Estudo de 2 Timóteo 2:1 – Comentado e Explicado

Tu, portanto, meu filho, procura progredir na graça de Jesus Cristo.
2 Timóteo 2:1

Comentário de Albert Barnes

Tu, portanto – Tendo em vista o fato declarado no capítulo anterior, muitos se afastaram do apóstolo e abandonaram os caminhos da verdade.

Seja forte na graça que está em Cristo Jesus; compare as notas em Efésios 6:10 . O significado é: Seja forte, confiando na graça que o Senhor Jesus somente pode transmitir.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 1-8 . E em um daqueles dias, os principais sacerdotes, escribas e anciãos – isto é, alguns dos primeiros homens da nação; veio – Por nomeação do senado, a Jesus; e falou, dizendo: Conte-nos com que autoridade, etc. – Veja em Mateus 21: 23-27 e Marcos 11: 27-33 .

Comentário de E.W. Bullinger

filho App-108.

seja forte . Grego. endunamoo . Veja Atos 9:22 e compare Efésios 6:10 .

dentro App-104. graça. App-184.

Cristo Jesus . App-98.

Comentário de John Calvin

1 Seja forte na graça Como ele havia anteriormente ordenado que ele guardasse, pelo Espírito, aquilo que lhe fora confiado, então agora ele também o ordena a “ser fortalecido na graça”. Com essa expressão, ele pretende se livrar da preguiça e da indiferença; pois a carne é tão lenta, que até mesmo aqueles que são dotados de dons eminentes relaxam no meio do curso, se não são despertados com frequência.

Alguns dirão: “De que serve exortar um homem a ‘ser forte na graça’, a menos que o livre-arbítrio tenha algo a fazer em cooperação?” Eu respondo: o que Deus exige de nós por sua palavra, ele também dá por seu Espírito, para que sejamos fortalecidos na graça que Ele nos deu. E, no entanto, as exortações não são supérfluas, porque o Espírito de Deus, ensinando-nos interiormente, faz com que elas não soem aos nossos ouvidos sem frutos e sem propósito. Quem, portanto, reconhecerá que a atual exortação não poderia ter sido proveitosa sem o poder secreto do Espírito, nunca apoiará o livre arbítrio por meio dele.

O que está em Cristo Jesus . Isso é adicionado por dois motivos; mostrar que a graça vem somente de Cristo, e de nenhum outro, e que nenhum cristão será destituído dela; pois, como existe um Cristo comum a todos, segue-se que todos são participantes da Sua graça, que se diz estar em Cristo, porque todos os que pertencem a Cristo devem tê-la.

Meu filho Esse tipo de denominação, que ele emprega, tende muito a ganhar afetos, para que a doutrina possa efetivamente obter admissão no coração.

Comentário de Adam Clarke

Seja forte na graça – Embora a importação genuína da palavra graça seja a favor, muitas vezes implica um princípio ativo comunicado por Deus; luz dirigindo como agir, e poder permitindo agir de acordo com a luz.

Comentário de Scofield

graça

Graça (transmitida). vs. Hebreus 4:16 ; Romanos 6: 1 ; 2 Pedro 3:18 .

Comentário de Spurgeon

2 Timóteo 1: 1-2 . Tu, portanto, meu filho, seja forte na graça que está em Cristo Jesus. E as coisas que você ouviu de mim entre muitas testemunhas, o mesmo se compromete com homens fiéis, que também poderão ensinar outros.

Esta é a verdadeira sucessão apostólica: um ministro leva outro a Cristo e depois cobra que outro treine outros pregadores e professores para continuar a obra abençoada da evangelização.

2 Timóteo 1: 3-4 . Portanto, perseveras na dureza, como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que briga se envolve nos assuntos desta vida; para agradar quem o escolheu como soldado.

O homem que se entregou totalmente ao serviço de Cristo não deve empreender nenhum outro negócio que o impeça de dar toda a sua força à obra de seu Mestre.

2 Timóteo 1: 5-8 . E se um homem também luta por magistrados, ainda assim não é coroado, a menos que se esforce legalmente. O lavrador que trabalha deve ser o primeiro participante dos frutos. Considere o que eu digo, e o Senhor te dará entendimento em todas as coisas. Lembre-se de que Jesus Cristo, da semente de Davi, foi ressuscitado dentre os mortos, segundo o Meu evangelho:

A ressurreição de Cristo é a pedra angular do glorioso templo da verdade, a pedra angular do arco da revelação. Paulo nos diz, naquele grande capítulo, 1 Coríntios 15, como seria inútil nosso caso se Cristo não fosse “ressuscitado dentre os mortos; “Mas ele também prova de maneira mais conclusiva que foi criado“ no terceiro dia, de acordo com as Escrituras. ”

2 Timóteo 1: 9 . Em que sofro problemas, como praticante do mal, até em vínculos; mas a palavra de Deus não está vinculada.

Graças a Deus que ele ainda não está vinculado, embora muitos tenham tentado restringi-lo. Quando eles pensam que o manejaram, ele se solta novamente, e sempre será. Por mais baixo que este fogo celestial possa queimar, logo brilha novamente, e assim será até o fim do mundo. Imortal como o Cristo, que é a soma e a substância disso, é o evangelho eterno do Deus abençoado.

2 Timóteo 1: 10-13 . Portanto, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles obtenham a salvação que há em Cristo Jesus com glória eterna. É um ditado fiel: Porque, se estivermos mortos com ele, também viveremos com ele; se sofrermos, também reinaremos com ele; se o negarmos, ele também nos negará; se não crermos, ele ainda permanece fiel: ele não pode negar a si mesmo.

Bendita verdade, Deus nos concede a graça de mediar sobre ela até que também sejamos fiéis a ele e à sua verdade!

Esta exposição consistiu em leituras de 2 Timóteo 1; e 2 Timóteo 2: 1-13 .

Comentário de Spurgeon

2 Timóteo 2: 1 . Tu, portanto, meu filho, seja forte na graça que está em Cristo Jesus.

É uma exortação a todos nós, não apenas para ter graça, mas para sermos fortes nela. Existem muitos professores que, contanto que sejam salvos, estão satisfeitos. Não nos contentamos em estar vivos espiritualmente; não queremos que nossa vida tremer de frio, mas buscamos conforto e também a existência, e procuramos estar em saúde, assim como em vida. O mesmo deve acontecer com o cristão. Ele deve orar: “Senhor, faça-me forte na graça que está em Cristo Jesus”. Oh! que essas palavras possam ser, não apenas uma exortação, mas um decreto divino, que, como Deus disse: “Haja luz”, para que ele possa dizer a seus filhos: “Sede fortes”, e então oh! em quanto tempo os mais fracos de nós entrarão em força imortal!

2 Timóteo 2: 2 . E as coisas que você ouviu de mim entre muitas testemunhas, o mesmo se compromete com homens fiéis, que também poderão ensinar outros.

Portanto, deve haver uma sucessão de professores na igreja, e estes adoecem e estão sempre falando contra o ministério de Deus. Timóteo recebe seu ministério de Paulo; ele deve entregá-lo a homens fiéis, e estes devem mantê-lo sob custódia para ensinar aos outros também. Mas há quem diga que todos os cristãos devem ser professores. Ao que respondemos, se todo o corpo fosse uma boca, onde estava o ouvido. Afinal, a boca é apenas um vácuo; se todo o corpo for boca, não haverá corpo. Se todos devem ser pastores, onde estão as ovelhas? Se todos devem semear, onde devemos encontrar o terreno? Não, irmãos, devemos ter o cuidado de orar a Deus para continuar o ministério em nosso meio, pois sem ela perdemos muitas bênçãos. “O mesmo te comprometeres com homens fiéis, que também poderão ensinar outros.”

2 Timóteo 2: 3 . Portanto, perseveras na dureza, como bom soldado de Jesus Cristo.

Se você deseja delicadeza, não se junte ao exército. O chamado de um soldado não deve ser associado a suavidades, e se você deseja tranqüilidade e conforto, não se junte ao exército de Cristo, pela profissão de um cristão, e estes não andam juntos.

2 Timóteo 2: 4 . Ninguém que briga se envolve nos assuntos desta vida; para agradar quem o escolheu como soldado.

Então, Timóteo, como ministro cristão, deve agir como o soldado romano. Era uma lei em Roma que nenhum soldado deveria pleitear em tribunal outro como advogado, ou agir em troca de outro como oficial de justiça, ou ter algo a fazer, enquanto soldado, com criação ou mercadoria. E assim deveria ser com os homens de Deus que se esforçaram para quebrar a Palavra, e todo cristão, de fato, embora se intrometa em coisas comuns, deve cuidar para que não seja enredado por eles, para não ser pego, por assim dizer, como o jogo está enredado em uma rede. Você sabe que existe uma maneira de tornar as ações da vida comum subservientes aos propósitos da graça divina. Este é o negócio do cristão; cuide para que ‘ele não se envolva com os cuidados desta vida.

2 Timóteo 2: 5 . E se um homem também luta por magistrados, ainda assim não é coroado, a menos que se esforce legalmente.

Havia regras nos jogos gregos. Quando eles se golpearam, o golpe não seria dado, exceto em uma determinada parte do corpo, e se um homem lutasse ilegalmente, ele não poderia receber o prêmio. Portanto, existem leis também para o ministério cristão e também regulamentos sagrados para a grande luta de cristãos.

2 Timóteo 2: 6 . O lavrador que trabalha deve ser o primeiro participante dos frutos.

Isto é uma lei. Ninguém tem o direito de ser um participante até que tenha provado os frutos do campo. Até que tenhamos provado que o “Senhor é misericordioso”, não podemos ministrar eficaz ou adequadamente as coisas de Deus.

2 Timóteo 2: 7-9 . Considere o que eu digo; e o Senhor te dá entendimento em todas as coisas. Lembre-se de que Jesus Cristo, da descendência de Davi, foi ressuscitado dentre os mortos, segundo o meu evangelho: Em que sofro problemas, como maus praticantes; até laços; mas a palavra de Deus não está vinculada.

Veja como o apóstolo se conforta. Aqui ele está na prisão, mas a verdade é livre. Ele se senta com as correntes em volta dos pulsos, mas a Palavra de Deus viaja de nação para nação, de continente para continente, como o espírito livre que nela habita.

2 Timóteo 2:10 . Portanto, tudo suporto por amor dos eleitos, para que também eles obtenham a salvação que há em Cristo Jesus com glória eterna.

Não que os sofrimentos de Paulo tivessem algo a ver meritoriamente com a salvação dos eleitos, mas que, por seus fervorosos esforços e sofrimentos, a palavra do evangelho foi trazida à audiência deles; a fé veio então pela audição, e assim eles foram salvos.

2 Timóteo 2: 11-13 . É um ditado fiel: Porque, se estivermos mortos com ele, também viveremos com ele: se sofrermos, também reinaremos com ele; se o negarmos, ele também nos negará: se não crermos, ele ainda permanece fiel: ele não pode negar a si mesmo.

Glória a Deus, a incredulidade do homem não pode fazer Deus quebrar suas promessas. Cristã, toda a tua incredulidade não fez Deus infiel a ti: e pecador, embora expulte a promessa de Deus como sendo inútil, mas ele não aumentará a recompensa da recompensa, pois Jesus salvará os outros, se não salvar. te. “Ele permanece fiel.”

2 Timóteo 2:14 . Dessas coisas, coloque-as em lembrança, cobrando-as diante do Senhor de que não se esforçam por palavras sem lucro, mas por subverter os ouvintes.

Há alguns cristãos que precisam dessa exortação dada a eles atualmente, pois estão sempre lutando por palavras sem lucro. Cuidado com esses homens, se você não quiser ter sua fé desconcertada.

Referências Cruzadas

Josué 1:7 – Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar.

Ageu 2:4 – “Coragem, Zorobabel”, declara o Senhor. “Coragem, sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque. Coragem! Ao trabalho, ó povo da terra! “, declara o Senhor. “Porque eu estou com vocês”, declara o Senhor dos Exércitos.

1 Coríntios 16:13 – Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes.

2 Coríntios 12:9 – Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.

Efésios 6:10 – Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.

Filipenses 4:13 – Tudo posso naquele que me fortalece.

1 Timóteo 1:2 – a Timóteo, meu verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, o nosso Senhor.

1 Timóteo 1:18 – Timóteo, meu filho, dou-lhe esta instrução, segundo as profecias já proferidas a seu respeito, para que, seguindo-as, você combata o bom combate,

2 Timóteo 1:2 – a Timóteo, meu amado filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.

2 Timóteo 1:7 – Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.

2 Pedro 3:18 – Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *