Estudo de 1 Coríntios 9:1 – Comentado e Explicado

Não sou eu livre? Não sou apóstolo? Não vi Jesus nosso Senhor? Não sois vós minha obra no Senhor?
1 Coríntios 9:1

Comentário de Albert Barnes

Eu não sou apóstolo? Esse era o ponto a ser resolvido; e é provável que alguns em Corinto negassem que ele pudesse ser apóstolo, pois era necessário, para isso, ter visto o Senhor Jesus; e desde que se supunha que Paulo não tinha sido testemunha de sua vida, doutrinas e morte.

Eu não sou livre? Eu não sou um homem livre; Não tenho a liberdade que todos os cristãos possuem, e especialmente a que todos os apóstolos possuem? A “liberdade” mencionada aqui é sem dúvida o privilégio ou direito de abster-se do trabalho; de gozar como os outros as relações domésticas da vida; e de um apoio como ministro público e apóstolo. Provavelmente, alguns haviam contestado suas reivindicações de apostolado de que ele não havia usado esse direito e que estava consciente de que não tinha direito a isso. Por esse modo de interrogatório, ele implica fortemente que ele era um homem livre e que tinha esse direito.

Não vi Jesus Cristo, nosso Senhor? Aqui está implícito, e parece ser admitido por Paulo, que, para ser um “apóstolo”, era necessário ter visto o Salvador. Isso geralmente é declarado expressamente; veja a nota em Atos 1: 21-22 . A razão disso foi que os apóstolos foram designados para serem testemunhas da vida, doutrinas, morte e ressurreição do Senhor Jesus, e que, em “serem testemunhas”, consistia na singularidade do ofício apostólico. Que este foi o caso é abundantemente manifestado em Mateus 28: 18-19 ; Lucas 24:48 ; Atos 1: 21-22 ; Atos 2:32 ; Atos 10: 39-41 . Por isso, era essencial, para que alguém fosse uma testemunha e apóstolo, que deveria ter visto o Senhor Jesus. No caso de Paulo, portanto, quem foi chamado a este ofício após a morte e ressurreição do Salvador, e que não teve a oportunidade de vê-lo e ouvi-lo quando estava vivendo, isso foi previsto pelo fato de o Senhor Jesus mostrou-se a ele após sua morte e ascensão, a fim de ter essa qualificação para o ofício apostólico, Atos 9: 3-5 , Atos 9:17 . Pelo fato de ter sido assim, de maneira milagrosa, qualificado para o ofício apostólico, Paulo freqüentemente apela, e sempre com a mesma opinião de que era necessário ter visto o Senhor Jesus qualificar alguém para esse ofício, Atos 22: 14- 15 ; Atos 26:16 ; 1 Coríntios 15: 8 . Segue-se, portanto, que ninguém era apóstolo no sentido estrito e apropriado que não tinha visto o Senhor Jesus. E segue-se, também, que os apóstolos não poderiam ter sucessores naquilo que constituía a singularidade de seu ofício; e que o escritório deve ter começado e terminado com eles.

Não sois minha obra no Senhor? Você não foi convertido por meus trabalhos ou sob meu ministério; e você não é uma prova de que o Senhor, quando fui declarado apóstolo, me possuiu “como apóstolo” e me abençoou nesta obra? Deus não daria sua sanção a um impostor e a um falso pretendente; e como Paulo havia trabalhado lá como apóstolo, esse era um argumento de que ele havia sido verdadeiramente comissionado por Deus. Um ministro pode apelar para a bênção de Deus em seus trabalhos, na prova de que Ele é enviado por Ele. E um dos melhores argumentos de que um homem é enviado por Deus existe onde multidões de almas são convertidas do pecado e transformadas em santidade por seus trabalhos. Que credenciais melhores do que isso pode um homem precisar que esteja no emprego de Deus? O que mais consolador para sua própria mente? O que é mais satisfatório para o mundo?

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 1-8 . E em um daqueles dias, os principais sacerdotes, escribas e anciãos – isto é, alguns dos primeiros homens da nação; veio – Por nomeação do senado, a Jesus; e falou, dizendo: Conte-nos com que autoridade, etc. – Veja em Mateus 21: 23-27 e Marcos 11: 27-33 .

Comentário de E.W. Bullinger

não. Primeira segunda e quarta ocorrência. App-105.

apóstolo . App-189. Os textos transpõem as duas primeiras perguntas.

não Terceira ocorrência. App-105.

visto . App-133.

Jesus Cristo = Jesus. App-98.

Senhor . App-98.

Senhor . App-98.

Comentário de John Calvin

1. Eu não sou livre? Ele confirma por fatos o que havia declarado imediatamente antes – que preferiria nunca provar a carne durante toda a vida, do que dar tropeços a um irmão e, ao mesmo tempo, mostra que não exige mais nada deles. do que o que ele próprio praticou. E, certamente, a equidade natural exige que qualquer lei imposta por qualquer um sobre os outros, seja submetida por ele mesmo. Mais especialmente, um professor cristão deveria impor a si mesmo essa necessidade, para que ele sempre tenha em seu poder confirmar sua doutrina por uma vida exemplar. Sabemos por experiência que é uma coisa muito desagradável que Paulo exigia dos coríntios – abster-se, por causa de seus irmãos, de fazer uso da liberdade que lhes era permitida. Ele dificilmente poderia ter exigido isso, se não tivesse assumido a liderança e mostrado o caminho. E ele tinha, é verdade, prometido que faria isso, mas, como ele pode não acreditar em todos por sua simples promessa de futuro, ele menciona o que já havia feito. Ele apresenta um exemplo notável, por ter se negado a liberdade que ele poderia ter usado de outra maneira, puramente para que ele não desse aos falsos apóstolos nenhuma oportunidade para caluniar. Ele preferiu ganhar sua comida com as próprias mãos, em vez de ser apoiado às custas dos coríntios, a quem administrou o Evangelho.

Ele trata, no entanto, em grande parte do direito dos apóstolos de receber comida e roupas. É o que ele faz, em parte com o objetivo de incitá-los a renunciar a muitas coisas em benefício de seus irmãos após o exemplo dele, porque eles eram indevidamente tenazes na manutenção de seus próprios direitos e em parte com o objetivo de expor mais plenamente em vista da irracionalidade dos caluniadores, que se divertiram com o desprezo pelo que era qualquer coisa menos culpável. Ele fala, também, interrogativamente, a fim de pressionar o assunto mais de perto. A pergunta – eu não sou livre? é de natureza geral. Quando ele acrescenta: eu não sou apóstolo ? ele especifica um tipo particular de liberdade. “Se eu sou apóstolo de Cristo, por que minha condição deveria ser pior do que a dos outros?” Por isso, ele prova sua liberdade por ser apóstolo.

Eu não vi Jesus Cristo ? Ele acrescenta expressamente isso, para que ele não seja considerado inferior em nenhum aspecto aos outros apóstolos, por isso, o malevolente e invejoso gritou em todas as ocasiões – que ele havia recebido das mãos dos homens tudo o que ele tinha. o evangelho, na medida em que ele nunca tinha visto a Cristo. E, certamente, ele não havia conversado com Cristo enquanto estava no mundo, mas Cristo apareceu para ele após sua ressurreição. Não era um privilégio menor, no entanto, ter visto Cristo em sua glória imortal, do que tê-lo visto na humilhação da carne mortal. Ele menciona, também, depois dessa visão ( 1 Coríntios 15: 8 ), e é mencionada duas vezes nos Atos ( Atos 9: 3 e Atos 22: 6 ). Portanto, essa passagem tende a estabelecer sua chamado, porque, embora ele não tivesse sido designado como um dos doze, não havia menos autoridade na nomeação que Cristo publicou do céu.

Não és meu trabalho ? Ele agora, em segundo lugar, estabelece seu apostolado a partir do efeito, porque havia conquistado os coríntios para o Senhor pelo evangelho. Agora, isso é uma grande coisa que Paulo reivindica para si mesmo, quando chama a conversão deles de obra , pois é de certa maneira uma nova criação da alma. Mas como isso corresponderá ao que tínhamos acima – que

quem planta não é nada, e quem rega não é nada?
( 1 Coríntios 3: 7. )

Eu respondo que, como Deus é a causa eficiente, enquanto o homem, com sua pregação, é um instrumento que nada pode fazer por si mesmo, devemos sempre falar da eficácia do ministério de tal maneira que todo o louvor da obra possa seja reservado somente a Deus. Mas em alguns casos, quando se fala do ministério, o homem é comparado a Deus, e então essa afirmação é válida – Aquele que planta não é nada, e aquele que rega não é nada ; pois o que pode ser deixado a um homem se ele for colocado em competição com Deus? Portanto, as Escrituras representam ministros como nada em comparação com Deus; mas quando o ministério é simplesmente tratado sem qualquer comparação com Deus, então, como nesta passagem, sua eficácia é mencionada com honrosidade, com encenações de sinal. Pois, nesse caso, a questão não é: o que o homem pode fazer de si mesmo sem Deus, mas, pelo contrário, o próprio Deus, que é o autor, está associado ao instrumento e a influência do Espírito no trabalho do homem. Em outras palavras, a questão não é: o que o próprio homem realiza por seu próprio poder, mas o que Deus efetua através de suas mãos.

Comentário de Adam Clarke

Eu não sou apóstolo? É suficientemente evidente que havia pessoas em Corinto que questionaram o apostolado de São Paulo; e ele foi obrigado a andar com muita cautela para que não encontrassem nenhuma ocasião contra ele. Parece também que ele lhes dera todos os seus trabalhos apostólicos gratuitamente; e mesmo isso, que era a prova mais alta de sua benevolência desinteressada, foi produzido por seus opositores como argumento contra ele. “Os profetas, e todos os homens comissionados divinamente, têm direito a seu apoio secular; você não aceita nada: – isso não é uma convicção de que você não tem direito apostólico?” Nesse ponto, o apóstolo entra imediatamente em sua própria defesa.

Eu não sou apóstolo? Eu não sou livre? Essas perguntas são todas concebidas como afirmações afirmativas: eu sou apóstolo; e sou livre – possuidor de todos os direitos e privilégios de um apóstolo.

Não vi Jesus Cristo – de quem, em sua aparência pessoal, recebi minha comissão apostólica. Isso foi julgado essencialmente necessário para constituir um apóstolo. Ver Atos 22:14 , Atos 22:15 ; Atos 26:16 .

Você não é meu trabalho? Sua conversão do paganismo é a prova de que eu preguei com a unção e autoridade divinas.

Vários bons MSS. e versões transpõem as duas primeiras perguntas deste versículo, assim: Eu não sou livre? eu não sou apóstolo? Mas não consigo ver que a perspicácia ou o senso ganham alguma coisa com esse arranjo. Pelo contrário, parece-me que ele ser apóstolo lhe deu a liberdade ou direitos a que se refere e, portanto, o arranjo comum que julgo ser o melhor.

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 9: 1. São Paulo havia pregado o Evangelho em Corinto por cerca de dois anos, durante todo o tempo em que nada havia tomado deles, 2 Coríntios 11: 7-9 . Isto, por parte da facção oposta, e particularmente, como podemos supor, por seu líder, foi usado para pôr em questão seu apostolado. Por que, se ele era apóstolo, não deveria usar o poder de um apóstolo, para exigir manutenção onde ele pregava? Neste capítulo, São Paulo justifica seu apostolado; e, em resposta a essas perguntas, explica por que, embora ele tivesse direito à manutenção, ele pregava gratuitamente aos coríntios. “Minha resposta, diz ele, a esses inquisidores, é que, embora sendo apóstolo, sei que tenho direito à manutenção, assim como Pedro ou qualquer outro apóstolo, que todos têm direito, como é evidente a partir da razão e das Escrituras; – ainda que eu não tenha usado, nem usarei meu privilégio entre vocês, por medo de que, se isso lhe custar alguma coisa, atrapalhe o efeito de minha pregação. Eu não me contento em fazer apenas o que é meu dever, pois, por meu extraordinário chamado e comissão, agora cabe a mim pregar o Evangelho, mas me esforço para me destacar em meu ministério, e não para executar minha missão. comissionar de maneira suficiente para servir o turno, pois se aqueles que estão nos jogos agonísticos, com o objetivo de obter apenas uma coroa corruptível, negam a si mesmos comendo e bebendo e outros prazeres, quanto mais a coroa eterna de a glória merece que façamos o nosso melhor para obtê-la? não entregando nossos corpos, negando nossos prazeres, fazendo tudo o que podemos para obtê-lo, como se houvesse apenas um que deveria tê-lo? Não me pergunto, portanto, se eu, tendo isso em vista, negligencio meu corpo e as conveniências externas que, como apóstolo enviado para pregar o Evangelho, posso reivindicar e fazer uso de: não me pergunto que prefiro a propagação do Evangelho , e fazer conversos, para todos os cuidados e consideração de mim mesmo. “Este parece ser o desígnio do apóstolo, e lançará luz sobre o capítulo seguinte. Veja Locke.

Eu não sou livre? “Não tenho liberdade, como qualquer outro apóstolo, de fazer uso dos privilégios devidos a esse ofício?” – “Não sou apóstolo?” Era necessário, para que São Paulo fosse apóstolo e testemunha da ressurreição, que ele tivesse visto Jesus Cristo. Veja Atos 22: 14-15 ; Atos 26:16 . 1 Coríntios 15: 8 .

Comentário de John Wesley

Eu não sou apóstolo? eu não sou livre? não vi Jesus Cristo, nosso Senhor? não sois minha obra no Senhor?

Eu não sou livre? eu não sou apóstolo? – Ou seja, não tenho a liberdade de um cristão comum? sim, a de um apóstolo? Ele vindica seu apostolado, 1 Coríntios 9: 1-3 : sua liberdade apostólica, 1 Coríntios 9: 4-19 .

Eu não vi Jesus Cristo? – Sem isso, ele não poderia ter sido uma dessas primeiras grandes testemunhas.

Você não é minha obra no Senhor – Uma evidência completa de que Deus me enviou? E, no entanto, alguns, ao que parece, se opuseram ao fato de ele ser apóstolo, porque ele não havia afirmado seu privilégio de exigir e receber da igreja a manutenção que era devida a esse cargo.

Referências Cruzadas

Atos dos Apóstolos 9:3 – Em sua viagem, quando se aproximava de Damasco, de repente brilhou ao seu redor uma luz vinda do céu.

Atos dos Apóstolos 9:5 – Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor? ” Ele respondeu: “Eu sou Jesus, a quem você persegue.

Atos dos Apóstolos 9:15 – Mas o Senhor disse a Ananias: “Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel.

Atos dos Apóstolos 9:17 – Então Ananias foi, entrou na casa, impôs as mãos sobre Saulo e disse: “Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que lhe apareceu no caminho por onde você vinha, enviou-me para que você volte a ver e seja cheio do Espírito Santo”.

Atos dos Apóstolos 13:2 – Enquanto adoravam ao Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: “Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”.

Atos dos Apóstolos 14:4 – O povo da cidade ficou dividido: alguns estavam a favor dos judeus, outros a favor dos apóstolos.

Atos dos Apóstolos 16:17 – Essa moça seguia a Paulo e a nós, gritando: “Estes homens são servos do Deus Altíssimo e lhes anunciam o caminho da salvação”.

Atos dos Apóstolos 18:8 – Crispo, chefe da sinagoga, creu no Senhor, ele e toda a sua casa; e dos coríntios que o ouviam, muitos criam e eram batizados.

Atos dos Apóstolos 18:9 – Certa noite o Senhor falou a Paulo em visão: “Não tenha medo, continue falando e não fique calado,

Atos dos Apóstolos 22:6 – “Por volta do meio-dia, eu me aproximava de Damasco, quando de repente uma forte luz vinda do céu brilhou ao meu redor.

Atos dos Apóstolos 22:14 – “Então ele disse: ‘O Deus dos nossos antepassados o escolheu para conhecer a sua vontade, ver o Justo e ouvir as palavras de sua boca.

Atos dos Apóstolos 22:14 – “Então ele disse: ‘O Deus dos nossos antepassados o escolheu para conhecer a sua vontade, ver o Justo e ouvir as palavras de sua boca.

Atos dos Apóstolos 23:11 – Na noite seguinte o Senhor, pondo-se ao lado dele, disse: “Coragem! Assim como você testemunhou a meu respeito em Jerusalém, deverá testemunhar também em Roma”.

Atos dos Apóstolos 26:16 – Agora, levante-se, fique de pé. Eu lhe apareci para constituí-lo servo e testemunha do que você viu a meu respeito e do que lhe mostrarei.

Romanos 1:1 – Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus,

Romanos 1:5 – Por meio dele e por causa do seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar dentre todas as nações um povo para a obediência que vem pela fé.

Romanos 11:13 – Estou falando a vocês, gentios. Visto que sou apóstolo para os gentios, exalto o meu ministério,

1 Coríntios 1:1 – Paulo, chamado para ser apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Sóstenes,

1 Coríntios 3:6 – Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fazia crescer;

1 Coríntios 4:14 – Não estou tentando envergonhá-los ao escrever estas coisas, mas procuro adverti-los, como a meus filhos amados.

1 Coríntios 9:2 – Ainda que eu não seja apóstolo para outros, certamente o sou para vocês! Pois vocês são o selo do meu apostolado no Senhor.

1 Coríntios 9:19 – Porque, embora seja livre de todos, fiz-me escravo de todos, para ganhar o maior número possível de pessoas.

1 Coríntios 15:8 – depois destes apareceu também a mim, como a um que nasceu fora de tempo.

1 Coríntios 15:8 – depois destes apareceu também a mim, como a um que nasceu fora de tempo.

2 Coríntios 6:1 – Como cooperadores de Deus, insistimos com vocês para não receberem em vão a graça de Deus.

2 Coríntios 11:5 – Todavia, não me julgo nem um pouco inferior a esses “super-apóstolos”.

2 Coríntios 12:11 – Fui insensato, mas vocês me obrigaram a isso. Eu devia ser recomendado por vocês, pois em nada sou inferior aos “super-apóstolos”, embora eu nada seja.

Gálatas 1:1 – Paulo, apóstolo enviado, não da parte de homens nem por meio de pessoa alguma, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dos mortos,

Gálatas 1:15 – Mas Deus me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça. Quando lhe agradou

Gálatas 2:7 – Pelo contrário, reconheceram que a mim havia sido confiada a pregação do evangelho aos incircuncisos, assim como a Pedro, aos circuncisos.

Gálatas 5:1 – Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.

1 Timóteo 2:7 – Para isso fui designado pregador e apóstolo mestre da verdadeira fé aos gentios. Digo-lhes a verdade, não minto.

2 Timóteo 1:11 – Deste evangelho fui constituído pregador, apóstolo e mestre.

Tito 1:1 – Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo para levar os eleitos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade que conduz à piedade,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *