Estudo de 1 João 5:9 – Comentado e Explicado

Aceitamos o testemunho dos homens. Ora, maior é o testemunho de Deus, porque se trata do próprio testemunho de Deus, aquele que ele deu do seu próprio Filho.
1 João 5:9

Comentário de Albert Barnes

Se recebermos o testemunho dos homens – Como estamos acostumados a fazer, e como devemos fazer nos tribunais de justiça e nas transações diárias comuns da vida. Estamos constantemente agindo com a crença de que o que os outros dizem é verdade; que o que os membros de nossas famílias e nossos vizinhos dizem é verdade; que o que é relatado pelos viajantes é verdadeiro; que o que lemos nos livros e o que é jurado nos tribunais de justiça é verdadeiro. Não poderíamos nos dar bem em um único dia se não agíssemos com essa crença; nem estamos acostumados a questioná-lo, a menos que tenhamos motivos para suspeitar que é falso. A mente está tão preparada que deve creditar o testemunho prestado por outros; e se isso cessasse por um único dia, os assuntos do mundo chegariam a uma pausa.

O testemunho de Deus é maior – é mais digno de crença; como Deus é mais verdadeiro, sábio e bom que as pessoas. As pessoas podem ser enganadas e, indescritivelmente, testemunhar aquilo que não é verdadeiro – Deus nunca pode ser; os homens podem, por propósitos sinistros e básicos, pretender enganar – Deus nunca pode; as pessoas podem agir de observação parcial, de rumores indignos de crédito – Deus nunca pode; as pessoas podem desejar excitar a admiração pelo maravilhoso – Deus nunca pode; as pessoas enganaram – Deus nunca o fez; e embora, por essas causas, existam muitos casos em que não temos certeza de que o testemunho prestado pelas pessoas é verdadeiro, mas sempre temos certeza de que aquilo que é suportado por Deus não é falso. A única pergunta sobre a qual a mente hesita é se temos realmente seu testemunho ou se sabemos com certeza o que ele presta testemunho; quando isso é verificado, a mente humana é criada de tal maneira que não pode acreditar que Deus enganaria deliberadamente um mundo. Veja as notas em Hebreus 6:18 . Compare Tito 1: 2 .

Pois este é o testemunho de Deus … – O testemunho acima mencionado – que é dado pelo Espírito, pela água e pelo sangue. Quem viu o seu batismo e ouviu a voz do céu, Mateus 3: 16-17 , poderia duvidar que ele era o Filho de Deus? Quem viu sua morte na cruz e testemunhou as cenas surpreendentes que ocorreram lá, poderia deixar de se juntar ao centurião romano ao dizer que este era o Filho de Deus? Quem sentiu as influências do Espírito Eterno em seu coração, duvidou que Jesus fosse o Filho de Deus? Compare as notas em 1 Coríntios 12: 3 . Qualquer uma delas é suficiente para convencer a alma disso; todos combinados têm o mesmo ponto e confirmam de idade para idade.

Comentário de Joseph Benson

1 João 5: 9 . Se recebermos o testemunho dos homens – Como fazemos continuamente, e devemos fazer, em mil casos, se não desistirmos de todos os negócios e até recusarmos receber o alimento necessário. O testemunho de duas ou três testemunhas credíveis, de acordo com a lei de Moisés, foi considerado suficiente para provar qualquer fato; e, de fato, os assuntos humanos em geral, mesmo os mais importantes, são conduzidos e determinados dependendo do testemunho dos homens. Não, e não apenas recebemos o testemunho dos homens, quando prestam seu testemunho de maneira solene, sob juramento, perante os magistrados, mas confiamos na palavra um do outro de tempos em tempos, e às vezes em relação a coisas de grande momento: o testemunho de Deus é maior – Mais válido, de maior autoridade e muito mais digno de ser recebido do que o testemunho dos homens, sejam eles numerosos ou respeitáveis ??por sua compreensão e integridade; para que possamos confiar nele com a maior segurança. Pois este é o testemunho de Deus – Nomeadamente, este testemunho em seis partes, e especialmente o das três últimas testemunhas mencionadas, do Pai, da Palavra e do Espírito Santo: as quais ele testificou de seu Filho – como o verdadeiro Messias. , o Salvador do mundo, capaz de salvar, ao máximo, tudo o que vem a Deus por ele; e realmente salvando todos os que nele crêem com o coração em justiça.

Comentário de E.W. Bullinger

E se. App-118.

testemunha . Grego. marturia. Veja a pág. 1511

homens . App-123.

testemunhou . O mesmo que “prestar testemunho” , 1 João 5: 6 .

of = concernente. App-104.

Comentário de John Calvin

9 Se recebermos o testemunho ou testemunho de homens que Ele prova, raciocinando do menor para o maior, quão ingratos são os homens quando rejeitam a Cristo, que foi aprovado por Deus por Deus; pois se nos assuntos mundanos defendemos as palavras dos homens, que podem mentir e enganar, quão irracional é que Deus tenha menos crédito dado a ele, sentado como se estivesse em seu próprio trono, onde ele é o juiz supremo. Somente nossa própria corrupção nos impede de receber a Cristo, pois ele nos dá uma prova completa de crer em seu poder. Além disso, ele chama não apenas o testemunho de Deus que o Espírito imprime em nossos corações, mas também o que derivamos da água e do sangue. Pois esse poder de limpeza e expiação não era terreno, mas celestial. Portanto, o sangue de Cristo não deve ser estimado de acordo com a maneira comum dos homens; mas devemos antes olhar para o desígnio de Deus, que o ordenou para apagar os pecados, e também para a eficácia divina que flui dele.

Comentário de Adam Clarke

Se recebermos o testemunho de homens – o que todos são obrigados a fazer e que é considerado um testemunho suficiente da verdade em inúmeros casos; o testemunho de Deus é maior – ele não pode ser enganado nem enganado, mas o homem pode enganar e ser enganado.

Comentário de Thomas Coke

1 João 5: 9 . . Hebrews 10:28 .), and they are judged sufficient to determine all controversies about human affairs in any court of judicature; we may be much more sure that the infallible testimony of God the Father, Son, and Spirit in heaven, as well as of those three other witnesses, by divine appointment, on earth, ought to be unquestionably and absolutely depended upon: for this is the testimony of that God who cannot lie, and who in these various ways has given it concerning his only-begotten and eternal Son, with regard to his being the true Messiah.” Se recebermos o testemunho dos homens, etc. – “Agora, se, de acordo com o que está escrito na lei de Deus, prontamente admitimos e dependemos do testemunho de duas ou três testemunhas confiáveis ??entre os homens ( Deuteronômio 17: 6 ; Deuteronômio 19:15, comp. Mateus 18:16 . 2 Coríntios 13: 1. Hebreus 10:28 .), E são julgados suficientes para determinar todas as controvérsias sobre os assuntos humanos em qualquer tribunal de justiça; podemos estar muito mais certos de que o infalível testemunho de Deus Pai, Filho e Espírito no céu, bem como daquelas outras três testemunhas, por nomeação divina, na Terra, deve ser inquestionavelmente e absolutamente dependente: pois esse é o testemunho daquele Deus que não pode mentir, e que, de várias maneiras, deu isso a respeito de seu Filho unigênito e eterno, no que diz respeito a ser o verdadeiro Messias. “

Comentário de John Wesley

Se recebemos o testemunho de homens, o testemunho de Deus é maior: pois este é o testemunho de Deus que ele testificou de seu Filho.

Se recebermos o testemunho dos homens – Como fazemos continuamente, e devemos fazer em mil casos.

O testemunho de Deus é maior – De maior autoridade e muito mais digno de ser recebido; ou seja, esse mesmo testemunho que Deus, o Pai, juntamente com a Palavra e o Espírito, testificou do Filho, como o Salvador do mundo.

Referências Cruzadas

Mateus 3:16 – Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento os céus se abriram, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele.

Mateus 17:5 – Enquanto ele ainda estava falando, uma nuvem resplandecente os envolveu, e dela saiu uma voz, que dizia: “Este é o meu Filho amado em quem me agrado. Ouçam-no! “

João 3:32 – Ele testifica o que tem visto e ouvido, mas ninguém aceita o seu testemunho.

João 5:31 – “Se testifico acerca de mim mesmo, o meu testemunho não é válido.

João 5:39 – Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito;

João 8:17 – Na Lei de vocês está escrito que o testemunho de dois homens é válido.

João 10:38 – Mas se as realizo, mesmo que não creiam em mim, creiam nas obras, para que possam saber e entender que o Pai está em mim, e eu no Pai”.

Atos dos Apóstolos 5:32 – Nós somos testemunhas destas coisas, bem como o Espírito Santo, que Deus concedeu aos que lhe obedecem”.

Atos dos Apóstolos 17:31 – Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos”.

Hebreus 2:4 – Deus também deu testemunho dela por meio de sinais, maravilhas, diversos milagres e dons do Espírito Santo distribuídos de acordo com a sua vontade.

Hebreus 6:18 – para que, por meio de duas coisas imutáveis nas quais é impossível que Deus minta, sejamos firmemente encorajados, nós, que nos refugiamos nele para tomar posse da esperança a nós proposta.

1 João 5:10 – Quem crê no Filho de Deus tem em si mesmo esse testemunho. Quem não crê em Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca de seu Filho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *