Estudo de Mateus 1:16 – Comentado e Explicado

Jacó gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo.
Mateus 1:16

Comentário de Joseph Benson

Mateus 1:16 . Jacó gerou José – É evidente que José era propriamente filho de Jacó, e somente genro de Eli: Lucas 3:23 . Veja nota em Mateus 1: 2 . Embora José não fosse o verdadeiro pai de Cristo, no entanto a genealogia de Cristo foi contada por ele, porque ele não tinha outro pai como homem, e José era seu suposto pai, sendo o marido de Maria, sua mãe; e a mãe sendo transplantada para a família de seu marido, a criança deve procurar uma dessa família. E, portanto, a família de José deveria ser estabelecida, para que, se não fosse conhecido, os judeus tivessem tido a oportunidade de rejeitar a Cristo por esse motivo, pois geralmente era recebido entre eles que Jesus era o filho do carpinteiro, Mateus 13. : 55 ; o filho de José, João 6:42 . Se, portanto, José não tivesse sido reconhecido como sendo da tribo de Judá e da família de Davi, eles sem dúvida considerariam isso como uma forte objeção às pretensões de Cristo de ser o Messias. Portanto, a Sabedoria Divina teve o prazer de instruir esse apóstolo a remover essa pedra de tropeço. Observemos, além disso, que “era uma regra recebida entre os judeus, que a família da mãe não é chamada família; todos os seus pedigrees foram contados e deduzidos do pai. Esta é a razão pela qual Mateus aqui estabeleceu a genealogia de José; e, portanto, Jesus Cristo é o filho de Davi, porque o casamento de José com Maria deu a Jesus o direito a todos os privilégios que um filho, nascido de pais estranhos, tinha direito a adoção, e que eram concedidos por lei à posteridade de um homem que se casou com a viúva de seu irmão. Além disso, é muito provável que Maria fosse filha única e herdeira e, consequentemente, obrigada a se casar com sua própria família. Veja Números 36: 7-9 . Assim, ao dar a genealogia de José, Mateus dá ao mesmo tempo a de Maria. Ele é chamado marido de Maria; pois os nomes de marido e mulher foram dados pelos judeus a pessoas que estavam apenas noivas. Veja Gênesis 29:21 ; Deuteronômio 22:24 . Algumas cópias, no entanto, lêem Joseph, a quem a virgem Maria foi prometida. De quem nasceu Jesus – Isto é dito com elegância, pois ele era a semente da mulher, não do homem. Quem é chamado Cristo – i. e., Quem é conhecido por esse nome, e é realmente o Cristo, ou, o ungido. Mateus acrescenta que ele pode distinguir o Salvador dos outros, que, naquela época ou antes, poderiam ter sido chamados de Jesus. Entre os hebreus, aqueles que foram elevados, pela singular providência de Deus, a dignidades eminentes, foram denominados ??????? , Messias ou pessoas ungidas, embora, a rigor, não tenham sido ungidos com óleo, como Abraão e Isaac, Salmos 105: 15 ; Ciro, Isaías 45: 1 ; e o rei de Tiro, Ezequiel 28:14 . Muito mais aqueles que, por uma unção, foram consagrados a qualquer ofício em particular, como seus profetas, sumos sacerdotes e reis, tiveram esse apelo. Em particular, seus reis, desde que a realeza permanecesse na família de Davi, eram chamados cristos, ou ungidos. Porém, após a destruição do reino, esse nome, como aparece em Daniel 9: 25-26 , começou a ser referido a um Redentor, a quem os judeus, encorajados pelas previsões dos profetas, e especialmente pelo último nome, Daniel, procurou por Deus, para ser seu principal governante e professor, João 4:25 ; e por quem se esperava uma reparação perfeita da violação. Naquele Cristo eminente e singular, Jesus professou ser, e ele e seus discípulos designaram, como razão da denominação, que ele era dotado de poder manifestamente extraordinário e sem paralelo, além de declarar e confirmar sua doutrina celestial. , quanto à execução de todos os seus outros escritórios. Veja Lucas 4:18 ; João 3:34 ; Atos 4:27 ; e Atos 10:36 ; Atos 10:38 .

Como todos os ofícios mencionados acima, o profético, o sacerdotal, o real, deveriam se encontrar nele, e ser sustentados por ele em um grau infinitamente mais alto do que por qualquer pessoa sob a dispensação judaica, que não passava de tipos dele, para que ele seja representado como ungido com o óleo de alegria acima de seus companheiros, Hebreus 1: 9 . Ele é imensuravelmente cheio do Espírito Santo, mesmo quanto à sua natureza humana, e mais completamente qualificado para sustentar todos os cargos e cargos em que precisamos dele. Somos ignorantes de Deus e das coisas divinas? Ele é um professor vindo de Deus, um profeta como, por outro lado , superior a Moisés, e ele devemos ouvir sobre a dor da destruição eterna. Ele é a verdade, a sabedoria e a palavra de Deus: sim, a luz do mundo, e os que nele crêem não permanecerão nas trevas, mas terão a luz da vida. Nós pecamos e ficamos aquém da glória de Deus? Somos culpados diante de Deus e sujeitos ao seu justo julgamento? Ele é o sumo sacerdote de nossa profissão, um sacerdote para sempre após a ordem de Melquisedeque, um sacerdote possuidor de um sacerdócio imutável e que, por uma oferta de si mesmo, uma vez feita, aperfeiçoou para sempre os que são santificados; tendo afastado o pecado pelo sacrifício de si mesmo, e sempre vivendo para fazer intercessão por nós. Somos servos do pecado e, portanto, súditos de Satanás, cativados por seu poder e mantidos sob seu domínio? O mundo atual nos tiraniza e a lei de nossos membros luta contra a lei de nossa mente e nos leva cativos à lei do pecado que está em nossos membros? E estamos sujeitos também à lei da morte e escravizados ao medo dela? Ele é exaltado príncipe e salvador; é um rei assentado sobre a colina sagrada de Sião; e quanto a este ofício, também, o Espírito do Senhor Deus está sobre ele, porque o Senhor o ungiu para proclamar liberdade aos cativos, e a abertura da prisão aos que estão vinculados: proclamar o ano aceitável do Senhor; – nos libertar deste mundo maligno atual; – nos libertar da lei do pecado e da morte; – destruir aquele que tinha o poder da morte, isto é, o diabo; – e libertá-los, os quais, por medo da morte, ficaram a vida inteira sujeitos a escravidão.

Comentário de E.W. Bullinger

de quem. Grego. ex hes, feminino. [Maria].

nascido = gerado. Grego. gennao. Fala aqui da mãe. Veja a nota sobre “nascer” ( Mateus 1: 2 ).

Jesus. Veja App-98.

Cristo = Ungido. Messias hebraico. Veja App-98.

Comentário de John Calvin

16. Jesus, que é chamado de Cristo Pelo sobrenome Cristo, Ungido, Mateus indica seu ofício, para informar aos leitores que essa não era uma pessoa particular, mas alguém divinamente ungido para desempenhar o ofício de Redentor. O que era essa unção e a que se referia, agora não ilustrarei detalhadamente. Quanto à própria palavra, basta dizer que, depois que a autoridade real foi abolida, ela começou a ser aplicada exclusivamente a Ele, de quem eles foram ensinados a esperar uma recuperação completa da salvação perdida. Enquanto qualquer esplendor da realeza continuasse na família de Davi, os reis costumavam ser chamados de ???st??, ungidos. (96) Mas, para que a terrível desolação que se seguisse não pudesse desesperar as mentes dos deuses, agradou a Deus que se apropriasse do nome de Messias, Ungido, apenas para o Redentor: como é evidente em Daniel ( Daniel 9:25) . ) A história evangélica em todos os lugares mostra que essa era uma maneira comum de falar, no momento em que o Filho de Deus “se manifestou em carne” ( 1 Timóteo 3:16 .)

Comentário de Adam Clarke

Jesus, que é chamado Cristo – Como a palavra ???st?? Cristo, significa o ungido ou unointer, de ???? , para ungir, responde exatamente ao hebraico ???? mashiach , que pronunciamos Messias ou Messias; esta palavra vem da raiz ??? mashac , significando a mesma coisa. Como a mesma pessoa é pretendida pelas denominações hebraica e grega, deve ser traduzida regularmente O Messias, ou O Cristo; o que for preferido, o artigo demonstrativo nunca deve ser omitido.

Sacerdotes, profetas e reis, entre os judeus, foram ungidos para o exercício legítimo de seus respectivos ofícios. Portanto, a palavra ???st?? Cristo, ou ???? Mashiach , tornou-se um nome de dignidade e muitas vezes significava o mesmo que rei. Ver Isaías 45: 1 ; Salmo 105: 15 ; Levítico 4: 3 ; Levítico 6:20 ; 1 Samuel 2:10 . , Christ and king, are frequently interchanged. As palavras ???? Mashiach e ??? melec , ???st?? e ßas??e?? , Cristo e rei, são frequentemente trocadas. 1 Samuel 2:10 ; Salmo 2: 2 , Salmo 2: 6 ; Lucas 23: 2 ; e veja a Scholia of Rosenmuller neste lugar. A razão disso pode ser vista na nota a seguir, que extraí do comentário em Êxodo 29: 7 .

“Parece que em Isaías 61: 1 , a unção com óleo, ao consagrar uma pessoa a qualquer ofício importante, civil ou religioso, era considerada um emblema da comunicação dos dons e graças do Espírito Santo. Essa cerimônia foi usada em três ocasiões, a instalação de profetas, sacerdotes e reis em seus respectivos ofícios, mas por que essa unção deve ser considerada necessária? Porque o senso comum dos homens ensinou a eles que todo bem, espiritual ou secular, deve vir de Deus, sua origem e causa, por isso foi dado como certo,

  1. Que ninguém poderia predizer eventos, a menos que inspirado pelo Espírito de Deus. E, portanto, o profeta foi ungido, para significar a comunicação do Espírito de sabedoria e conhecimento.
  • Que ninguém poderia oferecer um sacrifício aceitável a Deus pelos pecados dos homens, ou ministrar proveitosamente as coisas santas, a menos que iluminado, influenciado e dirigido pelo Espírito da graça e santidade. Por isso, o sacerdote foi ungido, para significar que ele era divinamente qualificado para o devido desempenho de suas funções sagradas.
  • Que nenhum homem poderia promulgar leis justas e equitativas, que deveriam ter continuamente em vista a prosperidade da comunidade e o bem-estar do indivíduo, ou poderia usar o poder que lhe foi confiado apenas para a supressão do vício e o encorajamento da virtude, mas que homem que estava sempre sob a inspiração do Todo-Poderoso.
  • Daí reis foram inaugurados pela unção com óleo. Dois desses ofícios existem apenas em todas as nações civilizadas, o sacerdotal e o real; e, em alguns países, o sacerdote e o rei ainda são consagrados pela unção. Na língua hebraica, mashach significa unção; e ??? mashiach , a pessoa ungida. Porém, como nenhum homem jamais foi digno por ocupar os três ofícios, também nunca houve o título de Mashiach, o ungido, mas Jesus, o Cristo. Só ele é o rei dos reis e o senhor dos senhores: o rei que governa o universo e governa no coração de seus seguidores; o profeta, para instruir os homens no caminho para onde devem ir; e o grande sumo sacerdote, para fazer expiação por seus pecados. Por isso, ele é chamado de Messias, uma corrupção da palavra ????? hamashiach , o ungido, em hebraico; que deu à luz ? ???st?? ho Christos , que tem exatamente a mesma significação em grego: dele, Melquisedeque, Abraão, Arão, Davi e outros, eram tipos ilustres. Mas nenhum deles tinha o título de O Messias, ou O Ungido de Deus. Isso pertence e sempre pertencerá exclusivamente a Jesus, o Cristo. ”

    Comentário de Thomas Coke

    Mateus 1:16 . Jacó gerou José É uma máxima entre os judeus que a família da mãe não seja chamada de família; todos os seus pedigrees são contados e deduzidos do pai. Esta é a razão pela qual São Mateus estabeleceu aqui a genealogia de José. Também é muito provável que Maria fosse filha única e, em certo grau, herdeira, e consequentemente obrigada a se casar com sua própria família. Veja Números 7: 9 . Assim, ao dar a genealogia de José, São Mateus dá ao mesmo tempo a de Maria. Ele é chamado marido de Maria; pois os nomes dos esposos e esposas eram dados pelos judeus a pessoas que estavam apenas noivas. Veja Gênesis 29:21 . Deuteronômio 22:24 . Algumas cópias, no entanto, liam Joseph, a quem a virgem Maria estava noiva. É acrescentado no final deste versículo, que é chamado de Cristo; isto é, quem é conhecido por esse nome e é realmente o Cristo ou o Messias. Compare Lucas 1:32 ; 1:35 . Pois ser chamado é um hebraísmo frequente, expressar que a pessoa mencionada deve ser real e efetivamente o que ela é chamada ali, e realmente cumprir esse título. Assim, Mateus 1:23 é dito: Eles chamarão seu nome Emmanuel; que não é uma denominação comum de Cristo, mas indica sua natureza e cargo; a Deidade encarnada, que pelo seu Espírito habita no coração dos fiéis. Veja Beausobre e Lenfant e Heylin.

    Quem é chamado Cristo O que deu origem a esse termo foi a cerimônia da unção, pela qual os reis e sumos sacerdotes do povo de Deus, e às vezes os profetas, foram consagrados e admitidos ao exercício de suas funções sagradas: para todos essas funções foram consideradas santas entre os israelitas. Como essa consagração era considerada um acréscimo de sacralidade à pessoa, servia de guarda contra a violência, desde o respeito à religião. Sua eficácia dessa maneira foi notavelmente exemplificada em David. Por essa consideração, principalmente, como ele reconhece, ele foi impedido de se vingar de Saul, seu inimigo, que buscava sua vida, quando ele tinha o poder de matá-lo. O Senhor proíbe, ajuda ele, que eu faça isso com meu mestre, o ungido do Senhor, para estender minha mão contra ele, visto que ele é o ungido do Senhor. 1 Samuel 24: 6 . A palavra aqui traduzida como ungido está, como em outros lugares, no Messias hebraico e no grego dos setenta, Cristo. Era um termo, portanto, em seu uso original, aplicável a toda sucessão de reis e sumos sacerdotes, bons e maus, do povo de Israel.

    Mas o uso e aplicação mais eminente da palavra é, quando é empregado como o título daquele Personagem Divino, tipificado e previsto desde o início, que deveria provar, no sentido mais elevado, o Redentor e o Senhor do povo de Deus. Ele é mencionado pelos profetas sob vários caracteres e, entre outros, sob o do ungido de Deus, o Messias ou o Cristo. Aqueles dos profetas, que parecem mais especialmente se apropriar desse título, anteriormente mais comum, para o Mediador da Nova Aliança, foram o profeta real Davi, Isaías e Daniel. O primeiro o representa como ungido por Deus, rei da herança de Deus, o segundo como separado e consagrado para ser o Mensageiro de boas novas para os habitantes da terra, o terceiro como designado para fazer expiação pelos pecados do povo. Veja Salmos 2: 2 ; Salmos 105: 15 . 1 Crônicas 16:22 . Isaías 61: 1 ; Isaías 61:11 . Daniel 9: 25-26 .

    Comentário de Scofield

    1 Seis Marias 2 das quais nasceu 3 Cristo

    1 Six Marys

    1 Seis Marias devem ser distinguidas no NT:

    (1) a mãe de Jesus; sempre claramente identificado pelo contexto.

    (2) Maria Madalena, uma mulher de Magdala, “dos quais foram sete demônios” Lucas 8: 2 Ela nunca é mencionada além da palavra identificadora “Madalena”.

    (3) A mãe de Tiago (chamada “menos”, Marcos 15:40 ) e Josés, os apóstolos. Uma comparação de; João 19:25 ; Mateus 27:56 ; Marcos 15:40 estabelece a inferência de que essa Maria, a mãe de Tiago, menor, e de Josés era a esposa de Alfeu (também chamado Cleofas), João 19:25 e irmã de Maria, a mãe de Jesus. Exceto em; Mateus 27:61 ; Mateus 28: 1, onde ela é chamada “a outra Maria (ou seja,” outra “que sua irmã, Maria, a Virgem); e João 19:25, onde é chamada” de Cleofas “, é mencionada apenas em conexão com uma ou ambas dos filhos dela.

    (4) Maria de Betânia, irmã de Marta e Lázaro, mencionada apenas pelo nome em Lucas 10: 39-42 ; João 11: 1 ; João 11: 2 ; João 11:19 ; João 11:20 ; João 11:28 ; João 11:31 ; João 11:32 ; João 11:45 ; João 12: 3, mas referido em; Mateus 26: 7 ; Marcos 14: 3-9 .

    (5) A mãe de João Marcos e irmã de Barnabé Atos 12:12 .

    (6) Um ajudante de Paulo em Roma Romanos 16: 6 .

    2 deles nasceram

    2 A expressão alterada aqui é importante. Já não é “quem gerou”, mas “Maria, de quem nasceu Jesus”. Jesus não foi gerado por geração natural.

    3 Cristo

    3 Cristo (Christos = ungido), a forma grega do hebraico “Messias” Daniel 9:25 ; Daniel 9:26 é o nome oficial de nosso Senhor, como Jesus é o nome humano; Lucas 1:31 ; Lucas 2:21 . O nome, ou título, “Cristo” o conecta com toda a antevisão do AT (ver Scofield “ Zacarias 12: 8 “) de um profeta vindouro Deuteronômio 18: 15-19 , Salmos de Sacerdotes 110: 4 e rei 2 Samuel 7: 7– 10) Como estes eram tipicamente ungidos com óleo; 1 Reis 19:16 ; Êxodo 29: 7 ; 1 Samuel 16:13 e Jesus foi ungido com o Espírito Santo; Mateus 3:16 ; Marcos 1:10 ; Marcos 1:11 ; Lucas 3:21 ; Lucas 3:22 ; João 1:32 ; João 1:33 tornando-se oficialmente “o Cristo”.

    Comentário de John Wesley

    Jacó gerou José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama Cristo.

    O marido de Maria – Jesus geralmente era o filho de José. Era necessário que todos que cressem nisso, soubessem que José havia nascido de Davi. Caso contrário, eles não permitiriam que Jesus fosse o Cristo.

    Jesus, que é chamado Cristo – O nome Jesus respeita principalmente a promessa de bênção feita a Abraão: o nome Cristo, a promessa do reino do Messias, que foi feita a Davi. Pode-se observar ainda mais, que a palavra Cristo em grego e Messias em hebraico significam ungidos e implicam os caracteres proféticos, sacerdotais e reais que se encontrariam no Messias. Entre os judeus, a unção era a cerimônia pela qual profetas, sacerdotes e reis eram iniciados nesses ofícios. E se olharmos para nós mesmos, encontraremos uma falta de Cristo em todos esses aspectos. Por natureza, estamos distantes de Deus, alienados dele e incapazes de um livre acesso a ele. Por isso, queremos um mediador, um intercessor, em uma palavra, um Cristo, em seu ofício sacerdotal. Isso diz respeito ao nosso estado com relação a Deus. E com relação a nós mesmos, encontramos uma escuridão total, cegueira, ignorância de Deus e as coisas de Deus. Agora, aqui queremos que Cristo em seu ofício profético ilumine nossa mente e ensine toda a vontade de Deus. Também encontramos em nós um estranho erro de apetite e paixões. Para estes, queremos que Cristo em seu caráter real, reine em nossos corações e submeta todas as coisas a si mesmo.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *