Estudo de Lucas 1:16 – Comentado e Explicado

ele converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus,
Lucas 1:16

Comentário de Albert Barnes

Filhos de Israel – judeus. Descendentes de Israel ou Jacó.

Ele deve se virar – pelo arrependimento. Ele os chamará de seus pecados e os convencerá a abandoná-los e a buscar ao Senhor seu Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

filhos = filhos. Veja App-108.

para = em direção. Grego. epi. App-104.

Senhor . Grego. kurios. App-98.

Comentário de John Calvin

16. E muitos dos filhos de Israel ele trará de volta Essas palavras mostram a conduta vergonhosamente dissoluta que então prevaleceu na Igreja, pois aqueles em quem a conversão a Deus poderia ocorrer devem ter sido apóstatas. E certamente a doutrina corrupta, a moral depravada e o governo desordenado eram tais que o tornavam quase um milagre que poucos continuassem em piedade. Mas se a Igreja antiga foi tão terrivelmente dissoluta, é um pretexto frívolo pelo qual os Papistas defendem suas próprias superstições, que é impossível que a Igreja erre, principalmente porque incluem sob essa designação não os filhos genuínos e eleitos de Deus, mas a multidão dos ímpios.

Mas João parece ter mais atribuído a ele aqui do que pertence ao homem. Pois a conversão a Deus renova os homens a uma vida espiritual e, portanto, não é apenas a obra de Deus, mas supera até a criação dos homens. Dessa maneira, os ministros podem parecer iguais e até superiores a Deus, visto como Criador; pois nascer de novo para uma vida celestial é uma obra maior do que nascer como mortais na terra. A resposta é fácil; pois quando o Senhor dá tão grande louvor à doutrina externa, ele não a separa da influência secreta de seu Espírito. Como Deus escolhe os homens para serem seus ministros cujos serviços ele emprega para a edificação de sua Igreja, ele opera ao mesmo tempo por eles, através da influência secreta de seu Espírito, para que seus trabalhos sejam eficazes e frutíferos. Onde quer que a Escritura aplaude essa eficácia no ministério dos homens, aprendamos a atribuí-la à graça do Espírito, sem a qual a voz do homem se gastaria inutilmente no ar. Assim, quando Paulo se vangloria de ser um ministro do Espírito ( 2 Coríntios 3: 6 ), ele não reivindica nada em separado para si mesmo, como se por sua voz ele penetrasse no coração dos homens, mas afirma o poder e a graça do Senhor. Espírito em seu ministério. Essas expressões são dignas de observação; porque Satanás trabalha, com incrível artifício, para diminuir o efeito da doutrina, a fim de que a graça do Espírito ligada a ela possa ser enfraquecida. A pregação externa, reconheço, não pode fazer nada separadamente ou por si mesma; mas como é um instrumento do poder divino para a nossa salvação, e pela graça do espírito é um instrumento eficaz, o que Deus uniu não devemos separar ( Mateus 19: 6 ).

Para que a glória da conversão e da fé, por outro lado, permaneça indivisível somente com Deus, as Escrituras frequentemente nos lembram que os ministros não são nada em si; mas nesses casos ele os compara com Deus, para que ninguém possa roubar perversamente a honra de Deus e transmiti-la a eles. Em resumo, aqueles a quem Deus, com a ajuda do ministro, converte para si mesmo, são ditos convertidos pelo ministro, porque ele nada mais é do que a mão de Deus; e ambos são expressamente afirmados nesta passagem. Da eficácia da doutrina, já dissemos o suficiente. Que não está na vontade e no poder do ministro de trazer homens de volta a Deus, concluímos que João não trouxe indiscriminadamente tudo de volta (o que ele inquestionavelmente teria feito, se tudo tivesse cedido a seu desejo) mas apenas trouxe de volta aqueles a quem o Senhor quis efetivamente chamar. Em uma palavra, o que aqui é ensinado pelo anjo é estabelecido por Paulo em sua Epístola aos Romanos, que a fé vem pela audição ( Romanos 10:17 ), mas que somente aqueles a quem o Senhor interiormente revela seu braço ( Isaías 53: 1 ; João 12:38 ) são tão iluminados que podem acreditar.

Comentário de Adam Clarke

Muitos dos filhos de Israel ele deve virar – Veja esta previsão cumprida, Lucas 3: 10-18 .

Comentário de John Wesley

E muitos dos filhos de Israel se converterão ao Senhor, seu Deus.

E muitos dos filhos de Israel ele se converterá – Portanto, ninguém precisa se envergonhar de “pregar como João Batista”.

Ao Senhor seu Deus – a Cristo.

Referências Cruzadas

Isaías 40:3 – Uma voz clama: “No deserto preparem o caminho para o Senhor; façam no deserto um caminho reto para o nosso Deus.

Isaías 49:6 – ele diz: “É coisa pequena demais para você ser meu servo para restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel que eu guardei. Também farei de você uma luz para os gentios, para que você leve a minha salvação até aos confins da terra”.

Daniel 12:3 – Aqueles que são sábios reluzirão como o brilho do céu, e aqueles que conduzem muitos à justiça serão como as estrelas, para todo o sempre.

Malaquias 3:1 – “Vejam, eu enviarei o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim. E então, de repente, o Senhor que vocês buscam virá para o seu templo; o mensageiro da aliança, aquele que vocês desejam, virá”, diz o Senhor dos Exércitos.

Mateus 3:1 – Naqueles dias surgiu João Batista, pregando no deserto da Judéia.

Mateus 21:32 – Porque João veio para lhes mostrar o caminho da justiça, e vocês não creram nele, mas os publicanos e as prostitutas creram. E, mesmo depois de verem isso, vocês não se arrependeram nem creram nele”.

Lucas 1:76 – E você, menino, será chamado profeta do Altíssimo, pois irá adiante do Senhor, para lhe preparar o caminho,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *