Estudo de 1 Coríntios 15:47 – Comentado e Explicado

O primeiro homem, tirado da terra, é terreno; o segundo veio do céu.
1 Coríntios 15:47

Comentário de Albert Barnes


O primeiro homem – Adam.

É da terra – Foi feito do pó; ver Gênesis 2: 7 .

Terroso – Participar da terra; ele era uma massa de argila animada e poderia ser apropriadamente chamado de “poeira”; Gênesis 3:19 . Of course, he must partake of a nature that was low, mean, mortal, and corruptible.

The second man – Christ; see the note on 1 Corinthians 15:45 . He is called the second man, as being the second who sustained a relation to people that was materially to affect their conduct and destiny; the second and the last 1 Corinthians 15:45 , who should sustain a special headship to the race.

The Lord from heaven – Called in 1 Corinthians 2:8 , the “Lord of glory;” see note on that place. This expression refers to the fact that the Lord Jesus had a heavenly origin, in contradistinction from Adam, who was formed from the earth. The Latin Vulgate renders this, “the second man from heaven is heavenly;” and this idea seems to accord with the meaning in the former member of the verse. The sense is, evidently, that as the first man had an earthly origin, and was, therefore, earthy, so the second man being from heaven, as his proper home, would have a body adapted to that abode; unlike that which was earthy, and which would be suited to his exalted nature, and to the world where he would dwell. And while, therefore, the phrase “from heaven” refers to his heavenly origin, the essential idea is, that he would have a body that was adapted to such an origin and such a world – a body unlike that which was earthy. That is, Christ had a glorified body to which the bodies of the saints must yet be made like.

Comentário de E.W. Bullinger

terra . App-129.

terreno . Grego. choikos. Somente aqui e em versículos: 1 Coríntios 15: 48-49 . O substantivo chous, poeira, é encontrado na Septuaginta Gênesis 2: 7 . Salmos 22:15 ; Salmos 104: 29 . Eclesiastes 3:20 .

o senhor . Todos os textos omitem.

de . App-104. O mesmo que “de” , linha anterior.

céu . Singular. Veja Mateus 6:10 .

Comentário de John Calvin

47. O primeiro Adão foi da terra. A vida animal vem primeiro, porque o homem terreno é o primeiro. (119) A vida espiritual virá depois, como Cristo, o homem celestial, veio após Adão. Agora, os maniqueus perverteram essa passagem, com o objetivo de provar que Cristo trouxe um corpo do céu para o ventre da Virgem. Eles imaginaram erroneamente, no entanto, que Paulo fala aqui da substância do corpo, enquanto ele discursa mais sobre sua condição ou qualidade. Por isso, embora o primeiro homem tivesse uma alma imortal, e que também não fora tirada da terra, ainda assim, ele saboreava a terra, da qual seu corpo havia nascido e na qual havia sido designado para viver. Cristo, por outro lado, nos trouxe do céu um Espírito vivificante, para que ele pudesse nos regenerar para uma vida melhor, e elevada acima da terra. (120) Em suma, temos de Adão – que vivemos neste mundo, como ramos da raiz: Cristo, por outro lado, é o começo e o autor da vida celestial.

Mas alguém dirá em resposta que se diz que Adão é da terra – Cristo do céu; a natureza da comparação (121) exige muito, que Cristo tenha seu corpo do céu, como o corpo de Adão foi formado da terra; ou, pelo menos, que a origem da alma do homem fosse da terra, mas que a alma de Cristo havia saído do céu. Eu respondo que Paulo não havia contrastado os dois departamentos do assunto com tanto refinamento e minúcia (pois isso não era necessário;) mas, ao tratar da natureza de Cristo e Adão, ele fez uma alusão passageira à criação de Adão, que ele havia sido formado da terra e, ao mesmo tempo, com o objetivo de elogiar a excelência de Cristo, ele afirma que ele é o Filho de Deus, que desceu do céu a nós e traz consigo, portanto, natureza e influência celestiais. Este é o significado simples, enquanto o refinamento dos Manique é uma mera calúnia.

No entanto, devemos responder ainda a outra objeção. Para Cristo, enquanto ele viveu no mundo, viveu uma vida semelhante à nossa e, portanto, terrena: portanto, não há um contraste adequado. A solução desta questão servirá mais para refutar a invenção (122) dos manicures. Pois sabemos que o corpo de Cristo estava sujeito à morte e que estava isento de corrupção, não por sua propriedade essencial (como eles falam) (123), mas unicamente pela providência de Deus. Portanto, Cristo não era meramente terreno como a essência de seu corpo, mas também estava por um tempo em uma condição terrena; pois antes que o poder de Cristo se mostrasse ao conferir a vida celestial, era necessário que ele morresse na fraqueza da carne ( 2 Coríntios 13: 4 ). Agora essa vida celestial apareceu primeiro na ressurreição, para que ele nos vivificasse. Além disso.

Comentário de Adam Clarke

O primeiro homem é da terra – isto é: o corpo de Adão foi feito do pó da terra; e, portanto, o apóstolo diz que ele era ?????? , do pó; porque o corpo foi feito ????? ?? ??? aphar min haadamah , pó da terra; Gênesis 2: 7 .

O segundo homem é – do céu – Celestial, como muitos MSS bons. e versões lidas. O corpo da ressurreição deve ser de natureza celestial e não sujeito a decadência ou morte. O que é formado da terra deve viver segundo uma maneira terrena; deve ser nutrido e sustentado pela terra: o que é do céu é de natureza espiritual; e não terá mais nenhuma conexão com, nem dependência sobre a terra. Concebo essas duas cláusulas relacionadas ao homem; e apontar a diferença entre o corpo animal e o corpo espiritual, ou entre os corpos que temos agora e os corpos que teremos na ressurreição. Mas pode ser esse o significado da cláusula, o segundo homem é o Senhor do céu? Na citação, omiti ? ?????? , o Senhor, sobre as seguintes autoridades: Manuscritos – BCD * EFG e mais dois. Versões – copta, etíope, armênia na margem, Vulgata e Itala. Pais-Orígenes, que cita uma vez e a omite uma vez; Atanásio, Basílio, os dois Gregórios, Nyssen e Nazianzen; Isidoro, Cirilo, Tertuliano, Cipriano, Hilário, Zenão, Ambrósio, Agostinho, Jerônimo, Ambrosiaster, Philaster, Leão, Paciano, Primasius, Sedulius, Bede e outros. Veja essas autoridades em geral em Wetstein. Alguns dos mais eminentes críticos modernos deixam de fora a palavra, e Tertuliano diz que foi introduzido pelo herege Marcion. Eu acho que a palavra não é legítima neste lugar. O verso é lido pelos MSS., Versões e pais mencionados, assim: O primeiro homem é da terra, terreno; o segundo homem é do céu, celestial; ?????? sendo omitido e ???a???? adicionado. O primeiro homem e o segundo homem deste versículo são os mesmos que o primeiro Adão e o segundo Adão de 1 Coríntios 15:45 , e não está claro que Cristo seja entendido em qualquer lugar. Alguns supõem que há aqui uma referência ao que Eva disse quando ela trouxe Caim: Eu obtive um homem do Senhor, ???? ?? ??? ????? kanithi ish Yehová , eu possuí ou obtive um homem, o Senhor; isto é, como explica o Dr. Lightfoot, que o próprio Senhor deve se tornar homem: e ele pensa que Eva tinha respeito à promessa de Cristo quando ela nomeou seu filho; como Adam fez quando nomeou sua esposa. Se Eva teve isso em vista, podemos apenas dizer que ela estava tristemente enganada: na verdade, a conjectura é muito refinada.

Os termos primeiro homem da terra e segundo homem do céu são frequentes entre os judeus: ????? ??? o superior Adão; e ???? ??? Adão, o inferior; isto é, o Adão terrestre e o celeste: Adão antes da ressurreição, e Adão depois dela.

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 15:47 . O primeiro homem é da terra, “O primeiro homem era da terra, e tão terreno: ele foi criado do pó da terra, e seu corpo era apenas uma massa de argila animada; em referência à qual era disse: ‘Poeira és’. O segundo homem de quem falamos é o Senhor do céu: e qualquer que seja a terra que existisse na composição do corpo que ele usava, ele agora é completamente purificado e refinado na forma mais gloriosa “.

Comentário de John Wesley

O primeiro homem é da terra, terreno; o segundo homem é o Senhor do céu.

O primeiro homem era da terra, terreno; o segundo homem é o Senhor do céu. O primeiro homem, sendo da terra, está sujeito a corrupção e dissolução, como a terra da qual ele veio.

O segundo homem – São Paulo não poderia muito bem dizer: “É do céu, celestial:” porque, embora o homem deva à terra que ele é terreno, ainda assim o Senhor não deve sua glória ao céu. Ele mesmo fez os céus e, descendo dali, mostrou-se a nós como o Senhor. Cristo não era o segundo homem em ordem do tempo; mas a esse respeito, que, como Adão era uma pessoa pública, que agia no lugar de toda a humanidade, o mesmo aconteceu com Cristo. Como Adão foi o primeiro representante geral dos homens, Cristo foi o segundo e o último. E o que eles fizeram várias vezes não terminou em si mesmos, mas afetou todos os que representavam.

Referências Cruzadas

Gênesis 2:7 – Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente.

Gênesis 3:19 – Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó e ao pó voltará”.

Isaías 9:6 – Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

Jeremias 23:6 – Em seus dias Judá será salva, Israel viverá em segurança, e este é o nome pelo qual será chamado: O Senhor é a Nossa Justiça.

Mateus 1:23 – “A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel” que significa “Deus conosco”.

Lucas 1:16 – Fará retornar muitos dentre o povo de Israel ao Senhor, o seu Deus.

Lucas 2:11 – Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor.

João 3:12 – Eu lhes falei de coisas terrenas e vocês não creram; como crerão se lhes falar de coisas celestiais?

João 3:13 – Ninguém jamais subiu ao céu, a não ser aquele que veio do céu: o Filho do homem.

João 3:31 – “Aquele que vem do alto está acima de todos; aquele que é da terra pertence à terra e fala como quem é da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos.

João 6:33 – Pois o pão de Deus é aquele que desceu do céu e dá vida ao mundo”.

Atos dos Apóstolos 10:36 – Vocês conhecem a mensagem enviada por Deus ao povo de Israel, que fala das boas novas de paz por meio de Jesus Cristo, Senhor de todos.

1 Coríntios 15:45 – Assim está escrito: “O primeiro homem, Adão, tornou-se um ser vivente”; o último Adão, espírito vivificante.

2 Coríntios 5:1 – Sabemos que, se for destruída a temporária habitação terrena em que vivemos, temos da parte de Deus um edifício, uma casa eterna no céu, não construída por mãos humanas.

Efésios 4:9 – ( Que significa “ele subiu”, senão que também descera às profundezas da terra?

1 Timóteo 3:16 – Não há dúvida de que é grande o mistério da piedade: Deus foi manifestado em corpo, justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado entre as nações, crido no mundo, recebido na glória.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *