Estudo de Mateus 27:54 – Comentado e Explicado

O centurião e seus homens que montavam guarda a Jesus, diante do estremecimento da terra e de tudo o que se passava, disseram entre si, possuídos de grande temor: Verdadeiramente, este homem era Filho de Deus!
Mateus 27:54

Comentário de Albert Barnes

Agora quando o centurião … – Centurion, um capitão de cem soldados. Ele foi colocado aqui sobre a banda que participou da crucificação.

Eles temiam muito – Eles consideravam essas coisas como prova de que Deus estava zangado, e ficaram aterrorizados com a perspectiva de que a vingança estava chegando sobre eles.

Verdadeiramente, este era o Filho de Deus – Eles ouviram, provavelmente, que Jesus professava ser o Filho de Deus. Vendo essas maravilhas, eles acreditavam que Deus estava atestando a verdade de suas profissões. O centurião era pagão e provavelmente não tinha noções muito distintas da frase “o Filho de Deus” – talvez entendendo apenas que ele era como os heróis pagãos que foram deificados; mas ele certamente considerou essas maravilhas como prova de que ele era “o que professava ser”. No original, é “um filho de um deus”; uma expressão perfeitamente adequada para um politeísta, que acreditava na existência de muitos deuses. Marcos Marcos 15:39 diz que eles afirmaram que “este homem era o Filho de Deus”. Lucas Lucas 23:47 , que disseram: “Certamente este era um homem justo”. Essas coisas foram ditas por “pessoas diferentes” ou em períodos diferentes de seus sofrimentos – um evangelista registrou um ditado e outro.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 27:54 . Quando o centurião – O oficial que comandava a guarda chamava centurio, de centum, cem, porque ele tinha o comando de cem homens; e aqueles que estavam com ele – os soldados que o atendiam; vigiando Jesus – e de pé contra ele; viu o terremoto e as coisas que foram feitas – As outras maravilhas realizadas em sua crucificação, juntamente com seu comportamento manso e paciente sob seus sofrimentos, e a compostura e confiança com que ele entregou sua alma que estava nas mãos de seu Pai celestial; eles temiam muito – ficaram muito alarmados e influenciados por um medo religioso daquele Ser que havia dado tão terríveis provas de seu descontentamento com o que acabara de acontecer. Lucas diz: O centurião glorificou a Deus, e isso não apenas reconhecendo sua mão nos prodígios que haviam testemunhado, mas confessando a inocência de Jesus, dizendo: Certamente este era um homem justo – Gr. d??a??? , o caráter que a esposa de Pilatos lhe dera antes de ser condenado, Mateus 27:19 . De acordo com Mark, cap. Mateus 15:39 , disse o mesmo: Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus. É verdade, porque o artigo está aqui em falta no original e nas palavras, tanto em Mateus como em. Marcos, são apenas homens , e não homens , alguns renderizariam a expressão, um filho de Deus; uma fraseologia que eles acham perfeitamente adequada na boca de um politeísta e um idólatra, como eles dão como certo que esse centurião romano era. Mas é evidente que nenhum argumento pode ser apresentado como justificativa para o sentido das palavras a partir da ausência do artigo grego, porque muitas vezes é necessário quando o Deus verdadeiro é evidentemente entendido, como Mateus 27:43 e João 19: 7) É provável que esse centurião não fosse agora um idólatra, mas um prosélito da religião judaica e, portanto, um adorador do verdadeiro Deus. Pelo menos ele deve estar familiarizado com as opiniões dos judeus, e sabia que Jesus foi morto por eles por se impedirem de ser, não o filho de um deus pagão , mas o filho do Deus a quem os judeus adoravam: e, portanto, quando confessou, sem dúvida se referiu àquela circunstância, ou às palavras dos principais sacerdotes e escribas, registradas em Mateus 27:43 , confiava em Deus, etc., pois dizia: Eu sou o Filho. de Deus. Mateus diz: Os que estavam com o centurião se uniram na mesma confissão. Talvez questionasse, de fato, como eles pareciam ter sido os mesmos soldados que coroaram Jesus com espinhos e zombaram dele, se eles entenderam o significado apropriado da expressão, O Filho de Deus. Provavelmente, porém, estavam convencidos de que ele era uma pessoa aprovada e amada pelo Deus dos judeus; e que seu Pai celestial certamente vingaria sua briga terrivelmente sobre eles e a nação judaica, que o entregara em suas mãos para ser crucificado. Nesse meio tempo, embora o centurião romano e seus soldados pagãos estivessem alarmados com os prodígios que haviam contemplado, essas maravilhas parecem não ter influenciado a mente dos sacerdotes, escribas e anciãos judeus: suas mentes, ao que parece, continuou impenetrável e obstinado, e cheio de descrença e preconceito invencível contra Cristo, para que nem os milagres feitos por ele em sua vida, nem os causados ??por sua morte, pudessem convencê-los de que ele não era um impostor e enganador . Este, no entanto, não foi o caso das pessoas comuns. De Lucas 23:48 , aprendemos que não apenas o centurião e seus soldados, mas todas as pessoas que se uniram a essa visão, vendo as coisas que foram feitas, feriram seus seios, por tristeza e remorso; na terrível expectativa de que alguma triste calamidade se abateria rapidamente sobre eles e seu país, pelas indignidades e crueldades que haviam oferecido a uma pessoa por quem Deus havia expressado uma consideração tão alta, mesmo em sua maior angústia. “Eles foram, de fato, instantâneos com vozes altas para crucificá-lo, mas agora que viram a face da criação escurecer com uma melancolia durante sua crucificação, e encontraram sua morte acompanhada de um terremoto, como se a natureza estivesse presente. uma agonia quando ele morreu, eles interpretaram corretamente esses prodígios como testemunhos de sua inocência; e suas paixões, inflamadas e exasperadas contra ele, tornaram-se bastante calmas ou se moveram em seu favor. Alguns não puderam se perdoar por deixar de aceitar sua vida quando o governador se ofereceu para libertá-lo; outros ficaram com remorso por terem tido uma mão ativa tanto em sua morte quanto nos insultos que lhe foram oferecidos; outros sentiram a mais profunda tristeza ao pensar em sua sorte, que era imerecidamente severa; e essas várias paixões apareceram em seus semblantes, pois se afastaram da cruel execução, pensativa e silenciosa, com olhos abatidos e corações prontos para explodir: ou gemendo profundamente em si mesmos, choraram, bateram nos seios e choraram muito. A tristeza que agora sentiam por Jesus se distinguia de sua antiga raiva contra ele por esse caráter notável, de que sua raiva era inteiramente produzida pelo ofício dos sacerdotes, que os haviam irritado perversamente; considerando que a tristeza deles era o sentimento genuíno de seus próprios corações, grandemente afetado pela verdade e inocência daquele que era o objeto de sua comiseração. Tampouco era esse o temperamento de apenas alguns, que podem ser considerados amigos particulares de Cristo. Era a condição geral das pessoas, que haviam visto tantos números, que, quando se separaram, após a execução, cobriram as estradas e, por assim dizer, escureceram todos os campos ao redor. ” Macknight.

Comentário de E.W. Bullinger

serra = ter visto.

Comentário de John Calvin

54. Agora o centurião. Como Lucas menciona a lamentação do povo, o centurião e seus soldados não foram as únicas pessoas que reconheceram que Cristo era o Filho de Deus; mas os evangelistas mencionam esta circunstância respeitando-o com o objetivo de aumentar sua descrição: pois é maravilhoso que um homem irreligioso, que não fora instruído na Lei e ignorasse a religião verdadeira, pudesse formar um julgamento tão correto dos sinais. que ele viu. Essa comparação tende poderosamente a condenar a estupidez da cidade; pois era uma evidência de loucura chocante, que quando o tecido do mundo tremia e tremia, nenhum dos judeus era afetado por ele, exceto a multidão desprezada. E, no entanto, em meio a uma cegueira tão grosseira, Deus não permitiu que os testemunhos que ele deu a respeito de seu Filho fossem enterrados em silêncio. Não apenas, portanto, a verdadeira religião abriu os olhos dos devotos adoradores de Deus para perceber que do céu Deus estava magnificando a glória de Cristo, mas o entendimento natural obrigou estrangeiros e até soldados a confessar o que eles não haviam aprendido da lei ou de qualquer instrutor.

Quando Marcos diz que o centurião falou assim, porque Cristo, quando proferira uma voz alta, expirou, alguns comentaristas pensam que ele pretende apontar a força não contida que permaneceu intacta até a morte; e certamente, como o corpo de Cristo estava quase exausto de sangue, não poderia acontecer, no curso normal das coisas, que os lados e os pulmões retivessem rigor suficiente para proferir um grito tão alto. No entanto, acho que o centurião pretendia aplaudir a perseverança inabalável de Cristo ao invocar o nome de Deus. Tampouco foi apenas o clamor de Cristo que levou o centurião a pensar muito sobre ele, mas essa confissão lhe foi extorquida ao perceber que sua força extraordinária se harmonizava com os milagres do céu.

As palavras, ele temia a Deus, (289) não devem ser tão explicadas como se ele tivesse se arrependido completamente. (290) Foi apenas um impulso repentino e transitório, como frequentemente acontece, que homens que são impensados ??e dedicados ao mundo são atingidos pelo temor de Deus, quando ele faz uma exibição alarmante de seu poder; mas como eles não têm raiz viva, a indiferença se segue rapidamente e põe fim a esse sentimento. O centurião não passou por uma mudança que se dedicasse a Deus pelo resto de sua vida, mas foi apenas por um momento o arauto da divindade de Cristo.

Quando Lucas o representa como dizendo que não era mais do que certamente que este era um homem justo, o significado é o mesmo que se ele tivesse dito claramente que era o Filho de Deus, como é expresso pelos outros dois evangelistas. Pois havia sido universalmente relatado que Cristo foi morto, porque ele se declarou o Filho de Deus. Agora, quando o centurião lhe concede o louvor da justiça e o declara inocente, ele também o reconhece como o Filho de Deus; não que ele entendesse claramente como Cristo foi gerado por Deus Pai, mas porque ele não tem dúvida de que há alguma divindade nele e, convencido por provas, mantém como certo que Cristo não era um homem comum, mas tinha sido ressuscitado por Deus.

Quanto às multidões, ao esforçarem-se, expressaram o pavor de punir um crime público, porque sentiram que a culpa pública havia sido contraída por um assassinato injusto e chocante. (291) Mas, como não foram além, sua lamentação não teve proveito, a menos que, talvez, em algumas pessoas fosse o começo ou a preparação do verdadeiro arrependimento. E como nada mais nos é descrito do que a lamentação que Deus extraiu deles para a glória de seu Filho, vamos aprender com este exemplo, que é de pouca importância, ou de nenhuma importância, se um homem é atingido por terror, quando ele vê diante de seus olhos o poder de Deus, até que, depois que o espanto é abatido, o temor de Deus permanece calmo em seu coração.

Comentário de Adam Clarke

O centurião – O oficial romano que supervisionou a execução, chamou centurio , de centum , cem, porque ele tinha o comando de cem homens.

Verdadeiramente este era o Filho de Deus – uma pessoa inocente, santa e divina; e Deus mostra assim sua desaprovação dessa tragédia sangrenta. Não é provável que esse centurião tivesse algum conhecimento da expectativa dos judeus em relação ao Messias e não usasse as palavras nesse sentido. Um filho de Deus, como os romanos usavam o termo, significaria não mais que uma pessoa muito eminente ou divina; um herói.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 27:54 . Verdadeiramente este era o Filho de Deus ou o Messias. É provável que esse centurião tenha sido um prosélito da religião judaica e familiarizado com suas opiniões. Outros, no entanto, pensam que deveria ser traduzido: Este era um Filho de Deus; pois, como o centurião era romano, dizem eles, entre os quais não era incomum roubar uma pessoa de habilidades notáveis ??e merecer um filho de alguma divindade, o centurião, em conseqüência desse costume, tendo em vista as circunstâncias que compareceram a esse evento, foi convencido de que, embora Cristo tenha sido executado como um impostor, ele não poderia ser menos que o filho de um deus. A primeira, porém, parece a opinião mais provável, pois é mais provável que essas palavras do centurião se refiram às palavras dos principais sacerdotes e escribas, Mateus 27:43 . Ele disse: Eu sou o Filho de Deus, veja cap. Mateus 26: 63-64 . Elsner, em uma nota sobre este lugar, demonstrou que alguns dos pagãos tinham uma noção entre eles, que prodígios, especialmente tempestades e terremotos, às vezes assistiam à morte de pessoas extraordinárias, particularmente queridas pelos deuses. O bispo Sherlock fez um bom uso da passagem diante de nós com as seguintes palavras: “Vá à sua religião natural (diz que) estava diante dela Mahomet e seus discípulos vestidos em armaduras e sangue, cavalgando em triunfo sobre os despojos de milhares e dezenas de milhares que caíram por sua espada vitoriosa, mostram-lhe as cidades que ele incendiou, os países que destruiu e destruiu, e a aflição miserável de todos os habitantes da terra. Quando ela o viu nesta cena, leve-a para suas aposentadorias; mostre a ela a câmara do profeta, suas concubinas e esposas: deixe-a ver seu adultério e ouvi-lo alegar revelação e uma comissão divina para justificar sua luxúria e sua opressão.Quando ela está cansada dessa perspectiva, ela abençoado Jesus, humilde e manso, fazendo o bem a todos os filhos dos homens, instruindo pacientemente os ignorantes e os perversos: deixe-o vê-lo em suas privações mais aposentadas; deixe-o segui-lo até a montanha e ouvir suas devoções e súplicas ns para Deus: leve-a para a mesa dele, veja sua pobre comida e ouça seu discurso celestial, deixe-a vê-lo ferido, mas não provocado; deixe-a atendê-lo ao tribunal e considere a paciência com que ele suportou os escárnios e censuras de seus inimigos; conduza-a à cruz dele, e deixe-a vê-lo na agonia da morte, e ouvir sua última oração pelos perseguidores, Pai, perdoe-os, pois eles não sabem o que fazem. “

“Quando a religião natural vê as duas coisas, pergunte qual é o profeta de Deus? – mas nós já tivemos a resposta dela; quando ela viu parte dessa cena pelos olhos do centurião que assistia à cruz por ele”, ela falou e disse, verdadeiramente este era o Filho de Deus. “

Comentário de John Wesley

Agora, quando o centurião e os que estavam com ele, observando Jesus, viram o terremoto e as coisas que foram feitas, eles temeram muito, dizendo: Verdadeiramente este era o Filho de Deus.

O centurião – O oficial que comandava a guarda; e os que estavam com ele temeram, dizendo: Verdadeiramente este era o Filho de Deus – Referindo-se às palavras dos principais sacerdotes e escribas, Mateus 27:43 : Ele disse: Eu sou o Filho de Deus.

Referências Cruzadas

2 Reis 1:13 – Então o rei enviou um terceiro oficial com outros cinqüenta soldados. O oficial subiu o monte, caiu de joelhos diante de Elias e implorou: “Homem de Deus, tenha consideração por minha vida e pela vida destes cinqüenta soldados, teus servos!

Mateus 8:5 – Entrando Jesus em Cafarnaum, dirigiu-se a ele um centurião, pedindo-lhe ajuda.

Mateus 26:63 – Mas Jesus permaneceu em silêncio. O sumo sacerdote lhe disse: “Exijo que você jure pelo Deus vivo: se você é o Cristo, o Filho de Deus, diga-nos”.

Mateus 27:36 – E, sentando-se, vigiavam-no ali.

Mateus 27:40 – e dizendo: “Você que destrói o templo e o reedifica em três dias, salve-se! Desça da cruz, se é Filho de Deus! “

Mateus 27:43 – Ele confiou em Deus. Que Deus o salve agora, se dele tem compaixão, pois disse: ‘Sou o Filho de Deus! ’ “

Marcos 15:39 – Quando o centurião que estava em frente de Jesus ouviu o seu brado e viu como ele morreu, disse: “Realmente este homem era o Filho de Deus! “

Lucas 22:70 – Perguntaram-lhe todos: “Então, você é o Filho de Deus? ” “Vós estais dizendo que eu sou”, respondeu ele.

Lucas 23:47 – O centurião, vendo o que havia acontecido, louvou a Deus, dizendo: “Certamente este homem era justo”.

João 19:7 – Os judeus insistiram: “Temos uma lei e, de acordo com essa lei, ele deve morrer, porque se declarou Filho de Deus”.

Atos dos Apóstolos 2:37 – Quando ouviram isso, os seus corações ficaram aflitos, e eles perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que faremos? “

Atos dos Apóstolos 10:1 – Havia em Cesaréia um homem chamado Cornélio, centurião do regimento conhecido como Italiano.

Atos dos Apóstolos 16:29 – O carcereiro pediu luz, entrou correndo e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas.

Atos dos Apóstolos 21:32 – Ele reuniu imediatamente alguns oficiais e soldados, e com eles correu para o meio da multidão. Quando viram o comandante e os seus soldados, pararam de espancar Paulo.

Atos dos Apóstolos 23:17 – que, chamando um dos centuriões, disse: “Leve este rapaz ao comandante; ele tem algo para lhe dizer”.

Atos dos Apóstolos 23:23 – Então ele chamou dois de seus centuriões e ordenou-lhes: “Preparem um destacamento de duzentos soldados, setenta cavaleiros e duzentos lanceiros a fim de irem para Cesaréia esta noite, às nove horas da noite.

Atos dos Apóstolos 27:1 – Quando ficou decidido que navegaríamos para a Itália, Paulo e alguns outros presos foram entregues a um centurião chamado Júlio, que pertencia ao Regimento Imperial.

Atos dos Apóstolos 27:43 – Mas o centurião queria poupar a vida de Paulo e os impediu de executar o plano. Então ordenou aos que sabiam nadar que se lançassem primeiro ao mar em direção à terra.

Romanos 1:4 – e que mediante o Espírito de santidade foi declarado Filho de Deus com poder, pela sua ressurreição dentre os mortos: Jesus Cristo, nosso Senhor.

Apocalipse 11:13 – Naquela mesma hora houve um forte terremoto, e um décimo da cidade ruiu. Sete mil pessoas foram mortas no terremoto; os sobreviventes ficaram aterrorizados e deram glória ao Deus do céu.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *