Estudo de Lucas 1:76 – Comentado e Explicado

E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor e lhe prepararás o caminho,
Lucas 1:76

Comentário de Albert Barnes

E tu, criança … – Zacarias prediz neste e nos versos seguintes a dignidade, o emprego e o sucesso de João. Ele declara qual seria o assunto de sua pregação e qual seu sucesso.

Profeta do Altíssimo – Profeta de Deus; um profeta “designado por Deus” para declarar sua vontade e preparar o caminho para a vinda do Messias.

O rosto do Senhor – O Senhor Jesus, o Messias, que estava prestes a aparecer. Ir antes de “o rosto de um” é o mesmo que ir imediatamente antes de um, ou ser imediatamente seguido por outro.

Para preparar seus caminhos – Isto é retirado de Isaías 40: 3 . Veja a nota de Mateus 3: 3 e a nota de Isaías 40: 3 .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 1: 76-78 . E tu, filho – Ele agora fala com João, seu filho, ainda que não como pai, mas como profeta; serás chamado Profeta do Altíssimo – Serás o mensageiro de Deus Altíssimo. Nosso Senhor declara que João era mais que um profeta: ou seja, ele era um grande pregador da justiça, que clamava em voz alta ao povo que se arrependesse, para que fossem perdoados; e ele predisse que o reino dos céus estava próximo. Pois iremos diante da face do Senhor para preparar o seu caminho – iremos perante o Senhor Cristo, para indicá-lo como o Messias para o seu povo, e dispô-los e prepará-los para recebê-lo como tal pelo arrependimento para com Deus, produtivo de frutos dignos de arrependimento, pela fé nele e pela sujeição a ele como um professor comissionado por Deus, um poderoso Salvador e um governador justo. Veja nota em Mateus 3: 3 . Dar conhecimento de salvação ao seu povo – Pregar ao povo de Deus as boas novas da salvação, presentes e eternas, como atingíveis; mostrar a eles a maneira de alcançá-lo, a saber, pelo arrependimento e fé no Messias, e dar a todos os que devem cumprir com esses termos o conhecimento de que o atingiram, pelo menos em parte, assegurando-lhes a remissão de seus pecados, sendo essa bênção um ramo do presente, e um penhor e penhor da salvação futura. Através da terna misericórdia de nosso Deussp?a???a e?e??? , as entranhas da misericórdia, um forte hebraísmo, implicando as ternas compaixões de Deus pela humanidade, imersas em pecados e misérias. “Essas duas palavras são frequentemente usadas nas Escrituras, em conjunto e separadamente. Eles significam piedade, porque essa paixão em nós é comumente acompanhada de um movimento do intestino, especialmente quando o objeto é aquele em que temos interesse. Ver Isaías 63:15 ; Filipenses 2: 1 ; Colossenses 3:12 ; onde entranhas de misericórdia significam a misericórdia mais tenra. A palavra sp?a???a , intestinos, usada por si mesma, significa qualquer afeto forte, Filemon 1: 7. ” João Batista deu às pessoas que entendessem que, embora o caso deles fosse deplorável, por causa do pecado, não era desesperador, porque o perdão podia ser obtido através da terna e indescritível misericórdia de Deus. Em que o dia da primavera – O dia amanhecer da luz da manhã; isto é, a dispensação do evangelho, superior ao patriarcal ou mosaico, com seus tipos e sombras, como a luz do sol nascente é superior à da lua e das estrelas. Este dia do evangelho amanheceu no ministério de João Batista; e aumentou cada vez mais durante o ministério pessoal de Cristo, e brilhou com esplendor meridiano no dia de pentecostes e daí em diante, quando, em conseqüência da morte, ressurreição e ascensão de Cristo, o Espírito Santo, em seu vários dons e graças, comuns e extraordinários, foram derramados na Igreja Cristã. É verdade que a palavra a?at??? , aqui traduzida como dia-primavera, pode significar, como alguns traduzem, o sol nascente: pois Zacarias está aqui aludindo às passagens nos escritos proféticos que descrevem o Messias pelas metáforas da luz e do sol, particularmente Malaquias 4: 2 ; onde ele é chamado o Sol da justiça, tanto por causa da luz de sua doutrina quanto pela alegria produzida por seu aparecimento. Veja a nota lá e em Isaías 60: 1-2 ; Isaías 60:19 . “De fato, nenhuma figura foi imaginada com mais alegria ou aplicada com mais naturalidade do que aquela que representa a semente prometida sob a noção do sol. Da maneira mais apropriada, Jesus pode ser comparado ao sol nascente; sua doutrina é para as almas dos homens o que a luz é para seus corpos. É absolutamente necessário direcionar nossos passos nos caminhos da verdade e da retidão; é extremamente doce ao gosto espiritual, descobrindo as verdades mais importantes e deliciosas; antes, como a luz, lança beleza e prazer sobre tudo neste mundo inferior, que, sem a garantia da reconciliação de Deus, seria apenas uma cena sombria e sombria para os pecadores, por mais nobre e bonito que seja. ” Macknight.

Comentário de E.W. Bullinger

antes . Grego. pró. App-104.

Comentário de John Calvin

76. And thou, child Zacharias again returns to commend the grace of Christ, but does this, as it were, in the person of his son, by describing briefly the office to which he had been appointed as an instructor. Though in a little infant eight days old he does not yet observe prophetical endowments, yet turning his eyes to the purpose of God, he speaks of it as a thing already known. To be called means here to be considered and openly acknowledged as the prophet of God. A secret calling of God had already taken place. It only remained that the nature of that calling should be manifested to men. But as the name Prophet is general, Zacharias, following the revelation brought to him by the angel, affirms that he would be the usher (80) or herald of Christ. He says, thou shalt go before the face of the Lord: that is, thou shalt discharge the office of turning men by thy preaching to hear the Lord. The reason why John, when he had nearly finished his course, affirmed that he was not a prophet of God, is explained by me at the proper place, ( João 1:21 ,) and in what manner he was to prepare his ways we shall afterwards see.

Comentário de Adam Clarke

E tu, criança, etc. – Zacarias proclama a dignidade, emprego, doutrina e sucesso de seu filho; e a ruína e recuperação dos judeus e gentios.

  1. A sua dignidade. Serás chamado (constituído) profeta do Altíssimo. O profeta tem duas aceitações: –

1º. Uma pessoa que prediz eventos futuros; e;

2dly. Um professor de homens nas coisas de Deus, 1 Coríntios 14: 3 .

    João foi um profeta nos dois sentidos: proclamou a misericórdia que deveria ser comunicada; anunciou o batismo do Espírito Santo; e ensinou aos homens como deixar seus pecados e como encontrar a salvação de Deus. Ver Lucas 3: 5-14 . Seu próprio nome, Jeochanan, a graça ou misericórdia de Jeová (ver Lucas 1:60 ;), era uma previsão constante da salvação de Deus. Nosso Senhor o chama de o maior profeta que já apareceu no mundo. Ele teve a honra de ser o último e mais claro profeta da antiga aliança e o primeiro da nova.

  1. O emprego dele. Irás diante da face do Senhor para preparar seus caminhos. Ele deve ser o precursor imediato de Jesus Cristo, ninguém sendo capaz de sucedê-lo em seu ministério, exceto o próprio Cristo. Ele deveria preparar seus caminhos, ser o instrumento honrado, nas mãos de Deus, de dispor o coração das multidões dos israelitas para crer e seguir o Senhor Jesus.
  2. Zacarias aponta a doutrina ou ensino de João. Deveria ser ???s?? s?t???a? , a ciência da salvação. Os homens são ignorantes e devem ser instruídos. As ciências humanas podem ser lucrativas em assuntos terrestres, mas não podem lucrar com a alma. A ciência que ensina a Deus deve vir de Deus. Nenhuma ciência tem qualquer utilidade para a alma que não traz salvação: esta é a excelência da ciência celestial e uma excelência que é peculiar a si mesma. Nenhuma ciência, senão a que vem de Deus, pode salvar uma alma do poder, da culpa e da poluição do pecado.
  3. Zacarias prevê o sucesso do ministério de seu filho. Sob sua pregação, o povo deveria ser direcionado à terna misericórdia de Deus, através da qual eles poderiam obter a remissão de seus pecados, Lucas 1:77 , Lucas 1:78 . Aqueles que são enviados por Deus, e pregam sua verdade, e sua única, sempre terão sucesso em sua obra; pois é para esse mesmo propósito que Deus os enviou; e seria uma coisa maravilhosa, de fato, se eles trabalhassem em vão. Mas nunca houve esse caso, uma vez que Deus criou o homem, no qual um pregador foi divinamente encarregado de pregar Jesus e sua salvação, e ainda não teve fruto de seu trabalho.
  4. Zacarias destaca o estado miserável em que os habitantes da Judéia e do mundo gentio foram encontrados.
  • Seus pés haviam desviado o caminho da paz ( Lucas 1:79 ;), da prosperidade temporal e espiritual.
  • Eles haviam entrado em um estado de escuridão – eram cegos quanto às coisas de Deus e às coisas que pertenciam à sua salvação.
  • Tornaram-se habitantes satisfeitos desta terra de trevas intelectuais – sentaram-se nela e não estavam preocupados em sair dela.
  • Eles estavam prestes a perecer nela – a morte tinha seu domínio ali; e sua rápida aproximação a eles agora se manifestava ao profeta ao ver sua sombra lançada sobre eles.
  • A ignorância de Deus e a salvação é a sombra da morte; e a substância, eterna ruína, está essencialmente conectada à sombra projetada. Veja estas frases explicadas em geral em Mateus 4:16 ; (Nota).

    6. Zacarias proclama a recuperação de um mundo perdido. Como a remoção dessa escuridão e a redenção dessa morte estavam agora à mão, John é representado como sendo um dia de primavera do alto, uma estrela da manhã, que predisse a rápida aproximação do dia e o nascer do sol. de justiça. Que essas palavras sejam aplicadas a João, e não a Cristo, estou plenamente satisfeito; e não posso apresentar melhor minhas razões para o arranjo que fiz nas notas anteriores, do que nas palavras de um eminente crítico que, eu acho, adotou comigo quase o mesmo plano. A passagem, como a li, é a seguinte: Pela misericordiosa misericórdia de nosso Deus, pela qual ele nos visitou: um dia brota do alto, para iluminar os que estão assentados nas trevas e nas sombras do céu. morte, etc. “Julgue o leitor, se meu arranjo desta passagem, que melhor se ajusta ao original, não será muito mais elegante e, em todos os aspectos, superior à antiga tradução. Tu, criança! serás professor – Tu Haverá um dia surgir do céu. E com que beleza e propriedade é João, o precursor de nosso Senhor, denominado o alvorecer do dia, que anuncia o nascer do sol da justiça! E as palavras finais – para guiar nossa pés no caminho da paz – é uma cláusula abrangente, à maneira da poesia hebraica, pertencendo igualmente à primeira frase, começando em – E tu, criança! – e a segunda, começando em – Um dia brota do céu: pois o povo de quem se fala no primeiro são os judeus; e no segundo, os gentios “. Wakefield.

    Comentário de Thomas Coke

    1:76 . E tu, criança, Zacarias aqui apontou para João, ou o pegou nos braços: o mensageiro ou precursor em Malaquias era para ser um profeta; Zacarias diz do seu filho : Serás chamado profeta do Altíssimo; e nosso Salvador declara que João era mais que um profeta; isto é, ele era um grande pregador da justiça, que clamava em voz alta ao povo que se arrependesse para que fossem perdoados, e declarou que o reino dos céus estava próximo. Ver Malaquias 3: 1 ; Malaquias 4: 5 . Isaías 40: 3 e o Segundo Argumento de Sharpe.

    Comentário de John Wesley

    E tu, filho, serás chamado profeta do Altíssimo; porque irás diante da face do Senhor para preparar os seus caminhos;

    E tu, criança – Ele agora fala com João; ainda não como pai, mas como profeta.

    Referências Cruzadas

    Salmos 87:5 – De fato, acerca de Sião se dirá: “Todos estes nasceram nela, e o próprio Altíssimo a estabelecerá”.

    Isaías 40:3 – Uma voz clama: “No deserto preparem o caminho para o Senhor; façam no deserto um caminho reto para o nosso Deus.

    Malaquias 3:1 – “Vejam, eu enviarei o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim. E então, de repente, o Senhor que vocês buscam virá para o seu templo; o mensageiro da aliança, aquele que vocês desejam, virá”, diz o Senhor dos Exércitos.

    Malaquias 4:5 – “Vejam, eu enviarei a vocês o profeta Elias antes do grande e terrível dia do Senhor.

    Mateus 3:3 – Este é aquele que foi anunciado pelo profeta Isaías: “Voz do que clama no deserto: ‘Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele’ “.

    Mateus 3:11 – “Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.

    Mateus 11:10 – Este é aquele a respeito de quem está escrito: ‘Enviarei o meu mensageiro à tua frente; ele preparará o teu caminho diante de ti’.

    Mateus 14:5 – Herodes queria matá-lo, mas tinha medo do povo, porque este o considerava profeta.

    Mateus 21:26 – Mas se dissermos: ‘dos homens’ — temos medo do povo, pois todos consideram João um profeta”.

    Marcos 1:2 – Conforme está escrito no profeta Isaías: “Enviarei à tua frente o meu mensageiro; ele preparará o teu caminho”—

    Marcos 11:32 – Mas se dissermos: ‘dos homens’… ” Eles temiam o povo, pois todos realmente consideravam João um profeta.

    Lucas 1:16 – Fará retornar muitos dentre o povo de Israel ao Senhor, o seu Deus.

    Lucas 1:32 – Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi,

    Lucas 1:35 – O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus.

    Lucas 3:4 – Como está escrito no livro das palavras de Isaías, o profeta: “Voz do que clama no deserto: ‘Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele.

    Lucas 6:35 – Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus.

    Lucas 7:28 – Eu lhes digo que entre os que nasceram de mulher não há ninguém maior do que João; todavia, o menor no Reino de Deus é maior do que ele”.

    João 1:23 – João respondeu com as palavras do profeta Isaías: “Eu sou a voz do que clama no deserto: ‘Façam um caminho reto para o Senhor’ “.

    João 1:27 – Ele é aquele que vem depois de mim, cujas correias das sandálias não sou digno de desamarrar”.

    João 3:28 – Vocês mesmos são testemunhas de que eu disse: Eu não sou o Cristo, mas sou aquele que foi enviado adiante dele.

    Atos dos Apóstolos 13:24 – Antes da vinda de Jesus, João pregou um batismo de arrependimento para todo o povo de Israel.

    Atos dos Apóstolos 16:17 – Essa moça seguia a Paulo e a nós, gritando: “Estes homens são servos do Deus Altíssimo e lhes anunciam o caminho da salvação”.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *