Estudo de 1 Timóteo 1:2 – Comentado e Explicado

a Timóteo, meu verdadeiro filho na fé: graça, misericórdia, paz da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, nosso Senhor!
1 Timóteo 1:2

Comentário de Albert Barnes

Para Timóteo – Para uma descrição de Timóteo, consulte Introdução. Seção 1.

Meu próprio filho na fé – convertido à fé cristã pela minha instrumentalidade e considerado por mim com o carinho de um pai; ver notas, 1 Coríntios 4:15 . Paulo não tinha filhos, e adotou Timóteo como filho, e o considerou e o tratou como tal. Ele também tinha o mesmo sentimento em relação a Titus; Tito 1: 4 ; compare Gálatas 4:19 nota; 1 Tessalonicenses 2: 7 , 1 Tessalonicenses 2:11 notas; e nota de Filemom 1:10 .

Graça, misericórdia e paz, … – Veja as notas, Romanos 1: 7 .

Comentário de E.W. Bullinger

Para = Para.

próprio . Grego. gesios . Ver 2 Coríntios 8: 8 .

filho App-108.

dentro App-104.

fé. App-110.

Graça, misericórdia e paz . Essa saudação é peculiar às epístolas de Timóteo e Tito.

Grace . App-184. a partir de. App-104.

Pai. App-98.

Jesus Cristo. Leia “Cristo Jesus” .

Senhor. App-98.

Comentário de John Calvin

2 A Timóteo, meu próprio filho. Este elogio não expressa pequenos elogios. Paulo quer dizer com isso que ele é dono de Timóteo como um filho verdadeiro e não bastardo, e deseja que outros o reconheçam; e ele até aplaude Timóteo da mesma maneira como se ele fosse outro Paulo. Mas como isso concorda com a injunção dada por Cristo ( Mateus 23: 9 ): “Não chame ninguém seu pai na terra?”

Ou como concorda com a declaração do apóstolo,

“Embora tendes muitos pais segundo a carne, ainda há apenas um que é o Pai dos espíritos.” ( 1 Coríntios 4:15 ; Hebreus 12: 9. ) (2)

Eu respondo, embora Paulo reivindique para si o apelido de pai, ele o faz de maneira a não tirar ou diminuir a menor porção da honra que é devida a Deus. ( Hebreus 12: 9. ) É um provérbio comum: “O que é colocado abaixo de outro não está em desacordo com ele”. O nome pai, aplicado a Paulo, com referência a Deus, pertence a essa classe. Somente Deus é o Pai de todos na fé, porque ele nos regenera a todos pela sua palavra e pelo poder do seu Espírito, e porque ninguém, senão ele confere fé. Mas aqueles a quem ele tem o prazer de empregar como ministros para esse fim também podem compartilhar com ele em sua homenagem, enquanto, ao mesmo tempo, Ele se separa de nada que lhe pertença. Assim, Deus, e somente Deus, estritamente falando, era o Pai espiritual de Timóteo; mas Paulo, que era ministro de Deus ao gerar Timóteo, reivindica esse título, pelo que pode ser chamado de direito subordinado.

Graça, misericórdia, paz . No que diz respeito à palavra misericórdia, ele se afastou de seu costume comum ao introduzi-la, movido, talvez, por seu extraordinário carinho por Timóteo. Além disso, ele não observa a ordem exata; pois ele coloca primeiro o que deveria ser o último, a saber, a graça que flui da misericórdia. A razão pela qual Deus a princípio nos recebe a favor e por que ele nos ama é que ele é misericordioso. Mas não é incomum mencionar a causa após o efeito, por uma questão de explicação. Quanto às palavras graça e paz, falamos em outras ocasiões.

Comentário de Adam Clarke

Meu próprio filho na fé – Trazido para a salvação através de Cristo somente pelo meu ministério. Provavelmente, o apóstolo fala aqui de acordo com esta máxima judaica: Quem ensina a lei ao filho de seu próximo é considerado pelas Escrituras como se ele o tivesse gerado; Sinédrio, fol. xix. 2. E citam Números 3: 1 , como prova: Estas são as gerações de Arão e Moisés – e estes são os nomes dos filhos de Arão. “Arão”, dizem eles, “os gerou, mas Moisés os instruiu; por isso são chamados pelo seu nome”. Veja Schoettgen.

Mas ???s?? te??? pode significar meu amado filho; pois nesse sentido t? ???s??? não é usado com pouca frequência .

Na fé – A palavra p?st?? , fé, é usada aqui para toda a religião cristã, sendo a fé em Cristo sua característica essencial.

Graça, misericórdia e paz –

Graça, o favor e aprovação de Deus.

Misericórdia, brotando dessa graça, perdoando, purificando e apoiando.

Paz, a conseqüência dessa misericórdia manifestada, paz de consciência e paz com Deus; produzindo felicidade interna, tranquilidade e segurança.

Comentário de Thomas Coke

1 Timóteo 1: 2 . Meu próprio filho, etc. – Não é certo pela história que Timóteo foi convertido por São Paulo: Ver Atos 16: 1-2 . Parece, portanto, que ele o chama de filho, para expressar a afeição dos pais que ele tinha por ele e a complacência que encontrou na assistência que recebera dele na obra do ministério, e na reverência e afeição filial que este excelente jovem ministro expressou a ele. Também não podemos duvidar, mas Timóteo havia recebido muita confirmação no cristianismo do apóstolo.

Comentário de John Wesley

Até Timóteo, meu próprio filho na fé: Graça, misericórdia e paz, de Deus nosso Pai e Jesus Cristo nosso Senhor.

Graça, misericórdia, paz – São Paulo deseja graça e paz em suas epístolas às igrejas. Para Timóteo, ele acrescenta misericórdia, a graça mais terna para com aqueles que dela precisam. A experiência disso prepara um homem para ser um ministro do evangelho.

Referências Cruzadas

Atos dos Apóstolos 16:1 – Chegou a Derbe e depois a Listra, onde vivia um discípulo chamado Timóteo. Sua mãe era uma judia convertida e seu pai era grego.

Romanos 1:7 – A todos os que em Roma são amados de Deus e chamados para serem santos: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

1 Coríntios 4:14 – Não estou tentando envergonhá-los ao escrever estas coisas, mas procuro adverti-los, como a meus filhos amados.

Gálatas 1:3 – A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo,

Filipenses 2:19 – Espero no Senhor Jesus enviar-lhes Timóteo brevemente, para que eu também me sinta animado quando receber notícias de vocês.

1 Tessalonicenses 3:2 – e, assim, enviamos Timóteo, nosso irmão e cooperador de Deus no evangelho de Cristo, para fortalecê-los e dar-lhes ânimo na fé,

1 Timóteo 1:18 – Timóteo, meu filho, dou-lhe esta instrução, segundo as profecias já proferidas a seu respeito, para que, seguindo-as, você combata o bom combate,

2 Timóteo 1:2 – a Timóteo, meu amado filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.

2 Timóteo 2:1 – Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus.

Tito 1:4 – a Tito, meu verdadeiro filho em nossa fé comum: Graça e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador.

1 Pedro 1:2 – escolhidos de acordo com a pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *