Estudo de Romanos 1:1 – Comentado e Explicado

Paulo, servo de Jesus Cristo, escolhido para ser apóstolo, reservado para anunciar o Evangelho de Deus;
Romanos 1:1

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 1-8 . E em um daqueles dias, os principais sacerdotes, escribas e anciãos – isto é, alguns dos primeiros homens da nação; veio – Por nomeação do senado, a Jesus; e falou, dizendo: Conte-nos com que autoridade, etc. – Veja em Mateus 21: 23-27 e Marcos 11: 27-33 .

Comentário de E.W. Bullinger

Paulo. O nome de Paulo encabeça todas as suas epístolas, exceto hebreus.

servo . Grego. doulos. App-190. Compare 2 Coríntios 4: 5 . Gálatas 1: 1 , Gálatas 1:10 . Filipenses 1: 1 , Filipenses 1: 1 . Tito 1: 1 .

Jesus Cristo . App-98. XL

chamado, & c . Literalmente, um apóstolo chamado; chamado em sua conversão ( Atos 26:17 , Atos 26:18 ).

apóstolo . App-189.

separado = separado. Grego. aforizo. Compare Atos 13: 2 ; Atos 19: 9 . 2 Coríntios 6:17 . Gálatas 1: 1 , Gálatas 1:15 ; Gálatas 2:12 . Observe os três estágios da “separação” de Paulo para o propósito de Deus: nascimento ( Gálatas 1: 1 , Gálatas 1:15 , Gálatas 1:16 ); conversão ( Atos 9:15 ); trabalho ( Atos 13: 2 ).

até . Grego. eis. App-104.

o evangelho de Deus: ou seja, o “evangelho da graça de Deus” ( Atos 20:24 . Compare Atos 15: 7 ), não o “evangelho do reino”. Veja App-140. .

Deus App-98.

Comentário de John Calvin

1. Paulo, etc. (11) – No que diz respeito à palavra Paulo, como é um assunto de nenhum momento que deveria nos deter, e como nada pode ser dito que não tenha sido mencionado por outros expositores, devo dizer nada, não era adequado satisfazer alguns com pequenas despesas sem ser entediante com os outros; pois o assunto será despachado em poucas palavras.

Aqueles que pensam que o apóstolo alcançou esse nome como um troféu por ter levado Sergius, o procônsul, à fé de Cristo, são refutados pelo testemunho de Lucas, que mostra que ele era assim antes daquela época. ( Atos 13: 7. ) Nem me parece provável que isso lhe tenha sido dado quando ele se converteu a Cristo; embora essa idéia tenha sido tão prazerosa [Agostinho], que ele aproveitou a ocasião para filosofar sobre o assunto; pois ele diz que, de um orgulhoso Saul, ele foi feito um discípulo muito pequeno ( parvulum (12) ) de Cristo. Mais provável é a opinião de [Orígenes], que pensou que ele tinha dois nomes; pois não é improvável que seja verdade, que seu nome, Saul, derivado de seus parentes, lhe foi dado pelos pais para indicar sua religião e sua descendência; e que seu outro nome, Paul, foi adicionado, para mostrar seu direito à cidadania romana; (13) eles não teriam essa honra, então altamente valorizada, a não ser tornada evidente; mas eles não o valorizaram tanto quanto reter uma prova de sua descendência israelita. Mas ele geralmente adotou o nome de Paulo em suas epístolas, e pode ser pelas seguintes razões: porque nas igrejas para as quais ele escreveu, era mais conhecido e mais comum, mais aceitável no império romano e menos conhecido entre seus própria nação. De fato, era seu dever evitar as tolas suspeitas e ódios sob os quais o nome de um judeu trabalhava entre os romanos e em suas províncias, e abster-se de inflamar a raiva de seus próprios compatriotas e cuidar de si mesmo.

Um servo de Jesus Cristo, etc. – Ele se manifesta com essas distinções com o objetivo de garantir mais autoridade à sua doutrina; e isso ele procura garantir por duas coisas – primeiro, afirmando seu chamado ao apostolado; (14) e, em segundo lugar, mostrando que seu chamado não estava desconectado da Igreja de Roma: pois era de grande importância que ele fosse considerado apóstolo através do chamado de Deus e que ele deveria ser conhecido como destinado à Igreja Romana. . Ele, portanto, diz que ele era um servo de Cristo e chamado ao ofício de apóstolo, sugerindo, assim, que ele não havia se intrometido presumivelmente nesse ofício. Ele então acrescenta que foi escolhido ( selectum – selected, (15) ) pelo qual confirma mais completamente o fato de que ele não era uma das pessoas, mas um apóstolo particular do Senhor. Consistentemente com isso, ele já havia passado do que era geral para o que era particular, pois o apostolado era um serviço especial; pois todos que sustentam o ofício de ensino devem ser considerados servos de Cristo, mas os apóstolos, em ponto de honra, excedem em muito todos os outros. Mas a escolha pelo evangelho, etc., que ele menciona depois, expressa o fim, bem como o uso do apostolado; pois ele pretendia mostrar brevemente para que finalidade ele foi chamado para essa função. Ao dizer então que ele era servo de Cristo, ele declarou o que tinha em comum com outros professores; reivindicando para si o título de apóstolo, ele se colocou diante dos outros; mas como nenhuma autoridade é devida àquele que se intromete voluntariamente, ele nos lembra que ele foi designado por Deus.

Então o significado é: – que Paulo era um servo de Cristo, não qualquer tipo de servo, mas um apóstolo, e que pelo chamado de Deus, e não por intrusão presunçosa: segue uma explicação mais clara do ofício apostólico – foi ordenado para a pregação do evangelho. Pois não posso concordar com aqueles que se referem a esse chamado do qual ele fala à eterna eleição de Deus; e que entendem a separação, seja a do ventre de sua mãe, que ele menciona em Gálatas 1:15 , ou a que Lucas se refere, quando Paulo foi designado para os gentios: mas considero que ele simplesmente se gloria por ter Deus como autor de sua chamada, para que ninguém pense que, por sua própria imprudência, tomou essa honra para si mesmo. (16)

Devemos observar aqui que nem todos são adequados para o ministério da palavra; é necessário um chamado especial: e mesmo aqueles que parecem particularmente aptos devem prestar atenção para que não entrem sem um chamado. Mas quanto ao caráter do apelo apostólico e episcopal, consideraremos isso em outro lugar. Devemos observar ainda que o ofício de apóstolo é a pregação do evangelho. Portanto, parece que apenas objetos de ridículo são aqueles cães burros, que se tornam visíveis apenas pela mitra e pelo bandido, e se gabam de serem os sucessores dos apóstolos!

A palavra servidor não importa mais que um ministro, pois se refere ao que é oficial. (17) Menciono isso para remover o erro daqueles que se refinam demais a essa expressão e pensam que aqui deve ser entendido um contraste entre o serviço de Moisés e o de Cristo.

Ele era um apóstolo por um chamado, ou como [Beza] declara, “pelo chamado de Deusex Dei vocatione apostolus “. O significado é o mesmo que o próprio ele expressa em Gálatas 1: 1 . [Turrettin] a traduz como ” Apostolus vocatione divina – um apóstolo por vocação divina”.

A diferença entre “um apóstolo chamado” e “chamado para ser apóstolo” é a seguinte: o primeiro transmite a idéia de que ele obedeceu ao chamado e o outro não. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Paulo, um servo de Jesus Cristo – A palavra d????? , que traduzimos servo, significa apropriadamente um escravo, alguém que é toda a propriedade de seu mestre; e é usado aqui pelo apóstolo com grande propriedade. Ele sentiu que não era seu, e que sua vida e poderes pertenciam a seu dono celestial e que ele não tinha o direito de dispor ou empregá-los, mas com a mais estrita subserviência à vontade de seu Senhor. Nesse sentido, e nesse espírito, ele é o escravo voluntário de Jesus Cristo; e este é, talvez, o caráter mais elevado que qualquer alma do homem pode alcançar deste lado a eternidade. “Eu sou totalmente do Senhor; e totalmente dedicado no espírito de obediência sacrificial, ao desempenho constante, completo e energético da vontade divina.” Um amigo de Deus é alto; um filho de Deus é superior; mas o servo, ou, no sentido acima, o escravo de Deus, é superior a todos; – em uma palavra, ele é uma pessoa que sente que não tem propriedade em si mesma, e que Deus é tudo e em todos.

Chamado para ser apóstolo – A palavra ap?st???? , apóstolo, de ap?ste??e?? , para enviar, significa simplesmente um mensageiro ou enviado; alguém enviado com uma missão confidencial: mas aqui significa um mensageiro extraordinário; alguém enviado pelo próprio Deus para entregar a mensagem mais importante em nome de seu Criador; – em uma palavra, um enviado pela autoridade Divina para pregar o Evangelho às nações. A palavra ???t?? , chamada, significa aqui o mesmo que constituído, e deve ser associada a ap?st???? , como está no grego, e traduzida da seguinte forma: Paulo, um servo de Jesus Cristo, constituiu um apóstolo, etc. Nesse sentido, a palavra chamada tem em muitos lugares dos escritos sagrados; por exemplo: Eis que tipo de amor o Pai nos concedeu, para que sejamos chamados ?????µe? , Constituídos ou feitos filhos de Deus. Como é provável que nenhum apóstolo tenha sido empregado na fundação da Igreja de Roma, e havia necessidade de muita autoridade para resolver os assuntos que estavam em disputa, era necessário que ele lhes mostrasse que derivou sua autoridade de Deus, e foi imediatamente delegado por ele para pregar e escrever como estava fazendo agora.

Separados para o Evangelho – Separados e designados para esta obra, e somente para esta; como os israelitas estavam separados de todo o povo da terra, para serem servos de Deus: ver Levítico 20:26 . São Paulo pode aqui se referir ao seu antigo estado como fariseu, o que significa literalmente um separatista, ou um separado. Antes de ser separado para o serviço de sua própria seita; agora ele está separado para o evangelho de Deus. Sobre a palavra Evangelho, e seu significado, veja o prefácio das notas sobre São Mateus; e para o significado da palavra fariseu, veja o mesmo evangelho, Mateus 3: 7 ; (Nota).

Comentário de Thomas Coke

Romanos 1: 1 . Paulo, um servo, etc. – Deste versículo até o décimo quinto, temos a introdução dessa epístola, na qual São Paulo afirma sua comissão como apóstolo dos gentios; lança essas reflexões a respeito do Evangelho e de nosso Senhor, como eram adequadas para prender a atenção dos judeus; e testemunha sua afeição sincera aos cristãos de Roma e seu desejo sincero de pregar o evangelho entre eles. Os sete primeiros versículos deste capítulo são apenas um período completo, todos os membros representando para a mente do devoto algum augusto mistério e moral edificante de nossa religião sagrada. A palavra original ?????? é um servo de escravos , ou escravo, que é propriedade absoluta de seu mestre e vinculado a ele por toda a vida. Ele se considera apóstolo chamado ou convidado e, portanto, um apóstolo verdadeiro – como convidado é um convidado verdadeiro e adequado. Veja no cap. Romanos 8:23 . No que diz respeito à sua separação do Evangelho, enquanto os professores judaizantes disputavam a reivindicação de São Paulo ao ofício apostólico, é com muita propriedade que ele a afirma na própria entrada de uma epístola, na qual ele propôs uma refutação completa de seus princípios. Veja Taylor, Locke, Calmet e Blackwall

Comentário de Spurgeon

Romanos 1: 1 . Paulo, um servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus,

Paulo tem muitos títulos e gosta de mencioná-los por escrito a esses cristãos em Roma. Ele coloca o primeiro título mais alto: “Um servo de Jesus Cristo”. Ele se gloria em ser um servo do Cristo crucificado, um servo daquele que foi desprezado e rejeitado pelos homens; nós também. Paulo foi chamado dentre os homens, efetivamente “chamado” de Deus “para ser apóstolo, separado” – separado – “para o evangelho de Deus”. Ele acreditava que estava separado para esse fim em seu nascimento; mas ele foi especialmente “separado para o evangelho de Deus” no caminho para Damasco. É uma coisa feliz quando um ministro sente que não tem nada a ver com outra coisa senão o evangelho; que comanda todo o seu pensamento, todo o seu talento, todo o seu tempo.

Romanos 1: 2 . (Que ele havia prometido anteriormente por seus profetas nas sagradas escrituras)

Todo o evangelho está no Antigo Testamento e no Novo, pois o evangelho que Paulo foi chamado para pregar foi prometido pelos profetas nas Escrituras Sagradas.

Romanos 1: 3-4 . A respeito de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, que foi feito da semente de Davi, segundo a carne; e declarou ser o Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade, pela ressurreição dos mortos:

Ele é tanto o Filho de Deus como ele era o Filho do homem. A humanidade é tão verdadeira quanto a divindade, a divindade tão verdadeira quanto a humanidade.

Romanos 1: 5 . POR quem recebemos graça e apostolado, por obediência à fé entre todas as nações, por seu nome:

Paulo sentiu que foi enviado para pregar entre todos os gentios. Ele tinha um grande bispado; Tiago pode guardar para os judeus, mas a diocese de Paulo incluía todas as terras, ele deveria pregar “entre todas as nações”.

Romanos 1: 6-7 . Entre os quais também sois chamados de Jesus Cristo: a todos os que estão em Roma, amados por Deus, chamados a ser santos: graça a vós e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

O evangelho é uma boa notícia; e o homem que tem que pregar está cheio de bons desejos. Ele deseja as melhores coisas possíveis a todos com quem ele entra em contato: “Graça a você e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo”.

Romanos 1: 8 . Primeiro, agradeço ao meu Deus através de Jesus Cristo por todos vocês, que sua fé é mencionada em todo o mundo.

Oh, gostaria que fosse assim conosco, que tivéssemos fé de que se pudesse falar em todo o mundo! Receio que alguns não tenham o que falar; esses santos em Roma tinham tanta fé que o barulho era espalhado por toda parte, e todas as pessoas se perguntavam sobre eles.

Romanos 1: 9 . Pois Deus é minha testemunha, a quem sirvo com meu espírito no evangelho de seu Filho, que sem cessar sempre faço menção a você em minhas orações;

Não é à toa que eles prosperaram tão bem quando Paulo sempre os mencionava em suas orações. Algumas igrejas prosperariam melhor se alguns de vocês se lembrassem mais delas em oração. Certamente, todos vocês oram pela igreja da qual são membros; você não poderia deixar em seu coração um pouco de espaço para uma igreja pobre que está diminuindo? Você não poderia orar novamente? Quem sabe que bênção viria sobre o pastor e as pessoas se você os entrasse em seus corações?

Romanos 1:10 . Fazendo um pedido, se por algum tempo agora eu tiver uma longa jornada pela vontade de Deus para chegar até você.

Paulo orou sobre esse assunto, e podemos orar sobre nossas jornadas. Gosto de ouvir a expressão antiquada: “Sê agradado, ó Senhor, por conceder misericórdias itinerantes”, pois existem tais coisas; e quando os servos de Deus estão por aí, com o objetivo de espalhar o evangelho, devemos orar para que eles possam viajar em segurança.

Romanos 1:11 . Pois desejo ver, vós, que vos concedo algum dom espiritual, para que sejais estabelecidos;

Ele queria ir a Roma porque achava que levaria algo com ele. Ele era um homem pobre, então não podia receber presentes de ouro ou prateado; mas ele era um correio escolhido, por isso acreditava que poderia lhes dar algum dom espiritual. Oh, que generosidade um homem de Deus distribui quando seu Senhor está com ele! Oro hoje à noite para que, por mais débil que seja, e sem qualificação para abençoar vocês, ainda assim, nesta noite, todos vocês que são o povo de Deus possam obter algum dom espiritual. Não sei o que queres; mas nosso Pai celestial faz. Que cada um de vocês consiga, distintamente da mão direita, algum dom espiritual para que possa ser estabelecido, para que consiga um bom domínio da raiz, para que esteja firmemente firme no alicerce seguro!

Romanos 1: 12-13 . Ou seja, para que ele possa consolar junto com você pela fé mútua, você e eu. Agora, irmãos, não quero que vocês ignorem, irmãos, que muitas vezes pretendi ir até vocês (mas foi permitido até agora) que também eu pudesse ter algum fruto entre vocês, assim como entre outros gentios.

Roma era uma pia de iniqüidade; era a cova dos leões, onde Nero estava, que devorava rapidamente, como um leão, o ministro de Cristo. Paulo queria de alguma forma entrar naquela cidade antiga nas sete notas e colher alguns frutos para Deus até da videira que foi plantada ali; mas ele foi impedido.

Romanos 1: 14-15 . Sou devedor dos gregos e dos bárbaros; tanto para os sábios quanto para os imprudentes. Portanto, tanto quanto em mim, estou pronto para pregar o evangelho a você que também está em Roma.

Não creio que Paulo tenha adivinhado que ele seria enviado para lá às custas do governo, mas ele foi. O Império Romano teve que encontrar um navio para ele e uma escolta adequada para ele também; e ele entrou na cidade como embaixador em títulos. Quando nosso coração está fixo em uma coisa e oramos por ela, Deus pode nos conceder a bênção; mas, pode ser, de uma maneira que nunca procuramos. Você deve ir a Roma, Paulo; mas você deve estar acorrentado. Ele não tinha pensado nesse plano; ainda assim, era o melhor caminho a seguir. Não sei como ele poderia ter pregado ao imperador, exceto como prisioneiro; mas quando ele foi trazido à sua frente para ser julgado, teve a oportunidade de falar até com a criatura brutal que foi chamada Imperador de Roma.

Romanos 1: 16-17 . Pois não tenho vergonha do evangelho de Cristo, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê; primeiro ao judeu e também ao grego. Pois nela é revelada a justiça de Deus de fé em fé: como está escrito: O justo viverá da fé.

Essa é a soma e a substância do evangelho: “O justo viverá pela fé.” A lei é: “Aquele que faz essas coisas viverá por elas”; mas o evangelho é: “O justo viverá pela fé.” “Portanto, sendo justificados pela fé, temos paz com Deus.” O Senhor nos deu toda essa fé salvadora, por amor de Cristo! Amém.

Comentário de John Wesley

Paulo, um servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus,

Paulo, um servo de Jesus Cristo – A esta introdução a conclusão responde, Romanos 15:15 , etc.

Chamado para ser apóstolo – E feito apóstolo por esse chamado. Enquanto Deus chama, ele faz o que chama. Como os professores judaizantes contestaram sua reivindicação ao ofício apostólico, é com grande propriedade que ele a afirma na própria entrada de uma epístola, na qual seus princípios são totalmente derrubados. E vários outros pensamentos apropriados e importantes são sugeridos nesta breve introdução; particularmente as profecias concernentes ao evangelho, a descendência de Jesus de Davi, as grandes doutrinas de sua divindade e ressurreição, o envio do evangelho aos gentios, os privilégios dos cristãos e a obediência e santidade a que eles eram obrigados em virtude de seus deveres. profissão.

Separados – Por Deus, não apenas da maioria dos outros homens, de outros judeus, de outros discípulos, mas mesmo de outros professores cristãos, para ser um instrumento peculiar de Deus na divulgação do evangelho.

Referências Cruzadas

Levítico 20:24 – Mas a vocês prometi que herdarão a terra deles; eu a darei a vocês como herança, terra que mana leite e mel. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês, que os separou dentre os povos.

Números 16:9 – Não lhes é suficiente que o Deus de Israel os tenha separado do restante da comunidade de Israel e os tenha trazido para junto de si a fim de realizarem o trabalho no tabernáculo do Senhor e para estarem preparados para servir a comunidade?

Deuteronômio 10:8 – Naquela ocasião o Senhor separou a tribo de Levi para carregar a arca da aliança do Senhor, para estar perante o Senhor a fim de ministrar e pronunciar bênçãos em seu nome, como se faz ainda hoje.

1 Crônicas 23:13 – Estes foram os filhos de Anrão: Arão e Moisés. Arão foi separado, ele e seus descendentes para sempre, para consagrar as coisas santíssimas, oferecer sacrifícios ao Senhor, ministrar diante dele e pronunciar bênçãos em seu nome, para sempre.

Isaías 49:1 – Escutem-me, vocês, ilhas; ouçam, vocês, nações distantes: Antes de eu nascer o Senhor me chamou; desde o meu nascimento ele fez menção de meu nome.

Jeremias 1:5 – “Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações”.

Marcos 16:15 – E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.

Lucas 2:10 – Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo:

João 12:26 – Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará.

João 13:14 – Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros.

João 15:15 – Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido.

João 15:20 – Lembrem-se das palavras que eu lhes disse: nenhum escravo é maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também perseguirão vocês. Se obedeceram à minha palavra, também obedecerão à de vocês.

Atos dos Apóstolos 9:15 – Mas o Senhor disse a Ananias: “Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel.

Atos dos Apóstolos 13:2 – Enquanto adoravam ao Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: “Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”.

Atos dos Apóstolos 13:9 – Então Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, olhou firmemente para Elimas e disse:

Atos dos Apóstolos 20:24 – Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus.

Atos dos Apóstolos 21:40 – Tendo recebido permissão do comandante, Paulo levantou-se na escadaria e fez sinal à multidão. Quando todos fizeram silêncio, dirigiu-se a eles em aramaico:

Atos dos Apóstolos 22:7 – Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: ‘Saulo, Saulo! por que você está me perseguindo? ’

Atos dos Apóstolos 22:13 – veio ver-me e, pondo-se junto a mim, disse: ‘Irmão Saulo, recupere a visão’. Naquele mesmo instante pude vê-lo.

Atos dos Apóstolos 22:14 – “Então ele disse: ‘O Deus dos nossos antepassados o escolheu para conhecer a sua vontade, ver o Justo e ouvir as palavras de sua boca.

Atos dos Apóstolos 22:21 – “Então o Senhor me disse: ‘Vá, eu o enviarei para longe, aos gentios’ “.

Atos dos Apóstolos 26:1 – Então Agripa disse a Paulo: “Você tem permissão para falar em sua defesa”. A seguir, Paulo fez sinal com a mão e começou a sua defesa:

Atos dos Apóstolos 26:14 – Todos caímos por terra. Então ouvi uma voz que me dizia em aramaico. ‘Saulo, Saulo, por que você está me perseguindo? Resistir ao aguilhão só lhe trará dor! ’

Atos dos Apóstolos 26:16 – Agora, levante-se, fique de pé. Eu lhe apareci para constituí-lo servo e testemunha do que você viu a meu respeito e do que lhe mostrarei.

Atos dos Apóstolos 27:23 – Pois ontem à noite apareceu-me um anjo do Deus a quem pertenço e a quem adoro, dizendo-me:

Romanos 1:5 – Por meio dele e por causa do seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar dentre todas as nações um povo para a obediência que vem pela fé.

Romanos 1:9 – Deus, a quem sirvo de todo o coração pregando o evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como sempre me lembro de vocês

Romanos 1:16 – Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.

Romanos 11:13 – Estou falando a vocês, gentios. Visto que sou apóstolo para os gentios, exalto o meu ministério,

Romanos 15:16 – de ser um ministro de Cristo Jesus para os gentios, com o dever sacerdotal de proclamar o evangelho de Deus, para que os gentios se tornem uma oferta aceitável a Deus, santificados pelo Espírito Santo.

Romanos 15:29 – Sei que, quando for visitá-los, irei na plenitude da bênção de Cristo.

Romanos 16:18 – Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam os corações dos ingênuos.

Romanos 16:25 – Ora, àquele que tem poder para confirmá-los pelo meu evangelho e pela proclamação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério oculto nos tempos passados,

1 Coríntios 1:1 – Paulo, chamado para ser apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Sóstenes,

1 Coríntios 9:1 – Não sou livre? Não sou apóstolo? Não vi Jesus, nosso Senhor? Não são vocês resultado do meu trabalho no Senhor?

1 Coríntios 9:16 – Contudo, quando prego o evangelho, não posso me orgulhar, pois me é imposta a necessidade de pregar. Ai de mim se não pregar o evangelho!

1 Coríntios 15:8 – depois destes apareceu também a mim, como a um que nasceu fora de tempo.

2 Coríntios 1:1 – Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus que está em Corinto, juntamente com todos os santos de toda a Acaia:

2 Coríntios 4:5 – Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por amor de Jesus.

2 Coríntios 11:5 – Todavia, não me julgo nem um pouco inferior a esses “super-apóstolos”.

2 Coríntios 12:11 – Fui insensato, mas vocês me obrigaram a isso. Eu devia ser recomendado por vocês, pois em nada sou inferior aos “super-apóstolos”, embora eu nada seja.

Gálatas 1:1 – Paulo, apóstolo enviado, não da parte de homens nem por meio de pessoa alguma, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dos mortos,

Gálatas 1:10 – Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo.

Gálatas 1:11 – Irmãos, quero que saibam que o evangelho por mim anunciado não é de origem humana.

Gálatas 1:15 – Mas Deus me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça. Quando lhe agradou

Efésios 1:1 – Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos e fiéis em Cristo Jesus que estão em Éfeso:

Efésios 1:13 – Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa,

Efésios 3:5 – Esse mistério não foi dado a conhecer aos homens doutras gerações, mas agora foi revelado pelo Espírito aos santos apóstolos e profetas de Deus,

Efésios 4:11 – E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,

Filipenses 1:1 – Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, juntamente com os bispos e diáconos:

Filipenses 2:11 – e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.

Filipenses 3:6 – quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível.

Colossenses 1:1 – Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo,

Colossenses 1:25 – Dela me tornei ministro de acordo com a responsabilidade por Deus a mim atribuída de apresentar-lhes plenamente a palavra de Deus,

1 Tessalonicenses 2:2 – Apesar de termos sido maltratados e insultados em Filipos, como vocês sabem, com a ajuda de nosso Deus tivemos coragem de anunciar-lhes o evangelho de Deus, em meio a muita luta.

2 Tessalonicenses 2:13 – Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

1 Timóteo 1:1 – Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por ordem de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, a nossa esperança,

1 Timóteo 1:11 – Essa sã doutrina se vê no glorioso evangelho que me foi confiado, o evangelho do Deus bendito.

1 Timóteo 1:11 – Essa sã doutrina se vê no glorioso evangelho que me foi confiado, o evangelho do Deus bendito.

1 Timóteo 1:15 – Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior.

1 Timóteo 2:7 – Para isso fui designado pregador e apóstolo mestre da verdadeira fé aos gentios. Digo-lhes a verdade, não minto.

2 Timóteo 1:11 – Deste evangelho fui constituído pregador, apóstolo e mestre.

Tito 1:1 – Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo para levar os eleitos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade que conduz à piedade,

Hebreus 5:4 – Ninguém toma esta honra para si mesmo, mas deve ser chamado por Deus, como de fato o foi Arão.

Hebreus 7:26 – É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus.

Tiago 1:1 – Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos dispersas entre as nações: Saudações.

2 Pedro 1:1 – Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, mediante a justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma fé igualmente valiosa:

Judas 1:1 – Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos que foram chamados, amados por Deus Pai e guardados por Jesus Cristo:

Apocalipse 1:1 – Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve há de acontecer. Ele enviou o seu anjo para torná-la conhecida ao seu servo João,

Apocalipse 22:6 – O anjo me disse: “Estas palavras são dignas de confiança e verdadeiras. O Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou o seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer”.

Apocalipse 22:9 – Mas ele me disse: “Não faça isso! Sou servo como você e seus irmãos, os profetas, e como os que guardam as palavras deste livro. Adore a Deus! “

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *