Estudo de Lucas 1:32 – Comentado e Explicado

Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó,
Lucas 1:32

Comentário de Albert Barnes

Ele deve ser grande – Há indiscutível referência nesta passagem a Isaías 9: 6-7 . Por ser “grande” significa que ele deve ser distinto ou ilustre; grande em poder, em sabedoria, em domínio na terra e no céu.

Será chamado – É o mesmo que dizer que ele “será” o Filho, etc. Os hebreus costumavam usar essa forma de fala. Veja Mateus 21:13 .

O Deus Altíssimo , que é infinitamente exaltado; chamado o Altíssimo, porque Ele é exaltado sobre todas as suas criaturas na terra e no céu. Veja Marcos 5: 7 .

O trono – O reino; ou o designará como sucessor linear de Davi no reino.

Seu pai, Davi – Davi é chamado de pai, porque Jesus descendia dele linearmente. Ver Mateus 1: 1 . A promessa a Davi era que “não deve falhar” um homem em sentar-se em seu trono, ou que seu trono seja perpétuo 1 Reis 2: 4 ; 1 Reis 8:25 ; 1 Reis 9: 5 ; 2 Crônicas 6:16 , e a promessa foi cumprida exaltando Jesus a ser um príncipe e um Salvador, e o perpétuo rei de seu povo.

Comentário de E.W. Bullinger

Ele será ótimo , etc. Marca o intervalo nas Dispensações, versículos: Lucas 1:32 , Lucas 1:33 sendo ainda futuro.

o mais alto = o mais alto. Hupsiatos gregos . ; Luke 19:38 (plural); and twice in Acts ( Luke 7:48 ; Luke 16:17 ). Else. where, only four times ( Matthew 21:9 (plural) Mark 5:7 ; Mark 11:10 (plural); and Hebrews 7:1 ). Ocorre sete vezes em Lucas ( Lucas 1:32 , Lucas 1:35 , Lucas 1:76 ; Lucas 2:14 (plural); Lucas 6:35 ; Lucas 8:28 ; Lucas 19:38 (plural); e duas vezes em Atos ( Lucas 7:48 ; Lucas 16:17 ), onde, apenas quatro vezes ( Mateus 21: 9 (plural) Marcos 5: 7 ; Marcos 11:10 (plural); e Hebreus 7: 1 ).

Comentário de John Calvin

32. Ele será grande. O anjo havia dito a mesma coisa sobre João Batista, e ainda não pretendia torná-lo igual a Cristo. Mas o Batista é grande em sua própria classe, enquanto a grandeza de Cristo é imediatamente explicada como tal que o eleva acima de todas as criaturas. Pois somente para ele isso pertence à sua própria prerrogativa peculiar de ser chamado de Filho de Deus. Então o apóstolo argumenta.

A qual dos anjos disse ele a qualquer momento: Tu és meu Filho, hoje te gerei? ( Hebreus 1: 5. )

Anjos e reis, admito, às vezes são dignos desse título nas Escrituras; mas eles são denominados em comum os filhos de Deus, por causa de sua alta patente. Mas é perfeitamente claro e certo que Deus distingue seu próprio Filho de todos os outros, quando assim se dirige a ele particularmente: Tu és meu Filho ( Salmos 2: 7 ). Cristo não é confundido nem com anjos nem com homens, portanto como ser um da multidão dos filhos de Deus; mas o que lhe é dado, nenhum outro tem o direito de reivindicar. Os filhos de Deus são reis, não certamente por direito natural, mas porque Deus lhes concedeu uma honra tão grande. Mesmo os anjos não têm direito a essa distinção, exceto por sua alta posição entre as criaturas, subordinada à Grande Cabeça ( Ef 1:21 ). Nós também somos filhos, mas por adoção, que obtemos pela fé; porque não temos da natureza: Cristo é o único Filho, o unigênito do Pai ( João 1:14 ).

O tempo futuro do verbo, ele será chamado o Filho do Altíssimo, é torturado por aquele cachorro imundo (26) Servetus para provar que Cristo não é o eterno Filho de Deus, mas começou a ser considerado quando assumiu ele nossa carne. É uma calúnia intolerável. Ele argumenta que Cristo não era o Filho de Deus antes de aparecer no mundo vestido de carne; porque o anjo diz: Ele será chamado. Pelo contrário, sustento, as palavras do anjo significam nada mais do que aquele que, que era o Filho de Deus desde a eternidade, se manifestaria como tal na carne ( 1 Timóteo 3:16 😉 pois ser chamado denota conhecimento claro. Há uma grande diferença entre as duas afirmações – que Cristo começou a ser o Filho de Deus, o que ele não era antes – e que ele se manifestou entre os homens, para que eles pudessem saber que ele era a pessoa que havia sido. prometido anteriormente. Certamente, em todas as épocas, Deus foi tratado por seu povo como Pai, e, portanto, segue-se que ele tinha um Filho no céu, de quem e por quem os homens obtiveram a filiação. Pois os homens se empenham demais neles, se arriscarem a se gabar de serem filhos de Deus, em qualquer outro aspecto que não sejam membros do Filho unigênito ( João 1:18 .) Certamente, essa confiança no Filho sozinho, como mediador, inspirou os santos padres com confiança a empregar um endereço tão honroso. Esse conhecimento mais completo, do qual estamos falando agora, é explicado em outro lugar por Paulo, que agora temos a liberdade não apenas de chamar Deus nosso Pai, mas de ousar chorar, Aba, Pai ( Romanos 8:15 ; Gálatas). 4: 6. )

O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Dissemos que o anjo empresta dos profetas os títulos que ele confere a Cristo, para que a santa virgem possa reconhecê-lo mais prontamente como o Redentor anteriormente prometido ao Senhor. pais. Sempre que os profetas falam da restauração da igreja, eles direcionam toda a esperança dos crentes ao reino de Davi, para que se torne uma máxima comum entre os judeus, que a segurança da igreja dependa da condição próspera daquele reino. , e que nada era mais adequado e adequado ao ofício do Messias do que ressuscitar o reino de Davi. Consequentemente, o nome de Davi às vezes é aplicado ao Messias. Servirão ao Senhor, seu Deus, e a Davi, seu rei” ( Jeremias 30: 9. ) Novamente, “meu servo Davi será um príncipe entre eles” ( Ezequiel 34:24 .) “Eles buscarão ao Senhor seus Deus e Davi, seu rei ”( Oséias 3: 5 ). As passagens nas quais ele é chamado de filho de Davi ”são suficientemente conhecidas. Em uma palavra, o anjo declara que, na pessoa de Cristo, seria cumprida a previsão de Amós: Naquele dia levantarei o tabernáculo de Davi que caiu” ( Amós 9:11 .)

Comentário de Adam Clarke

Ele será grande – Eis a grandeza do homem Cristo Jesus:

    1º. Porque aquela natureza humana que deveria nascer da virgem deveria se unir à natureza divina.

2dly. Em conseqüência disso, essa natureza humana deve ser chamada, em um sentido peculiar, de Filho do Deus Altíssimo; porque Deus a produziria em seu ventre sem a intervenção do homem.

3rdly. Ele será o eterno chefe e soberano de sua igreja.

    4thly. Seu governo e reino serão eternos.

As revoluções podem destruir os reinos da terra, mas os poderes e as portas do inferno e da morte nunca serão capazes de destruir ou ferir o reino de Cristo. O dele é o único domínio que nunca terá um fim. O anjo parece aqui se referir a Isaías 9: 7 ; Isaías 16: 5 ; Jeremias 23: 5 ; Daniel 2:44 ; Daniel 7:14 . Todas as profecias falam da glória, extensão e perpetuidade do reino evangélico. O reino da graça e o reino da glória formam o governo sem fim de Cristo.

Comentário de John Wesley

Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi.

Ele será chamado o Filho do Altíssimo – A este respeito também: e que, em um sentido mais eminente do que qualquer outro, homem ou anjo, pode ser chamado assim.

O Senhor lhe dará o trono de seu pai Davi – ou seja, o reino espiritual, do qual Davi era um tipo.

Referências Cruzadas

2 Samuel 7:11 – e têm feito desde a época em que nomeei juízes sobre o meu povo Israel. Também subjugarei todos os seus inimigos. Saiba também que eu, o Senhor, lhe estabelecerei uma dinastia.

Salmos 132:11 – O Senhor fez um juramento a Davi, um juramento firme que ele não revogará: “Colocarei um dos seus descendentes no seu trono.

Isaías 9:6 – Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

Isaías 16:5 – então, em amor será firmado um trono; em fidelidade um homem se assentará nele na tenda de Davi: um Juiz que busca a justiça e se apressa em defender o que é justo.

Jeremias 23:5 – “Dias virão”, declara o Senhor, “em que levantarei para Davi um Renovo justo, um rei que reinará com sabedoria e fará o que é justo e certo na terra.

Jeremias 33:15 – ” ‘Naqueles dias e naquela época farei brotar um Renovo justo da linhagem de Davi; ele fará o que é justo e certo na terra.

Ezequiel 17:22 – ” ‘Assim diz o Soberano Senhor: Eu mesmo apanharei um broto bem do alto de um cedro e o plantarei; arrancarei um renovo tenro de seus ramos mais altos e o plantarei num monte alto e imponente.

Ezequiel 34:23 – Porei sobre elas um pastor, o meu servo Davi, e ele cuidará delas; cuidará delas e será o seu pastor.

Ezequiel 37:24 – ” ‘O meu servo Davi será rei sobre eles, e todos eles terão um só pastor. Eles seguirão as minhas leis e terão o cuidado de obedecer aos meus decretos.

Amós 9:11 – “Naquele dia levantarei a tenda caída de Davi. Consertarei o que estiver quebrado, e restaurarei as suas ruínas. Eu a reerguerei, para que seja como era no passado,

Mateus 3:11 – “Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.

Mateus 12:42 – A rainha do Sul se levantará no juízo com esta geração e a condenará, pois ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e agora está aqui o que é maior do que Salomão.

Mateus 28:18 – Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.

Marcos 5:7 – e gritou em alta voz: “Que queres comigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-te por Deus que não me atormentes! “

Marcos 14:61 – Mas Jesus permaneceu em silêncio e nada respondeu. Outra vez o sumo sacerdote lhe perguntou: “Você é o Cristo, o Filho do Deus Bendito? “

Lucas 1:15 – pois será grande aos olhos do Senhor. Ele nunca tomará vinho nem bebida fermentada, e será cheio do Espírito Santo desde antes do seu nascimento.

Lucas 1:35 – O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus.

Lucas 3:16 – João respondeu a todos: “Eu os batizo com água. Mas virá alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de curvar-me e desamarrar as correias das suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.

João 3:35 – O Pai ama o Filho e entregou tudo em suas mãos.

João 5:21 – Pois, da mesma forma que o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, o Filho também dá vida a quem ele quer dá-la.

João 6:69 – Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus”.

João 12:34 – A multidão falou: “A Lei nos ensina que o Cristo permanecerá para sempre; como podes dizer: ‘O Filho do homem precisa ser levantado’? Quem é esse ‘Filho do homem’? “

Atos dos Apóstolos 2:30 – Mas ele era profeta e sabia que Deus lhe prometera sob juramento que colocaria um dos seus descendentes em seu trono.

Atos dos Apóstolos 2:36 – “Portanto, que todo Israel fique certo disto: Este Jesus, a quem vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo”.

Atos dos Apóstolos 16:17 – Essa moça seguia a Paulo e a nós, gritando: “Estes homens são servos do Deus Altíssimo e lhes anunciam o caminho da salvação”.

Romanos 1:4 – e que mediante o Espírito de santidade foi declarado Filho de Deus com poder, pela sua ressurreição dentre os mortos: Jesus Cristo, nosso Senhor.

Efésios 1:20 – Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais,

Filipenses 2:9 – Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,

Hebreus 1:2 – mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.

Apocalipse 3:7 – Ao anjo da igreja em Filadélfia escreva: Estas são as palavras daquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *