Estudo de Gálatas 5:1 – Comentado e Explicado

É para que sejamos homens livres que Cristo nos libertou. Ficai, portanto, firmes e não vos submetais outra vez ao jugo da escravidão.
Gálatas 5:1

Comentário de Albert Barnes

Fique firme, portanto – Seja firme e inabalável. Este versículo pertence apropriadamente ao capítulo anterior e não deveria ter sido separado dele. O sentido é que eles deveriam ser firmes e inflexíveis na manutenção dos grandes princípios da liberdade cristã. Eles foram libertados da escravidão de ritos e cerimônias; e eles não devem, de maneira alguma e de forma alguma, ceder a eles novamente.

Na liberdade … – Compare João 8:32 , João 8:36 ; Romanos 6:18 ; Notas, Gálatas 4: 3-5 .

E não se enredem novamente – Tyndale traduz isso: “E não se enrole novamente”. O sentido é que, novamente, não permita que esse jugo seja colocado em você; não se tornem escravos de outros ritos, costumes e hábitos.

O jugo da servidão – de servidão às leis judaicas; veja a nota em Atos 15:10 .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 1-8 . E em um daqueles dias, os principais sacerdotes, escribas e anciãos – isto é, alguns dos primeiros homens da nação; veio – Por nomeação do senado, a Jesus; e falou, dizendo: Conte-nos com que autoridade, etc. – Veja em Mateus 21: 23-27 e Marcos 11: 27-33 .

Comentário de E.W. Bullinger

Fique rápido . Ver 1 Coríntios 16:13 .

liberdade , veja Gálatas 2: 4 .

Cristo. App-98.

tem . Omitir.

não Grego. eu App-105.

emaranhado . Grego. enecho .

Aqui, Marcos 6:19 (briga contra). Lucas 11:53 (desejo).

escravidão . Veja Gálatas 4:24 ,

Comentário de John Calvin

1. Fique firme, portanto . Depois de lhes dizer que são filhos da mulher livre, ele agora os lembra que não devem desprezar levemente uma liberdade tão preciosa. E certamente é uma bênção inestimável, em defesa da qual é nosso dever lutar até a morte; uma vez que não apenas as mais altas considerações temporais, mas também nossos interesses eternos, nos animam para a disputa. (81) Muitas pessoas, nunca tendo visto o assunto sob essa luz, nos acusam de excessivo zelo, quando nos veem tão calorosamente e sinceramente lutando pela liberdade de fé quanto aos assuntos externos, em oposição à tirania do Papa. Sob essa capa, nossos adversários levantam um preconceito contra nós entre as pessoas ignorantes, como se todo o objetivo de nossa busca fosse a licenciosidade, que é o relaxamento de toda a disciplina. Mas as pessoas sábias e habilidosas sabem que essa é uma das doutrinas mais importantes relacionadas à salvação. Não se trata de você comer esse ou aquele alimento – se deve observar ou negligenciar um dia em particular (que é a noção tola de muitos, e a calúnia proferida por alguns), mas qual é seu dever positivo antes Deus, o que é necessário para a salvação, e o que não pode ser omitido sem pecado. Em suma, a controvérsia se refere à liberdade de consciência, quando colocada diante do tribunal de Deus.

A liberdade de que Paulo fala é isenta das cerimônias da lei, cuja observância foi exigida pelos falsos apóstolos, conforme necessário. Mas lembre-se, ao mesmo tempo, que essa liberdade é apenas uma parte daquilo que Cristo adquiriu para nós: por que motivo seria tão pequeno se ele nos tivesse libertado das cerimônias? Este é apenas um fluxo, que deve ser rastreado para uma fonte mais alta. É porque

“Cristo foi amaldiçoado, para nos redimir
da maldição da lei ”( Gálatas 3:13 😉

porque ele revoltou o poder da lei ”, na medida em que nos sujeitava ao julgamento de Deus sob a penalidade da morte eterna; porque, em uma palavra, ele nos resgatou da tirania do pecado, Satanás e morte. Assim, em um departamento está incluída toda a classe; mas sobre este assunto falaremos mais plenamente sobre a epístola aos colossenses.

Essa liberdade foi adquirida por Cristo na cruz: o fruto e a posse dela são concedidos a nós através do Evangelho. Bem, Paulo adverte os gálatas a não se envolverem novamente com o jugo da escravidão – isto é, não permitir que uma armadilha seja colocada em suas consciências. Pois se os homens depositam sobre nossos ombros um fardo injusto, isso pode ser suportado; mas, se eles tentam levar nossa consciência ao cativeiro, devemos resistir bravamente, até a morte. Se for permitido aos homens atarem nossas consciências, seremos privados de uma bênção inestimável, e um insulto será, ao mesmo tempo, oferecido a Cristo, o Autor de nossa liberdade. Mas qual é a força da palavra novamente , na exortação, “e não se enredem novamente no jugo da escravidão?” pois os gálatas nunca viveram sob a lei. Significa simplesmente que eles não deveriam ser enredados, como se não tivessem sido redimidos pela graça de Cristo. Embora a lei tenha sido dada aos judeus, não aos gentios, ainda que, à parte de Cristo, nem um nem outro gozam de liberdade, mas de escravidão absoluta.

Comentário de Adam Clarke

Fique firme, portanto, na liberdade – Isso está intimamente ligado ao capítulo anterior: o apóstolo disse, pouco antes: Então, irmãos, não somos filhos da mulher do vínculo, mas dos livres, acrescenta imediatamente: a liberdade com a qual Cristo nos libertou. Mantenha firme sua profissão cristã; traz liberdade espiritual: pelo contrário, o judaísmo traz escravidão espiritual. Entre os judeus, o reino do Messias era para ser um reino de liberdade, e, portanto, o Targum, em Lamentações 2:22 , diz: “A liberdade será publicamente proclamada ao teu povo da casa de Israel, ????? ?? ?? al yad Mashicha , pelas mãos do Messias, como lhes foi concedido por Moisés e Arão na época da Páscoa. ”

A liberdade mencionada pelo apóstolo é a libertação dos ritos e cerimônias judaicos, chamados aqui apropriadamente de jugo da escravidão; e também liberdade do poder e da culpa do pecado, que nada mais que a graça de Cristo pode tirar.

Comentário de Spurgeon

Gálatas 5: 1-4 . Permaneça firme, portanto, na liberdade com que Cristo nos libertou, e não se enrosque novamente no jugo da escravidão. Eis que eu, Paulo, vos digo que, se fordes circuncidados, Cristo nada lhes servirá. Pois testifico novamente a todo homem que é circuncidado, que é devedor de fazer toda a lei. Cristo não tem efeito para você, qualquer um de vocês que seja justificado pela lei; vós caímos da graça.

Se você quer ter alguma coisa com a salvação pelas obras, vá embora; vocês são filhos da escrava.

Gálatas 5: 19-21 . Agora as obras da carne são manifestas, que são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, idolatria, bruxaria, ódio, variação, emulações, ira, contenda, seditions, heresias, invejas, assassinatos, embriaguez, revelações e coisas do gênero :

Um catálogo preto, mas o pecado é muito prolífico. Devemos tomar cuidado para evitar cada uma dessas obras da carne, caso contrário não daremos prova de que somos guiados pelo Espírito de Deus e possuímos a graça de Deus.

Gálatas 5:21 . Do que eu lhe disse antes, como também já lhe disse no passado, que aqueles que fazem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

Leia a lista. Coloque a questão em consciência: “Sou culpado de tais coisas?” Nesse caso, não suponha que a manutenção da doutrina ortodoxa o salve ou que qualquer tipo de cerimônia religiosa o salve. Você deve ser libertado dessas concupiscências da carne – dessas ações da carne, ou não pode herdar o reino de Deus.

Gálatas 5: 22-23 . Mas o fruto do espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, gentileza, bondade, fé, mansidão, temperança: contra tais não há lei.

Certamente, nem humano nem divino. Estas são coisas que são elogiadas em todas as mãos. Mas se não os temos – se não são encontrados em nós -, então não temos o Espírito, pois, se tivéssemos o Espírito, devemos nos orgulhar do fruto do Espírito.

Gálatas 5: 24-26 . E aqueles que são de Cristo crucificaram a carne com as afeições e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. Não sejamos desejosos de glória vã,

Um pecado muito comum – desejando brilhar. Quer merecemos ser honrados ou não, ainda queremos ser o primeiro cavalo da equipe e assumir o lugar de liderança. “Não sejamos desejosos de glória vã.”

Gálatas 5:26 . Provocando um ao outro, invejando um ao outro.

Se cada um se esforçar para fazer os maiores feitos de amor, e cada um estiver disposto a assumir o lugar mais baixo, esse mal nunca mais será conhecido.

Essa exposição consistia em leituras de Gálatas 4: 12-31 ; Gálatas 5: 1-4 ; Gálatas 5: 19-26 ; Gálatas 6: 1-11 .

Comentário de John Wesley

Permaneça firme, portanto, na liberdade com que Cristo nos libertou, e não se enrosque novamente no jugo da escravidão.

Fique firme, portanto, na liberdade – Da lei cerimonial.

Com que Cristo nos criou – E todos os crentes, livres; e não se enredem novamente no jugo da escravidão legal.

Referências Cruzadas

Salmos 51:12 – Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer.

Provérbios 23:23 – Compre a verdade e não abra mão dela, nem tampouco da sabedoria, da disciplina e do discernimento.

Isaías 61:1 – O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros,

Mateus 11:28 – “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.

Mateus 23:4 – Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens, mas eles mesmos não estão dispostos a levantar um só dedo para movê-los.

João 8:32 – E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.

Atos dos Apóstolos 15:10 – Então, por que agora vocês estão querendo tentar a Deus, impondo sobre os discípulos um jugo que nem nós nem nossos antepassados conseguimos suportar?

Romanos 6:14 – Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça.

Romanos 6:18 – Vocês foram libertados do pecado e tornaram-se escravos da justiça.

Romanos 7:3 – Por isso, se ela se casar com outro homem enquanto seu marido ainda estiver vivo, será considerada adúltera. Mas se o marido morrer, ela estará livre daquela lei, e mesmo que venha a se casar com outro homem, não será adúltera.

Romanos 7:6 – Mas agora, morrendo para aquilo que antes nos prendia, fomos libertados da lei, para que sirvamos conforme o novo modo do Espírito, e não segundo a velha forma da lei escrita.

Romanos 8:2 – porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.

1 Coríntios 7:22 – Pois aquele que, sendo escravo, foi chamado pelo Senhor, é liberto e pertence ao Senhor; semelhantemente, aquele que era livre quando foi chamado, é escravo de Cristo.

1 Coríntios 15:58 – Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.

1 Coríntios 16:13 – Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes.

2 Coríntios 3:17 – Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade.

Gálatas 2:4 – Essa questão foi levantada porque alguns falsos irmãos infiltraram-se em nosso meio para espionar a liberdade que temos em Cristo Jesus e nos reduzir à escravidão.

Gálatas 3:25 – Agora, porém, tendo chegado a fé, já não estamos mais sob o controle do tutor.

Gálatas 4:9 – Mas agora, conhecendo a Deus, ou melhor, sendo por ele conhecidos, como é que estão voltando àqueles mesmos princípios elementares, fracos e sem poder? Querem ser escravizados por eles outra vez?

Gálatas 4:26 – Mas a Jerusalém do alto é livre, e essa é a nossa mãe.

Gálatas 4:31 – Portanto, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da livre.

Gálatas 5:13 – Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor.

Efésios 6:14 – Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça

Filipenses 1:27 – Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica,

Colossenses 2:16 – Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado.

1 Tessalonicenses 3:8 – pois agora vivemos, visto que vocês estão firmes no Senhor.

2 Tessalonicenses 2:15 – Portanto, irmãos, permaneçam firmes e apeguem-se às tradições que lhes foram ensinadas, quer de viva voz, quer por carta nossa.

Hebreus 3:6 – mas Cristo é fiel como Filho sobre a casa de Deus; e esta casa somos nós, se é que nos apegamos firmemente à confiança e à esperança da qual nos gloriamos.

Hebreus 3:14 – pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio.

Hebreus 4:14 – Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos,

Hebreus 9:8 – Dessa forma, o Espírito Santo estava mostrando que ainda não havia sido manifestado o caminho para o Santo dos Santos enquanto ainda permanecia o primeiro tabernáculo.

Hebreus 10:23 – Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.

Hebreus 10:35 – Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada.

1 Pedro 2:16 – Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus.

2 Pedro 2:19 – Prometendo-lhes liberdade, eles mesmos são escravos da corrupção, pois o homem é escravo daquilo que o domina.

Judas 1:3 – Amados, embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé uma vez por todas confiada aos santos.

Judas 1:20 – Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo.

Apocalipse 2:25 – tão-somente apeguem-se com firmeza ao que vocês têm, até que eu venha.

Apocalipse 3:3 – Lembre-se, portanto, do que você recebeu e ouviu; obedeça e arrependa-se. Mas se você não estiver atento, virei como um ladrão e você não saberá a que hora virei contra você.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *