Estudo de Lucas 1:35 – Comentado e Explicado

Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.
Lucas 1:35

Comentário de Albert Barnes

O Espírito Santo virá sobre ti – Veja Mateus 1:20 .

O poder do Altíssimo … – Isso evidentemente significa que o corpo de Jesus seria criado pelo poder direto de Deus. Não foi por geração comum; mas, como o Messias veio redimir os pecadores – para fazer expiação pelos “outros”, e não por si mesmo, era necessário que sua natureza humana fosse pura e livre da corrupção da queda. Deus, portanto, preparou-lhe um corpo por criação direta que deveria ser pura e santa. Ver Hebreus 10: 5 .

Aquela coisa sagrada … – Essa sagrada descendência ou criança.

Será chamado de Filho de Deus – Isso é falado em referência à natureza humana de Cristo, e esta passagem prova, além de controvérsia, que “uma” razão pela qual Jesus foi chamado de Filho de Deus foi porque ele foi gerado de uma maneira sobrenatural. . Ele também é chamado de “Filho de Deus” por causa de sua ressurreição, Romanos 1: 4 ; Atos 13:33 , comparado com o Salmo 2: 7 .

Comentário de E.W. Bullinger

deve ofuscar. Compare Êxodo 33:22 . Marcos 9: 7 .

portanto = portanto.

aquela coisa santa. Veja Hebreus 7:26 . 1 Pedro 2:22 e observe Mateus 27: 4 .

o Filho de Deus = Filho de Deus . App-98.

Comentário de John Calvin

35. O Espírito Santo virá sobre ti. O anjo não explica a maneira, de modo a satisfazer a curiosidade, que não havia necessidade de fazer. Ele apenas leva a virgem a contemplar o poder do Espírito Santo e a se render silenciosa e calmamente à sua orientação. A palavra ?pe?e?seta? , surgirá, denota que essa seria uma obra extraordinária, na qual os meios naturais não têm lugar. A próxima cláusula é acrescentada a título de exposição, e o poder do Altíssimo te obscurecerá: pois o Espírito pode ser considerado como o poder essencial de Deus, cuja energia se manifesta e exerce em todo o governo do mundo, bem como em eventos milagrosos. Há uma metáfora elegante na palavra , p?s???se? , ofuscar. O poder de Deus, pelo qual ele guarda e protege seu próprio povo, é freqüentemente comparado nas Escrituras a uma sombra ( Salmos 17: 8 ; Salmos 57: 1 ; Salmos 91: 1 ). Mas parece ter outro significado peculiar nesta passagem. A operação do Espírito seria secreta, como se uma nuvem intermediária não permitisse ser vista pelos olhos dos homens. Agora, como Deus, ao realizar milagres, esconde de nós a maneira de agir, então o que ele escolhe ocultar de nós deve ser visto, de nossa parte, com seriedade e adoração.

Portanto, também a coisa santa que nascerá Esta é uma confirmação da cláusula anterior: pois o anjo mostra que Cristo não deve nascer por geração comum, (29) que ele pode ser santo e que ele pode ser o Filho de Deus. ; isto é, que em santidade e glória ele possa estar acima de todas as criaturas e não ter uma posição comum entre os homens. Hereges, que imaginam que ele se tornou o Filho de Deus após sua geração humana, agarram-se à partícula, portanto, como significando que ele seria chamado de Filho de Deus, porque ele foi concebido de maneira notável pelo poder do Espírito Santo. Mas esta é uma conclusão falsa: pois, embora ele tenha se manifestado como o Filho de Deus em carne, não se segue que ele não era a Palavra gerada pelo Pai antes dos tempos. Pelo contrário, aquele que tinha sido o Filho de Deus em sua eterna divindade, apareceu também como o Filho de Deus em carne humana. Essa passagem não apenas expressa uma unidade da pessoa em Cristo, mas também indica que, ao se vestir com carne humana, Cristo é o Filho de Deus. Como o nome, Filho de Deus, pertencia à essência divina de Cristo desde o princípio, agora é aplicada unida a ambas as naturezas, porque a maneira secreta e celestial de geração o separou da classe comum dos homens. Em outras passagens, de fato, com a visão de afirmar que ele é verdadeiramente homem, ele se chama Filho do homem ( João 5:27 😉 mas a verdade de sua natureza humana não é inconsistente com sua honra peculiar derivada acima de todas as outras. de sua geração divina, tendo sido concebido fora do modo comum da natureza pelo Espírito Santo. Isso nos dá boas razões para aumentar a confiança, para que possamos nos aventurar mais livremente a chamar Deus de Pai, porque seu único Filho, para que possamos ter um Pai em comum com ele, escolheu ser nosso irmão.

Deve-se observar também que Cristo, por ter sido concebido por um poder espiritual, é chamado de semente sagrada , pois era necessário que ele fosse um homem de verdade, a fim de expiar nossos pecados e vencer a morte e a morte. Satanás em nossa carne; assim, era necessário, a fim de purificar os outros, que ele se libertasse de todo lugar e mancha ( 1 Pedro 1:19 .) Embora Cristo fosse formado pela semente de Abraão, ele não contraiu nenhuma contaminação por natureza pecaminosa. ; pois o Espírito de Deus o manteve puro desde o início: e isso foi feito não apenas para que ele pudesse abundar em santidade pessoal, mas principalmente para que pudesse santificar seu próprio povo. O modo de concepção, portanto, assegura-nos que temos um mediador separado dos pecadores ( Hebreus 7:26 ).

Comentário de Adam Clarke

O Espírito Santo virá sobre ti – Esta concepção ocorrerá repentinamente, e o próprio Espírito Santo será o grande operador. O poder, d??aµ?? , o poder de fazer milagres, do Altíssimo, deve obscurecer-te, para realizar esse propósito e para protegê-lo do perigo. Como existe uma clara alusão ao Espírito de Deus, refletindo sobre a face das águas, para torná-las prolíficas, Gênesis 1: 2 , eu sou o mais firmemente estabelecido na opinião avançada em Mateus 1:20 , que os rudimentos dos a natureza humana de Cristo foi uma criação real no ventre da virgem, pela energia do Espírito de Deus.

Portanto, também essa coisa sagrada (ou pessoa) – será chamada de Filho de Deus – Podemos perceber claramente aqui que o anjo não dá a denominação de Filho de Deus à natureza divina de Cristo; mas àquela pessoa ou coisa santa, t? ????? , que nasceria da virgem, pela energia do Espírito Santo. A natureza divina não poderia nascer da virgem; a natureza humana nasceu dela. A natureza divina não teve começo; foi Deus manifestado na carne, 1 Timóteo 3:16 ; foi aquela Palavra que, estando no princípio (desde a eternidade) com Deus, João 1: 2 , depois foi feita carne (se manifestou na natureza humana) e foi tabernalizada entre nós, João 1:14 . Desta natureza divina, o anjo não fala particularmente aqui, mas do tabernáculo ou santuário que Deus agora estava preparando para ele, a saber. a coisa santa que deveria nascer da virgem. Duas naturezas devem sempre ser distinguidas em Cristo: a natureza humana, em referência à qual ele é o Filho de Deus e inferior a ele, Marcos 13:32 ; João 5:19 ; João 14:28 , e a natureza Divina que era desde a eternidade e igual a Deus, João 1: 1 ; João 10:30 ; Romanos 9: 5 ; Colossenses 1: 16-18 . É verdade que, para Jesus Cristo, como ele apareceu entre os homens, todas as características da natureza divina são às vezes atribuídas, sem parecer fazer nenhuma distinção entre a natureza divina e a humana; mas há alguma parte das Escrituras em que se diz claramente que a natureza divina de Jesus era o Filho de Deus? Aqui, confio, posso dizer, com todo o respeito por aqueles que diferem de mim, que a doutrina da eterna filiação de Cristo é, em minha opinião, anti-escriturística e altamente perigosa. Rejeito esta doutrina pelas seguintes razões:

    1º. Não pude encontrar nenhuma declaração expressa nas Escrituras a respeito.

2dly. Se Cristo é o Filho de Deus quanto à sua natureza Divina, então ele não pode ser eterno; pois filho implica pai; e pai implica, em referência ao filho, precedência no tempo, se não na natureza também. Pai e filho implicam a ideia de geração; e geração implica um tempo em que foi efetuado e tempo também antecedente a essa geração.

3dly. Se Cristo é o Filho de Deus, quanto à sua natureza Divina, então o Pai é necessariamente necessário, conseqüentemente superior a ele.

4thly. Novamente, se essa natureza divina foi gerada pelo Pai, então deve ser a tempo; ou seja, houve um período em que não existia e um período em que começou a existir. Isso destrói a eternidade de nosso abençoado Senhor e o rouba imediatamente de sua divindade.

    Quinto. Dizer que ele foi gerado desde toda a eternidade é, na minha opinião, absurdo; e a frase Filho eterno é uma autocontradição positiva. Eternidade é aquilo que não teve começo, nem se refere a nenhuma referência ao Tempo. Filho supõe tempo, geração e pai; e o tempo também antecedente a essa geração. Portanto, a conjunção desses dois termos, Filho e eternidade, é absolutamente impossível, pois implicam idéias essencialmente diferentes e opostas.

Os inimigos da divindade de Cristo, em todas as épocas, se valeram desse método incauto de tratar esse assunto e, nesse campo, já tiveram a vantagem dos defensores da divindade de Cristo. Essa doutrina da filiação eterna destrói a divindade de Cristo; agora, se sua divindade for retirada, todo o esquema evangélico de redenção está arruinado. Por esse motivo, a expiação de Cristo não pode ter um mérito infinito e, conseqüentemente, não pode comprar perdão pelos crimes da humanidade, nem dar qualquer direito ou posse de uma glória eterna. O próprio uso dessa frase é absurdo e perigoso; portanto, todos aqueles que valorizam Jesus e sua salvação respeitam as Escrituras. Essa doutrina da filiação eterna, como tem sido recentemente explicada em muitos panfletos e muitos artigos em revistas, devo e considero uma terrível heresia e mero arianismo; que, em muitos casos, terminou no socinianismo e no deísmo. De tais heterodoxias e seus melhores, que Deus salve sua Igreja! Amém!

Comentário de John Wesley

E o anjo respondeu e disse-lhe: O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te obscurecerá; portanto, também a coisa santa que nascer de ti será chamada Filho de Deus.

O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te obscurecerá – O poder de Deus foi posto em ação pelo Espírito Santo, como agente divino imediato nesta obra: e assim ele exerceu o poder do Altíssimo como seu poder próprio, que junto com o Pai e o Filho é o Deus Altíssimo.

Portanto também – Não apenas como ele é Deus desde a eternidade, mas também por esse motivo ele será chamado o Filho de Deus.

Referências Cruzadas

Jó 14:4 – Quem pode extrair algo puro da impureza? Ninguém!

Jó 15:16 – quanto menos o homem, que é impuro e corrupto, e que bebe iniqüidade como água.

Jó 25:4 – Como pode então o homem ser justo diante de Deus? Como pode ser puro quem nasce de mulher?

Salmos 2:7 – Proclamarei o decreto do Senhor: Ele me disse: “Tu és meu filho; eu hoje te gerei.

Salmos 51:5 – Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe.

Mateus 1:20 – Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: “José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo.

Mateus 14:33 – Então os que estavam no barco o adoraram, dizendo: “Verdadeiramente tu és o Filho de Deus”.

Mateus 26:63 – Mas Jesus permaneceu em silêncio. O sumo sacerdote lhe disse: “Exijo que você jure pelo Deus vivo: se você é o Cristo, o Filho de Deus, diga-nos”.

Mateus 27:54 – Quando o centurião e os que com ele vigiavam Jesus viram o terremoto e tudo o que havia acontecido, ficaram aterrorizados e exclamaram: “Verdadeiramente este era o Filho de Deus! “

Marcos 1:1 – Princípio do evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Lucas 1:27 – a uma virgem prometida em casamento a certo homem chamado José, descendente de Davi. O nome da virgem era Maria.

Lucas 1:31 – Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus.

Lucas 1:32 – Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi,

João 1:34 – Eu vi e testifico que este é o Filho de Deus”.

João 1:49 – Então Natanael declarou: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel! “

João 20:31 – Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome.

Atos dos Apóstolos 8:37 – Disse Filipe: “Você pode, se crê de todo o coração”. O eunuco respondeu: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”.

Romanos 1:4 – e que mediante o Espírito de santidade foi declarado Filho de Deus com poder, pela sua ressurreição dentre os mortos: Jesus Cristo, nosso Senhor.

Gálatas 2:20 – Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

Efésios 2:3 – Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.

Hebreus 4:15 – pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.

Hebreus 7:26 – É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *