Estudo de Salmos 103:17 – Comentado e Explicado

É eterna, porém, a misericórdia do Senhor para com os que o temem. E sua justiça se estende aos filhos de seus filhos,
Salmos 103:17

Comentário de Albert Barnes

Mas a misericórdia do Senhor – O favor do Senhor; ou, sua bondade.

É de eternidade em eternidade – É da eternidade passada para a eternidade vindoura. Teve sua fundação nos eternos decretos de Deus; ele tem a segurança de que, onde é conferido, não será retirado. Não teve começo; não terá fim. Nunca houve um período no passado em que não era o propósito de Deus salvar seu povo; nunca haverá um período no futuro em que se dirá que sua misericórdia salvadora cessou. Seria difícil pensar em uma afirmação que ao mesmo tempo, em tão poucas palavras, confirmasse ao mesmo tempo a doutrina dos decretos divinos e a doutrina da perseverança dos santos. Se qualquer uma dessas doutrinas é negada, o que aqui é declarado pelo salmista não é verdadeiro: se a doutrina dos decretos divinos é negada, seu propósito de misericórdia teve um começo e não é “de eternidade”; se a doutrina da perseverança dos santos é negada, sua misericórdia tem um fim e não é “eterna”.

Sobre aqueles que o temem – No que diz respeito àqueles que são seus verdadeiros adoradores, ou seu verdadeiro povo.

E sua justiça – Seu propósito justo; ou, seu propósito em relação ao “tornar-se” justo.

Aos filhos das crianças – literalmente, “filhos dos filhos”. Ou seja, seus propósitos abrangem os filhos e filhos dos justos; ou, eles estão incluídos na aliança de misericórdia. Veja as notas em Atos 2:39 . Compare Êxodo 20: 6 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 103: 17-18 . Mas a misericórdia do Senhor é eterna, etc. – Mas, apesar de rapidamente decairmos e perecermos, ainda assim a misericórdia de Deus para conosco não morre conosco, mas, como era desde a eternidade exercida com propósitos graciosos, assim continuará até a eternidade naquele futuro e vida sem fim que está diante de nós; sobre aqueles que o temem – Ou seja, sobre aqueles que são verdadeiramente religiosos: veja acima nos Salmos 103: 11 . E sua justiça para os filhos das crianças – Ou sua fidelidade ou sua benignidade, a palavra sendo frequentemente usada em ambos os sentidos, como foi mostrado anteriormente. Mas aqui é chamado de justiça, para íntimo de que a bondade de Deus para com a posteridade de seu povo não é apenas um ato de sua bondade, mas também um desdém da obrigação sob a qual ele se impunha a eles, como em outros lugares, especialmente Êxodo 20. : 6 , a que esse lugar parece se relacionar. Para aqueles que guardam sua aliança – Para aqueles que, por sua graça, cumprem a condição da aliança de Deus, que sinceramente o amam e lhe obedecem. Tais restrições são freqüentemente adicionadas, como, em geral, para derrubar as esperanças presunçosas de homens ímpios, de modo a advertir os israelitas a não descansarem muito nos privilégios de seus pais ou no convênio firmado com eles, nem a esperar que beneficiado por ela, mas sob a condição de sua continuidade na aliança de Deus. E para aqueles que se lembram de seus mandamentos – que os têm muito em seus pensamentos e os praticam no curso de suas vidas.

Comentário de E.W. Bullinger

Mas. Abençoado contraste.

Comentário de Adam Clarke

A misericórdia do Senhor é de eterna a eterna – manifestada significa mais particularmente a bondade exuberante de Deus. Este é um atributo de sua natureza e deve ser de eternidade em eternidade; e, portanto, sua justiça ( ts? tsidketh ) – seu modo misericordioso de justificar o ímpio, se estende de uma geração para outra.

Aos filhos das crianças – Ainda está em vigor, e a doutrina da reconciliação por meio de Cristo continuará sendo pregada até a conclusão do tempo.

Comentário de John Calvin

17. Mas a bondade de Jeová etc. O salmista não deixa nada para os homens confiarem, a não ser na misericórdia de Deus; pois seria uma loucura flagrante buscar uma base de confiança em si mesmos. Depois de mostrar o vazio absoluto dos homens, ele acrescenta o consolo sazonal de que, embora eles não tenham excelência intrínseca, que não desaparece na fumaça, Deus é uma fonte inesgotável de vida para suprir suas necessidades. Esse contraste deve ser particularmente observado; para quem ele assim despoja de toda excelência? Os fiéis que são regenerados pelo Espírito de Deus, e que o adoram com verdadeira devoção, são essas pessoas a quem ele não deixa nada em que sua esperança possa repousar, senão a mera bondade de Deus. Como a bondade divina é eterna, a fraqueza e a fragilidade dos fiéis não os impedem de vangloriar-se da salvação eterna até o fim da vida, e mesmo na própria morte. Davi não limita sua esperança dentro dos limites do tempo – ele a vê como proporcional à duração com a graça em que se baseia. Para a bondade é a justiça subordinada, uma palavra, como já tivemos ocasião de observar antes, denotando a proteção pela qual Deus defende e preserva o seu próprio povo. Ele é então chamado de justo, não porque recompensa todo homem de acordo com o seu deserto, mas porque ele lida fielmente com seus santos, estendendo a mão de sua proteção sobre eles. O Profeta colocou corretamente essa justiça após a bondade, como sendo o efeito da bondade. Ele também afirma que isso se estende às crianças e aos filhos das crianças, de acordo com essas palavras em Deuteronômio 7: 9: “Deus guarda misericórdia por mil gerações”. É uma prova singular de seu amor que ele não apenas recebe cada um de nós individualmente a seu favor, mas também aqui associa conosco nossos filhos, por direito hereditário, de que podem ser participantes da mesma adoção. Como Ele nos rejeitará, que, ao receber nossos filhos e filhos de crianças em sua proteção, nos mostra em suas pessoas quão preciosa é nossa salvação aos seus olhos?

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *