Estudo de Jeremias 33:15 – Comentado e Explicado

E nesses dias e nesses tempos farei nascer de Davi um rebento justo que exercerá o direito e a eqüidade na terra.
Jeremias 33:15

Comentário de Albert Barnes

Compare a referência marginal. Quando a boa palavra foi dita, o nome Yahweh, nossa justiça, foi dado ao broto justo: aqui é dado a Jerusalém, isto é, à Igreja, porque é seu dever mediatamente trabalhar na terra a justiça que Cristo opera absolutamente. Compare Efésios 1:23 .

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 33: 15-16 . Naqueles dias, etc. – Veja a nota no cap. Jeremias 23: 6 . Muitos comentaristas traduzem a última cláusula do versículo 16, assim: E este é o que a proclamará, ou, E aquele que a chamará, é o Senhor, etc. Tais qualidades são dadas à pessoa aqui chamada Ramo, que só pode pertencer a Jesus Cristo, o Filho de Davi, o primogênito do Pai. Veja os versos 17 e 18.

Comentário de John Calvin

Aqui o Profeta mostra o que Paulo depois falou, que todas as promessas de Deus estão em Cristo sim e amém ( 2 Coríntios 1:20 ), isto é, que elas não permanecem nem podem ser válidas para nós, exceto que Cristo interpõe sancioná-los ou confirmá-los. Então a eficácia das promessas de Deus depende somente de Cristo. E, portanto, os Profetas, quando falam da graça de Deus, chegam longamente a Cristo, pois sem ele todas as promessas desapareceriam. Vamos também saber que os judeus haviam sido treinados como sempre para fugir à aliança de Deus; pois na aliança geral dependiam todas as promessas particulares. Como, por exemplo, Jeremias até agora muitas vezes profetizou a misericórdia de Deus ao povo, depois de puni-lo por seus pecados; agora essa promessa era especial. Como então os judeus e os israelitas poderiam acreditar que deveriam retornar ao seu próprio país? Essa promessa especial poderia ter sido inútil, exceto como um apêndice da aliança, mesmo porque Deus os havia adotado como seu povo. Como então, os judeus sabiam que haviam sido escolhidos como um povo peculiar, e que Deus era seu Pai, daí sua fé em todas as promessas. Agora, novamente, devemos ter em mente que a aliança foi fundada somente em Cristo; pois Deus não apenas prometeu a Abraão que seria Pai de sua descendência, mas também acrescentou um penhor ou penhor de que um Redentor viria.

Agora percebemos agora a razão pela qual os Profetas, quando procuraram fortalecer os fiéis na esperança da salvação, expuseram Cristo, porque as promessas não tinham certeza sem a aliança geral. E, além disso, como a aliança geral não suportava, nem tem validade, exceto em Cristo, este é o ponto em que Jeremias agora volta sua atenção, como também vimos em outros lugares, especialmente no vigésimo terceiro capítulo, de que ele repete essa profecia. Deus então prometeu que seu povo seria restaurado; ele também prometeu que seria tão propício a eles que os preservaria em segurança como seu povo: ele agora acrescenta:

Naqueles dias, e naquele tempo, levantarei, farei germinar; o verbo no vigésimo terceiro capítulo é ????? , ekamti, farei subir; mas aqui, “farei germinar”; e ali lemos “um ramo justo”, mas aqui, “um ramo da justiça”, que significa a mesma coisa. Mas por que o Profeta agora fala da semente de Davi? Não é uma frase abrupta; e a razão é que, porque as mentes dos fiéis sempre teriam sido vaciladas, se Cristo não tivesse sido apresentado, sobre quem foi fundada a aliança eterna e imutável de Deus. Mas eles não poderiam ter tido nenhum gosto da graça de Deus, se não soubessem que haviam sido escolhidos gratuitamente por ele. A adoção foi o fundamento da aliança; e então Cristo foi o penhor e penhor da aliança, bem como a adoção gratuita. Por isso, o Profeta, desejando selar e confirmar sua profecia, pede aos fiéis que olhem para Cristo.

Ele diz: Naqueles dias e naquele tempo; pois, como é dito no provérbio: “Mesmo a rapidez é atraso quando temos desejos ardentes”, então agora um longo atraso pode ter causado cansaço aos israelitas. Para que eles não sejam, então, levados com muita pressa, ele menciona esses dias e esse tempo. Para que, se Deus adiasse o tempo, para que eles pudessem se controlar, diz ele, farei de Davi um ramo justo para crescer.

Essa passagem deve, sem dúvida, ser entendida por Cristo. Sabemos que era comum aos judeus que, sempre que os profetas lhes prometessem a semente de Davi, direcionassem sua atenção para Cristo. Esse era então um modo de ensino familiarmente conhecido pelos judeus. Os Profetas, de fato, às vezes mencionavam o próprio Davi, e não seu filho,

“Eu levantarei Davi” etc. ( Ezequiel 34:23 )

Agora Davi estava morto, e seu corpo foi reduzido a pó e cinzas; mas sob a pessoa de Davi, os profetas exibiram Cristo. Então, quanto a essa passagem, os judeus devem mostrar seu ridículo da maneira mais ridícula, se fizerem evasões e tentarem aplicá-lo de outra maneira que não a Cristo. Sendo essa a facilidade, se alguém perguntasse agora aos judeus como esta profecia foi cumprida, seria necessário que eles reconhecessem a Cristo ou negassem a fé em Deus e também em Jeremias. De fato, é certo que Jeremias celebra aqui a graça da libertação, especialmente por causa disso, porque um Redentor estava para vir em breve. Para o retorno dos judeus à sua própria terra, o que foi? Sabemos que eles, mesmo imediatamente em sua restauração, estavam em um estado miserável, embora sua condição fosse muito melhor do que depois; pois em tempos posteriores eles foram cruelmente tratados por Antíoco e outros reis da Síria; eles foram sempre expostos aos pagãos ao seu redor, para serem perseguidos e saqueados por eles. Então, durante todo o tempo que precedeu a vinda de Cristo, Deus não cumpriu o que havia prometido por Jeremias e seus outros servos. Qual é agora a condição deles? Dispersos pelo mundo inteiro; e são assim há mais de mil e quinhentos anos, desde que Cristo ressuscitou dos mortos; e vemos que eles se escondem sob suas calamidades, de modo que sua maldição parece terrível para todos. Deus havia realmente falado por Moisés e depois repetido por seus Profetas,

“Vós sereis por assobio e por maldição a todas as nações.”
( Deuteronômio 28:37 ; Jeremias 25:18 )

Mas esse castigo deveria durar um tempo. Portanto, não há razão para o que os judeus alegam. Parece, portanto, que eles são totalmente destituídos de todo o crédito e apenas fingem perversamente, não sei o quê, que possa haver algum espetáculo, embora totalmente hipócrita, naquilo que afirmam. Mas com relação a nós, vemos que a promessa a respeito da vinda do Messias não foi feita em vão; e também sabemos que, através do maravilhoso propósito de Deus, aconteceu que os judeus não desfrutaram de plena e real felicidade, como havia sido prometido na vinda de Cristo, para que não pensassem que o que todos os servos de Deus haviam prometido era então realizado: pois sabemos como os homens dispostos devem se satisfazer com as coisas terrenas. Os judeus poderiam então ter pensado que sua felicidade estava completa, se Deus não os tivesse exercitado com muitos problemas, para que eles pudessem esperar a manifestação de Cristo.

Ele o chama de ramo da justiça, por contraste, porque os filhos de Davi haviam degenerado; e Deus quase os julgou amaldiçoados, pois a maior parte dos reis estava destituída da graça de Deus. Havia, então, apenas um ramo da justiça, mesmo Cristo. Além disso, sabemos quão ampla e ampla é a justiça de Cristo, pois ele a comunica a nós. Mas devemos começar com a justiça que mencionei, ou seja, o que está em oposição às muitas mudanças que aconteceram com a posteridade de Davi, pois as coisas frequentemente estavam em um estado muito baixo. Embora para Davi, ???? Ladavid, seja freqüentemente entendido como significado: “Eu levantarei o ramo de Davi”, Deus parece aqui se referir à promessa que ele fez a Davi, como é dito em muitas passagens que Deus jurou ao seu servo Davi. ( Salmos 89: 3 )

Segue-se: E ele executará julgamento e justiça na terra. Por estas palavras, um governo correto é indicado; pois quando as duas palavras se juntam mais, justiça se refere à defesa dos inocentes e julgamento ao castigo da iniqüidade; pois, a menos que os iníquos sejam reprimidos pelo medo da lei, violariam toda ordem. Julgamento, de fato, quando por si só, significa a administração correta da lei; mas como eu já disse, justiça e julgamento incluem a proteção do bem e também a restrição dos iníquos, que não se tornam obedientes de boa vontade ou por vontade própria. Em uma palavra, a promessa é que o rei aqui mencionado seria reto e justo, de modo a ser perfeito em todos os aspectos e exibir o modelo dos melhores reis.

Mas devemos sempre observar o contraste entre os outros descendentes de Davi e Cristo. Pois os judeus haviam visto os espetáculos mais tristes da posteridade de Davi: muitos deles eram apóstatas e perverteram a adoração a Deus; outros se enfureceram contra os Profetas e todos os homens de bem, e também estavam cheios de avareza e rapacidade, e foram dados a todo tipo de luxúria. Uma vez que, então, seus reis haviam se degradado com tantos crimes, é prometido aqui um rei que iria demitir seu cargo a ponto de ser o verdadeiro ministro de Deus.

É, ao mesmo tempo, necessário ter em mente o caráter do reino de Cristo. É, sabemos, espiritual; mas é apresentado sob a imagem ou forma de um governo terrestre e civil; pois sempre que os profetas falam do reino de Cristo, colocam diante de nós uma forma terrena, porque a verdade espiritual, sem nenhuma metáfora, não poderia ter sido suficientemente compreendida por um povo rude na infância. Não é de admirar, então, que os Profetas, desejando acomodar suas palavras à capacidade dos judeus, falem tanto do reino de Cristo que o retratem diante deles como um governo terreno e civil. Mas é necessário considerarmos que tipo de reino é esse. Como, então, é espiritual, a justiça e o julgamento dos quais o Profeta fala, não pertencem apenas à ordem civil e externa, mas à retidão pela qual ocorre que os homens são reformados de acordo com a imagem de Deus, que está em retidão. e verdade. Dizem que Cristo reina sobre nós em justiça e julgamento, não apenas porque ele nos mantém sob leis dentro do alcance de nosso dever, defende os bons e os inocentes e reprime a audácia dos iníquos; mas porque ele nos governa pelo seu Espírito. E do Espírito sabemos o que o próprio Cristo declara: “O Espírito convencerá o mundo da justiça e do julgamento”, etc. ( João 16: 8 ) Portanto, devemos chegar à jurisdição espiritual, se desejamos entender o que é essa justiça. aqui é mencionado: do mesmo tipo também é o julgamento que é adicionado. Em seguida, segue:

Comentário de E.W. Bullinger

o ramo da justiça. Compare Jeremias 23: 5 . Isaías 61:11 .

Ele deve executar, etc. Como é dito mais de uma vez, Davi fez. Alguns códigos, com três edições impressas iniciais e siríaco, liam:
“E um rei reinará, e prosperará,
E executará “, & c.

terra. Hebraico. “aretz = terra, ou terra.

Comentário de John Wesley

Naqueles dias, e naquele tempo, farei crescer o ramo da justiça para Davi; e ele executará juízo e justiça na terra.

O ramo – Os reis que eles tinham até agora da linhagem de Davi, eram na maioria homens injustos, mas Deus promete que após o cativeiro, eles deveriam ter um ramo de Davi que executaria julgamento e retidão na terra, para a proteção e governo daqueles que o temiam.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *