Estudo de 1 Coríntios 16:13 – Comentado e Explicado

Vigiai! Sede firmes na fé! Sede homens! Sede fortes!
1 Coríntios 16:13

Comentário de Albert Barnes

Observe-o – A exortação neste e no versículo seguinte é dada evidentemente em vista dos perigos e tentações especiais que os cercavam. A palavra usada aqui ( G?????e?te Gregoreite) significa manter-se acordado, estar vigilante, etc .; e isso talvez seja uma metáfora militar derivada do dever daqueles que estão posicionados como sentinelas para guardar um acampamento ou observar os movimentos de um inimigo. O termo é freqüentemente usado no Novo Testamento, e o dever freqüentemente prescrito; Mateus 24: 41-42 ; Mateus 25:13 ; Marcos 13:35 ; Lucas 21:36 ; Atos 20:31 ; 1 Tessalonicenses 5: 6 ; 2 Timóteo 4: 5 . O sentido aqui é que eles deveriam vigiar, ou estar vigilantes, contra todos os males dos quais ele os havia advertido, os males da dissensão, ou doutrinas errôneas, da desordem, dos falsos mestres, etc. as almas devem ser arruinadas e sua salvação ameaçada; para que os inimigos da verdade e da santidade não os roubem silenciosamente e os surpreendam. Eles deveriam vigiar com a mesma vigilância exigida por um sentinela que guarda um acampamento, para que um inimigo não apareça repentinamente sobre eles e surpreenda o acampamento quando o exército estiver trancado no sono.

Permaneça firme na fé – Seja firme em guardar e defender as verdades do evangelho. Não ceda a nenhum inimigo, mas mantenha a verdade e adira à sua confiança em Deus e nas doutrinas do evangelho com constância inabalável; veja a nota em 1 Coríntios 15: 1 . Seja firme em manter o que você acredita ser verdadeiro e em manter sua confiança pessoal em Deus, apesar de todas as artes, insinuações e ensinamentos de sedutores e amigos da falsa doutrina.

Pare de gostar de homens – ( and?d???es?e andrizesthefrom ???? anera man). A palavra não ocorre em nenhum outro lugar no Novo Testamento. Na Septuaginta, ocorre em Josué 1: 6-7 , Josué 1: 9 , Josué 1:18 ; 1 Crônicas 28:20 ; 2 Crônicas 32: 7 ; Neemias 2: 1 ; e em 18 outros lugares. Veja Concordância de Trommius. Ocorre também nos autores clássicos; ver Xenophon, Oec. Neemias 5: 4 . Significa tornar alguém viril ou corajoso; mostrar-se um homem; isto é, não ser covarde, tímido ou alarmado com os inimigos, mas ser ousado e corajoso. Temos uma frase semelhante em uso comum: “Seja homem” ou “Mostre-se homem”; isto é, não seja mesquinho ou não seja covarde.

Seja forte – seja firme, firme, firme; compare Efésios 6:10 : “Seja forte no Senhor e no poder do seu poder.”

Comentário de E.W. Bullinger

Assista . Compare Atos 20:31 .

fique firme . Compare Gálatas 1: 5 , Gálatas 1: 1 . Filipenses 1: 1 , Filipenses 1:27 ; Filipenses 4: 1 . 1 Tessalonicenses 3: 8 . 2 Tessalonicenses 2:15 .

. App-150. Compare 1 Coríntios 15: 1 .

sair você gosta de homens . Grego. andrizomai. Só aqui.

seja forte . Grego. krataioo. Em outros lugares, Lucas 1:80 ; Lucas 2:40 . Efésios 3:16 .

Comentário de John Calvin

13. Vigiai . Uma pequena exortação, mas de grande peso. Ele exorta-os a vigiar, a fim de que Satanás não os oprima, encontrando-os desprevenidos. Pois, como a guerra é incessante, a vigilância também precisa ser incessante. Agora, a vigilância do espírito é esta: quando, livres e desembaraçados dos cuidados terrenos, meditamos nas coisas de Deus. Pois assim como o corpo é sobrecarregado pelo excesso e pela embriaguez ( Lucas 21:34 ), de modo a não servir para nada, também os cuidados e concupiscências do mundo, a ociosidade ou o descuido, são como uma excitação espiritual que domina a mente. (169)

A segunda coisa é que eles perseveram na fé, ou que mantêm firme a fé, a fim de permanecerem firmes; porque esse é o fundamento sobre o qual descansamos. É certo, porém, que ele aponta os meios de perseverança – descansando em Deus com uma fé firme.

Na terceira exortação, que é muito da mesma natureza, ele os leva à fortaleza viril. E, como somos naturalmente fracos, ele os exorta em quarto lugar a se fortalecerem ou a reunir forças. Pois onde nós o tornamos forte, Paulo usa apenas uma palavra, que é equivalente a fortalecer-se.

Comentário de Adam Clarke

Observe-o – você tem muitos inimigos; esteja sempre em guarda; seja sempre cauteloso: –

  1. Vigia contra o mal;
  • Preste atenção nas oportunidades de receber o bem;
  • Preste atenção nas oportunidades de fazer o bem;
  • Cuide um do outro em amor;
  • Cuidado, para que ninguém possa afastá-lo da crença e unidade do Evangelho.
  • Permaneça firme na fé – Mantenha em credibilidade consciente o que você já recebeu como verdade de Deus; pois é o evangelho pelo qual sereis salvos e pelo qual agora seremos postos em estado de salvação: ver 1 Coríntios 15: 1 , 1 Coríntios 15: 2 .

    Desiste de você como homens – não se assemelhem a crianças jogadas para lá e para cá com todo vento de doutrina; deixe seu entendimento receber a verdade; deixe seu julgamento determinar a necessidade absoluta de retê-lo; e desistir da vida em vez de desistir do testemunho de Deus.

    Seja forte – Aplique todo o vigor e energia que Deus lhe deu para manter e propagar a verdade, e sua força espiritual aumentará com o uso. Os termos deste versículo são todos militares: Observe, observe , observe e esteja sempre em guarda, para que não se surpreenda com seus inimigos; mantenha seus batedores afastados e todos os seus sentinelas nos postos deles, para que seus inimigos não façam uma marcha sobre você. Veja que o lugar em que você está deve ser adequadamente defendido; e que cada um esteja alerta para cumprir seu dever.

    Permaneça firme na fé – St??ete e? t? p?ste? · Mantenha-se em suas fileiras; não seja desordenado; esteja determinado a manter suas fileiras intactas; mantenha junto. De sua unidade, sua preservação depende; se o inimigo conseguir quebrar suas fileiras e dividir uma parte deste exército sagrado de outra, sua derrota será inevitável.

    Pare como homens – When?d???es?e · Quando for atacado, não recue; mantenha sua posição; resistir; pressione para a frente; greve em casa; mantenha compacto; conquistar.

    Seja forte – ??ata???a?e . Se uma empresa ou divisão se opuser à força do inimigo em demasia, fortaleça essa divisão e mantenha sua posição; se for necessário atacar qualquer parte ou intrincar do inimigo, convoque toda a sua coragem, sustente-se; não temas, porque o medo os enervará. Sua causa é boa; é a fé, a religião de Jesus; ele é seu capitão em campo; e, se você morrer no concurso, a vitória é sua.

    Comentário de Thomas Coke

    1 Coríntios 16:13 . Fique firme, etc. – Não há necessidade de buscar um sentido diferente de cada palavra neste versículo. Se houver alguma diferença, a palavra a?d???es?e pode se referir a uma força de resolução; e a palavra ??ata???s?e àquela expectativa alegre e corajosa de um evento feliz, que a consciência de uma causa tão boa administraria naturalmente. O significado do próximo versículo é: “Que todos os seus negócios sejam tratados com amor e sob a influência desse nobre princípio de benevolência não fingida que eu descrevi em grande parte”, cap. 13; como o principal objetivo do apóstolo era pôr fim à facção e divisão que o falso apóstolo fizera entre eles, não é de admirar que encontremos tanto a unidade e o amor e tantas vezes pressionados nesta e na segunda epístola.

    Comentário de John Wesley

    Vigiai, permaneçais firmes na fé, deixai-vos como homens, sê forte.

    Concluir.

    Cuidado – Contra todos os seus inimigos vistos e invisíveis.

    Fique firme na fé – Vendo e confiando naquele que é invisível.

    Aceite-se como homens – Com coragem e paciência.

    Seja forte – Faça e sofra toda a vontade dele.

    Referências Cruzadas

    Josué 1:6 – “Seja forte e corajoso, porque você conduzirá esse povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados.

    Josué 1:9 – Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.

    Josué 1:18 – Todo aquele que se rebelar contra as suas instruções e não obedecer às suas ordens, seja o que for que você lhe ordenar, será morto. Somente seja forte e corajoso! “

    1 Samuel 4:9 – Sejam fortes, filisteus! Sejam homens ou vocês se tornarão escravos dos hebreus, assim como eles foram escravos de vocês. Sejam homens e lutem! “

    2 Samuel 10:12 – Seja forte e lutemos com bravura pelo nosso povo e pelas cidades do nosso Deus. E que o Senhor faça o que for de sua vontade”.

    1 Reis 2:2 – “Estou para seguir o caminho de toda a terra. Por isso, seja forte e seja homem.

    1 Crônicas 19:13 – Seja forte e lutemos com bravura pelo nosso povo e pelas cidades do nosso Deus. E que o Senhor faça o que for de sua vontade”.

    1 Crônicas 28:10 – Veja que o Senhor o escolheu para construir um templo que me sirva de santuário. Seja forte e mãos ao trabalho! “

    Salmos 27:14 – Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor.

    Isaías 35:4 – digam aos desanimados de coração: “Sejam fortes, não temam! Seu Deus virá, virá com vingança; com divina retribuição virá para salvá-los”.

    Daniel 10:19 – Ele disse: “Não tenha medo, você, que é muito amado. Que a paz seja com você! Seja forte! Seja forte! ” Ditas essas palavras, senti-me fortalecido e disse: “Fala, meu senhor, visto que me deste forças”.

    Daniel 11:32 – Com lisonjas corromperá aqueles que tiverem violado a aliança, mas o povo que conhece o seu Deus resistirá com firmeza.

    Ageu 2:4 – “Coragem, Zorobabel”, declara o Senhor. “Coragem, sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque. Coragem! Ao trabalho, ó povo da terra! “, declara o Senhor. “Porque eu estou com vocês”, declara o Senhor dos Exércitos.

    Zacarias 8:9 – Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Vocês que estão ouvindo hoje estas palavras já proferidas pelos profetas quando foram lançados os alicerces do templo do Senhor dos Exércitos, fortaleçam as mãos para que o templo seja construído.

    Zacarias 8:13 – Assim como vocês foram uma maldição para as nações, ó Judá e Israel, também os salvarei e vocês serão uma bênção. Não tenham medo, antes sejam fortes. “

    Mateus 24:42 – “Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor.

    Mateus 25:13 – “Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora! “

    Mateus 26:41 – “Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca”.

    Marcos 13:33 – Fiquem atentos! Vigiem! Vocês não sabem quando virá esse tempo.

    Marcos 14:37 – Então, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. “Simão”, disse ele a Pedro, “você está dormindo? Não pôde vigiar nem por uma hora?

    Lucas 12:35 – “Estejam prontos para servir, e conservem acesas as suas candeias,

    Lucas 21:36 – Estejam sempre atentos e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer, e estar de pé diante do Filho do homem”.

    1 Coríntios 9:25 – Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre.

    1 Coríntios 14:20 – Irmãos, deixem de pensar como crianças. Com respeito ao mal, sejam crianças; mas, quanto ao modo de pensar, sejam adultos.

    1 Coríntios 15:1 – Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocês receberam e no qual estão firmes.

    1 Coríntios 15:58 – Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.

    2 Coríntios 1:24 – Não que tenhamos domínio sobre a sua fé, mas cooperamos com vocês para que tenham alegria, pois é pela fé que vocês permanecem firmes.

    2 Coríntios 12:9 – Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.

    Gálatas 5:1 – Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.

    Efésios 6:10 – Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.

    Efésios 6:13 – Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.

    Efésios 6:18 – Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.

    Filipenses 1:27 – Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica,

    Filipenses 4:1 – Portanto, meus irmãos, a quem amo e de quem tenho saudade, vocês que são a minha alegria e a minha coroa, permaneçam assim firmes no Senhor, ó amados!

    Filipenses 4:13 – Tudo posso naquele que me fortalece.

    Colossenses 1:11 – sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria,

    Colossenses 1:23 – desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

    Colossenses 4:2 – Dediquem-se à oração, estejam alertas e sejam agradecidos.

    Colossenses 4:12 – Epafras, que é um de vocês e servo de Cristo Jesus, envia saudações. Ele está sempre batalhando por vocês em oração, para que, como pessoas maduras e plenamente convictas, continuem firmes em toda a vontade de Deus.

    1 Tessalonicenses 3:8 – pois agora vivemos, visto que vocês estão firmes no Senhor.

    1 Tessalonicenses 5:6 – Portanto, não durmamos como os demais, mas estejamos atentos e sejamos sóbrios;

    2 Tessalonicenses 2:15 – Portanto, irmãos, permaneçam firmes e apeguem-se às tradições que lhes foram ensinadas, quer de viva voz, quer por carta nossa.

    1 Timóteo 6:12 – Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas.

    2 Timóteo 2:1 – Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus.

    2 Timóteo 2:3 – Suporte comigo os sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus.

    2 Timóteo 4:5 – Você, porém, seja sóbrio em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério.

    2 Timóteo 4:7 – Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.

    Hebreus 11:32 – Que mais direi? Não tenho tempo para falar de Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas,

    1 Pedro 4:7 – O fim de todas as coisas está próximo. Portanto, sejam criteriosos e sóbrios; dediquem-se à oração.

    1 Pedro 5:8 – Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.

    Apocalipse 3:2 – Esteja atento! Fortaleça o que resta e que estava para morrer, pois não achei suas obras perfeitas aos olhos do meu Deus.

    Apocalipse 16:15 – “Eis que venho como ladrão! Feliz aquele que permanece vigilante e conserva consigo as suas vestes, para que não ande nu e não seja vista a sua vergonha”.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *