Estudo de Hebreus 13:8 – Comentado e Explicado

Jesus Cristo é sempre o mesmo: ontem, hoje e por toda a eternidade.
Hebreus 13:8

Comentário de Albert Barnes

Jesus Cristo é o mesmo ontem … – Como isso está em nossa tradução comum, transmite uma idéia que não está no original. Parece significar que Jesus Cristo, o Salvador imutável, foi o fim ou o objetivo da conduta dos referidos, ou que eles viveram para imitá-lo e glorificá-lo. Mas este não é, de modo algum, o significado no original. Ali está como uma proposição absoluta, que “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente”; isto é, que ele é imutável. O desenho evidente dessa proposição independente aqui é encorajá-los a perseverar, mostrando que seu Salvador sempre foi o mesmo; que aquele que havia sustentado seu povo nos tempos antigos era o mesmo ainda e seria o mesmo para sempre. O argumento aqui, portanto, de perseverança é fundamentado na “imutabilidade” do Redentor. Se ele era inconstante, vacilante, mudando de caráter e de planos; se hoje ele ajuda seu povo, e amanhã o abandonará; se em um momento ele ama o virtuoso, e em outro ama igualmente o cruel; se ele formou um plano ontem que abandonou hoje; ou se ele for um ser diferente do que é agora, não haveria incentivo ao esforço. Quem saberia do que depender? Quem saberia o que esperar amanhã? Pois quem poderia ter certeza de que ele poderia agradar a um ser caprichoso ou vacilante? Quem poderia saber como moldar sua conduta se os princípios da administração divina nem sempre fossem os mesmos? Ao mesmo tempo, também, que esta passagem fornece o argumento mais forte de fidelidade e perseverança, é uma prova irrefragável da divindade do Salvador. Afirma imutabilidade – semelhança no passado, presente e para toda a eternidade, mas de quem isso pode ser afirmado senão Deus? Não seria possível conceber uma declaração que afirmasse mais fortemente a imutabilidade do que isso.

Comentário de Joseph Benson

Hebreus 13: 8-9 . Os homens podem morrer, mas Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente – de eternidade a eternidade: o mesmo em sua pessoa e ofícios, em seu amor e poder, em sua verdade e graça; o mesmo objeto de fé; e o mesmo em todos os aspectos, para todos os crentes, em todas as épocas; e, portanto, seja firme na fé e na esperança do evangelho: e não se deixe levar por diversas, p?????a?? , várias e estranhas doutrinas – Doutrinas inconsistentes entre si e diferentes daquela fé em nosso único e imutável Senhor, e estranha para os ouvidos e corações de todos os que nele habitam. Pois é uma coisa boa – De grande importância para nossa própria paz de espírito, para a glória de Deus e a edificação dos outros; é honroso, agradável e proveitoso que o coração seja estabelecido – na fé e na esperança do evangelho; com graça – A influência do Espírito Divino recebida através de Cristo; não com carnes – Com cerimônias judaicas de qualquer tipo, que de fato nunca podem estabelecer o coração; e que não lucraram – Para purificar a consciência da culpa, ou aumentar sua santidade; aqueles que foram ocupados neles – Quão exatos e escrupulosos foram em observá-los!

Comentário de E.W. Bullinger

Jesus Cristo . App-98.

o mesmo . Grego. ho automóveis. Este é o traduzido na Septuaginta do hebraico “attah hu, um título divino. Veja Salmos 102: 27. Compare Malaquias 3: 6 .

Comentário de John Calvin

8. Jesus Cristo é o mesmo etc. A única maneira pela qual podemos perseverar na fé correta é nos apegar ao fundamento, e não no menor grau para nos afastar dele; pois quem não se apega a Cristo não conhece nada além de mera vaidade, embora possa compreender o céu e a terra; pois em Cristo estão incluídos todos os tesouros da sabedoria celestial. Esta então é uma passagem notável, da qual aprendemos que não há outra maneira de ser verdadeiramente sábio do que fixar todos os nossos pensamentos somente em Cristo.

Agora, ao lidar com os judeus, ele os ensina que Cristo já possuía a mesma soberania que ele possui hoje; O mesmo, ele diz, ontem, hoje e sempre. Pelas palavras, ele sugere que Cristo, que foi então conhecido no mundo, reinou desde o começo do mundo, e que não é possível avançar mais quando chegarmos a ele. Ontem então compreende o tempo todo do Antigo Testamento; e que ninguém poderia esperar uma mudança repentina após um curto período de tempo, como a promulgação do Evangelho era então recente, ele declara que Cristo havia sido recentemente revelado para esse fim, que o conhecimento dele poderia continuar o mesmo para sempre.

Parece, portanto, que o apóstolo não está falando da existência eterna de Cristo, mas daquele conhecimento daquele que era possuído pelos piedosos em todas as épocas e que era o fundamento perpétuo da Igreja. É realmente certo que Cristo existiu antes de manifestar seu poder; mas a questão é: qual é o assunto do apóstolo. Então eu digo que ele se refere à qualidade, por assim dizer, e não à essência; pois não é a questão, se ele era da eternidade com o Pai, mas qual era o conhecimento que os homens tinham dele. Mas a manifestação de Cristo quanto à sua forma e aparência externa era, de fato, diferente da Lei do que é agora; no entanto, não há razão para que o apóstolo não possa dizer verdadeira e corretamente que Cristo, como considerado pelos fiéis, é sempre o mesmo. (281)

Comentário de Adam Clarke

Jesus Cristo foi o mesmo ontem – Em todos os tempos passados ??não havia caminho para o mais santo, a não ser através do sangue de Jesus, seja de fato derramado ou tipificado significativamente. Hoje – ele é o cordeiro recém-morto e continua aparecendo na presença de Deus por nós. Para sempre – até a conclusão do tempo, ele será o caminho, a verdade e a vida, nenhum vindo ao Pai senão por ele; e por toda a eternidade, e?? t??? a???a? , parecerá que todos os espíritos humanos glorificados devem sua salvação ao seu infinito mérito. Este Jesus foi testemunhado por seus guias, que já partiram para a glória. Lembra dele; lembre-se deles; e guardai-vos.

Comentário de John Wesley

Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente.

Homens podem morrer; mas Jesus Cristo, sim, e seu evangelho, é o mesmo de eternidade em eternidade.

Referências Cruzadas

Salmos 90:2 – Antes de nascerem os montes e de criares a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus.

Salmos 90:4 – De fato, mil anos para ti são como o dia de ontem que passou, como as horas da noite.

Salmos 102:27 – Mas tu permaneces o mesmo, e os teus dias jamais terão fim.

Salmos 103:17 – Mas o amor leal do Senhor, o seu amor eterno está com os que o temem, e a sua justiça com os filhos dos seus filhos,

Isaías 41:4 – Quem fez tudo isso? Quem chama as gerações à existência desde o princípio? Fui eu mesmo, o Senhor, o primeiro, que continuarei sendo, até mesmo com os últimos. “

Isaías 44:6 – “Assim diz o Senhor, o rei de Israel, o seu redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último; além de mim não há Deus.

Malaquias 3:6 – “De fato, eu, o Senhor, não mudo. Por isso vocês, descendentes de Jacó, não foram destruídos.

João 8:56 – Abraão, pai de vocês, regozijou-se porque veria o meu dia; ele o viu e alegrou-se”.

Hebreus 1:12 – Tu os enrolarás como um manto, como roupas eles serão trocados. Mas tu permaneces o mesmo, e os teus dias jamais terão fim”.

Tiago 1:17 – Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.

Apocalipse 1:4 – João às sete igrejas da província da Ásia: A vocês, graça e paz da parte daquele que é, que era e que há de vir, dos sete espíritos que estão diante do seu trono,

Apocalipse 1:8 – “Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus, “o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso”.

Apocalipse 1:11 – que dizia: “Escreva num livro o que você vê e envie a estas sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia”.

Apocalipse 1:17 – Quando o vi, caí aos seus pés como morto. Então ele colocou sua mão direita sobre mim e disse: “Não tenha medo. Eu sou o primeiro e o último.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *