Estudo de 1 Tessalonicenses 3:2 – Comentado e Explicado

e enviar-vos Timóteo, nosso irmão e ministro de Deus no Evangelho de Cristo. Ele tem a missão de vos fortalecer e encorajar na vossa fé,
1 Tessalonicenses 3:2

Comentário de Albert Barnes

E enviou Timóteo – isto é, evidentemente, ele o enviou de Atenas – pois esta é a construção justa da passagem. Mas na história Atos 17: 14-15 . A história afirma ainda que depois de Paulo ter permanecido algum tempo em Atenas, ele foi para Corinto, onde Timothy e Silas se juntaram a ele, que vieram a ele “da Macedônia”; Atos 18: 5 . Mas, a fim de reconciliar o relato nos Atos com a declaração que nos foi apresentada na Epístola, é necessário supor que Timóteo havia chegado a Atenas. Ao conciliar esses relatos, podemos observar que, embora a história não mencione expressamente a chegada de Timóteo a Atenas, ainda existem circunstâncias mencionadas que tornam isso extremamente provável.

Primeiro, assim que Paulo chegou a Atenas, ele enviou uma mensagem a Silas e Timóteo para procurá-lo o mais rápido possível, e há toda a probabilidade de que esse pedido seja atendido; Atos 17:15 . Em segundo lugar, sua estada em Atenas teve o propósito de que eles pudessem se juntar a ele lá. “Agora, enquanto Paulo esperava por eles em Atenas, seu espírito foi despertado dentro dele;” Atos 17:16 . Em terceiro lugar, sua partida de Atenas não parece ter sido apressada ou abrupta. Ele teve a oportunidade de conhecer a cidade de Atos 17:23 ; ele disputou na sinagoga e no mercado “diariamente” Atos 17:17 ; ele manteve uma controvérsia com os filósofos Atos 17: 18-22 ; ele converteu lá Atos 17:24 , e “depois dessas coisas” ele calmamente foi a Corinto. Não houve tumulto ou excitação, e não é sugerido que ele foi expulso, como em outros lugares, porque sua vida estava em perigo. Havia, portanto, tempo suficiente para Timóteo chegar até ele lá – para Paulo ter a liberdade de permanecer o tempo que quisesse, e como ele permaneceu ali com o propósito expresso de que Timóteo e Silas o encontrassem, é de presumir que que seu desejo foi realizado a esse respeito.

Em quarto lugar, o envio de Timóteo à Macedônia, como mencionado na Epístola, é uma circunstância que explicará o fato mencionado em Atos 18: 5 , que Timóteo veio a ele “em Corinto”, em vez de em Atenas. Ele dera instruções para encontrá-lo em Atos 17:15 de Atenas, mas a história menciona apenas que ele o conheceu, depois de um longo atraso, em Corinto. Esse atraso e essa mudança de lugar, quando eles se reuniram com o objetivo de trabalhar juntos, só podem ser explicados pela suposição de que Timóteo o procurara em Atenas e fora imediatamente enviado de volta à Macedônia, com instruções para: junte-se a ele novamente em Corinto. Essa é uma das “coincidências não designadas” entre a história dos Atos dos Apóstolos e as epístolas de Paulo, das quais Paley (Hor. Paul.) Fez tanto uso para demonstrar a genuinidade de ambos. “A epístola divulga um fato que não é preservado na história; mas o que torna o que é dito na história mais significativo, provável e consistente. A história traz marcas de uma omissão; a epístola fornece uma circunstância que fornece essa omissão “.

Nosso irmão – Veja as notas em Colossenses 1: 1 . A menção de ele ser um “irmão” é projetado para mostrar seu interesse na igreja lá. Ele não enviou alguém cuja ausência não seria inconveniente para ele ou para quem ele não respeitava. Ele enviou alguém que era tão querido para ele como um irmão.

E ministro de Deus – Outra circunstância mostrando sua afeição por eles. Ele não enviou um leigo, ou alguém que não pudesse ser útil com ele ou com eles, mas enviou um totalmente qualificado para pregar a eles e quebrar-lhes o pão da vida. Um dos mais ricos sinais de afeto que pode ser demonstrado a qualquer pessoa é enviar a eles um fiel ministro de Deus.

E nosso colaborador no evangelho de Cristo – um terceiro sinal de interesse afetuoso pelo bem-estar deles. O significado é: “Eu não enviei alguém que não queria, ou que não poderia ser útil aqui, mas alguém que era meu colega de trabalho e cuja ajuda teria sido um serviço essencial para mim. Ao me separar dele, portanto, pelo seu bem-estar, mostrei um forte apego por você. Eu estava disposto a suportar inconveniências pessoais e trabalho adicional, a fim de promover seu bem-estar. ”

Para te estabelecer – Para te fortalecer; para torná-lo firme – st????a? sterixaiIsso deveria ser feito apresentando considerações que lhes permitissem manter sua fé firmemente em suas provações.

E para confortá-lo com relação à sua fé – É evidente que eles estavam sofrendo perseguição por causa de sua fé no Senhor Jesus; isto é, pela crença nele como Salvador. O objetivo de enviar Timóteo foi sugerir tópicos de consolação que os sustentariam em suas provações – ou seja, que ele era o Filho de Deus; que o povo de Deus havia sido perseguido em todas as épocas; que Deus foi capaz de apoiá-los, etc.

Comentário de E.W. Bullinger

enviado . App-174.

ministro . App-190.

Deus App-98.

colega de trabalho . Grego. sunergos. Ver 1 Coríntios 3: 9 . Os textos variam aqui.

evangelho . App-140.

Cristo . App-98.

para, etc. = com vista ao estabelecimento (grego. eis) .

conforto: ou exortar . App-134.

concernente . App-104., Mas os textos mostram huper (App-104.)

. App-150.

Comentário de John Calvin

2 nosso irmão . Ele atribui a ele essas marcas de elogio, para que ele mostre com mais clareza o quanto ele estava inclinado a consultar o bem-estar deles: pois, se ele lhes tivesse enviado uma pessoa comum, isso não poderia lhes dar muita assistência; e, como Paulo teria feito isso sem inconvenientes para si mesmo, ele não teria dado nenhuma prova notável de sua preocupação paterna em relação a eles. É, por outro lado, uma grande coisa que ele se priva de um irmão e colega de trabalho , e alguém a quem, como ele declara em Filipenses 2:20 , ele não encontrou igual, na medida em que todos visavam a promoção de seus próprios interesses. Nesse meio tempo, (555), ele adquire autoridade para a doutrina que eles receberam de Timóteo, para que ela permaneça a mais profundamente impressa em sua memória.

É, no entanto, por uma boa razão que ele diz que enviou Timóteo com essa visão – para que eles recebam uma confirmação de sua fé a partir de seu exemplo. Eles podem ser intimidados por relatórios desagradáveis ??sobre perseguições; mas a incontida constância de Paulo foi ajustada ainda mais para animá-los, a fim de impedi-los de ceder. E, certamente, a comunhão que deveria subsistir entre os santos e os membros de Cristo se estende até agora – que a fé de um é o consolo de outros. Assim, quando os tessalonicenses ouviram que Paulo continuava com zelo incansável e, pela força da fé, superava todos os perigos e todas as dificuldades, e que sua fé continuava vitoriosa em todos os lugares contra Satanás e o mundo, isso não lhes trouxe nenhum pequeno consolo. Mais especialmente, somos, ou pelo menos devemos ser, estimulados pelos exemplos daqueles por quem fomos instruídos na fé, como é afirmado no final da Epístola aos Hebreus. ( Hebreus 13: 7 ) Paulo, portanto, significa que eles devem ser fortalecidos por seu exemplo, para não ceder sob suas aflições. Como, no entanto, eles poderiam ter se ofendido se Paulo tivesse medo de que todos cederam sob perseguições (na medida em que isso seria uma evidência de desconfiança excessiva), ele atenua essa dureza dizendo – para que ninguém , ou , que ninguém . No entanto, havia boas razões para temer isso, pois sempre existem pessoas fracas em todas as sociedades.

Comentário de Adam Clarke

Timóteo, nosso irmão – Parece que Timóteo era apenas um jovem quando se converteu a Deus; no entanto, ele havia passado alguns anos na obra de Deus; Paulo, portanto, o chama de irmão, sendo uma da mesma família cristã, filho de Deus por adoção: em outros lugares, ele o chama de seu próprio filho, 1 Timóteo 1: 2 ; e seu amado filho, 2 Timóteo 1: 2 ; porque ele foi levado ao conhecimento do verdadeiro Deus e à salvação por Cristo, através da instrumentalidade do apóstolo. Veja o prefácio da Primeira Epístola a Timóteo.

Ministro de Deus – Empregado por Deus para pregar o Evangelho; isso era obra de Deus, e ele havia designado Timóteo para fazê-lo, e neste momento em conjunto com São Paulo; e, portanto, ele o chama de companheiro de trabalho. Não havia sinecuras então; pregar o Evangelho era obra de Deus; os pregadores primitivos eram seus trabalhadores e trabalharam nesse chamado. Ainda é o mesmo, mas quem trabalha?

Comentário de Thomas Coke

1 Tessalonicenses 3: 2 . Nosso colega de trabalho Parece, a partir de Atos 17:14 que Timóteo já esteve nessas partes antes, como colega de trabalho de São Paulo; e como, sem dúvida, ele era bem conhecido dos tessalonicenses, sua vinda, nessa ocasião, seria mais agradável para eles.

Referências Cruzadas

Atos dos Apóstolos 14:22 – fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: “É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus”.

Atos dos Apóstolos 16:1 – Chegou a Derbe e depois a Listra, onde vivia um discípulo chamado Timóteo. Sua mãe era uma judia convertida e seu pai era grego.

Atos dos Apóstolos 16:5 – Assim as igrejas eram fortalecidas na fé e cresciam em número cada dia.

Atos dos Apóstolos 17:14 – Imediatamente os irmãos enviaram Paulo para o litoral, mas Silas e Timóteo permaneceram em Beréia.

Atos dos Apóstolos 18:5 – Depois que Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo se dedicou exclusivamente à pregação, testemunhando aos judeus que Jesus era o Cristo.

Romanos 16:21 – Timóteo, meu cooperador, envia-lhes saudações, bem como Lúcio, Jasom e Sosípatro, meus parentes.

1 Coríntios 4:17 – Por essa razão estou lhes enviando Timóteo, meu filho amado e fiel no Senhor, o qual lhes trará à lembrança a minha maneira de viver em Cristo Jesus, de acordo com o que eu ensino por toda parte, em todas as igrejas.

1 Coríntios 16:10 – Se Timóteo for, tomem providências para que ele não tenha nada que temer enquanto estiver com vocês, pois ele trabalha na obra do Senhor, assim como eu.

1 Coríntios 16:12 – Quanto ao irmão Apolo, insisti que fosse visitar vocês, juntamente com os irmãos. Ele não quis de modo nenhum ir agora, mas irá quando tiver boa oportunidade.

2 Coríntios 1:19 – pois o Filho de Deus, Jesus Cristo, pregado entre vocês por mim e também por Silvano e Timóteo, não foi “sim” e “não”, mas nele sempre houve “sim”;

2 Coríntios 2:13 – ainda assim, não tive sossego em meu espírito, porque não encontrei ali meu irmão Tito. Por isso, despedi-me deles e fui para a Macedônia.

2 Coríntios 8:23 – Quanto a Tito, ele é meu companheiro e cooperador entre vocês; quanto a nossos irmãos, eles são representantes das igrejas e uma honra para Cristo.

Efésios 6:21 – Tíquico, o irmão amado e fiel servo do Senhor, lhes informará tudo, para que vocês também saibam qual é a minha situação e o que estou fazendo.

Efésios 6:22 – Enviei-o a vocês por essa mesma razão, para que saibam como estamos e para que ele os encoraje.

Filipenses 1:25 – Convencido disso, sei que vou permanecer e continuar com todos vocês, para o seu progresso e alegria na fé,

Filipenses 2:19 – Espero no Senhor Jesus enviar-lhes Timóteo brevemente, para que eu também me sinta animado quando receber notícias de vocês.

Colossenses 1:7 – Vocês o aprenderam de Epafras, nosso amado cooperador, fiel ministro de Cristo para conosco,

Colossenses 4:9 – Ele irá com Onésimo, fiel e amado irmão, que é um de vocês. Eles irão contar-lhes tudo o que está acontecendo aqui.

Colossenses 4:12 – Epafras, que é um de vocês e servo de Cristo Jesus, envia saudações. Ele está sempre batalhando por vocês em oração, para que, como pessoas maduras e plenamente convictas, continuem firmes em toda a vontade de Deus.

1 Tessalonicenses 3:13 – Que ele fortaleça os seus corações para serem irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *