Estudo de 2 Coríntios 1:19 – Comentado e Explicado

O Filho de Deus, Jesus Cristo, que nós, Silvano, Timóteo e eu, vos temos anunciado, não foi sim e depois não, mas sempre foi sim.
2 Coríntios 1:19

Comentário de Albert Barnes


Para o Filho de Deus – Neste versículo e no seguinte, Paulo declara que se sentiu obrigado a manter a veracidade mais estrita por duas razões; o primeiro, que Jesus Cristo sempre evidenciou a mais rigorosa veracidade 2 Coríntios 1:19 ; do outro, Deus sempre foi fiel a todas as promessas que fez 2 Coríntios 1:20 ; e como se sentia servo do Salvador e de Deus, estava obrigado pelas mais sagradas obrigações de manter um caráter irrepreensível em relação à veracidade do significado da frase “Filho de Deus”, veja a nota: Romanos 1: 4 .

Jesus Cristo – Está de acordo, diz Bloomfield, pelos melhores comentaristas, antigos e modernos, que por Jesus Cristo é aqui a sua doutrina. O sentido é que a pregação respeitando Jesus Cristo não o representou como inconstante e mutável; como inquieto e infiel; mas como verdadeiro, consistente e fiel. Como essa tinha sido a representação regular e constante de Paulo e seus colegas de trabalho em relação ao Mestre a quem serviam, era de inferir que eles se sentiam unidos sagradamente a observar a mais rigorosa constância e veracidade.

Por nós … – Silvanus, mencionado aqui, é a mesma pessoa que nos Atos dos Apóstolos é chamada Silas. Ele estava com Paulo em Filipos e foi preso lá com ele Atos 18: 5 . Paulo era tão apegado a ele e tinha tanta confiança nele que juntou seu nome ao dele em várias de suas epístolas; 1 Tessalonicenses 1: 1 ; 2 Tessalonicenses 1: 1 .

Não era sim e não – nossa representação dele não era que ele era inconstante e mutável.

Mas nele estava sim – Não havia uma coisa de uma vez e outra de outra. Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre. Tudo o que ele diz é verdade; todas as promessas que ele faz são firmes; todas as suas declarações são fiéis. Paulo pode se referir ao fato de que o Senhor Jesus, quando estava na terra, era eminentemente caracterizado pela verdade. Nada foi mais impressionante do que sua veracidade. Ele se chamava “a verdade”, como sendo eminentemente verdadeiro em todas as suas declarações. “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida;” João 14: 6 ; compare Apocalipse 3: 7 . E, assim, Apocalipse 3:14 ele é chamado de “a testemunha fiel e verdadeira”. Em toda a sua vida, ele foi eminentemente distinguido por isso. Suas declarações eram simples verdade; suas narrativas eram simples, envernizadas, incolores, declarações não exageradas do que realmente ocorreu. Ele nunca disfarçou a verdade; nunca prevaricado; nunca teve nenhuma reserva mental; nunca enganado; nunca usei nenhuma palavra, ou joguei em nenhuma circunstância, que fosse adequada para desviar a mente. Ele mesmo disse que esse era o grande objetivo que ele tinha em vista ao entrar no mundo. “Para esse fim nasci e por essa causa vim ao mundo, para que eu desse testemunho da verdade;” João 18:37 . Como Jesus Cristo foi assim distinguido pela simples verdade, Paulo sentiu que estava sob sagradas obrigações de imitá-lo e sempre de demonstrar a mesma fidelidade inviolável. A obrigação mais profundamente sentida na terra é aquela que o cristão sente imitar o Redentor.

Comentário de E.W. Bullinger

Filho . Grego. huios . App-108.

pregado . Grego. Kereseo, App-121.

entre . Grego. en. App-104.

Silvanus = Silas. Compare 1 Tessalonicenses 1: 1 , 2 Tessalonicenses 1: 1 . 1 Pedro 5:12 . Ver Atos 18: 5 .

Comentário de John Calvin

19. Para o Filho de Deus Aqui temos a prova – porque sua pregação (283) não continha nada além de Cristo, que é a verdade eterna e imutável de Deus. A cláusula pregada por nós é enfática. Pois, como pode ser, e muitas vezes acontece, que Cristo é desfigurado pelas invenções dos homens, e é adulterado, por assim dizer, por seus disfarces, ele declara que não fora assim para si ou para seus associados, mas que ele tinha sinceramente e com uma integridade condizente, sustentou Cristo puro e indisfarçado. Por que ele não faz menção a Apolo, enquanto menciona pelo nome Timotheus e Silvanus, não aparece exatamente; a menos que a razão seja, como é provável, que quanto mais os indivíduos fossem assaltados pelas calúnias dos iníquos, (285) ele era muito mais cuidadoso em defendê-los.

Nessas palavras, porém, ele sugere que toda a sua doutrina foi resumida em um simples conhecimento somente de Cristo, pois, na realidade, todo o evangelho está incluído nela. Portanto, aqueles vão além dos limites devidos, que ensinam qualquer outra coisa além de Cristo, com qualquer demonstração de sabedoria que possam de outra forma ser inchados. Pois, como ele é o fim da lei ( Romanos 10: 4 ), ele também é a cabeça – a soma – em suma, a consumação – de toda doutrina espiritual.

Em segundo lugar, ele sugere que sua doutrina a respeito de Cristo não tinha sido variável ou ambígua, de modo a apresentá-lo de vez em quando em uma nova forma, à maneira de Proteus; (286) como algumas pessoas fazem o seu esporte fazer mudanças sobre ele, (287) como se estivessem jogando uma bola de um lado para o outro com a mão, simplesmente com o objetivo de demonstrar sua destreza. Outros, com o objetivo de obter o favor dos homens, apresentam-no sob várias formas, enquanto ainda há outra classe, que inculca um dia o que no dia seguinte eles se retraem pelo medo. Esse não era o Cristo de Paulo, nem o de qualquer verdadeiro apóstolo (288) . Aqueles, portanto, não têm motivo para se vangloriar de que são ministros de Cristo, que o pintam em várias cores, com vistas a sua própria vantagem. Pois somente ele é o verdadeiro Cristo, em quem parece aquele sim uniforme e invariável , que Paulo declara ser característico dele.

Comentário de Adam Clarke

Para o Filho de Deus, etc. – Se eu pudesse mudar meu propósito por interesses carnais ou seculares, devo ter tido o mesmo interesse quando preguei o Evangelho pela primeira vez para você, com Silvanus e Timotheus. Mas toda a nossa conduta não provou que não tínhamos, nem poderíamos ter esse interesse em vista?

Comentário de John Wesley

Pois o Filho de Deus, Jesus Cristo, que foi pregado entre nós por nós, mesmo por mim e por Silvanus e Timotheus, não era sim e não, mas nele estava sim.

Para Jesus Cristo, que foi pregado por nós – Ou seja, nossa pregação a respeito dele.

Não era sim e não – não era variável e inconsistente consigo mesma.

Mas sim nele – sempre um e o mesmo, centrando-se nele.

Referências Cruzadas

Exodo 3:14 – Disse Deus a Moisés: “Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês”.

Salmos 2:7 – Proclamarei o decreto do Senhor: Ele me disse: “Tu és meu filho; eu hoje te gerei.

Mateus 3:17 – Então uma voz dos céus disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado”.

Mateus 16:16 – Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

Mateus 17:5 – Enquanto ele ainda estava falando, uma nuvem resplandecente os envolveu, e dela saiu uma voz, que dizia: “Este é o meu Filho amado em quem me agrado. Ouçam-no! “

Mateus 24:35 – O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão”.

Mateus 26:63 – Mas Jesus permaneceu em silêncio. O sumo sacerdote lhe disse: “Exijo que você jure pelo Deus vivo: se você é o Cristo, o Filho de Deus, diga-nos”.

Mateus 27:40 – e dizendo: “Você que destrói o templo e o reedifica em três dias, salve-se! Desça da cruz, se é Filho de Deus! “

Mateus 27:54 – Quando o centurião e os que com ele vigiavam Jesus viram o terremoto e tudo o que havia acontecido, ficaram aterrorizados e exclamaram: “Verdadeiramente este era o Filho de Deus! “

Marcos 1:1 – Princípio do evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Lucas 1:35 – O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus.

João 1:34 – Eu vi e testifico que este é o Filho de Deus”.

João 1:49 – Então Natanael declarou: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel! “

João 3:16 – “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 3:35 – O Pai ama o Filho e entregou tudo em suas mãos.

João 6:69 – Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus”.

João 8:58 – Respondeu Jesus: “Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou! “

João 19:7 – Os judeus insistiram: “Temos uma lei e, de acordo com essa lei, ele deve morrer, porque se declarou Filho de Deus”.

João 20:28 – Disse-lhe Tomé: “Senhor meu e Deus meu! “

João 20:31 – Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome.

Atos dos Apóstolos 8:37 – Disse Filipe: “Você pode, se crê de todo o coração”. O eunuco respondeu: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”.

Atos dos Apóstolos 9:20 – Logo começou a pregar nas sinagogas que Jesus é o Filho de Deus.

Atos dos Apóstolos 18:5 – Depois que Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo se dedicou exclusivamente à pregação, testemunhando aos judeus que Jesus era o Cristo.

Romanos 1:3 – acerca de seu Filho, que, como homem, era descendente de Davi,

Hebreus 1:11 – Eles perecerão, mas tu permanecerás; envelhecerão como vestimentas.

Hebreus 13:8 – Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre.

2 Pedro 1:17 – Ele recebeu honra e glória da parte de Deus Pai, quando da suprema glória lhe foi dirigida a voz que disse: “Este é o meu filho amado, em quem me agrado”.

1 João 1:3 – Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.

1 João 5:9 – Nós aceitamos o testemunho dos homens, mas o testemunho de Deus tem maior valor, pois é o testemunho de Deus, que ele dá acerca de seu Filho.

1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

2 João 1:9 – Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho.

Apocalipse 1:8 – “Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus, “o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso”.

Apocalipse 1:11 – que dizia: “Escreva num livro o que você vê e envie a estas sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia”.

Apocalipse 1:17 – Quando o vi, caí aos seus pés como morto. Então ele colocou sua mão direita sobre mim e disse: “Não tenha medo. Eu sou o primeiro e o último.

Apocalipse 2:18 – Ao anjo da igreja em Tiatira escreva: Estas são as palavras do Filho de Deus, cujos olhos são como chama de fogo e os pés como bronze reluzente.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *