Estudo de Romanos 1:3 – Comentado e Explicado

acerca de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, descendente de Davi quanto à carne,
Romanos 1:3

Comentário de Albert Barnes

Concernente ao Filho – Isso está relacionado ao primeiro versículo, à palavra “evangelho”. O evangelho de Deus a respeito de seu filho. O objetivo do evangelho era fazer uma comunicação relativa a seu Filho Jesus Cristo. Este é o todo. Não há “boas novas” para o homem que respeite a salvação, exceto o que vem por Jesus Cristo.

O que foi feito – A palavra traduzida como “foi feita” significa geralmente “ser” ou “tornar-se”. É usado, no entanto, no sentido de nascer. Assim, Gálatas 4: 4 , “Deus enviou seu Filho feito de mulher”, nascido de mulher. João 8:58 , “antes que Abraão nascesse, eu sou”. Nesse sentido, parece ser usado aqui, quem nasceu ou descendeu da semente de Davi.

Da semente de Davi – Da posteridade ou linhagem de Davi. Ele era descendente de Davi. Davi foi talvez o mais ilustre dos reis de Israel. A promessa para ele era que não deveria deixar um homem se sentar neste trono; 1 Reis 2: 4 ; 1 Reis 8:25 ; 1 Reis 9: 5 ; 2 Crônicas 6:16 . Essa promessa antiga foi entendida como se referindo ao Messias e, portanto, no Novo Testamento, ele é chamado descendente de Davi, e são feitos muitos esforços para mostrar que ele era da sua linhagem; Lucas 1:27 ; Mateus 9:27 ; Mateus 15:22 ; Mateus 12:23 ; Mateus 21: 9 ; Mateus 21:15 ; Mateus 22:42 , Mateus 22:45 ; João 7:42 ; 2 Timóteo 2: 8 . Como os judeus acreditavam universalmente que o Messias seria descendente de Davi João 7:42 , era de grande importância para os escritores sagrados deixar claro que Jesus de Nazaré era dessa linhagem e família. Por conseguinte, aconteceu que, embora nosso Salvador fosse humilde, pobre e obscuro, ele tinha aquilo em que nenhuma pequena parte do mundo estava acostumada a se orgulhar, uma ascendência ilustre. Para um judeu, dificilmente haveria honra tão alta que descesse do melhor de seus reis; e mostra quão pouco o Senhor Jesus considerava as honras deste mundo, que ele sempre podia demonstrar sua profunda humildade em circunstâncias em que as pessoas geralmente se orgulham; e que, quando falou das honras deste mundo e contou quão pouco valiam, não estava denunciando o que não estava ao seu alcance.

De acordo com a carne – A palavra “carne”, s??? sarxis usada nas Escrituras em uma grande variedade de significados.

(1) denota, como conosco, a carne literalmente de qualquer ser vivo; Lucas 24:39 , “Um espírito não tem carne nem ossos” etc.

(2) o sistema animal, o corpo, incluindo carne e ossos, a parte visível do homem, em distinção do invisível ou da alma; Atos 2:31 : “Nem sua carne (seu corpo)“ viu corrupção. ” 1 Coríntios 5: 5 ; 1 Coríntios 15:39 .

(3) o homem, todo o sistema animado, corpo e alma; Romanos 8: 3: “À semelhança da carne pecaminosa. 1 Coríntios 15:50 ; Mateus 16:17 ; Lucas 3: 6 .

(4) natureza humana. Como um homem. Assim, Atos 2:30 , “Deus jurou que, pelos frutos de seus lombos, segundo a carne, isto é, em sua natureza humana, ele levantaria Cristo para se sentar em seu trono.” Romanos 9: 5 , “de quem são os pais, e dos quais, quanto à carne, veio Cristo, que é sobre todos, Deus abençoou para sempre”. O mesmo é o seu significado aqui. Ele era um descendente de Davi em sua natureza humana ou como homem. Isso implica, é claro, que ele tinha outra natureza além da humana, ou que, enquanto homem, também era outra coisa; que havia uma natureza em que ele não era descendente de Davi.

Que esse é o seu significado ainda aparecerá mais pelas seguintes observações.

(1) o apóstolo faz expressamente um contraste entre sua condição de acordo com a carne e aquela de acordo com o espírito de santidade.

(2) a expressão “segundo a carne” não se aplica a ninguém no Novo Testamento, a não ser Jesus Cristo. Embora a palavra “carne” freqüentemente ocorra e seja freqüentemente usada para denotar o homem, a expressão especial “segundo a carne” não ocorre em nenhuma outra conexão.

Em todas as Escrituras, nunca é dito de qualquer profeta ou apóstolo, qualquer legislador ou rei, ou qualquer homem em qualquer capacidade, que ele veio em carne, ou que ele era descendente de certos ancestrais de acordo com a carne. Essa expressão também nunca é usada em nenhum outro lugar. Se fosse aplicado a um mero homem, deveríamos perguntar instantaneamente de que outra maneira ele poderia vir senão na carne? Ele tem uma natureza superior? Ele é um anjo ou um serafim? A expressão seria insignificante. E quando, portanto, é aplicado a Jesus Cristo, implica, se a linguagem tem algum significado, que havia um sentido em que Jesus não era descendente de Davi. O que foi isso, aparece no próximo verso.

Comentário de E.W. Bullinger

Preocupante . Grego. p eri. App-104.

Filho . Grego. huios. App-108.

Jesus . . . Senhor . No grego, essas palavras seguem “morto” em Romanos 1: 4 . Figura do discurso Hyperbaton. App-6.

Senhor . App-98.

O que foi feito = Quem nasceu ( Gálatas 1: 4 , Gálatas 1: 4 , Versão Revisada.)

semente: ie da linhagem de Davi, mas terminando especificamente em Maria, que estava aqui a “semente” de Davi. App-99. E Cristo era “a Semente” da mulher ( Gênesis 3:15 . Isaías 7:14 . Mateus 1:23 ).

David . Compare João 7:42 . 2 Timóteo 2: 8 .

de acordo com . Grego. kata . App-104.

carne = natureza humana. Grego. sarx . Ver Romanos 9: 3 , Romanos 9: 5 .

Comentário de John Calvin

3. A respeito de seu próprio Filho, etc. – Esta é uma passagem notável, pela qual somos ensinados que todo o evangelho está incluído em Cristo, de modo que, se alguém remove um passo de Cristo, ele se retira do evangelho. Pois, como ele é a imagem viva e expressa do Pai, não é de admirar que somente ele seja colocado diante de nós como aquele a quem toda a nossa fé deve ser dirigida e em quem ela deve se centralizar. É então uma definição do evangelho, pela qual Paulo expressa o que é sumariamente compreendido nele. Eu proferi as palavras que se seguem, Jesus Cristo nosso Senhor , no mesmo caso; o que me parece mais agradável com o contexto. Portanto, aprendemos que aquele que fez a devida proficiência no conhecimento de Cristo, adquiriu tudo o que pode ser aprendido do evangelho; e, por outro lado, que aqueles que buscam ser sábios sem Cristo são não apenas tolos, mas até completamente loucos.

Quem foi feito, etc. – Duas coisas devem ser encontradas em Cristo, para que possamos obter nele salvação, até a divindade e a humanidade. Sua divindade possui poder, retidão, vida, que por sua humanidade são transmitidas a nós. Por isso, o Apóstolo mencionou expressamente, tanto no Resumo que ele dá do evangelho, que Cristo se manifestou na carne – e que nele ele se declarou o Filho de Deus. Então John diz; depois de ter declarado que a Palavra foi feita carne, ele acrescenta que naquela carne havia uma glória como o Filho unigênito de Deus. ( João 1:14 .) Que ele percebe especialmente a descendência e a linhagem de Cristo de seu antepassado Davi, não é supérfluo; pois com isso ele chama nossa atenção novamente para a promessa, para que não duvidemos, mas que ele é a mesma pessoa que havia sido prometida anteriormente. Tão conhecida era a promessa feita a Davi, que parece ter sido comum entre os judeus chamar o Messias de Filho de Davi. Isso então – que Cristo nasceu de Davi – foi dito com o propósito de confirmar nossa fé.

Ele acrescenta, de acordo com a carne ; e ele acrescenta isso, para que possamos entender que ele tinha algo mais excelente que a carne, que ele trouxe do céu, e não tirou de Davi, mesmo aquilo que depois menciona, a glória da natureza divina. Paulo ainda afirma com essas palavras não apenas declarar que Cristo tinha carne real, mas também distingue claramente seu ser humano da sua natureza divina; e, assim, ele refuta o delírio ímpio de Servetus , que atribuiu carne a Cristo, composto por três elementos não tratados.

Comentário de Adam Clarke

A respeito de seu Filho – Ou seja, o Evangelho relata tudo sobre a concepção, nascimento, pregação, milagres, paixão, morte, ressurreição e ascensão de Jesus Cristo, que era da semente real, sendo, tanto quanto sua humanidade. considerado, filho de Davi, e então o único herdeiro legítimo do trono israelita.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 1: 3 . De acordo com a carne Ou seja, com relação à sua natureza humana. Ambas as naturezas de nosso Salvador são mencionadas neste e no versículo seguinte. Isso também diz respeito ao judeu e o lembra que Jesus, a quem Paulo pregou, era da linhagem real, de onde eles esperavam que o Messias surgisse. Veja Taylor e Locke

Comentário de Scofield

semente

Veja nota sobre a descida davídica de Cristo (veja Scofield “ Lucas 3:23 “) .

Comentário de John Wesley

A respeito de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, que foi feito da semente de Davi, segundo a carne;

Quem era da semente de Davi segundo a carne – Ou seja, com relação à sua natureza humana. Ambas as naturezas de nosso Salvador são aqui mencionadas; mas o humano é mencionado primeiro, porque o divino não se manifestou em toda a sua evidência até depois de sua ressurreição.

Referências Cruzadas

Gênesis 3:15 – Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”.

2 Samuel 7:12 – Quando a sua vida chegar ao fim e você descansar com os seus antepassados, escolherei um dos seus filhos para sucedê-lo, um fruto do seu próprio corpo, e eu estabelecerei o reino dele.

Salmos 2:7 – Proclamarei o decreto do Senhor: Ele me disse: “Tu és meu filho; eu hoje te gerei.

Salmos 89:36 – que a sua linhagem permanecerá para sempre, e o seu trono durará como o sol;

Isaías 9:6 – Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

Jeremias 23:5 – “Dias virão”, declara o Senhor, “em que levantarei para Davi um Renovo justo, um rei que reinará com sabedoria e fará o que é justo e certo na terra.

Jeremias 33:15 – ” ‘Naqueles dias e naquela época farei brotar um Renovo justo da linhagem de Davi; ele fará o que é justo e certo na terra.

Jeremias 33:26 – então eu rejeitaria os descendentes de Jacó e do meu servo Davi, e não escolheria um dos seus descendentes para que governasse os descendentes de Abraão, de Isaque e de Jacó. Mas eu restaurarei a sorte deles e lhes manifestarei a minha compaixão’ “.

Amós 9:11 – “Naquele dia levantarei a tenda caída de Davi. Consertarei o que estiver quebrado, e restaurarei as suas ruínas. Eu a reerguerei, para que seja como era no passado,

Mateus 1:1 – Registro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão:

Mateus 1:6 – e Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, cuja mãe tinha sido mulher de Urias;

Mateus 1:16 – e Jacó gerou José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo.

Mateus 1:20 – Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: “José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo.

Mateus 3:17 – Então uma voz dos céus disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado”.

Mateus 9:27 – Saindo Jesus dali, dois cegos o seguiram, clamando: “Filho de Davi, tem misericórdia de nós! “

Mateus 12:23 – Todo o povo ficou atônito e disse: “Não será este o Filho de Davi? “

Mateus 15:22 – Uma mulher cananéia, natural dali, veio a ele, gritando: “Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está endemoninhada e está sofrendo muito”.

Mateus 22:42 – “O que vocês pensam a respeito do Cristo? De quem ele é filho? ” “É filho de Davi”, responderam eles.

Mateus 26:63 – Mas Jesus permaneceu em silêncio. O sumo sacerdote lhe disse: “Exijo que você jure pelo Deus vivo: se você é o Cristo, o Filho de Deus, diga-nos”.

Mateus 27:43 – Ele confiou em Deus. Que Deus o salve agora, se dele tem compaixão, pois disse: ‘Sou o Filho de Deus! ’ “

Lucas 1:31 – Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus.

Lucas 1:35 – O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus.

Lucas 1:69 – Ele promoveu poderosa salvação para nós, na linhagem do seu servo Davi,

Lucas 2:4 – Assim, José também foi da cidade de Nazaré da Galiléia para a Judéia, para Belém, cidade de Davi, porque pertencia à casa e à linhagem de Davi.

João 1:14 – Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.

João 1:34 – Eu vi e testifico que este é o Filho de Deus”.

João 1:49 – Então Natanael declarou: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel! “

João 3:16 – “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 3:35 – O Pai ama o Filho e entregou tudo em suas mãos.

João 5:25 – Eu lhes afirmo que está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que a ouvirem, viverão.

João 7:42 – A Escritura não diz que o Cristo virá da descendência de Davi, da cidade de Belém, onde viveu Davi? “

João 10:30 – Eu e o Pai somos um”.

João 10:36 – que dizer a respeito daquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo? Então, por que vocês me acusam de blasfêmia porque eu disse: ‘Sou Filho de Deus’?

João 20:28 – Disse-lhe Tomé: “Senhor meu e Deus meu! “

João 20:31 – Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome.

Atos dos Apóstolos 2:30 – Mas ele era profeta e sabia que Deus lhe prometera sob juramento que colocaria um dos seus descendentes em seu trono.

Atos dos Apóstolos 3:13 – O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus dos nossos antepassados, glorificou seu servo Jesus, a quem vocês entregaram para ser morto e negaram perante Pilatos, embora ele tivesse decidido soltá-lo.

Atos dos Apóstolos 8:37 – Disse Filipe: “Você pode, se crê de todo o coração”. O eunuco respondeu: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”.

Atos dos Apóstolos 9:20 – Logo começou a pregar nas sinagogas que Jesus é o Filho de Deus.

Atos dos Apóstolos 13:22 – Depois de rejeitar Saul, levantou-lhes Davi como rei, sobre quem testemunhou: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele fará tudo o que for da minha vontade’.

Romanos 1:9 – Deus, a quem sirvo de todo o coração pregando o evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como sempre me lembro de vocês

Romanos 8:2 – porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.

Romanos 8:3 – Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne,

Romanos 8:29 – Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Romanos 9:5 – Deles são os patriarcas, e a partir deles se traça a linhagem humana de Cristo, que é Deus acima de tudo, bendito para sempre! Amém.

1 Coríntios 1:9 – Fiel é Deus, o qual os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.

Gálatas 4:4 – Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei,

Colossenses 1:13 – Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado,

1 Tessalonicenses 1:10 – e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos: Jesus, que nos livra da ira que há de vir.

1 Timóteo 3:16 – Não há dúvida de que é grande o mistério da piedade: Deus foi manifestado em corpo, justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado entre as nações, crido no mundo, recebido na glória.

2 Timóteo 2:8 – Lembre-se de Jesus Cristo, ressuscitado dos mortos, descendente de Davi, conforme o meu evangelho,

1 João 1:3 – Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.

1 João 3:8 – Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo.

1 João 3:23 – E este é o seu mandamento: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo e que nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou.

1 João 4:2 – Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus;

1 João 4:9 – Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele.

1 João 4:15 – Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.

1 João 5:1 – Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama também ao que dele foi gerado.

1 João 5:5 – Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus.

1 João 5:10 – Quem crê no Filho de Deus tem em si mesmo esse testemunho. Quem não crê em Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca de seu Filho.

1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

2 João 1:7 – De fato, muitos enganadores têm saído pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em corpo. Tal é o enganador e o anticristo.

Apocalipse 2:18 – Ao anjo da igreja em Tiatira escreva: Estas são as palavras do Filho de Deus, cujos olhos são como chama de fogo e os pés como bronze reluzente.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *