Estudo de 1 Coríntios 15:45 – Comentado e Explicado

Como está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente {Gn 2,7}; o segundo Adão é espírito vivificante.
1 Coríntios 15:45

Comentário de Albert Barnes


E assim está escrito: – Gênesis 2: 7 . É apenas a primeira parte do versículo que é citada.

O primeiro homem que Adão foi feito alma vivente – isso é citado exatamente na tradução da Septuaginta, exceto que o apóstolo adicionou as palavras “primeiro” e “Adão”. Isso é feito para designar quem ele quis dizer. . And this is precisely the idea which Paul uses here, that the first man was made an animated being by having breathed into him the breath of life Genesis 2:7 , and that it is the image of this animated or vital being which we bear, 1 Corinthians 15:48 . Neither Moses nor Paul deny that i O significado da frase “foi feita uma alma vivente” ( em hebraico, nephesh chayaahis, em hebraico, nephesh chayaahis, tornou-se um ser vivo e animado; um ser dotado de vida. O uso da palavra “alma” “Em nossa tradução, pois ???? psucheand ???? nefesh não transmite a idéia. Aplicamos a palavra” alma “, geralmente, à parte inteligente e imortal do homem; aquilo que raciocina, pensa, lembra, é consciente, é responsável, As palavras gregas e hebraicas, no entanto, denotam mais apropriadamente o que está vivo, o que é animado, o que respira, que é de natureza animal, veja a nota em 1 Coríntios 15:44, e é exatamente essa a idéia que Paulo usa aqui, que o primeiro homem foi feito um ser animado por soprar nele o sopro da vida Gênesis 2: 7 , e que é a imagem desse ser animado ou vital que levamos, 1 Coríntios 15:48 . Paulo nega que eu Além disso, o homem era dotado de uma alma racional, uma natureza imortal; mas essa não é a idéia que eles apresentam na passagem de Gênesis citada por Paulo.

O último Adão – O segundo Adão, ou o “segundo homem”, 1 Coríntios 15:47 . Que Cristo aqui se destina é aparente, e geralmente foi admitido por comentaristas. Aqui, Cristo parece ser chamado de Adão porque ele se opõe ao primeiro Adão; ou porque, como derivamos nossa natureza animal e moribunda de uma, também derivamos nossos corpos imortais e imortais da outra. Daquele derivamos um animal ou existência vital; do outro, derivamos nossa existência imortal e ressurreição da sepultura. A pessoa está na cabeça de todos aqueles que têm uma existência representada pelas palavras “alma viva”; o outro de todos aqueles que terão um corpo espiritual no céu. Ele é chamado “o último Adão”; significando que não haverá outro depois daquele que afetará o destino do homem da mesma maneira, ou que permanecerá à frente da raça de maneira semelhante ao que havia sido feito por ele e o primeiro pai da família humana . Eles sustentam relações especiais com a raça; e, a esse respeito, eles foram “o primeiro” e “o último” na economia especial. O nome “Adão” não é dado em outro lugar ao Messias, embora uma comparação seja várias vezes instituída entre ele e Adão. (Veja a Nota Complementar em 1 Coríntios 15:22 ; também Romanos 5:12 , nota.)

Um espírito vivificante – ( e?? p?e?µa ???p????? eis pneuma zoopoiounUm espírito vivificante; um espírito que dá ou transmite vida. Não é um ser com meras funções vitais ou natureza animada, mas um ser que tem o poder de transmitir vida. Isso não é uma citação. de qualquer parte das Escrituras, mas parece ser usado por Paulo como afirmando o que era verdadeiro por sua própria autoridade apostólica ou como transmitindo a substância do que foi revelado a respeito do Messias no Antigo Testamento. o próprio Salvador ensinou que ele era a fonte da vida; que ele tinha o poder de transmitir vida e que deu vida a todos a quem quisesse: veja a nota em João 1: 4 ; nota em João 5:26 : Pois, como o Pai tem vida em si mesmo, assim ele deu ao Filho para ter vida em si mesmo. ” 1 Coríntios 15:21 ,“ porque como o Pai ressuscita os mortos e os vivifica, assim também o Filho vivifica quem ele vai.”

A palavra “espírito”, aqui aplicada a Cristo, é contrária a “um ser vivo”, aplicada a Adão, e parece ser usada no sentido de espírito de vida, como ressuscitar os corpos de seu povo dentre os mortos, e dando vida a eles. Ele foi constituído não apenas como tendo vida, mas como dotado do poder de transmitir vida; como dotado dessa energia espiritual ou vital que era necessária para transmitir vida. Toda vida é a criação ou produção de “espírito” ( Pne?e?µa Pneuma); conforme aplicado a Deus, o Pai, ou o Filho, ou o Espírito Santo. O espírito é a fonte de toda vitalidade. Deus é um espírito, e Deus é a fonte de toda a vida. E a idéia aqui é que Cristo tinha uma existência espiritual, tanto poder como espírito; que ele era a fonte de toda a vida para seu povo. A palavra “espírito” é aplicada à sua natureza espiritual exaltada, em distinção à sua natureza humana, em Romanos 1: 4 ; 1 Timóteo 3:16 ; 1 Pedro 3:18 . O apóstolo aqui não afirma que ele não tinha uma natureza humana ou uma existência vital como homem; mas que sua principal característica, em contraste com Adão, era que ele era dotado de uma natureza espiritual elevada, capaz de transmitir existência vital aos mortos.

Comentário de E.W. Bullinger

E assim, & c . = Então também foi escrito. Temos as provas da natureza e analogia da variedade e recursos da obra Divina, e o testemunho da Palavra além.

foi feito . Literalmente se tornou. Grego. egeneto eis. A expressão exata usada em Gênesis 2: 7 (Septuaginta)

alma . Grego. psuche. App-110.

um espírito vivificante = em ( eis ) um espírito vivificante. Ver João 5:21 .

espírito . App-101.

Comentário de John Calvin

45. Como está escrito: O primeiro Adão foi feito, para que não parecesse um novo artifício quanto ao corpo do animal (113), ele cita as Escrituras, que declaram que Adão se tornou uma alma vivente ( Gênesis 2: 7 ) – ou seja, que seu corpo foi vivificado pela alma, de modo que ele se tornou um homem vivo. É perguntado, qual é o significado da palavra alma aqui? É sabido que a palavra hebraica ??? (nephesh), da qual Moisés faz uso, é usada em vários sentidos; mas nesta passagem, entende-se movimento vital ou a própria essência da própria vida. O segundo deles eu prefiro. Observo que a mesma coisa é afirmada quanto aos animais – que eles foram feitos uma alma vivente ( Gênesis 1:20 😉 mas como a alma de todo animal deve ser julgada de acordo com sua espécie, não há nada que impeça que um a alma, isto é, o movimento vital, pode ser comum a todos; e, no entanto, ao mesmo tempo, a alma do homem pode ter algo peculiar e distintivo, a saber, essência imortal , como luz da inteligência e da razão.

O último Adam. Esta expressão não encontramos em nenhum lugar escrito. (114) Portanto, a frase, está escrita, deve ser entendida como se referindo exclusivamente à primeira cláusula; mas depois de apresentar esse testemunho das Escrituras, o apóstolo começa agora em sua própria pessoa a estabelecer um contraste entre Cristo e Adão. “Moisés relata que Adão foi provido de uma alma viva; Cristo, por outro lado, é dotado de um Espírito vivificante. Agora, é muito maior ser vida, ou a fonte da vida, do que simplesmente viver. (115) Deve-se observar, no entanto, que Cristo também, como nós, se tornou uma alma vivente; mas, além da alma, o Espírito do Senhor também foi derramado sobre ele, para que por seu poder ele pudesse ressuscitar dentre os mortos e ressuscitar outros. Isto, portanto, deve ser observado, para que ninguém possa imagine (como Apollinaris (116) fez antes)) que o Espírito estava em Cristo no lugar de uma alma. E independentemente disso, a interpretação desta passagem pode ser tomada no oitavo capítulo dos romanos, onde o apóstolo declara que o corpo, de fato, está morto, por causa do pecado, e carregamos em nós os elementos da morte; mas que o Espírito de Cristo, que o ressuscitou dentre os mortos, também habita em nós, e que ele é vida, para nos ressuscitar também um dia dentre os mortos. ( Romanos 8:10 .) A partir disso, você vê que temos almas vivas, na medida em que somos homens, mas que temos o Espírito vivificante de Cristo derramado sobre nós pela graça da regeneração. Em resumo, o significado de Paulo é que a condição que obtemos por meio de Cristo é muito superior à do primeiro homem, porque uma alma vivente foi conferida a Adão em seu próprio nome e no de sua posteridade, mas Cristo adquiriu para nós o Espírito, que é vida.

Agora, quanto ao chamado de Cristo o último Adão, a razão é esta: que, como a raça humana foi criada no primeiro homem, ela é renovada em Cristo. Devo expressá-lo novamente e de maneira mais distinta: todos os homens foram criados no primeiro homem, porque, tudo o que Deus planejou dar a todos, ele conferiu a esse homem, para que a condição da humanidade fosse estabelecida em sua pessoa. Ele, por sua queda, arruinou a si mesmo e àqueles que eram dele, porque atraiu todos eles, junto com ele, para a mesma ruína: Cristo veio restaurar nossa natureza da ruína e elevá-la a uma condição melhor do que nunca. Eles (118) são então, por assim dizer, duas fontes ou duas raízes da raça humana. Portanto, não é sem uma boa razão que um é chamado o primeiro homem e o outro o último. Isso, no entanto, não dá apoio aos loucos, que fazem de Cristo um de nós mesmos, como se houvesse e sempre houvesse apenas dois homens, e que essa multidão que contemplamos fosse um mero fantasma! Uma comparação semelhante ocorre em Romanos 5:12

Comentário de Adam Clarke

O primeiro homem que Adão foi feito uma alma viva – Essas formas de expressão também são comuns entre os judeus: portanto, encontramos ?????? ??? Adam harishon , “Adão, o primeiro;” e ???? ??? Adam kadmai , “Adão, o último”. Eles afirmam que existem dois Adams: 1. O místico Adão celestial; e 2. O místico Adão terrestre. Veja Sohar Exod., Fol. 29; e os vários exemplos em Schoettgen. O apóstolo diz que está escrito: O primeiro homem que Adão foi feito alma vivente: isso é encontrado em Gênesis 2: 7 , nas palavras ???? ???? nishmath chaiyim , o sopro das vidas; que o apóstolo traduz ????? ??sa? , uma alma vivente.

O último Adão – um espírito vivificante – também é dito que está escrito; mas onde, diz o Dr. Lightfoot, isso está escrito em todo o livro sagrado? Schoettgen responde: No mesmo versículo, e nestas palavras: ??? ???? ???? ???? vayehi haAdam lenephesh chaiyah , e Adam se tornou uma alma viva; que o apóstolo traduz p?e?µa ???p????? , um espírito vivificante ou vivificante. Entre os judeus cabalísticos, nephesh é considerado como implicando maior dignidade que ???? nishma . O primeiro pode ser considerado como apontando o racional, o segundo a alma sensível. Todas essas referências a opiniões judaicas e formas de expressão que o apóstolo usa para convencê-los de que a coisa era possível; e que a ressurreição do corpo era geralmente creditada por todos os seus homens sábios e instruídos. Os judeus, como observa o Dr. Lightfoot, falam frequentemente do Espírito do Messias; e eles permitem que foi esse Espírito que se moveu sobre a face das águas, Gênesis 1: 2 . E eles afirmam que o Messias vivificará aqueles que habitam no pó.

; : ?? a?t?? ??? ?? , In Him was Life.” “Não deve ser ignorado”, diz o mesmo autor, “que Adão, recebendo de Deus a promessa de Cristo – a semente da mulher ferirá a cabeça da serpente e, acreditando nela, nomeou sua esposa ??? Chauvah , isto é, a vida; portanto, a Septuaginta, e Adão chamou o nome de sua esposa, Vida. O que ela é chamada Vida que trouxe a morte ao mundo? Mas Adão percebeu t?? tst???? t?? ta? ta? ta? t?? ???a???? a?t?? And?? . o último Adão exibiu a ele na promessa: ser um espírito vivificante ou vivificante; e havia trazido uma vida melhor da alma; e, finalmente, deveria trazer uma vida melhor do corpo. é esse ditado, João 1: 4 ;: a? a?t? ??? ?? , Nele estava a vida. “ Alguns afirmam que o primeiro Adão e o último Adão significam a mesma pessoa em dois estados diferentes: o primeiro homem com o corpo de sua criação; a mesma pessoa com o corpo de sua ressurreição. Veja em 1 Coríntios 15:49 ; (Nota).

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 15:45 . O primeiro homem que Adão foi feito uma alma viva; Um animal com vida, ???? , – anima, de onde animal nos versos anteriores. Veja 1 Tessalonicenses 5:23 e a nota sobre Gênesis 2: 7 . A última cláusula não é uma citação das Escrituras, como alguns pensam, mas o que o apóstolo acrescenta na ocasião da citação de Gênesis; como se ele tivesse dito: “Cristo é o último Adão, como um tipo ilustre do primeiro ( Romanos 5:14 .); e ele tem em si um Espírito, com o qual vivifica quem quer, e em que grau ele deseja. , Mesmo todos os seus santos fiéis. ” Ver João 1: 4 ; João 5:26 e os versículos 21 e 26 deste capítulo.

Comentário de Scofield

foi feito

Omitir palavras em itálico “foi criado”.

Comentário de John Wesley

E assim está escrito: O primeiro homem que Adão foi feito alma vivente; o último Adão foi feito um espírito vivificante.

O primeiro Adão foi feito uma alma vivente – Deus deu a ele a vida que os outros animais desfrutam: mas o último Adão, Cristo, é um espírito vivificador – Como ele tem vida em si mesmo, assim ele vivifica quem quer; dando uma vida mais refinada a seus próprios corpos na ressurreição. Gênesis 2: 7

Referências Cruzadas

Gênesis 2:7 – Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente.

João 1:4 – Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens.

João 4:10 – Jesus lhe respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva”.

João 4:14 – mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”.

João 5:21 – Pois, da mesma forma que o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, o Filho também dá vida a quem ele quer dá-la.

João 5:25 – Eu lhes afirmo que está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que a ouvirem, viverão.

João 6:33 – Pois o pão de Deus é aquele que desceu do céu e dá vida ao mundo”.

João 6:39 – E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas os ressuscite no último dia.

João 6:54 – Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.

João 6:57 – Da mesma forma como o Pai que vive me enviou e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que se alimenta de mim viverá por minha causa.

João 6:63 – O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida.

João 6:68 – Simão Pedro lhe respondeu: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna.

João 10:10 – O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.

João 10:28 – Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.

João 11:25 – Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;

João 14:6 – Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

João 14:19 – Dentro de pouco tempo o mundo já não me verá mais; vocês, porém, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão.

João 17:2 – Pois lhe deste autoridade sobre toda a humanidade, para que conceda a vida eterna a todos os que lhe deste.

Atos dos Apóstolos 3:15 – Vocês mataram o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos. E nós somos testemunhas disso.

Romanos 5:12 – Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram;

Romanos 5:17 – Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo.

Romanos 5:21 – a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.

Romanos 8:2 – porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.

Romanos 8:10 – Mas se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça.

1 Coríntios 15:47 – O primeiro homem era do pó da terra; o segundo homem, do céu.

Filipenses 3:21 – Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, para serem semelhantes ao seu corpo glorioso.

Colossenses 3:4 – Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória.

1 João 1:1 – O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam — isto proclamamos a respeito da Palavra da vida.

1 João 5:11 – E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho.

Apocalipse 16:3 – O segundo anjo derramou a sua taça no mar, e este se transformou em sangue como de um morto, e morreu toda criatura que vivia no mar.

Apocalipse 21:6 – Disse-me ainda: “Está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tiver sede, darei de beber gratuitamente da fonte da água da vida.

Apocalipse 22:1 – Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro,

Apocalipse 22:17 – O Espírito e a noiva dizem: “Vem! ” E todo aquele que ouvir diga: “Vem! ” Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *