Estudo de João 10:36 – Comentado e Explicado

como acusais de blasfemo aquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, porque eu disse: Sou o Filho de Deus?
João 10:36

Comentário de E.W. Bullinger

santificado = separado para um propósito santo. Compare João 17:19 .

enviado . App-174.

mundo . App-129.,

o filho de deus . App-98.

Comentário de John Calvin

36. Quem o Pai santificou. Existe uma santificação comum a todos os crentes. Mas aqui Cristo afirma para si mesmo algo muito mais excelente, ou seja, que ele foi separado de todos os outros, para que o poder do Espírito e a majestade de Deus pudessem ser mostrados nele; como ele disse anteriormente, que ele selou Deus, o Pai ( João 6:27 ). Mas isso se refere estritamente à pessoa de Cristo, na medida em que ela se manifesta na carne. Consequentemente, essas duas coisas se juntam, que ele foi santificado e enviado ao mundo. Mas também devemos entender por que razão e em que condição ele foi enviado. Foi para trazer a salvação de Deus e provar e mostrar-se, de todas as maneiras possíveis, para ser o Filho de Deus.

Você diz que eu blasfema? Os arianos torturavam antigamente essa passagem para provar que Cristo não é Deus por natureza, mas que ele possui uma espécie de divindade emprestada. Mas esse erro é facilmente refutado, pois Cristo não discute agora o que ele é em si mesmo, mas o que devemos reconhecê-lo, pelos seus milagres na carne humana. Pois nunca podemos compreender sua eterna Divindade, a menos que o abraçamos como Redentor, na medida em que o Pai o exibiu para nós. Além disso, devemos lembrar o que sugeri anteriormente, que Cristo, nesta passagem, não explica completa e distintamente o que ele é, como teria feito entre seus discípulos; mas que ele prefere refutar a calúnia de seus inimigos.

Comentário de Scofield

mundo

Kosmos = humanidade. (Veja Scofield “ Mateus 4: 8 “) .

Comentário de John Wesley

Dizei dEle, a quem o Pai santificou e enviou ao mundo: Blasfemas; porque eu disse, eu sou o filho de deus?

Dizei a quem aquele que o Pai santificou e enviou ao mundo – Esta santificação (pela qual ele é essencialmente o Santo de Deus) é mencionada como anterior à sua missão e, juntamente com ela implica, Cristo era Deus no sentido mais elevado , infinitamente superior àquele em que esses juízes eram chamados.

Referências Cruzadas

Salmos 2:2 – Os reis da terra tomam posição e os governantes conspiram unidos contra o Senhor e contra o seu ungido, e dizem:

Salmos 2:6 – “Eu mesmo estabeleci o meu rei em Sião, no meu santo monte”.

Isaías 11:2 – O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que dá conhecimento e temor do Senhor.

Isaías 42:1 – “Eis o meu servo, a quem sustento, o meu escolhido, em quem tenho prazer. Porei nele o meu Espírito, e ele trará justiça às nações.

Isaías 42:3 – Não quebrará o caniço rachado, e não apagará o pavio fumegante. Com fidelidade fará justiça;

Isaías 49:1 – Escutem-me, vocês, ilhas; ouçam, vocês, nações distantes: Antes de eu nascer o Senhor me chamou; desde o meu nascimento ele fez menção de meu nome.

Isaías 49:6 – ele diz: “É coisa pequena demais para você ser meu servo para restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel que eu guardei. Também farei de você uma luz para os gentios, para que você leve a minha salvação até aos confins da terra”.

Isaías 55:4 – Vejam, eu o fiz uma testemunha aos povos, um líder e governante dos povos.

Isaías 61:1 – O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros,

Jeremias 1:5 – “Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações”.

Mateus 26:63 – Mas Jesus permaneceu em silêncio. O sumo sacerdote lhe disse: “Exijo que você jure pelo Deus vivo: se você é o Cristo, o Filho de Deus, diga-nos”.

Mateus 27:43 – Ele confiou em Deus. Que Deus o salve agora, se dele tem compaixão, pois disse: ‘Sou o Filho de Deus! ’ “

Mateus 27:54 – Quando o centurião e os que com ele vigiavam Jesus viram o terremoto e tudo o que havia acontecido, ficaram aterrorizados e exclamaram: “Verdadeiramente este era o Filho de Deus! “

Lucas 1:35 – O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus.

João 3:17 – Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.

João 3:34 – Pois aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque ele dá o Espírito sem limitações.

João 5:17 – Disse-lhes Jesus: “Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando”.

João 5:30 – Por mim mesmo, nada posso fazer; eu julgo apenas conforme ouço, e o meu julgamento é justo, pois não procuro agradar a mim mesmo, mas àquele que me enviou”.

João 5:36 – “Eu tenho um testemunho maior que o de João; a própria obra que o Pai me deu para concluir, e que estou realizando, testemunha que o Pai me enviou.

João 6:27 – Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem lhes dará. Deus, o Pai, nele colocou o seu selo de aprovação”.

João 6:38 – Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou.

João 6:57 – Da mesma forma como o Pai que vive me enviou e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que se alimenta de mim viverá por minha causa.

João 8:42 – Disse-lhes Jesus: “Se Deus fosse o Pai de vocês, vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por mim mesmo, mas ele me enviou.

João 9:35 – Jesus ouviu que o haviam expulsado, e, ao encontrá-lo, disse: “Você crê no Filho do homem? “

João 10:30 – Eu e o Pai somos um”.

João 17:4 – Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer.

João 17:8 – Pois eu lhes transmiti as palavras que me deste, e eles as aceitaram. Eles reconheceram de fato que vim de ti e creram que me enviaste.

João 17:18 – Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo.

João 17:21 – para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

João 19:7 – Os judeus insistiram: “Temos uma lei e, de acordo com essa lei, ele deve morrer, porque se declarou Filho de Deus”.

João 20:28 – Disse-lhe Tomé: “Senhor meu e Deus meu! “

João 20:31 – Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome.

Romanos 1:4 – e que mediante o Espírito de santidade foi declarado Filho de Deus com poder, pela sua ressurreição dentre os mortos: Jesus Cristo, nosso Senhor.

Romanos 8:3 – Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne,

Romanos 9:5 – Deles são os patriarcas, e a partir deles se traça a linhagem humana de Cristo, que é Deus acima de tudo, bendito para sempre! Amém.

Gálatas 4:4 – Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei,

1 João 4:9 – Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *