Estudo de Mateus 15:22 – Comentado e Explicado

E eis que uma cananéia, originária daquela terra, gritava: Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim! Minha filha está cruelmente atormentada por um demônio.
Mateus 15:22

Comentário de Albert Barnes

Uma mulher de Canaã – Essa mulher também é chamada de grega, siro-fenícia de nascimento, Marcos 7:26

Nos tempos antigos, toda a terra, incluindo Tiro e Sidom, estava na posse dos cananeus, e se chamava Canaã. Os fenícios eram descendentes dos cananeus. O país, incluindo Tiro e Sidon, foi chamado Fenícia, ou Siro-Fenícia. Aquele país foi tomado pelos gregos sob Alexandre, o Grande, e essas cidades, na época de Cristo, eram cidades gregas. Esta mulher era, portanto, um gentio, vivendo sob o governo grego e provavelmente falando a língua grega. Ela era de origem siro-fenícia, nascida naquele país e descendente, portanto, dos antigos cananeus. Todos esses nomes podem, com propriedade, ser dados a ela.

Costas – regiões ou países.

Tu filho de Davi – Descendente de Davi. Veja as notas em Mateus 1: 1 . A frase aqui significa o Messias.

É gravemente irritado com um diabo – Veja as notas em Mateus 4:24 . A mulher mostrou grande seriedade. Ela clamou a ele e caiu aos pés dele, Marcos 7:25 .

Comentário de E.W. Bullinger

fora de = de. Grego. apo.

o mesmo = aqueles.

costas = fronteiras.

Tenha piedade = Piedade

Filho de David. A quarta das nove ocorrências deste título (App-98). A mulher (um “cachorro” dos gentios) não tinha direito ao “filho de Davi”. Daí o silêncio do Senhor.

gravemente = miseravelmente.

irritado com um diabo = possuído por um demônio; Grego. daimonizomai.

Comentário de John Calvin

Mateus 15:22 . Tem compaixão de mim, ó Senhor. Embora essa mulher fosse alienígena e não pertencesse ao rebanho do Senhor, ela havia adquirido algum gosto de piedade; (416) pois, sem algum conhecimento das promessas, ela não teria chamado Cristo, o Filho de Davi. De fato, os judeus haviam partido quase inteiramente, ou pelo menos haviam se desviado bastante, da pura e sã doutrina do Evangelho; mas um relatório da redenção prometida foi amplamente prevalente. Como a restauração da Igreja dependia do reinado de Davi, sempre que falavam do Messias, era costume que empregassem o nome Filho de Davi; e de fato essa confissão foi ouvida dos lábios de todos. Mas quando a verdadeira fé se extinguiu entre eles, foi uma incrível e incrível demonstração da bondade de Deus que o doce sabor das promessas chegasse às nações vizinhas. Embora essa mulher não tivesse sido regularmente educada por nenhum professor, sua fé em Cristo não era uma noção adotada por ela aleatoriamente, mas era formada pela lei e pelos profetas. Portanto, não era menos absurdo do que perverso naquele cão, Servetus, abusar deste exemplo com o objetivo de provar que a fé pode existir sem promessas. Não nego que, nesse sentido, às vezes possa haver uma espécie de fé implícita, ou seja, uma fé que não é acompanhada por um conhecimento completo e distinto da sã doutrina; contanto que também defendamos que a fé sempre brota da palavra de Deus e se origina de princípios verdadeiros e, portanto, sempre é encontrada em conexão com alguma luz do conhecimento.

Comentário de Adam Clarke

Uma mulher de Canaã – Mateus dá esse nome a ela por causa do povo de quem ela nasceu – os descendentes de Canaã, Juízes 1:31 , Juízes 1:32 ; mas Mark a chama de sirofenista, por causa do país em que ela morava. Os cananeus e fenícios têm sido frequentemente confundidos. Este é frequentemente o caso na Septuaginta. Compare Gênesis 46:10 , com Êxodo 6:15 , onde a mesma pessoa é chamada fenícia em um lugar, e cananéia no outro. Veja também a mesma versão em Êxodo 16:35 ; Josué 5:12 .

O estado dessa mulher é um emblema apropriado do estado de um pecador, profundamente consciente da miséria de sua alma.

Tende piedade de mim, etc. – Quão apropriada é esta oração para um penitente! Existem muitas excelências contidas nele;

  1. É curto;
  • humilde;
  • cheio de fé;
  • fervoroso;
  • modesto;
  • respeitoso;
  • racional;
  • confiando apenas na misericórdia de Deus;
  • perseverante.
  • Alguém que se vê escravo do diabo, pode implorar com muita seriedade para ser libertado de sua escravidão?

    Filho de Davi – Um personagem essencial do verdadeiro Messias.

    Comentário de John Wesley

    E eis que uma mulher de Canaã saiu das mesmas costas e clamou a ele, dizendo: Tem piedade de mim, ó Senhor, filho de Davi; minha filha está gravemente irritada com um diabo.

    Uma mulher de Canaã – Canaã também era chamada Sirofenícia, por estar entre a Síria propriamente dita e a Fenícia, à beira-mar.

    Clamou a ele – De longe, Tu, filho de Davi – Então ela tinha algum conhecimento do Messias prometido.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *