Estudo de Mateus 26:63 – Comentado e Explicado

Jesus, no entanto, permanecia calado. Disse-lhe o sumo sacerdote: Por Deus vivo, conjuro-te que nos digas se és o Cristo, o Filho de Deus?
Mateus 26:63

Comentário de E.W. Bullinger

hold = retenção continuada.

Eu te conjuro = Te faço juramento. Grego. exorkizo. Ocorre apenas aqui.

se = se, & c. Jogando sem dúvida sobre o pressuposto: como nos versículos: Mateus 26:24 , Mateus 26:39 , Mateus 26:42 .

o Cristo = Messias. App-98. .

o filho de deus. Veja App-98.

Comentário de John Calvin

63. Eu te conjuro pelo Deus vivo. O sumo sacerdote achava que isso por si só era um crime suficiente para condenar a Cristo, se ele professasse que era o Cristo. Mas como todos se vangloriavam de esperar a redenção de Cristo, ele primeiro deveria ter perguntado se esse era o fato. Que haveria um Cristo, por cujas mãos o povo deveria ser libertado, eles não teriam ousado negar. Jesus veio publicamente adiante, portando o título de Cristo. Por que eles não consideram o fato em si? Por que eles não examinam os sinais, por meio dos quais uma decisão correta pode ter sido formada? Mas, já tendo decidido matar Cristo, estão satisfeitos com esse pretexto de sacrilégio, que ele reivindicou para si a glória da Divindade. E, no entanto, Caifás examina o assunto sob juramento, como se estivesse preparado para ceder assim que fosse totalmente apurado; mas o tempo todo sua mente está cheia de um ódio malicioso e desprezo por Cristo, e é tão cega pelo orgulho e pela ambição, que ele dá como certo que, tão logo o fato tenha sido verificado, sem indagar se é certo ou errado. errado, ele terá justificativas para condená-lo.

Se tu és o Cristo, o Filho de Deus. Pelas palavras de Caifás, podemos inferir que naquela época era comum entre os judeus conceder ao Messias o título de Filho de Deus; pois essa forma de interrogatório não poderia ter se originado de outra maneira senão do costume comum; e, de fato, eles aprenderam com as previsões das Escrituras que ele não era menos o Filho de Deus do que o Filho de Davi. Parece também que Caifás empregou esse epíteto, com o objetivo de aterrorizar a Cristo ou de provocar um preconceito contra ele; como se ele tivesse dito: “Veja para onde você está indo; pois você não pode se chamar Cristo, sem reivindicar, ao mesmo tempo, a denominação de Filho de Deus, com a qual as Escrituras o honram. ” Essa é também a razão de ele usar a palavra Abençoado, que Marcos dá em vez de Deus; pois essa pretensa reverência (232) por Deus pretendia trazer uma acusação mais pesada contra Cristo do que a de profanar o santo nome de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Eu te conjuro pelo Deus vivo – eu te coloco em juramento. A essa solene adulação, Cristo responde imediatamente, porque agora ele é chamado, em nome de Deus, a prestar outro testemunho da verdade. A autoridade de Deus no magistrado mais inútil deve ser adequadamente respeitada. Por mais necessário que nosso Senhor visse silencioso, quando as acusações eram frívolas e as evidências contraditórias, ele não sentiu disposição para continuar esse silêncio, quando questionado sobre uma verdade, pela qual ele veio ao mundo para derramar seu sangue.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *