espírito após a justificação.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 23: 6 . Nos seus dias, Judá será salvo Esta profecia é em parte cumprida em todos os verdadeiros crentes – no Israel místico , mas receberá sua máxima realização quando a nação judaica for restaurada; uma bênção predita pela maioria dos profetas antigos, que geralmente uniam Judá e Israel, como compartilhadores iguais na bênção, não sendo mais dois, mas um reino; e o grande Autor desta restauração e paz será chamado O SENHOR NOSSA JUSTIÇA: isto é, ele será o Jeová, ou Deus verdadeiro, em quem habita toda a plenitude da divindade corporalmente e nossa justiça, ou o grande e único meio de nossa justificação diante de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Nos seus dias Judá será salvo – O verdadeiro judeu não é aquele que tem a circuncisão na carne, mas no espírito. O verdadeiro Israel são verdadeiros crentes em Cristo Jesus; e a genuína Jerusalém é a Igreja do primogênito, e libertada, com todos os seus filhos, da escravidão do pecado, Satanás, morte e inferno. Tudo isso existe apenas nos dias do Messias. Tudo o que se passou antes foram os tipos ou significantes dessas gloriosas excelências do Evangelho.

E este é o nome dele pelo qual ele será chamado O Senhor Nossa Justiça – darei o texto em hebraico desta importante passagem: a?t?? ? ?a?ese? a?t?? ??????, ??sede? , “E este é o nome dele que o Senhor o chamará Josedek.” Dahler traduz o texto assim: –

E você não precisa nomear na Appellera:

L’Eternel, Auteur de notre felicite.

“E este é o nome pelo qual ele será chamado;

O Senhor, o autor da nossa felicidade. ”

O Dr. Blayney parece seguir a Septuaginta; ele traduz assim: “E este é o nome pelo qual Jeová o chamará, Nossa Justiça.”

No meu antigo MS. Bíblia, a primeira tradução para o inglês já feita, é assim: –

E este é o nome que ele lhe ensinou: é o Senhor rigidamente.

Coverdale’s, a primeira tradução completa em inglês das Escrituras já impressa (1535), deu-a assim:

E este é o nome que eles devem chamá-lo: até o Lorde é um Criador legítimo.

Matthews (1549) e Becke (1549) seguem Coverdale literalmente; mas nossa tradução atual da cláusula é emprestada de Cardmarden (Rouen, 1566): “Até o Senhor é nossa justiça”.

O Dr. Blayney explica assim sua tradução: – “Literalmente, de acordo com o idioma hebraico: ‘E este é o nome dele pelo qual Jeová chamará, Nossa Justiça;’ uma frase exatamente igual a: ‘E Jeová o chamará’; o que implica que Deus o faria como ele o chamava, isto é, nossa justiça, ou o autor e os meios de nossa salvação e aceitação, de modo que pela mesma metonímia se diz que Cristo ‘foi feito de Deus para nós sabedoria, e justiça e santificação e redenção ‘ 1 Coríntios 1:30 .

“Não duvido que algumas pessoas se ofendam comigo por privá-las, por esta tradução, de um argumento favorito para provar a Divindade de nosso Salvador do Antigo Testamento. Mas não posso evitar; fiz isso sem nenhum desígnio. , mas puramente porque penso, e tenho moralmente certeza, que o texto, tal como está, não admitirá adequadamente nenhuma outra construção.A Septuaginta foi traduzida assim diante de mim, numa época em que não poderia haver viés ou preconceito a favor ou contra a doutrina mencionada anteriormente, uma doutrina que extrai suas provas decisivas apenas do Novo Testamento. ”

Paráfrases de Dahler, –

“Este príncipe terá o sobrenome de seu povo: ‘O Senhor, o autor da nossa felicidade.’ O povo se sentirá feliz sob ele; e expressará sua gratidão a ele “.

Estou satisfeito que a tradução de Cardmarden para baixo e o significado dessas palavras estão incorretos. Eu prefiro a tradução de Blayney a todos os outros; e que ele fala alguma coisa sobre a justiça imputada de Cristo, não pode ser provado por qualquer homem que entenda o texto original. Quanto aos que colocam o sentido de seu credo nas palavras, eles devem se contentar em se destacar da lista de críticos hebreus. Eu acredito que Jesus é Jeová; mas duvido muito que esse texto o chame assim. Nenhuma doutrina de importância vital deve basear-se em uma interpretação tão dúbia e sem suporte do texto. Que toda a nossa justiça, santidade e bondade, assim como toda a nossa salvação, vêm por Ele, Dele e através Dele, é totalmente evidente nas Escrituras; mas essa não é uma das passagens que apóiam essa verdade mais importante. Veja em Jeremias 33 (nota).

Comentário de John Calvin

Segue-se então que Judá será salva nos dias deste rei. Por dias , não devemos entender apenas a vida de Cristo, que ele viveu neste mundo, mas a perpetuidade da qual Isaías fala, quando, maravilhado, pergunta:

“A idade dele quem declarará?” ( Isaías 53: 8 😉

porque ele morreu uma vez, para viver para Deus, conforme o que Paulo diz. ( Romanos 6:10 .) Foi então apenas um breve começo de vida quando Cristo se manifestou no mundo e conversou com os homens; mas a vida dele é para sempre. É então a mesma coisa que o Profeta disse que, quando Cristo viesse e descesse do Pai, a Igreja seria salva.

Se agora for perguntado: “Por quanto tempo ele será salvo?” a resposta é: “Enquanto o próprio rei continuar; e não há fim para o seu reino. ” Segue-se então que a salvação da Igreja será para sempre. Essa é a importação do todo.

Agora, embora o Profeta fale da libertação do povo, ainda não há dúvida de que ele expõe especialmente o que pertence apropriadamente ao reino de Cristo. Ele é colocado sobre nós como um rei, para que ele possa ser nosso Salvador; e sua salvação, embora se estenda a nossos corpos, ainda deve ser vista como pertencendo adequadamente a nossas almas; pois o reino de Cristo é espiritual, e tudo o que está relacionado a ele. Portanto, quando o Profeta diz que salvo seria Judá, é a mesma coisa que ele prometeu que a felicidade da Igreja seria real e sólida sob Cristo.

Ele acrescenta que Israel habitará em confiança; pois em uma vida feliz a primeira coisa é que possuímos mentes tranquilas e quietas; pois a tranquilidade não foi sem razão recomendada pelos antigos. Quando todas as coisas que os homens cobiçam são amontoadas e o que acham necessário para a felicidade, elas ainda não podem ser senão infelizes se suas mentes não estiverem em um estado correto. Não é então sem motivo que se acrescenta tranquilidade, quando se faz menção à salvação. E a própria experiência nos ensina que não temos salvação, a menos que, confiando em Cristo, o Mediador, tenhamos paz com Deus, como Paulo também a menciona como fruto da fé, e mostra que não podemos de outra forma, mas sempre somos miseráveis: temos paz , ele diz, com Deus. ( Romanos 5: 1. ) Portanto, ele também conclui que nossas próprias misérias são uma ajuda para nossa salvação; pois aflições provam paciência, paciência exerce esperança, e a esperança nunca nos deixa envergonhados; e a prova disso é acrescentada, porque Deus realmente mostra que ele está presente conosco.

Vemos, portanto, quão adequadamente o Profeta conecta tranquilidade da mente à felicidade. Além disso, é certo que ainda não desfrutamos de salvação ou paz, como as prometidas aqui; mas vamos aprender pela fé o que é a salvação e também o que é o descanso, mesmo no meio das agitações às quais estamos continuamente expostos; pois nos voltamos para Deus quando lançamos nossa âncora no céu. Desde então, o Profeta diz aqui que Judá seria salvo e que Israel estaria em um estado tranquilo, deixe-nos saber que ele inclui todo o reino de Cristo desde o início até o fim, e que, portanto, não é de admirar que ele fala dessa perfeita felicidade, cujos primeiros frutos agora só aparecem.

Ele então acrescenta: E este é o nome pelo qual eles o chamarão: Jeová, nossa Justiça. Com essas palavras, o Profeta mostra mais claramente que ele não fala geralmente da posteridade de Davi, por mais excelentes que tenham sido, mas do Mediador, que tinha foi prometido e de quem dependia a salvação do povo; pois ele diz que esse seria o nome dele, Jeová , nossa justiça (81)

Aqueles judeus, que parecem mais modestos que outros, e não ousam, por uma pertinência obstinada, corromper essa passagem, ainda iludem a aplicação desse título a Cristo, embora seja conveniente para ele; pois eles dizem que o nome é dado a ele, porque ele é o ministro da justiça de Deus, como se fosse dito, que sempre que esse rei aparecesse, todos reconheceriam a justiça de Deus como brilhando nele. E acrescentam outras passagens semelhantes, como quando Moisés chama o altar de “Jeová, minha bandeira” ou minha proteção. ( Êxodo 17:15 .) Mas não há semelhança entre o altar e Cristo. Para o mesmo propósito, eles se referem a outra passagem, onde é dito:

“E este é o nome pelo qual eles chamarão Jerusalém,
Jeová, nossa paz. ” ( Ezequiel 48:35 )

Agora Moisés não quis dizer nada além de que o altar era um monumento da proteção de Deus; e Ezequiel apenas ensina que a Igreja seria como um espelho no qual a misericórdia de Deus seria vista, como brilharia então, por assim dizer, visivelmente. Mas isso não pode, pela mesma razão, ser aplicado a Cristo; ele é apresentado aqui como um Redentor, e um nome é dado a ele, – que nome? o nome de deus. Mas os judeus objetam e dizem que ele era o ministro de Deus, e que isso poderia, de certo modo, ser aplicado a ele, embora ele não fosse mais que um homem.

Mas todos os que, sem conflitos e preconceitos, julgam as coisas, podem facilmente ver que esse nome é aplicado adequadamente a Cristo, como ele é Deus; e o filho de Davi pertence a ele como ele é homem. O Filho de Davi e Jeová é o mesmo Redentor. Por que ele é chamado filho de Davi? mesmo porque era necessário que ele nascesse daquela família. Por que então ele se chama Jeová? concluímos, portanto, que nele há algo mais excelente do que o que é humano; e ele é chamado Jeová, porque é o Filho unigênito de Deus, de uma e mesma essência, glória, eternidade e divindade com o Pai.

Portanto, parece evidente para todos que julgam imparcial e atenciosamente que Cristo é apresentado aqui em seu caráter duplo, de modo que o Profeta traz diante de nós tanto a glória de sua divindade quanto a realidade de sua humanidade. E sabemos como era necessário que Cristo aparecesse como Deus e homem; pois a salvação não pode ser esperada de nenhuma outra maneira senão de Deus; e Cristo deve conferir salvação a nós, e não apenas ser seu ministro. E então, como ele é Deus, ele nos justifica, nos regenera, nos ilumina na esperança da vida eterna; vencer o pecado e a morte é sem dúvida o que só pode ser efetuado pelo poder divino. Portanto, Cristo, exceto que ele era Deus, não poderia ter realizado o que tínhamos que esperar dele. Também era necessário que ele se tornasse homem, para nos unir a si mesmo; pois não temos acesso a Deus, a menos que nos tornemos amigos de Cristo; e como podemos ser feitos, exceto por uma união fraterna? Não foi então sem a razão mais forte que o Profeta aqui coloca Cristo diante de nós como um homem verdadeiro e o Filho de Davi, e também como Deus ou Jeová, pois ele é o Filho de Deus unigênito, e sempre o mesmo em sabedoria e glória com o Pai, como João testifica em Jeremias 17: 5 .

Agora, então, percebemos o significado simples e real dessa passagem, mesmo que Deus restauraria sua Igreja, porque o que ele havia prometido a respeito de um Redentor permaneceu firme e inviolável. Depois, acrescenta o que seria esse Redentor e o que era esperado dele; ele declara que ele seria o verdadeiro Deus e, ainda assim, o Filho de Davi; e ele também nos manda esperar justiça dele, e tudo o que é necessário para uma felicidade plena e perfeita.

Mas, dizendo: Deus, nossa justiça, o Profeta mostra ainda mais plenamente que a justiça não está em Cristo como se fosse apenas sua, mas que a temos em comum com ele, pois ele não tem nada separado de nós. Deus, de fato, deve ser sempre considerado justo, embora a iniquidade tenha prevalecido em todo o mundo; e os homens, todos eles iníquos, nada podiam fazer para impugnar ou prejudicar a justiça de Deus. Mas, no entanto, Deus não é nossa justiça como ele é justo em si mesmo, ou como tendo sua própria justiça peculiar; e como ele é nosso juiz, sua própria justiça é adversa para nós. Mas a justiça de Cristo é de outro tipo: é nossa, porque Cristo não é justo para si mesmo, mas possui uma justiça que ele nos comunica. Vemos, portanto, que o verdadeiro caráter de Cristo é aqui apresentado, não que ele venha a manifestar a justiça divina, mas a trazer justiça, que seria útil para a salvação dos homens, pois se considerarmos Deus em si mesmo, como eu disse , ele é realmente justo, mas não é a nossa justiça. Se, então, desejamos ter Deus como nossa justiça, devemos buscar a Cristo; pois isso não pode ser encontrado, exceto nele. A justiça de Deus foi estabelecida para nós em Cristo; e todos os que se afastam dele, embora possam seguir muitos caminhos tortuosos, ainda não conseguem encontrar a justiça de Deus. Por isso, Paulo diz que nos foi dado ou feito justiça a nós – para que fim? para que sejamos feitos justiça de Deus nele. ( 1 Coríntios 1:30 .) Visto que, então, Cristo foi feito nossa justiça, e somos contados nele a justiça de Deus, aprendemos, portanto, como foi dito que ele seria Jeová, não apenas que o poder de sua divindade pode nos defender, mas também para que possamos nos tornar justos nele, pois ele não é apenas justo para si mesmo, mas é a nossa justiça. (82)

Comentário de E.W. Bullinger

Israel habitará em segurança. . Repeated in Jeremiah 32:37 ; Jeremiah 33:16 ). Referência ao Pentateuco ( Levítico 25:18 , Levítico 25:19 ; Levítico 25:26 , Levítico 25: 5. Deuteronômio 33:12 , Deuteronômio 33:28 . Repetido em Jeremias 32:37 ; Jeremias 33:16 ). App-92.

O SENHOR NOSSA JUSTIÇA. Hebraico. Jeová Zidkenu. Veja App-4. Para o motivo do tipo grande na Versão Autorizada, consulte App-48.

NOSSO. Porque o presente de Deus.

Comentário de John Wesley

Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará em segurança; e este é o seu nome pelo qual será chamado: O SENHOR NOSSA JUSTIÇA.

Judá – Durante o reinado e o reino do Messias, o povo de Deus tipificado por Judá e Israel será salvo com uma salvação espiritual, e Deus será uma proteção especial para eles.

E este – O nome com o qual este ramo será chamado, será: O Senhor, nossa justiça. Este lugar é uma prova eminente da divindade de Cristo, ele é aqui chamado Jeová, e o que é apropriado somente a Deus, ou seja, justificar, é aplicado a Cristo. Aquele que não conheceu pecado, foi feito pecado (isto é, um sacrifício pelo pecado) por nós, para que sejamos feitos, a justiça de Deus nele.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *