Estudo de Mateus 22:42 – Comentado e Explicado

Que pensais vós de Cristo? De quem é filho? Responderam: De Davi!
Mateus 22:42

Comentário de Albert Barnes

O que você pensa de Cristo? Quais são seus pontos de vista a respeito do Messias, ou “o Cristo”, respeitando especialmente sua “genealogia?” Ele não lhes pediu que seus miados o respeitassem em geral, mas apenas respeitando sua ascendência.

O artigo deveria ter sido retido na tradução – o Cristo ou o Messias. Ele não pediu a opinião deles a respeito de si mesmo, de sua pessoa e do trabalho, como pareceria em nossa tradução, mas de seus pontos de vista a respeito do Messias que eles esperavam.

De quem ele é filho? De quem “descendente?” Veja as notas em Mateus 1: 1 .

O filho de Davi – O descendente de Davi, de acordo com a promessa.

Comentário de E.W. Bullinger

O que você pensa de Cristo? Veja App-154.

of = concernente. Grego. peri, como em Mateus 22:16 ( “para” ).

Cristo = o Messias (com Art.)

O filho de Davi. Literalmente, o Filho de Davi. A última das nove ocorrências deste título em Mateus. Ver nota em Mateus 1: 1 e App-98.

Comentário de John Calvin

Mateus 22:42 . O que você pensa de Cristo? Marcos e Lucas expressam mais claramente a razão pela qual Cristo fez essa pergunta. Foi porque prevaleceu entre os escribas uma opinião errônea, que o prometido Redentor seria um dos filhos e sucessores de Davi , que traria consigo nada mais elevado que a natureza humana. Pois, desde o início, Satanás procurou, por todas as artes que ele pudesse conceber, apresentar algum pretenso Cristo, que não era o verdadeiro mediador entre Deus e os homens. Deus tendo tantas vezes prometido que Cristo procederia da semente, ou dos lombos de Davi, essa convicção estava tão profundamente enraizada em suas mentes, que eles não podiam suportar que ele fosse despojado da natureza humana. Satanás, portanto, permitiu que Cristo fosse reconhecido como um verdadeiro homem e filho de Davi, pois em vão teria tentado derrubar esse artigo de fé; mas – o que era pior – ele tirou sua Divindade, como se ele fosse apenas um dos descendentes comuns de Adão. Mas dessa maneira a esperança da vida futura e eterna, bem como a justiça espiritual, foram abolidas. E desde que Cristo se manifestou ao mundo, os hereges tentaram, por vários artifícios – e como se fosse terreno – derrubar algumas vezes sua natureza humana e outras divina, para que ele não tivesse todo o poder de nos salvar, ou nós. pode não ter acesso imediato a ele. Agora que a hora de sua morte já estava se aproximando, o próprio Senhor pretendia atestar sua divindade, para que todos os piedosos pudessem ousadamente confiar nele; pois se ele fosse apenas homem, não teríamos o direito de se gloriar nele ou de esperar a salvação dele.

Agora percebemos seu desígnio, que era o de afirmar que ele era o Filho de Deus, não tanto por sua própria conta, como fazer nossa fé repousar em seu poder celestial. Pois, como a fraqueza da carne, pela qual ele se aproximou de nós, nos dá confiança, para que não hesitemos em nos aproximar dele, por isso, se apenas essa fraqueza estivesse diante de nossos olhos, preferiria nos encher de medo e desespero do que despertar confiança adequada. No entanto, deve-se observar que os escribas não são reprovados por ensinarem que Cristo seria o Filho de Davi, mas por imaginar que ele era um mero homem, que viria do céu, para assumir a natureza e a pessoa de um homem. Nosso Senhor também não faz uma afirmação direta sobre si mesmo, mas simplesmente mostra que os escribas cometem um erro perverso ao esperar que o Redentor proceda apenas da terra e da linhagem humana. Mas, embora se saiba que essa doutrina era mantida por eles, aprendemos com Mateus que ele os interrogou na presença do povo quais eram seus sentimentos.

Comentário de Adam Clarke

O que você pensa de Cristo? Ou, quais são seus pensamentos sobre o Cristo – o Messias; pois a este título o artigo enfático deve sempre ser adicionado.

De quem ele é filho? De que família ele é ele?

Eles dizem a ele: O filho de Davi – Isso era bem conhecido entre os judeus, e universalmente reconhecido, veja João 7:42 ; e é uma prova muito poderosa contra eles de que o Messias chegou. Suas famílias estão agora tão perfeitamente confusas que não conseguem rastrear nenhuma de suas genealogias com nenhum grau de certeza: nem foram capazes de determinar as diferentes famílias de suas tribos por mais de mil e seiscentos anos. Por que, então, o espírito de profecia deveria afirmar com tanta frequência, e em termos tão expressos, que Jesus deveria vir da família de Davi; se ele apenas aparecesse quando todos os registros públicos fossem demolidos, e seria impossível verificar a família? Não é evidente que Deus planejou que o Messias viesse em um momento em que as genealogias públicas pudessem ser inspecionadas, para provar que foi ele quem foi profetizado e que nenhum outro era esperado? Os evangelistas, Mateus e Lucas, estavam tão completamente convencidos da conclusão dessa prova que recorreram aos registros públicos; e assim provou aos judeus, a partir de seus próprios registros, que Jesus nasceu da família mencionada pelos profetas. Também não achamos que um escriba, fariseu, ou qualquer outro, tenha tentado invalidar essa prova, embora isso essencialmente subservisse sua causa, se pudesse. Mas, como isso não foi feito, podemos concluir que era impossível fazê-lo.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 22: 42-45 . O que você pensa de Cristo? Os fariseus que, no curso do ministério de nosso Senhor, propuseram-lhe diversas perguntas difíceis, a fim de experimentar seus dons proféticos; ele, por sua vez, agora que um corpo deles estava reunido, julgava-se apto a testar sua habilidade nos escritos sagrados. Para esse fim, ele pediu publicamente a opinião deles sobre uma dificuldade em relação ao pedigree do Messias, decorrente dos Salmos 110. Os médicos, ao que parece, em geral, não procuravam nada em seu Messias mais excelente do que as perfeições mais exaltadas da natureza humana; pois, embora o chamassem de Filho de Deus, eles não tinham noção de que ele era Deus e, portanto, não podiam oferecer solução para a dificuldade. Contudo, a última pergunta poderia ter mostrado a eles seu erro: pois, se o Messias fosse apenas um príncipe secular, como eles supunham, governando os homens de seu tempo, ele nunca poderia ter sido chamado de Senhor por pessoas que morreram antes de ele nascer; muito menos um rei tão poderoso como Davi, que também era seu progenitor, o chamou de Senhor. Portanto, desde que ele domina, não apenas os mortos comuns das eras anteriores, mas também os reis de quem ele próprio descendeu, e seu reino compreende os homens de todos os países e épocas, passados, presentes e futuros, os médicos , se tivessem pensado com precisão sobre o assunto, deveriam ter esperado em seu Messias um rei diferente de todos os outros reis. Além disso, ele deve sentarse à direita de Deus; até que seus inimigos se tornem escabelo de seus pés; submeteu-o completamente a ele. Muitos inimigos de Cristo estão sujeitos a ele nesta vida; e aqueles que não se curvarem voluntariamente a ele serão reduzidos pelo castigo, como os súditos rebeldes de outros reinos. Sendo constituído juiz universal, todos, amigos ou inimigos, aparecerão perante seu tribunal, onde, pelo mais alto exercício do poder real, condenará cada um ao seu estado imutável. Veja Macknight. Podemos observar que nosso Senhor sempre dá como certo, em seus argumentos com os judeus, que os escritores do Antigo Testamento estavam sob uma orientação extraordinária do Espírito Santo, de modo a se expressar com a mais estrita propriedade em todas as ocasiões; Como então Davi em espírito, etc. Mateus 22:43 comp. João 10:35 . E considero isso, diz o Dr. Doddridge, como nenhum argumento desprezível para a inspiração do Novo Testamento; pois nunca podemos pensar que os apóstolos de Cristo tenham sido menos assistidos pelo Espírito Divino em seus escritos, quando em outros aspectos eram muito mais dotados com ele.

Comentário de John Wesley

Dizendo: O que pensais de Cristo? de quem ele é filho? Eles lhe dizem: O Filho de Davi.

Lucas 20:41.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *