Estudo de Marcos 1:1 – Comentado e Explicado

Princípio da boa nova de Jesus Cristo, Filho de Deus. Conforme está escrito no profeta Isaías:
Marcos 1:1

Comentário de Albert Barnes

O começo do evangelho – A palavra “evangelho” significa literalmente boas novas, e particularmente as boas novas que respeitam o caminho da salvação pelo Senhor Jesus Cristo. Alguns entenderam a palavra “evangelho” aqui como “história” ou “vida – o começo da história” etc .; mas Marcos não diz nada sobre o início da vida do Salvador. A palavra “evangelho” aqui se refere mais à pregação de João, cujo relato se segue imediatamente, e significa o início das boas novas ou anunciação a respeito do Messias. Era muito comum, portanto, prefixar um título a um livro.

O Filho de Deus – Este título foi usado aqui para atrair atenção e garantir o respeito daqueles que deveriam ler o evangelho. Não é uma história comum. Não narra os feitos do homem – de um herói ou filósofo -, mas as doutrinas e ações do Filho de Deus. A história, portanto, “comanda” o respeito.

Comentário de Joseph Benson

Marcos 1: 1-3 . O começo do evangelho – isto é, da história do evangelho; de Jesus Cristo, o Filho de Deus – que estava ou está no seio do Pai, João 1:18 , e desceu do céu, João 3:13 , para revelar a vontade de seu Pai para nós, para confirmar sua doutrina por uma grande variedade de milagres surpreendentes, para nos dar um exemplo perfeito de todo ramo de piedade e virtude, expiar nossos pecados pelo sacrifício de si mesmo e abolir a morte, com relação a quem acredita nele corretamente, ressuscitando de os mortos como as primícias dos que dormem. O evangelista fala com propriedade estrita nesta frase, pois o início do evangelho está no relato de João Batista, contido no primeiro parágrafo; o próprio evangelho no restante do livro. Assim, o versículo deve ser considerado relacionado ao seguinte, e como significando que o evangelho de Jesus Cristo começou, de acordo com a previsão dos profetas, com a pregação e o batismo de João Batista. Ao designar Jesus, o Filho de Deus, enquanto os outros evangelistas o descrevem principalmente como o Filho do homem, Marcos dá a ele um título com a maior probabilidade, como sendo o mais augusto, de atrair a atenção e a obediência dos romanos, aqueles senhores da Igreja. terra, à religião que foi promulgada por ele. Eis que envio meu mensageiro, etc. – Ver notas sobre Malaquias 3: 1 ; Mateus 11:10 . A voz de um, & c. – Ver notas em Isaías 40: 3 ; Mateus 3: 3 .

Comentário de E.W. Bullinger

O começo do evangelho . Um hebraísmo. Nenhum artigo. Compare Oséias 1: 2 , “[O] princípio da palavra de Jeová por Oséias” . É o começo, não do livro, mas dos fatos das boas novas. Veja nota em Marcos 8:11 .

evangelho = boas novas. Veja nota sobre Mateus (título).

Jesus Cristo . Veja App-98.

o filho de deus. Veja App-98.

Comentário de John Calvin

Marcos 1: 1 . O começo do evangelho. Embora o que até agora tenhamos retirado de Mateus e Lucas faça parte do Evangelho, ainda assim, não é sem razão que Marcos faz do início do Evangelho a pregação de João Batista. Pois a Lei e os Profetas chegaram ao fim ( João 1:17 .) “ A Lei e os Profetas existiam até João: desde então o reino de Deus é pregado( Lucas 16:16 ). E com isso concorda plenamente com a citação que ele faz do profeta Malaquias ( Malaquias 3: 1 ). A fim de inflamar as mentes de seu povo com um desejo mais forte da salvação prometida, o Senhor decidiu deixá-los, por um tempo, sem novas profecias. Sabemos que o último dos profetas verdadeiros e legais foi Malaquias.

Para que os judeus, entretanto, não desmaiem de fome, ele os exorta a continuar sob a lei de Moisés, até que a redenção prometida apareça. Ele menciona apenas a lei ( João 1:17 ), porque a doutrina dos Profetas não era separada da lei, mas era apenas um apêndice e uma exposição mais completa dela, para que a forma de governo na Igreja pudesse depender inteiramente da lei. Lei. Não é uma coisa nova ou incomum nas Escrituras incluir os Profetas sob o nome de Lei: pois todos estavam relacionados a ela como fonte ou design. O Evangelho não era um apêndice inferior à Lei, mas uma nova forma de instrução, pela qual a primeira foi posta de lado.

Malaquias, distinguindo as duas condições da Igreja, coloca uma sob a Lei e começa a outra com a pregação de João. Ele inquestionavelmente descreve o Batista, quando diz: “Eis que envio o meu mensageiro” ( Malaquias 3: 1 🙂 porque, como já dissemos, essa passagem estabelece uma distinção expressa entre a Lei e a nova ordem e condição. da Igreja. Com o mesmo ponto de vista que ele havia dito um pouco antes, (que é citado por Marcos, [ Marcos 9:13 ;] pois as passagens são bem parecidas)) “Eis que vos envio Elias, o Profeta, antes da vinda dos grandes e dia terrível do Senhor ”( Malaquias 4: 5 ). Novamente,

“Eis que envio meu mensageiro, e ele preparará o caminho diante de mim; e o Senhor, a quem procurardes, subitamente chegará ao seu templo” ( Malaquias 3: 1 ).

Em ambas as passagens, o Senhor promete uma condição melhor de sua Igreja do que a que existia sob a Lei, e isso indiscutivelmente indica o começo do Evangelho. Mas antes que o Senhor viesse restaurar a Igreja, um precursor ou arauto viria e anunciaria que ele estava na mão. Portanto, inferimos que a revogação da Lei e o início do Evangelho, estritamente falando, ocorreram quando João começou a pregar.

O evangelista João nos apresenta Cristo vestido de carne, “o Verbo feito carne” ( João 1:14 😉 para que seu nascimento e toda a história de sua aparência sejam incluídos no Evangelho. Mas aqui Marcos pergunta, quando o Evangelho começou a ser publicado e, portanto, começa corretamente com João, que era seu primeiro ministro. E com essa visão, o Pai Celestial escolheu que a vida de seu Filho fosse enterrada, por assim dizer, em silêncio, até que chegasse o tempo da revelação completa. Pois isso não aconteceu sem a incontestável Providência de Deus, que os evangelistas deixaram de fora todo o período que Cristo passou em particular, e passaram de uma só vez desde a mais tenra infância até o trigésimo ano, quando foi exposto ao mundo, investido abertamente. seu caráter público como Redentor; Lucas excluiu, que toca levemente uma indicação de seu futuro chamado, que ocorreu por volta do décimo segundo ano ( Lucas 2:42 ).

Tinha uma conexão muito estreita com esse objeto, que devemos ser informados, primeiro, que Cristo é um homem verdadeiro ( João 1:14 ) e, a seguir, que ele é ” o Filho de Abraão e de Davi( Mateus 1: 1 😉 quanto a ambos, o Senhor tem o prazer de nos dar um atestado. and “Simeon,” ( Luke 2:25 ,) were intended to prove his Divinity. Os outros assuntos que examinamos, relacionados aos “pastores( Lucas 2: 8 ), aos “Reis Magos” ( Mateus 2: 1 ) e “Simeão” ( Lucas 2:25 ,) pretendiam provar sua divindade. O que Lucas relata sobre João e seu pai Zacarias ( Lucas 1: 5 ) foi uma espécie de preparação para o Evangelho.

Não há impropriedade na mudança da pessoa aqui feita, citando as palavras de Malaquias. Segundo o profeta, Deus diz: Eu envio meu mensageiro, e ele preparará o caminho diante de mim . Marcos apresenta Deus como se dirigindo ao Filho. Eis que eu envio meu mensageiro diante de tua face, que preparará o seu caminho diante de ti . Mas vemos que Marcos não tinha outra intenção senão expressar mais claramente o significado do profeta. Marcos designa Cristo, o Filho de Deus. Os outros evangelistas testemunham que ele nasceu da semente de Abraão e Davi e, portanto, era o Filho do homem ( Mateus 8:20 .) Mas Marcos nos mostra que nenhuma redenção é esperada mas do Filho de Deus

Comentário de Adam Clarke

O início do Evangelho – É com a máxima propriedade que Marcos começa a dispensação do Evangelho pela pregação de João Batista, ele sendo o precursor de Jesus Cristo e o primeiro proclamador do Messias encarnado. Evangelho – para o significado da palavra, veja o prefácio de Mateus.

Filho de Deus – para apontar sua origem divina; e, assim, olhando para sua concepção milagrosa. Este era um caráter essencial do Messias. Veja Mateus 16:16 ; Mateus 26:63 ; Lucas 22:67 , etc.

Comentário de Thomas Coke

Marcos 1: 1 . De Jesus Cristo, o Filho de Deus Este exórdio é singular; pois enquanto os outros evangelistas descrevem nosso Salvador como o Filho do homem, São Marcos, em palavras expressas, o classifica como o Filho de Deus. Um título com maior probabilidade, como sendo o mais augusto, de atrair a atenção e a obediência dos romanos, esses senhores da terra, para a religião que foi promulgada por ele. Ao descrever essa religião, São Marcos reuniu tantos discursos e milagres de nosso Salvador, que podem servir para exibir uma visão geral de seu caráter e mostrar ao mundo ao mesmo tempo que tipo de princípios eles estavam interessados ??em adotar, e que curso de vida eles deveriam liderar, que professavam seus seguidores e discípulos. Isso respondeu totalmente ao final de seu projeto. O presente verso pode estar conectado com o seguinte; e o sentido será que o Evangelho de Jesus Cristo começou, de acordo com a predição dos profetas, com a pregação e o batismo de João Batista. Não ocuparei o tempo do leitor e do meu tempo insistindo nas passagens deste ou dos seguintes evangelistas, que já foram explicadas nas notas de São Mateus, e quais explicações serão encontradas pelas copiosas referências marginais.

Comentário de Scofield

fim do mundo

consumação da idade.

Comentário de John Wesley

O começo do evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus;

O começo do evangelho de Jesus Cristo – O evangelista fala com rigor: porque o começo do evangelho está no relato de João Batista, contido no primeiro parágrafo; o próprio Evangelho no restante do livro. Mateus 3: 1 ; Lucas 3: 1

Referências Cruzadas

Salmos 2:7 – Proclamarei o decreto do Senhor: Ele me disse: “Tu és meu filho; eu hoje te gerei.

Mateus 3:17 – Então uma voz dos céus disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado”.

Mateus 14:33 – Então os que estavam no barco o adoraram, dizendo: “Verdadeiramente tu és o Filho de Deus”.

Mateus 17:5 – Enquanto ele ainda estava falando, uma nuvem resplandecente os envolveu, e dela saiu uma voz, que dizia: “Este é o meu Filho amado em quem me agrado. Ouçam-no! “

Lucas 1:2 – conforme nos foram transmitidos por aqueles que desde o início foram testemunhas oculares e servos da palavra.

Lucas 1:35 – O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus.

Lucas 2:10 – Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo:

João 1:14 – Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.

João 1:34 – Eu vi e testifico que este é o Filho de Deus”.

João 1:49 – Então Natanael declarou: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel! “

João 3:16 – “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 6:69 – Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus”.

João 20:31 – Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome.

Atos dos Apóstolos 1:1 – Em meu livro anterior, Teófilo, escrevi a respeito de tudo o que Jesus começou a fazer e a ensinar,

Romanos 1:1 – Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus,

Romanos 8:3 – Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne,

Romanos 8:32 – Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?

Hebreus 1:1 – Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas,

1 João 1:1 – O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam — isto proclamamos a respeito da Palavra da vida.

1 João 5:11 – E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *