Estudo de Mateus 16:16 – Comentado e Explicado

Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!
Mateus 16:16

Comentário de Albert Barnes

E Simão Pedro respondeu … – Pedro, expressando os pontos de vista dos apóstolos, com caráter característico, respondeu à pergunta proposta por Jesus: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

O Cristo – O Messias, o “Ungido” de Deus. Veja as notas em Mateus 1: 1 .

O Filho – isto é, o Filho por meio de eminência – em um sentido especial. Veja as notas em Mateus 1:17 . Essa denominação foi entendida como implicando divindade, João 10: 29-36 .

Do Deus vivo – O termo “vivo” foi dado ao Deus verdadeiro para distingui-lo dos ídolos, que estão mortos, ou blocos e pedras sem vida. Ele também é a Fonte da vida, temporal, espiritual e eterna. A palavra “viver” é freqüentemente dada a ele no Antigo Testamento, Josué 3:10 ; 1 Samuel 17:26 , 1 Samuel 17:36 ; Jeremias 10: 9-10 , etc. Nesta nobre confissão, Pedro expressou a plena crença em si e em seus irmãos de que ele era o Messias há muito esperado. Outras pessoas tinham opiniões muito diferentes sobre ele, mas estavam satisfeitas e não tinham vergonha de confessá-lo.

Comentário de E.W. Bullinger

o Cristo = o Messias. A edição de 1611 da Versão Autorizada diz “Tu és Cristo” .

Comentário de John Calvin

16. Tu és o Cristo. A confissão é curta, mas abrange tudo o que está contido em nossa salvação; pois a designação de Cristo , ou Ungido , inclui um Reino eterno e um Sacerdócio eterno, para nos reconciliar com Deus e, expiando nossos pecados por meio de seu sacrifício, para obter para nós uma justiça perfeita e, tendo-nos recebido sob sua proteção. , defender e suprir e enriquecer-nos com toda descrição de bênçãos. Marcos diz apenas: Tu és o Cristo. Lucas diz: Tu és o Cristo de Deus, mas o significado é o mesmo; para os cristos ( ???st?? ) de Deus era a denominação concedida antigamente aos reis, que haviam sido ungidos pelo mandamento divino. (438) E essa frase havia sido empregada anteriormente por Lucas ( Lucas 2:26 ), quando ele disse que Simeão havia sido informado por uma revelação do céu de que não veria a morte antes de ver o Cristo do Senhor pela redenção, que Deus manifestou pela mão de seu Filho, era claramente divino; e, portanto, era necessário que aquele que deveria ser o Redentor viesse do céu, trazendo a impressão da unção de Deus. Mateus expressa ainda mais claramente: Tu és o Filho do Deus vivo; pois, embora Pedro ainda não entendesse claramente de que maneira Cristo era o gerado de Deus, ele estava tão completamente convencido da dignidade de Cristo que acreditou que ele vinha de Deus, não como os outros homens, mas pela habitação do povo. verdadeira e viva divindade em sua carne. Quando o atributo viver é atribuído a Deus, é com o objetivo de distinguir entre ele e os ídolos mortos, que não são nada ( 1 Coríntios 8: 4 ).

Comentário de Adam Clarke

Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo – Cada palavra aqui é enfática – uma confissão de fé mais concisa e abrangente.

O Cristo, ou Messias, aponta sua divindade e mostra seu ofício; o Filho designa sua pessoa: por essa razão, é que ambos se juntam com tanta frequência na nova aliança. Dos Deuses vivos, você tem , literalmente, de Deus, o Vivo. O C. Bezae tem para você o vivo, o amor , o salvador e o cant. Dei Salvatoris, de Deus, o Salvador.

Viver – um personagem aplicado ao Ser Supremo, não apenas para distingui-lo dos ídolos mortos do paganismo, mas também para indicá-lo como a fonte da vida, presente, espiritual e eterna. Provavelmente há aqui uma alusão ao grande nome ???? Yeve , ou Yehová , que significa apropriadamente ser ou existência.

Comentário de John Wesley

E Simão Pedro respondeu e disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

Peter – Quem geralmente era o mais ansioso para falar.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *