Estudo de 2 Coríntios 8:23 – Comentado e Explicado

Quanto a Tito, é o meu companheiro e o meu colaborador junto de vós; quanto aos nossos irmãos, são legados das igrejas, que são a glória de Cristo.
2 Coríntios 8:23

Comentário de Albert Barnes

Se alguém pergunta a Tito – Deve-se observar que as palavras “alguém pergunta” não estão no original; nem está claro que essas são as palavras mais adequadas a serem introduzidas aqui. O grego pode significar “se alguém perguntar sobre Tito” ou “se algo deve ser dito sobre Tito”. O sentido da passagem pode ser que parte da facção de Corinto esteja disposta a indagar sobre a autoridade de Tito para se engajar nessa obra, ou que Paulo tenha dito tanto em elogio às pessoas que foram com Tito. parecia apropriado também dizer algo a seu favor. A idéia é: “Se for feita alguma pergunta sobre ele, ou se for necessário, por qualquer motivo, dizer algo sobre ele, eu diria que ele é meu parceiro” etc.

Ele é meu parceiro … – Ele participa comigo na pregação do evangelho e no estabelecimento e organização de igrejas; compare Tito 1: 5 . Para os coríntios, esse fato seria um elogio suficiente de Tito.

Ou nossos irmãos sejam questionados – isto é, os irmãos que acompanharam Tito. Se alguma pergunta foi feita sobre seu caráter, ou se era necessário dizer algo a respeito deles.

Eles são os mensageiros das igrejas – Eles têm toda a confiança das igrejas, tendo sido selecionados e designados por eles para uma obra de trabalho e responsabilidade; compare com Philemon 2:25 . As palavras aqui traduzidas como “mensageiros das igrejas” estão nos “apóstolos das igrejas” originais ( ?p?st???? ?????s??? apostoloi ekklesion). A palavra “apóstolos” aqui é usada evidentemente em seu sentido apropriado, para denotar alguém que é enviado para negociar qualquer negócio com outros, ou como agente ou legado. Essas pessoas não eram apóstolos no sentido técnico, e este é um caso em que a palavra é aplicada no Novo Testamento àqueles que não tinham direito ao ofício apostólico. Também é aplicado de maneira semelhante a Apolo e Barnabé, embora nenhum deles, a rigor, fosse apóstolo.

E a glória de Cristo – isto é, eles têm um caráter tão conhecido e estabelecido pela piedade; eles são cristãos tão eminentes e fazem tal honra ao nome e ao chamado cristãos, que podem ser chamados a glória de Cristo. É uma honra para Cristo que ele tenha chamado essas pessoas para sua igreja e que ele as dotou tão ricamente. Todo cristão deveria viver de modo que parecesse a todo o mundo que era uma honra e glória para o Redentor que ele tivesse tais seguidores; uma honra ao seu evangelho por ter convertido tais e os levado ao seu reino. Além disso, é suficiente honra a qualquer homem dizer que é “a glória de Cristo”. Esse personagem deve ser, e será, como foi aqui, uma recomendação suficiente para que qualquer um possa garantir a confiança de outros.

Comentário de E.W. Bullinger

of = em nome de. Grego. huper , App-104.

parceiro . Grego. koinonos . Ver 2 Coríntios 1: 7 .

companheiro . Grego. eeeergos. Ver 1 Coríntios 3: 9 .

concernente = com referência a. Grego. eis . App-104.

mensageiros , grego. apostolos . App-189. Aqui e em Filipenses 1: 2 , Filipenses 1:25 usados ??no sentido geral.

Cristo. App-98.

Comentário de John Calvin

Ao chamá-los de apóstolos das igrejas, ele pode ser entendido em dois sentidos – quer dizer que eles foram separados por Deus como apóstolos das igrejas ou que foram designados pelas igrejas para assumir esse cargo. O segundo deles é o mais adequado. Eles são chamados também a glória de Cristo, por essa razão, que, como ele é a glória dos crentes, também deve ser glorificado por eles em troca. Portanto, todos os que se destacam em piedade e santidade são a glória de Cristo, porque nada têm senão pelo dom de Cristo.

Comentário de Adam Clarke

Se alguém pergunta a Tito – Se for perguntado, quem é esse Tito? Eu respondo, ele é meu companheiro e meu colega de trabalho em referência a você; 2 Coríntios 2:13 ; 2 Coríntios 7: 6 , 2 Coríntios 7: 7 . Alguém deveria perguntar: Quem são esses irmãos, Lucas e Apolo? Eu respondo: Eles são ?p?st???? , apóstolos das Igrejas, e intensamente empenhados em promover a glória de Cristo.

Comentário de John Wesley

Quer alguém pergunte a Tito, ele é meu parceiro e companheiro em relação a você; ou se perguntam a nossos irmãos, eles são os mensageiros das igrejas e a glória de Cristo.

Meu parceiro – Em meus cuidados e trabalhos.

A glória de Cristo – instrumentos de sinal para avançar sua glória.

Referências Cruzadas

Lucas 5:7 – Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-lo; e eles vieram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase começarem a afundar.

Lucas 5:10 – como também Tiago e João, os filhos de Zebedeu, sócios de Simão. Então Jesus disse a Simão: “Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens”.

2 Coríntios 7:6 – Deus, porém, que consola os abatidos, consolou-nos com a chegada de Tito,

2 Coríntios 8:6 – Assim, recomendamos a Tito, visto que ele já havia começado, que completasse esse ato de graça da parte de vocês.

2 Coríntios 8:16 – Agradeço a Deus, que pôs no coração de Tito o mesmo cuidado que tenho por vocês,

2 Coríntios 8:19 – Não só por isso, mas ele também foi escolhido pelas igrejas para nos acompanhar quando formos ministrar esta doação, o que fazemos para honrar o próprio Senhor e mostrar a nossa disposição.

2 Coríntios 12:18 – Recomendei a Tito que os visitasse, acompanhado de outro irmão. Por acaso Tito os explorou? Não agimos nós no mesmo espírito e não seguimos os mesmos passos?

Filipenses 2:25 – Contudo, penso que será necessário enviar-lhes de volta Epafrodito, meu irmão, cooperador e companheiro de lutas, mensageiro que vocês enviaram para atender às minhas necessidades.

Filipenses 4:3 – Sim, e peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude; pois lutaram ao meu lado na causa do evangelho, com Clemente e meus demais cooperadores. Os seus nomes estão no livro da vida.

Colossenses 1:7 – Vocês o aprenderam de Epafras, nosso amado cooperador, fiel ministro de Cristo para conosco,

1 Tessalonicenses 2:2 – Apesar de termos sido maltratados e insultados em Filipos, como vocês sabem, com a ajuda de nosso Deus tivemos coragem de anunciar-lhes o evangelho de Deus, em meio a muita luta.

Filemom 1:17 – Assim, se você me considera companheiro na fé, receba-o como se estivesse recebendo a mim.

Filemom 1:24 – assim como também Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores.

3 João 1:8 – É, pois, nosso dever receber com hospitalidade a irmãos como esses, para que nos tornemos cooperadores em favor da verdade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *