Estudo de Mateus 13:52 – Comentado e Explicado

Por isso, todo escriba instruído nas coisas do Reino dos céus é comparado a um pai de família que tira de seu tesouro coisas novas e velhas.
Mateus 13:52

Comentário de E.W. Bullinger

instruído = discipulado ou iniciado como discípulo.

até. Todos os textos omitem eis (App-104.), L lê pt , lendo “no reino” , para “até o reino”.

um chefe de família = um homem um chefe de família. Figura do discurso Pleonasm (App-6), para enfatizar. Veja Mateus 13:27 .

novo = novo (no personagem). Grego. kainos ; não neos, que = novo (a tempo). Veja notas em Mateus 9:17 ; Mateus 26:28 , Mateus 26:29 .

Comentário de Adam Clarke

Todo escriba – ministro de Cristo: quem é instruído – ensinado por Deus; no reino dos céus – nos mistérios do Evangelho de Cristo: fora de seu tesouro – seu celeiro ou armazém; coisas novas e antigas – uma frase judaica para muita coisa. Um pequeno grau de conhecimento não é suficiente para um pregador do Evangelho. Os escritos sagrados devem ser seu tesouro, e ele deve entendê-los adequadamente. Seu conhecimento não consiste em receber uma grande variedade de aprendizado humano (embora disso ele deva adquirir o máximo que puder); mas seu conhecimento consiste em ser bem instruído nas coisas concernentes ao reino dos céus e na arte de conduzir homens para lá. Novamente, não é suficiente para um homem ter essas vantagens de posse: ele deve trazê-las adiante e distribuí-las no exterior. Um bom pastor não guarda, como um avarento, essas coisas para agradar sua fantasia; nem, como um comerciante, trafique com eles, para se enriquecer; mas, como um pai ou chefe de família generoso, distribua-os com um liberal por mão judiciosa, para o conforto e apoio de toda a família celestial.

Um pregador cuja mente está bem guardada com as verdades divinas, e que possui um bom julgamento, adequará seus discursos às circunstâncias e estados de seus ouvintes. Quem prega o mesmo sermão a toda congregação, dá a prova mais completa de que, por mais que possa falar, ele não é um escriba que é instruído no reino dos céus. Alguns pensaram que coisas antigas e novas aqui, que implicam a produção do passado e a produção do presente ano, também podem se referir aos antigos e aos novos convênios – um conhecimento adequado das Escrituras do Antigo Testamento e das doutrinas de Cristo conforme contido no Novo. Ninguém pode entender adequadamente o Antigo Testamento, a não ser por meio do Novo, nem o Novo pode ser aplicado com tanta força ou sucesso à consciência de um pecador, como por meio do Antigo. A lei ainda é um mestre de escola para levar os homens a Cristo – pelo conhecimento do pecado e, sem ele, não pode haver convicção – onde termina, o Evangelho começa, pois somente o Evangelho é a salvação do pecado. Veja todo o comentário sobre o Pentateuco.

Comentário de John Wesley

Então ele lhes disse: Portanto, todo escriba que é instruído para o reino dos céus é semelhante a um homem que é chefe de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas.

Todo escriba instruído para o reino dos céus – Ou seja, todo pregador devidamente preparado do Evangelho tem um tesouro de conhecimento Divino, do qual ele é capaz de dar todo tipo de instruções. A palavra tesouro significa qualquer coleção de coisas e os locais onde essas coleções são mantidas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *