Estudo de João 8:56 – Comentado e Explicado

Abraão, vosso pai, exultou com o pensamento de ver o meu dia. Viu-o e ficou cheio de alegria.
João 8:56

Comentário de Albert Barnes

Seu pai Abraão – O testemunho de Abraão é apresentado por Jesus porque os judeus consideraram uma honra sinal ser seus descendentes, João 8:39 . Como consideravam as palavras e ações de Abraão especialmente ilustres e dignas de sua imitação, foram obrigadas, em consistência, a ouvir o que ele havia dito sobre o Messias.

Regozijado – Esta palavra inclui a noção de desejo e também de regozijo. Denota esse ato quando, compelidos pelo forte desejo de um objeto, saltamos em direção à sua realização com alegria; e expressa:

1. o fato de que este era um objeto que encheu o coração de Abraão de alegria; e,

2.que ele desejava sinceramente vê-lo.

Não temos uma única palavra que expresse o significado do original. Em Mateus 5:12 , é traduzido como “muito alegre”.

Ver – Antes, ele desejava sinceramente e com alegria que pudesse ver. Ver aqui significa ter uma visão ou concepção distinta de. Não implica que Abraão esperasse que o Messias aparecesse durante sua vida, mas que ele pudesse ter uma representação ou uma descrição e previsão claras dos tempos do Messias.

Meu dia – O, dia do Messias. A palavra “dia” aqui é usada para denotar o tempo, a aparência, o advento e o modo de vida do Messias. Lucas 17:26 ; “Como foi nos dias de Noé, assim também será nos dias do Filho do homem.” Ver João 9: 4 ; Mateus 11:12 . O dia do juízo também é chamado o dia do Filho do homem, porque será um tempo notável de sua manifestação. Ou, talvez, em ambos os casos, isso é chamado de seu dia, porque ele será a parte mais visível; sua pessoa e obra caracterizarão os tempos; como falamos dos dias de Noé, etc., porque ele era a pessoa mais conspícua da época.

Ele viu – Veja Hebreus 11:13 ; “Todos eles morreram na fé, não tendo recebido (obtido o cumprimento) das promessas, mas tendo-as visto de longe e foram persuadidos”, etc. Embora Abraão não tivesse permissão de viver para ver os tempos do Messias, no entanto, ele teve permissão de ter uma visão profética dele e também do plano de sua vinda; para,

1. Deus predisse claramente seu advento para ele, Gênesis 12: 3 ; Gênesis 18:18 . Compare Gálatas 3:16 ; “Agora a Abraão e sua semente foram as promessas feitas. Ele não diz: E para sementes, como de muitos; mas como de um, e para a tua descendência, que é Cristo. ”

2. Foi permitido a Abraão ter uma visão da morte do Messias como um sacrifício pelo pecado, representado pelo mandamento de oferecer Isaque, Gênesis 22: 1-13 . Compare Hebreus 11:19 . A morte do Messias como sacrifício pelos pecados dos homens foi a que caracterizou sua obra – que distinguiu seus tempos e seu advento, e isso foi representado a Abraão claramente pelo mandamento de oferecer seu filho. Disto surgiu o provérbio entre os judeus Gênesis 22:14 : “No monte do Senhor será visto”, ou será provido; um provérbio que evidentemente se refere à oferta do Messias no monte pelos pecados dos homens. Nesse evento, Abraão foi impressionantemente informado de que um pai não seria obrigado a oferecer em sacrifício seus filhos pelos pecados de sua alma – algo que muitas vezes foi feito pelos pagãos; mas que Deus proveria uma vítima, e no devido tempo uma oferta seria feita para o mundo.

Estava feliz – estava feliz em vista da promessa, e que ele foi autorizado a vê-la tão claramente. Se o pai dos fiéis se alegrava tanto em vê-lo de longe, como devemos nos alegrar por ele ter chegado; que não somos obrigados a olhar para um futuro distante, mas sabemos que ele apareceu; para que possamos aprender claramente a maneira de sua vinda, sua doutrina e o plano de sua morte! Bem, os olhos de um patriarca podem se alegrar ao ver de alguma maneira a cena sublime e gloriosa do Filho de Deus morrendo pelos pecados dos homens. E nossa principal honra e felicidade é contemplar a incrível cena da redenção do homem, onde o Salvador gemeu e morreu para salvar uma raça perdida e arruinada.

Comentário de E.W. Bullinger

regozijado = saltou de alegria. Grego. agalliao. Compare João 5:35 .

to = para que (grego. hina) ele possa.

Vejo. App-133. Portanto, Abraão deve ter ouvido falar disso de Jeová, porque “a fé vem ouvindo” ( Romanos 10:17 ).

Meu dia = o dia, meu; isto é, o dia da minha promessa de vinda.

ele viu = ele viu [pela fé]. App-133.

ficou feliz = se alegrou. Grego. chairo. Compare João 3:29 .

Comentário de John Calvin

56. Seu pai Abraão. Ele concede a eles, apenas com palavras, o que ele tirou deles anteriormente, que Abraão é o pai deles. Mas ele mostra o quanto a objeção é retirada do nome de Abraão: “Ele não tinha outro objeto”, diz ele, “durante todo o seu tempo. vida, do que ver meu reino florescer. Ele ansiava por mim quando eu estava ausente, você me despreza quando estou presente. O que Cristo aqui afirma somente a Abraão se aplica a todos os santos. Mas essa doutrina tem maior peso na pessoa de Abraão, porque ele é o pai de toda a Igreja. Quem quer que então seja reconhecido no número dos piedosos, regozije-se, como deveria, na presença de Cristo, pelo qual Abraão ansiava ardentemente.

Exultou em ver o meu dia. A palavra exultar expressa um zelo veemente (248) e afeto ardente. Agora devemos fornecer o contraste. Embora o conhecimento de Cristo ainda fosse tão obscuro, Abraão estava inflamado por um desejo tão forte, que preferia o desfrute dele a tudo o que era considerado desejável. Qual é a base da ingratidão daqueles que o desprezam e o rejeitam, quando ele é claramente oferecido a eles? A palavra dia , nesta passagem, não indica a eternidade (como pensava Agostinho), mas o tempo do reino de Cristo, quando ele apareceu no mundo vestido de carne, para cumprir o ofício do Redentor.

Mas surge agora uma pergunta: como Abraão contemplou, mesmo aos olhos da fé, a manifestação de Cristo? Pois isso parece não concordar com outra declaração de Cristo,

Muitos reis e profetas desejavam ver as coisas que você vê,
e ainda não os vi,
( Lucas 10:24 .)

Eu respondo, a fé tem seu grau em contemplar Cristo. Assim, os profetas antigos viram Cristo à distância, como lhes havia sido prometido, e ainda não foram autorizados a vê-lo presente, como ele se tornou familiar e completamente visível, quando desceu do céu para os homens.

Novamente, somos ensinados por estas palavras que, como Deus não decepcionou o desejo de Abraão , ele agora não permitirá que ninguém respire depois de Cristo, sem obter bons frutos que corresponderão ao seu santo desejo. A razão pela qual ele não concede o gozo de si mesmo a muitos é – a maldade dos homens; porque poucos o desejam. A alegria de Abraão testemunha que ele considerava o conhecimento do reino de Cristo um tesouro incomparável; e a razão pela qual nos dizem que ele se regozijou ao ver o dia de Cristo é que podemos saber que não havia nada que ele valorizasse mais. Mas todos os crentes recebem esse fruto de sua fé, que, estando satisfeitos somente com Cristo, em quem são plena e completamente felizes e abençoados, suas consciências são calmas e alegres. E, de fato, ninguém conhece a Cristo corretamente, a menos que ele lhe dê a honra de confiar inteiramente nele.

Outros explicam que significa que Abraão, já morto, desfrutou da presença de Cristo, quando ele apareceu ao mundo; e assim eles tornam o tempo de desejar e o tempo de ver diferente. E, de fato, é verdade que a vinda de Cristo foi manifestada aos espíritos santos após a morte, da qual eles foram mantidos em expectativa durante toda a vida; mas não sei se uma exposição tão refinada concorda com as palavras de Cristo.

Comentário de Adam Clarke

Abraão se regozijou ao ver o meu dia – ou ele desejou sinceramente ver o meu dia; ??a???asat? , de a?a? , muito, e , ???µa? , eu pulo – sua alma deu um salto adiante em esperança sincera e forte expectativa de que ele pudesse ver a encarnação de Jesus Cristo. A metáfora parece ter sido tirada de uma pessoa que, desejando ver um amigo há muito esperado, vem em frente, de vez em quando pulando para ver se consegue descobri-lo. Há um ditado muito parecido com isto em Sohar Numer fol. 61: “Abraão regozijou-se porque podia conhecer, perceber e apegar-se ao Nome Divino”. O nome divino é ???? Yehová ; e com isso eles simplesmente querem dizer o próprio Deus.

E ele viu – Não apenas na primeira promessa, Gênesis 3:15 , pois os outros patriarcas viram isso tão bem quanto ele; e não apenas naquela promessa que foi feita particularmente a si mesmo, Gênesis 12: 7 ; Gênesis 22:18 (em comparação com Gálatas 3:16 ;), para que o Messias brotasse de sua família; mas ele viu esse dia especialmente quando Jeová lhe apareceu em uma forma humana, Gênesis 18: 2 , Gênesis 18:17 , que muitos supõem ter sido uma manifestação do Senhor Jesus.

Comentário de Thomas Coke

João 8:56 . Seu pai Abraão se regozijou, etc. – Quando a palavra figurativa dia é usada não para expressar o período da existência de alguém, mas para denotar seu cargo e emprego peculiares, é necessário que signifique aquela mesma circunstância em sua vida que é a característica de tal pessoa. cargo ou emprego: mas Jesus está aqui falando de seu cargo e emprego peculiar, como aparece na ocasião do debate, que era seu ditado: se alguém guarda meus mandamentos, nunca provará a morte; intimando assim a virtude de seu cargo como Redentor. Portanto, pela palavra dia, deve ser entendida a circunstância característica de sua vida; mas essa circunstância foi a de estabelecê-la para a redenção da humanidade; consequentemente, pela palavra dia, significa o grande sacrifício de Cristo. Mas não apenas o assunto, mas também a maneira desta grande revelação, é apresentado no texto; Abraão regozijou-se em VER o meu dia: isto evidentemente mostra que foi feito não apenas pela revelação em palavras, mas pela representação em ação. A palavra grega traduzida para ver, é freqüentemente usada no Novo Testamento em sua significação adequada, para ver de maneira sensata; mas seja usado literalmente ou figurativamente, sempre denota uma intenção completa. Que a expressão era tão forte na língua siríaca, como no grego desse historiador inspirado, aparece na resposta que os judeus fizeram a nosso Senhor; Ainda não tens cinquenta anos, e viste Abraão? o que claramente sugeriu que eles entendiam a afirmação de Abraão ver os dias de Cristo, como um verdadeiro contemplá-lo pessoalmente. Portanto, podemos concluir pelas palavras do texto, que a redenção da humanidade não foi apenas revelada a Abraão, mas também revelada pela representação: e mostramos nas notas em Gênesis 22 que o mandamento de oferecer Isaque era a própria revelação. dos dias de Cristo , ou da redenção da humanidade por sua morte e sofrimentos. São Crisóstomo, em seu comentário sobre este lugar, diz: “Cristo, na palavra dia, parece significar a de sua crucificação, que foi tipificada na oferta de Isaque e o carneiro”. Erasmus diz da mesma forma: “Jesus quis dizer, por essas passagens sombrias, que Abraão, quando se preparava para oferecer seu filho Isaac, viu nosso Senhor ser entregue até a morte da cruz para a redenção da humanidade”. Temos certeza de que Abraão tinha de fato esse desejo altamente suscitado nele: o verbo ??a???astat? significa saltar adiante com alegria para cumprir o objetivo de seus desejos, bem como exultar na posse dos mesmos. Consequentemente, as versões antigas, particularmente o siríaco, o traduzem por palavras que expressam desejo sincero ; e depois deles os melhores críticos traduzem, sinceramente desejados ??a ?d?, que ele possa ver; o que implica que o período de seus desejos estava no espaço entre a promessa feita e o desempenho real dela pela entrega do comando; consequentemente, que foi concedido a seu pedido. O texto distingue claramente dois períodos diferentes de alegria; o primeiro, quando foi prometido que ele deveria ver; a segunda, quando ele realmente viu: e deve-se observar que, de acordo com o uso exato da palavra regozijada, conforme observado acima, implica aquele prazer tumultuado que a certa expectativa de uma bênção que se aproxima, entendida apenas na raiz ocasiões; e a palavra proferida foi alegre, aquela alegria calma e tranqüila que surge de nosso conhecimento e aquiescência em poder dela; mas os tradutores, talvez, não entendessem que havia algum tempo entre a concessão para ver e o ato de ver, virou, ele se alegrou de ver. Pelas seguintes palavras deste versículo, parece que Abraão, no momento em que foi dada a ordem de sacrificar seu filho, sabia que aquela era a revelação que ele havia pedido tão sinceramente. Ele viu e ficou feliz. Assim, nosso Senhor assumiu clara e peremptoriamente o caráter do Messias.

Comentário de John Wesley

Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia;

Ele viu – Pela fé em tipos, figuras e promessas; como particularmente em Melquisedeque; na aparência de Jeová a ele nas planícies de Mamre, Gênesis 18: 1 ; e na promessa de que em sua descendência todas as nações da terra serão abençoadas. Possivelmente ele também teve uma revelação peculiar da primeira ou da segunda vinda de Cristo.

Referências Cruzadas

Gênesis 22:18 – e, por meio dela, todos povos da terra serão abençoados, porque você me obedeceu”.

Lucas 2:28 – Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo:

Lucas 10:24 – Pois eu lhes digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vocês estão vendo, mas não viram; e ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram”.

Gálatas 3:7 – Estejam certos, portanto, de que os que são da fé, estes é que são filhos de Abraão.

Hebreus 11:13 – Todos estes ainda viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido; viram-nas de longe e de longe as saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra.

Hebreus 11:39 – Todos estes receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido.

1 Pedro 1:10 – Foi a respeito dessa salvação que os profetas que falaram da graça destinada a vocês investigaram e examinaram,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *