Estudo de Isaías 42:1 – Comentado e Explicado

Eis meu Servo que eu amparo, meu eleito ao qual dou toda a minha afeição, faço repousar sobre ele meu espírito, para que leve às nações a verdadeira religião.
Isaías 42:1

Comentário de Albert Barnes

Eis que – esta palavra foi projetada para chamar a atenção da pessoa que é imediatamente referida. É uma insinuação de que o sujeito é importante e deve comandar sua consideração.

Meu servo – Esta frase denota adequadamente qualquer pessoa que reconheça ou adore a Deus; qualquer um que seja considerado como servindo ou obedecendo a ele. É um termo que pode ser aplicado a qualquer pessoa que seja considerada piedosa, ou que seja obediente aos mandamentos de Deus, e é freqüentemente aplicada ao povo de Deus Gênesis 50:17 ; 1 Crônicas 6:49 ; 2 Crônicas 24: 9 ; Daniel 6:20 ; Daniel 9: 2 ; Tito 1: 1 ; Tiago 1: 1 ; 1 Pedro 2:16 ; Apocalipse 7: 3 ; Apocalipse 15: 3 . A palavra ‘servo’ pode ser aplicada a Isaías, Ciro ou o Messias; e a questão a quem se refere aqui deve ser decidida, não pelo mero uso do termo, mas pela conexão e pelas características atribuídas àquele que é aqui designado como o ‘servo’ do Senhor. Houve nada menos que cinco pontos de vista diferentes em relação ao personagem aqui referido; e, como na interpretação de toda a profecia deste capítulo, tudo depende dessa questão, é importante examinar brevemente as opiniões que foram recebidas.

I. Um tem sido que se refere ao povo judeu. Os tradutores da Septuaginta evidentemente o consideravam. Eles renderizam, ?a??ß ? pa?? µ??, ?.t.?. Iakob ho pais mou etc – ‹Jacob é meu servo, eu o defenderei; Israel é o meu escolhido, minha alma o abraçou. Jarchi também interpreta a passagem, mas a modifica para que entenda os justos em Israel; e entre os modernos, Rosenmuller, Paulus e alguns outros adotam essa interpretação. A principal razão alegada para essa interpretação é que a frase ‘servo do Senhor’ é usada em outro lugar em um sentido coletivo e aplicada ao povo judeu. Rosenmuller apela particularmente a Isaías 41: 8-9 ; a Isaías 42:19 e a Isaías 44:21 ; Isaías 45: 4 ; Isaías 48:20 ; e argumenta que é de presumir que o profeta usou a frase de maneira uniforme e, portanto, deve ser suposto aqui também para se referir ao povo judeu. Mas as objeções são insuperáveis.

1. Em Isaías 42: 6 , o servo do Senhor aqui mencionado é claramente distinto do povo, onde Deus diz: ‘Eu te darei uma aliança do (com) povo’.

2. A descrição que o profeta dá aqui do caráter do ‘servo’ de Javé, como manso, suave, gentil, quieto e humilde Isaías 42: 2-3 , é notavelmente diferente do caráter que o profeta em outros lugares dá ao pessoas, e é notavelmente semelhante ao personagem que é dado em todo lugar do Messias.

3. Não era verdade para o povo judeu que eles foram designados, como é dito aqui sobre o ‘servo’ de Deus Isaías 42: 7 , para ‘abrir os olhos dos cegos e tirar os prisioneiros da prisão’. Evidentemente, isso é aplicável apenas a um professor, um entregador ou um guia; e em nenhum sentido pode ser aplicado ao povo judeu coletado.

II Uma segunda opinião foi a de que o servo do Senhor Cyrus foi planejado. Muitos dos intérpretes judeus adotaram essa visão, e não alguns dos críticos alemães. O principal argumento para essa opinião é que o que precede, e o que segue, se relaciona particularmente com Cyrus; e um apelo é feito particularmente a Isaías 45: 1 , onde ele é chamado de Ungido, e a Isaías 44:28 , onde é chamado de Pastor. Mas, também nessa visão, as objeções são óbvias.

1. Acredita-se que o nome ‘servo do Senhor’ não seja dado em lugar algum a Ciro.

2. A descrição aqui não concorda com Cyrus. O fato de ele ter se destacado por justiça e eqüidade é admitido (veja a nota em Isaías 41: 2 ), mas as expressões usadas aqui, que Deus colocaria seu Espírito sobre ele, para que ele não chorasse, nem levantasse sua voz, então que isso deve ser ouvido nas ruas ‘, é de modo algum aplicável a um homem cuja vida foi gasta principalmente nos tumultos da guerra e na pompa e carnificina da batalha e conquista. Como essa descrição pode ser aplicada a um homem que pisou nações e subjugou reis e que derramou rios de sangue?

III Outros supõem que o profeta se refere a si mesmo. Entre os judeus, Aben Ezra, e entre outros, Grottoes e Doderlin mantinham essa opinião. A única razão para isso é que, em Isaías 20: 3 , o nome ‘servo’ de Javé é dado a Isaías. Mas as objeções a isso são claras e insuperáveis.

1. Nada pode ser estimulado, como vimos, pelo mero uso da palavra ‘servo’.

2. É inconcebível que um humilde profeta como Isaías tenha aplicado a si mesmo uma descrição expressiva de tanta importância quanto aqui é atribuída ao servo de Deus. Como o estabelecimento de uma nova aliança com o povo de Deus e a conversão das nações pagãs Isaías 42: 6-7 podem ser atribuídos a Isaías? E em que sentido é verdade que ele foi designado para abrir os olhos dos cegos e liderar os presos da prisão?

IV Uma quarta opinião, que pode ser apropriada apenas notar, é aquela defendida por Gesenius, de que a frase aqui se refere aos profetas tomados coletivamente. Mas essa opinião é escassa e merece uma refutação séria. Para,

1. O nome ‘servo do Senhor’ nunca é dado a nenhuma coleção dos profetas.

2. Qualquer coleção desses profetas é uma mera criatura de fantasia. Quando eles existiram? Quem compôs a coleção? E como o nome de servo poderia designá-los?

3. De que coleção de pessoas se poderia imaginar que a descrição aqui dada poderia ser aplicada, que essa coleção não deveria se esforçar, nem chorar; que deveria ser uma aliança do povo e que deveria ser o meio de conversão do mundo gentio?

V. A quinta opinião, portanto, é que se refere ao Messias; e os argumentos diretos a favor disso, independentemente do fato de ser aplicável a nenhum outro, são tão fortes que o colocam além do debate. Alguns deles podem ser mencionados.

1. Essa é a interpretação da Paráfrase de Chaldee, que manteve a exposição dos judeus antigos e primitivos. Eis que meu servo, o Messias ( ?????? ???? ?abeddi^y meshi^yth ‘ ), farei com que ele se aproxime; meu escolhido.

2. Existem tais aplicações da passagem no Novo Testamento ao Senhor Jesus, que não deixam espaço para duvidar que, em vista dos escritores sagrados, a passagem tenha essa referência. Assim, em Lucas 2:32 , ele é mencionado como “uma luz para aliviar os gentios” (compare Isaías 42: 6 ). Em Atos 26:18 , Paulo fala dele como dado aos gentios, ‘para abrir os olhos deles e transformá-los das trevas em luz’ (compare Isaías 42: 7 ). Em Mateus 3:17 , Deus diz do Redentor: ‘Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo’ ‘- linguagem notavelmente semelhante à passagem diante de nós Isaías 42: 1 , onde ele diz:’ meus eleitos, em a quem minha alma se deleita. E toda a investigação é interrompida pelo fato de que Mateus Mateus 12: 17-21 aplica expressa e diretamente a passagem ao Senhor Jesus, e diz que ela foi cumprida nele.

3. Pode-se acrescentar que toda a descrição é exata e inteiramente aplicável ao Senhor Jesus. É tão aplicável como se tivesse sido feito depois que ele apareceu entre as pessoas, e como se fosse a linguagem da biografia, e não da profecia. É uma descrição extremamente bela e terna do Filho de Deus; nem pode haver qualquer objeção a sua aplicação a ele, exceto o que surge de um propósito geral de não aplicar nenhuma parte do Antigo Testamento a ele, se puder ser evitado. Considerarei a passagem, portanto, aplicável a ele e somente a ele; e suponha que o desígnio do Espírito aqui ao introduzir essa referência ao Messias seja confortar os corações dos judeus exilados com a certeza de que eles devem ser restaurados em sua própria terra, porque era deles que o Messias deveria proceder , e a partir deles que a verdadeira religião deveria se espalhar pelo mundo.

A quem defendo – a quem sustento ou protejo; isto é, quem é o objeto do meu carinho e carinho. Em Mateus 3:17 , a expressão é: ‘em quem me comprazo.’ E assim, em Mateus 12:18 , é apresentado: ‘meu servo, a quem eu escolhi’.

Meus eleitos – Meu escolhido; ou aquele que eu selecionei para realizar meus grandes propósitos. Isso implica que Deus o designou ou o nomeou para o propósito. Em Mateus 12:18 , é traduzido ‘meu amado’. Isso implica que ele era o objeto do favor divino e que Deus o havia escolhido ou designado para realizar a obra de um Messias.

Em quem minha alma se deleita – Esta linguagem é aplicada ao Senhor Jesus em Mateus 3:17 ; Mateus 12:18 . Deus o considerava qualificado para o seu trabalho: ele aprovou o que fez; ele ficou bem satisfeito com todas as suas palavras, pensamentos e planos. A palavra “alma” aqui é equivalente a eu mesmo – em quem me deleito.

Eu coloquei meu Espírito sobre ele – (Compare João 3:34 ): ‘Porque Deus não dá o Espírito por medida a ele.’ O Senhor Jesus era divino; contudo, como Mediador, ele é representado em toda parte como ‘o ungido’ de Deus, ou dotado das influências do Espírito Santo (compare a nota em Isaías 11: 2 ). Veja também Isaías 61: 1 , onde o Messias diz de si mesmo: ‘O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque me ungiu’ (compare Lucas 4:18 ). Antes de iniciar seu ministério público, o Espírito de Deus desceu sobre ele no batismo em Mateus 3:17 , e em todo o seu trabalho ele mostrou que era dotado abundantemente desse Espírito.

Ele produzirá julgamento – A palavra julgamento ( mishp ) é usada em uma grande variedade de significados. Significa apropriadamente julgamento, isto é, o ato de julgar Levítico 19:15 ; o local do julgamento Eclesiastes 3:16 ; uma causa ou processo perante um juiz Números 28: 5 ; uma sentença de um juiz 1 Reis 3:28 ; e daí culpa ou crime, pelo qual alguém é julgado Jeremias 51: 9 . Significa também retidão, justiça; uma lei ou estatuto; uma reivindicação, privilégio ou vencimento; também maneira, costume ou moda; ou uma ordenança ou instituição. Aqui é usado, provavelmente, no sentido da ordem ou instituição que seria introduzida sob o Messias; e isso significa que ele estabeleceria ou estabeleceria a verdadeira religião entre os gentios.

Para os gentios – Esta é uma das muitas declarações que ocorrem em Isaías, de que o Messias estenderia a verdadeira religião às nações pagãs e que elas deveriam ser levadas a participar de seus privilégios.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 42: 1 . Eis o meu servo, a quem eu sustentei – a quem eu defenderei. Lowth. Ou quem eu recebo. O discurso de Deus é continuado, do Pai apontando o Filho, como o professor dos gentios esperava por tantas eras, prestes a recalcá-los da idolatria e superstição e iluminá-los com a doutrina mais pura e santa. São Mateus aplicou clara e diretamente essa passagem, que é verdadeiramente augusta e digna de toda atenção, a Jesus Cristo, Mateus 12:17 ; Mateus 12:50 . E na voz do céu, Mateus 3:17, há uma alusão manifesta a isso. Simeão também, em seu cântico, Lucas 2: 31-32 tem uma referência clara a ele, bem como São Paulo, em seu discurso perante o rei Agripa; Atos 26:18 . Os judeus antigos também viram sua referência ao Messias, como aparece em sua paráfrase: “Eis meu servo, o Messias, meu amado, em quem minha palavra está satisfeita:” e, de fato, a passagem não pode com nenhuma demonstração de probabilidade ser aplicado a qualquer um que não seja Jesus Cristo, a quem esses atributos pertencem peculiarmente. Ele era o servo de Deus, obediente à vontade de seu Pai, recebido de maneira peculiar e em cuja fidelidade ele absolutamente repousava; fiel como filho; obediente até a morte. Ver Hebreus 3: 5-6 . Filipenses 2: 7-8 . Ele foi eleito por Deus no sentido mais enfático da palavra; escolhido desde o início para glorificar o nome de seu pai na terra, o precioso cordeiro ordenado antes da fundação do mundo, para ser o príncipe de seu povo fiel, o chefe de sua igreja, a fonte de justiça e salvação para todos os que deveriam acreditar em ele; os eleitos, em quem a alma do Pai se deleitava; em quem ele estava bem satisfeito; em quem ele viu todas as propriedades e qualidades necessárias para seu grande e importante cargo; particularmente aqueles que o preparavam para ser o grande sacrifício do mundo. (Ver Efésios 5: 2. Hebreus 10: 5 ; Hebreus 10:39 .); que era dotado de todos os dons do Espírito Santo, que não lhe foram dados por medida. Ver João 3:34 . Isaías 11: 1-2 ; Isaías 61: 1-3 .; e foi ele quem julgou os gentios: isto é, entregar a doutrina canônica da religião aos gentios; racional, fundamentado em princípios de consciência, segundo os quais todas as outras doutrinas religiosas, todas as opiniões dos homens a respeito da religião, todos os ditos, julgamentos e ações dos gentios devem ser julgados; que é a doutrina do Evangelho, o cânon do julgamento divino, a regra do julgamento de Cristo a quem o Pai proferiu julgamento e de todos os ministros que devem estabelecer seu reino entre as nações. Ver cap. Isaías 2: 4 . & c. e Vitringa.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 42: 1 . Eis meu servo, etc. – “O profeta, tendo aberto seu assunto com a preparação para o retorno do cativeiro em Babilônia, e sugeriu que uma libertação muito maior foi coberta sob o véu daquele evento, procedeu a vindicar o poder de Deus, como Criador e Eliminador de todas as coisas e seu conhecimento infinito a partir de sua previsão de eventos futuros, e em particular dessa libertação; ele foi ainda mais longe e apontou o instrumento pelo qual deveria efetuar a redenção de seu povo da escravidão, a saber, um grande conquistador, a quem chamaria do norte e do leste, para executar suas ordens. Ele agora procede à grande libertação, e imediatamente mostra o Messias, sem lançar nenhum véu de alegoria sobre o assunto. ” Pois, embora a pessoa aqui mencionada seja por alguns supostamente Ciro, e por outros o próprio Isaías, e por outros novamente o povo dos judeus; no entanto, somos orientados por um intérprete infalível a entender o profeta como falando de Cristo. Pois para ele São Mateus aplicou diretamente suas palavras; nem, como observou o bispo Lowth, eles podem “com qualquer justiça ou propriedade, ser aplicados a qualquer outra pessoa ou caráter”. Isso é tão evidente que não apenas a generalidade dos cristãos, mas também o parafrast de Chaldee e os mergulhadores dos judeus mais instruídos, entendem a passagem do Messias, e somente dele; e proferir uma sentença muito severa sobre seus irmãos, que a expõe a qualquer outra pessoa, e afirma que eles estão feridos de cegueira nesse assunto. De fato, para ele, e somente para ele, todos os detalhes aqui a seguir pertencem verdadeira e evidentemente, como veremos. Meu servo – Embora ele fosse o único Filho do Pai, em um sentido em que nenhuma criatura, homem ou anjo, era, é ou pode ser seu filho; veja Hebreus 1: 2-5 ; contudo, como Mediador, e com respeito à sua natureza humana, ele sustentou o caráter e apareceu na forma de um servo, aprendeu a obediência à vontade de seu Pai, a praticou e foi continuamente empregado para promover os interesses de seu reino. A quem defendo – A quem ajudo, e capacito para fazer e sofrer todas as coisas que pertencem ao seu cargo; meus eleitos – Escolhidos por mim para este grande trabalho de mediação e redenção; em quem minha alma se deleita – Ou, como ???? é frequentemente retratado , fica muito satisfeito, tanto para si como para todo o seu povo, estando plenamente satisfeito com o sacrifício que ele me oferecerá: ver Mateus 3:17 ; Mateus 17: 5 ; 2 Pedro 1:17 ; João 3:35 . Eu coloquei meu Espírito sobre ele

Não por, mas sem medida, João 3:34 ; pelo qual ele é provido com aquela abundância e eminência de graças e dons que são necessários para o desempenho de sua alta e poderosa tarefa. Ele produzirá julgamento para os gentios – Ele publicará ou mostrará (como a palavra ???? frequentemente significa e é traduzida em Mateus 12:18 ) a lei, conselho ou vontade de Deus em relação à salvação do homem; e isso não apenas para os judeus, a quem até agora o conhecimento da lei de Deus estava em grande parte confinado, mas também para as nações pagãs.

Comentário de Scofield

servo

Há uma conta dupla do Servo Vindouro:

(1) ele é representado como fraco, desprezado, rejeitado, morto:

(2) e também como um poderoso conquistador, vingando-se das nações e restaurando Israel (por exemplo, Isaías 40:10 ; Isaías 63: 1-4 ). A primeira classe de passagens diz respeito ao primeiro advento e é cumprida; este último ao segundo advento e não é realizado.

Comentário de Adam Clarke

Eis o meu servo, a quem eu sustento – ?? ???? ethmach bo , em quem eu me inclino. Aludindo ao costume dos reis apoiados no braço de seu servo mais amado e fiel. Todos, judeus e cristãos, concordam que os sete primeiros versículos deste capítulo pertencem a Cristo. Agora, como elas são evidentemente uma continuação da profecia no capítulo anterior, essa profecia não pode pertencer a Ciro, mas a Cristo.

Ele dará julgamento aos gentios “Ele publicará julgamento às nações” – Quatro MSS. dois antigos, adicione a conjunção ????? vemishpat . Veja Mateus 12:18 .

A palavra mishpat , julgamento, como ts? tsedakah , justiça, é tomada em uma grande latitude de significado. Significa regra, forma, ordem, modelo, plano; regra de direito ou de religião; uma ordenança, instituição; processo judicial, causa, julgamento, sentença, condenação, absolvição, libertação, misericórdia, etc. Significa certamente neste local a lei a ser publicada pelo Messias, a instituição do Evangelho.

Comentário de John Calvin

1. Eis meu servo. O Profeta parece interromper abruptamente para falar de Cristo, mas devemos lembrar o que mencionamos anteriormente (150) ao expor outra passagem ( Isaías 7:14 ), que os profetas, quando prometem algo difícil de acreditar, são logo depois mencionará Cristo; pois nele estão ratificadas todas as promessas que, de outra forma, seriam duvidosas e incertas. “Em Cristo”, diz Paulo, “é Sim e Amém.” ( 2 Coríntios 1:20 .) Para que relação podemos ter com Deus, a menos que o Mediador entre nós? Sem dúvida, estamos muito afastados de sua majestade e, portanto, não podemos ser participantes nem da salvação nem de nenhuma outra bênção, mas através da bondade de Cristo.

Além disso, quando o Senhor prometeu libertação aos judeus, ele desejou elevar suas mentes mais alto, para que procurassem presentes maiores e mais valiosos do que a liberdade corporal e o retorno à Judéia; pois essas bênçãos eram apenas a antecipação daquela redenção que eles finalmente obtiveram através de Cristo, e da qual agora desfrutamos. A graça de Deus no retorno de seu povo teria sido de fato imperfeita, se ele não o tivesse, naquele tempo se revelou o perpétuo Redentor de sua Igreja. Mas, como já dissemos, o fim do cativeiro na Babilônia incluiu a restauração completa da Igreja; e, consequentemente, não precisamos nos perguntar se os profetas entrelaçam esse início da graça com o reino de Cristo, pois essa sucessão de eventos é mencionada em noventa passagens. Devemos, portanto, vir a Cristo, sem os quais Deus não pode ser reconciliado conosco; isto é, a menos que sejamos recebidos no número dos filhos de Deus por serem enxertados, em seu corpo. Será evidente pelo que se segue, que o Profeta agora fala de Cristo como o Primogênito e o Chefe, pois a nenhuma outra pessoa as seguintes declarações poderiam ser aplicadas, e os evangelistas colocam o assunto além de toda controvérsia. ( Mateus 12:17 .)

Ele chama Cristo de seu servo ( ?at ?????? ,) por meio de eminência; pois esse nome pertence a todos os piedosos, porque Deus os adotou com a condição de direcionar a si mesmos e toda a sua vida à obediência a ele; e professores piedosos, e aqueles que ocupam um cargo público na Igreja, são de uma maneira peculiar denominados servos de Deus. Mas há algo ainda mais extraordinário, pelo qual esse nome pertence especialmente a Cristo, pois ele é chamado de “Servo”, porque Deus Pai não apenas o ordenou a ensinar ou a fazer alguma coisa em particular, mas o chamou a um obra singular e incomparável que não tem nada em comum com outras obras.

Embora esse nome seja atribuído à pessoa, ele pertence à natureza humana; pois uma vez que sua natureza divina é eterna, e como ele sempre possuía nela uma glória igual e perfeitamente semelhante à do Pai, era necessário que ele assumisse a carne para se submeter à obediência. Daí também Paulo diz:

“Embora ele estivesse na forma de Deus, ele considerou que não era roubo tornar-se igual a Deus, mas se esvaziou, assumindo a forma de servo” etc. ( Filipenses 2: 6 )

Que ele era um servo era um ato voluntário, de modo que não devemos pensar que isso prejudicou qualquer coisa de sua posição. Os escritores antigos da Igreja expressaram isso pela palavra “Dispensação”, pela qual foi criada, eles nos dizem, que ele estava sujeito a todas as nossas enfermidades. Foi por determinação voluntária que ele se submeteu a Deus e se submeteu de maneira a se tornar também útil para nós; e, no entanto, essa condição extremamente baixa não o impede de continuar a possuir a suprema majestade. Daí também o apóstolo diz que ele foi “exaltado acima de todo nome”. ( Filipenses 2: 9. ) Ele emprega a partícula demonstrativa Eis que, a fim de levar os judeus a considerar o evento como realmente tendo ocorrido; pois os objetos que estavam diante de seus olhos poderiam tê-los levado ao desespero, e, portanto, ele pede que desviem os olhos da condição real das coisas e olhem para Cristo.

Eu vou me apoiar nele, ou vou defendê-lo. (151) ???? (ethmoch) é interpretado por alguns de maneira ativa e por outros de modo passivo. Se for tomado em um sentido passivo, o significado será que Deus “apoiará” seu Ungido de maneira a impor toda a acusação sobre ele, como os senhores costumam fazer com seus fiéis servos; e é uma prova de extraordinária fidelidade, que Deus Pai lhe entregue todas as coisas e coloque em suas mãos seu próprio poder e autoridade. ( João 13: 3. ) No entanto, não me oponho à significação ativa: “Eu o ressuscitarei” ou “Eu o exaltarei” ou “Eu o apoiarei em sua posição”; pois o que se segue imediatamente, colocarei meu espírito nele, é uma repetição do mesmo sentimento. Na cláusula anterior, portanto, ele diz, eu o defenderei, e depois descreve a maneira de “sustentar”, que ele o dirigirá pelo seu Espírito, significando nesta frase que ele ajudará a Cristo em todas as coisas, e não o ajudará. permitir que ele seja vencido por quaisquer dificuldades. Agora, era necessário que Cristo fosse dotado do Espírito de Deus, a fim de executar esse ofício divino, e ser o Mediador entre Deus e os homens; pois um trabalho tão grande não poderia ser realizado pelo poder humano.

Meus eleitos. Nesta passagem, a palavra Eleger indica “excelente”, como em muitas outras passagens; pois aqueles que estão na flor de sua idade são chamados jovens escolhidos. ( 1 Samuel 26: 2 e 2 Samuel 6: 1. ) Jeová, portanto, o chama de “excelente servo”, porque ele carrega a mensagem da reconciliação e porque todas as suas ações são dirigidas por Deus. Ao mesmo tempo, ele demonstra seu amor imerecido, pelo qual nos abraçou a todos em seu Filho unigênito, para que em sua pessoa possamos contemplar uma demonstração ilustre daquela eleição pela qual fomos adotados na esperança da vida eterna. Agora, já que o poder celestial reside na natureza humana de Cristo, quando o ouvimos falar, não olhemos para carne e sangue, mas elevemos nossa mente mais alto, para saber que tudo o que ele faz é divino.

Em quem minha alma está bem satisfeita. Nesta passagem, aprendemos que Cristo não é apenas amado pelo Pai ( Mateus 3:17 ), mas é amado e aceito por ele, de modo que não há como obter graça de Deus, mas pela intercessão de Cristo. Nesse sentido, os evangelistas citam essa passagem ( Mateus 12:18 ), pois Paulo também declara que somos reconciliados “no amado” de maneira a ser amado por sua causa. ( Efésios 1: 6. ) O Profeta depois mostra que Cristo será dotado do poder do Espírito, não apenas por sua própria conta, mas para difundi-lo por toda parte.

Ele exibirá julgamento para os gentios. Pela palavra julgamento, o Profeta significa um governo bem regulamentado, e não uma sentença pronunciada por um juiz no banco; pois julgar significa, entre os escritores hebreus, “ordenar, governar, governar”, e ele acrescenta que esse julgamento não será apenas na Judéia, mas em todo o mundo. Essa promessa era extremamente nova e estranha; pois somente na Judéia Deus era conhecido ( Salmos 76: 2 ) e os gentios foram excluídos de toda a confiança em seu favor. ( Efésios 2:12 .)

Portanto, essas provas claras eram extremamente necessárias para que pudéssemos ter certeza de nosso chamado; pois, caso contrário, poderíamos pensar que essas promessas não nos pertenciam. Cristo foi enviado para trazer o mundo inteiro sob a autoridade de Deus e obediência a ele; e isso mostra que sem ele tudo está confuso e desordenado. Antes que ele venha até nós, não pode haver governo adequado entre nós; e, portanto, devemos aprender a nos submeter a ele, se desejamos ser bem e justamente governados. Agora, devemos julgar esse governo pela natureza de seu reino, que não é externo, mas pertence ao homem interior; pois consiste em uma boa consciência e retidão de vida, não o que é tão estimado para os homens, mas o que é tão estimado para Deus. A doutrina pode ser assim resumida: “Como toda a vida dos homens foi pervertida desde que fomos corrompidos em todos os aspectos pela queda de Adão, Cristo veio com o poder celestial de seu Espírito, para que ele mudasse nossa disposição, e assim forma-nos novamente para ‘novidade de vida’. ”( Romanos 6: 4 )

Comentário de John Wesley

Eis meu servo, a quem eu sustento; meus eleitos, em quem minha alma se deleita; Eu coloquei meu espírito sobre ele: ele produzirá julgamento para os gentios.

Eis que o profeta que deu um exemplo eminente do certo conhecimento prévio de Deus, na libertação dos judeus por Ciro, agora acrescenta outro exemplo mais eminente disso, ao prever a vinda do Messias. Portanto, este lugar é expressamente interpretado por Cristo, Mateus 12:18 , etc. E a ele, e somente a ele, todos os detalhes a seguir pertencem verdadeira e evidentemente.

Quem – a quem permitirei fazer e sofrer todas as coisas que pertencem ao seu cargo.

Eleito – Escolhido por mim para este grande trabalho.

Deleita – Tanto para si como para todo o seu povo, estando plenamente satisfeito com o sacrifício que ele me oferecerá.

Traga adiante – Publicará ou mostrará, como esta palavra é traduzida, Mateus 12:18 .

Julgamento – A lei, a vontade e o conselho de Deus sobre a salvação do homem.

Gentios – Não apenas para os judeus, mas para as nações pagãs.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *