Estudo de Isaías 49:1 – Comentado e Explicado

Ilhas, ouvi-me; povos de longe, prestai atenção! O Senhor chamou-me desde meu nascimento; ainda no seio de minha mãe, ele pronunciou meu nome.
Isaías 49:1

Comentário de Albert Barnes

Escutar – Este é o exórdio, ou introdução. De acordo com a interpretação que o remete ao Messias, deve ser considerada como a voz do Redentor chamando as partes distantes da terra para dar uma atenção respeitosa à declaração de suas qualificações para o seu trabalho e às garantias de que seus a salvação seria estendida a eles (compare Isaías 41: 1 ). O Redentor aqui deve ser considerado como já tendo entrado em carne e como sendo rejeitado e desprezado pelos judeus (ver Isaías 49: 4-5 ), e agora se voltando para o mundo gentio e oferecendo salvação a eles. O tempo em que isso deveria ocorrer, portanto, como visto pelo profeta, é quando o Messias havia pregado em vão a seus próprios compatriotas, e quando havia uma manifestação de aptidão e propriedade em estender a oferta de salvação ao mundo pagão. .

Ó ilhas – Vós terras distantes (veja a nota em Isaías 41: 1 ). A palavra é usada aqui, como está lá, no sentido de países além do mar; regiões distantes e desconhecidas; o mundo escuro e pagão.

Vós de longe – A razão pela qual o Messias se dirige a eles está declarada em Isaías 49: 6 . É porque ele foi designado para ser uma luz para eles, e porque, tendo sido rejeitado pela nação judaica, foi decidido estender as ofertas e as bênçãos da salvação a outras terras.

O Senhor me chamou do ventre – o Senhor me separou deste ofício desde o meu nascimento. A ênfase aqui é colocada no fato de que ele foi assim chamado, e não no momento específico em que foi feito. A idéia é que ele não assumiu presunçosamente esse cargo; ele não havia entrado nele sem ter sido designado para ele; ele foi designado para isso antes mesmo de nascer (ver Isaías 49: 5 ). Uma expressão semelhante é usada em relação a Jeremias Jeremias 1: 5 : ‹Antes de te formar na barriga, eu te conhecia; e antes que saísses do ventre, eu te santifiquei; e te ordenei profeta para as nações. Paulo também usa uma expressão semelhante a respeito de si mesmo Gálatas 1:15 : ‹Mas quando agradou a Deus, que me separou do ventre de minha mãe. ‘ Que isso realmente ocorreu em relação ao Redentor, não é necessário fazer uma pausa aqui para mostrar (ver Lucas 1:31 ).

Das entranhas de minha mãe, ele mencionou meu nome – Essa é outra forma de afirmar o fato de que ele fora designado para esse cargo desde a infância. Muitos supuseram que a referência aqui é ao fato de que Maria foi ordenada pelo anjo, antes de seu nascimento, para chamar seu nome Jesus Lucas 1:31 . O mesmo comando também foi repetido para José em um sonho, Mateus 1:21 . Então Jerome, Vitringa, Michaelis e alguns outros entendem. Por outros, supõe-se que a frase ‹ele fez menção ao meu nome seja a mesma que chamar. O hebraico é literalmente: ‘Ele fez com que meu nome fosse lembrado pelas entranhas de minha mãe.’ A Septuaginta traduz: ‘Ele chamou meu nome.’ Grotius declara: ‘Ele me deu um nome bonito, pelo qual a salvação significa que está prestes a vir do Senhor.’ Não vejo objeção à suposição de que isso se refira ao fato de que seu nome foi realmente designado antes de ele nascer. A frase parece obviamente implicar mais do que apenas ligar para um escritório; e como seu nome foi assim designado por Deus, e como ele planejou que houvesse significado e aplicabilidade especiais no nome, não pode haver impropriedade em supor que isso se refira a esse fato. Nesse caso, a idéia é que ele não foi designado apenas para a obra do Messias desde seu nascimento, mas que na verdade ele tinha um nome que Deus lhe havia dado antes de nascer, o que expressava o fato de que ele salvaria as pessoas, e o que constituía uma razão pela qual as terras pagãs distantes deveriam ouvir sua voz.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 49: 1-3 . Escute, ó ilhas Nestes versículos, primeiro temos o exórdio para as ilhas e pessoas distantes, isto é, os gentios, que são freqüentemente abordados pela denominação de ilhas, como já tivemos ocasião de observar antes. Quem faz o discurso, a saber, Jesus, o Messias, é suficientemente evidente a partir da descrição de sua pessoa e cargo imediatamente a seguir. Sua pessoa: O Senhor me chamou antes do ventre [isto é, antes de eu estar no ventre ]; antes que eu estivesse nas entranhas de minha mãe, ele fez menção ao meu nome. São Pedro diz do Messias, que ele foi chamado ou mencionado antes da fundação do mundo. Seu ofício profético é descrito a seguir em Isaías 49: 2 . O significado do qual, fora da metáfora, é: “Deus me ordenou e nomeou, como um professor poderoso, cujas instruções e convicções devem penetrar profundamente e subjugar os adversários da minha doutrina”. Assim é dito sobre o Filho de Deus em Apocalipse 1:16 . Isso saiu de sua boca uma espada afiada de dois gumes; e cap. Isaías 2:16 . Lutarei contra eles com a espada da minha boca. Na sombra da sua mão ele me escondeu; isto é: “Eu, por assim dizer, fiquei oculto até agora com Deus por sua sabedoria e providência, como uma espada que está oculta na bainha; mas, retirada da bainha nestes últimos tempos do mundo, Eu apareço como mestre da verdade, impondo com grande poder minhas doutrinas sobre a mente dos homens “. Ver Romanos 16: 25-26 . A próxima cláusula é análoga à anterior e com o mesmo objetivo. Seu ofício de mediação é apresentado no terceiro versículo, em que o Messias diz que o Pai lhe dissera : Tu és meu servo; isto é: “Eu te projetei sozinho, o homem Cristo Jesus; e te preparei como mediador da humanidade; nesta condição, para que você seja meu servo; a saber, sofrer a mais severa servidão; sujeitar-se à morte, a morte da cruz, para santificar e glorificar meu nome por teus sofrimentos amargos, no lugar da humanidade perdida. Tu, portanto, és Israel; o único entre todos os verdadeiros israelitas, que deve exibir em si mesmo todos os personagens de teu pai Jacó, que, lutando com Deus, prevaleceu; salvou a si mesmo e a sua casa e, portanto, obteve o nome de Israel. “ Ver Isaías 49: 5-6 .

Comentário de Joseph Benson

Isaías 49: 1 . Ouça, ó ilhas, etc. – “Até agora, o assunto da profecia se limitou principalmente à redenção do cativeiro da Babilônia, com fortes sugestões de uma libertação mais importante às vezes lançada; à refutação da idolatria e à demonstração do infinito poder, sabedoria e presciência de Deus. O caráter e o cargo do Messias foram exibidos em termos gerais, no início do cap. 42., mas aqui ele é apresentado pessoalmente, declarando toda a extensão de sua comissão; que não é apenas restaurar os israelitas e reconciliá-los com seu Senhor e Pai, dos quais tantas vezes se revoltaram, mas ser uma luz para aliviar os gentios, chamá-los para o conhecimento e obediência do Deus verdadeiro, e trazê-los para ser uma igreja, juntamente com os israelitas, e participar com eles da mesma salvação comum que foi adquirida por todos, pelo grande Redentor e Reconciliador do homem para Deus. ” – Bispo Lowth. Pelas ilhas daqui, e as pessoas de longe, os gentios são significados, que são freqüentemente abordados pela denominação de ilhas e que, em geral, viviam em países distantes da Judéia, agora o único lugar da presença e adoração especial de Deus . A pessoa que se dirige a eles é o Messias, como é evidente em Isaías 49: 6 e em várias outras passagens deste capítulo. Se o personagem aqui exibido pode, em qualquer sentido, como alguns pensam, pertencer ao profeta, “ainda assim, em algumas partes”, como o bispo Lowth justamente observa, “deve pertencer exclusivamente a Cristo; e em todas as partes para ele em um sentido muito mais completo e adequado. ” Deus tendo, nas últimas palavras do capítulo anterior, insinuado por seu profeta, que muitos dos judeus, apesar da libertação gloriosa de Babilônia concedida a eles, seriam iníquos, e sabendo que os rejeitaria por sua iniquidade, o Messias. aqui dirige seu discurso aos gentios e os convida a dar ouvidos aos conselhos e doutrinas que ele previu que os judeus rejeitariam. O Senhor me chamou desde o ventre – Isto, ou a expressão semelhante, é usada em Jeremias 1: 5 e em Paulo, Gálatas 1:15 ; mas era muito mais eminentemente verdadeiro a respeito de Cristo, que, como ele foi escolhido para esse grande ofício de redenção desde a eternidade, então ele foi separado e chamado a ele antes de nascer, sendo concebido e santificado pelo Espírito Santo nas mãos de sua mãe. útero, e enviado ao mundo sobre esta tarefa.

Comentário de Adam Clarke

Escute, ó ilhas, para mim “Escutai-me, ó terras distantes” – Até agora, o assunto da profecia se limitou principalmente à redenção do cativeiro de Babilônia; com fortes sugestões de uma libertação mais importante às vezes lançada, à refutação da idolatria e à demonstração do infinito poder, sabedoria e presciência de Deus. O caráter e o cargo do Messias foram exibidos em termos gerais no início do cap. 42 .; mas aqui ele é apresentado pessoalmente, declarando toda a extensão de sua comissão, que não é apenas restaurar os israelitas, e reconciliá-los com seu Senhor e Pai, de quem eles tantas vezes se revoltaram, mas ser uma luz para aliviar o conflito. Gentios, chamá-los para o conhecimento e obediência do Deus verdadeiro, e levá-los a ser uma Igreja junto com os israelitas, e participar com eles da mesma salvação comum obtida por todos pelo grande Redentor e Reconciliador do homem. Deus.

Comentário de John Calvin

1. Ouça-me, ó ilhas! Depois de ter tratado da futura libertação do povo, ele desce a Cristo, sob cuja orientação o povo foi tirado da Babilônia, como antes fora tirado do Egito. A antiga profecia deve ter sido confirmada por essa doutrina; porque dificilmente esperariam que o Senhor os libertasse, se não tivessem colocado Cristo diante de seus olhos, por quem somente as almas desanimadoras poderiam ser consoladas e fortalecidas; pois dele eles não deveriam apenas esperar a salvação eterna, mas também a libertação temporal. Além disso, é costume dos profetas, quando discursarem sobre a restauração da Igreja, trazer Cristo à vista, não apenas porque ele seria o ministro da Igreja, mas porque nele se fundava a adoção do povo. Os judeus também, ou, pelo menos, aqueles que possuem alguma compreensão, admitem que esta passagem não pode ser entendida como relacionada a qualquer outra pessoa além de Cristo. Ainda assim, a linha de pensamento que apontamos não foi percebida por todos os intérpretes; pois o Profeta, por uma súbita transição, não menciona Cristo, mas entrelaça isso com o assunto anterior, porque de nenhuma outra maneira o povo poderia alimentar a esperança de libertação, pois dependia dele a reconciliação com Deus. E, a fim de que o estilo seja mais enérgico, ele apresenta Cristo como falador e se dirige não apenas aos judeus, mas às nações que estavam além do mar, e às nações estrangeiras que estavam a uma grande distância da Judéia, a quem, como anteriormente observou, (1) ele dá o nome de “Ilhas”.

Jeová me chamou do ventre. Surge uma pergunta: qual é a natureza desse chamado? Pois, vendo que estávamos

“Escolhido em Cristo antes da criação do mundo”
( Efésios 1: 4 )

segue-se que a eleição antecede esse chamado; pois é o começo e o fundamento de nossa eleição. Por conseguinte, pode-se pensar que Isaías diz muito menos do que a ocasião exige, quando diz que foi “chamado do ventre”; pois ele havia sido chamado muito antes. Mas a resposta é fácil; pois o assunto tratado aqui não é a eleição eterna, pela qual somos adotados como filhos dele, mas apenas a nomeação ou consagração pela qual Cristo é designado para esse cargo, para que ninguém possa pensar que ele se intrometeu sem ser devidamente autorizado. “Para ninguém”, como diz o apóstolo,

“Assume esta honra sobre si mesmo, mas aquele que é chamado por Deus, como Arão foi. Assim também Cristo glorificou não a si mesmo para ser feito sumo sacerdote, mas a quem lhe falou: Tu és meu Filho; hoje te gerei. ( Hebreus 5: 4. )

Além disso, o Profeta não descreve o início do período, como se fosse apenas do ventre que Deus começou a chamá-lo; mas é como se ele tivesse dito: “Antes de eu sair do útero, Deus determinou que eu ocupasse esse cargo”. Da mesma maneira, Paulo também diz que foi “separado do ventre” ( Gálatas 1:15 ), embora tivesse sido “eleito antes da criação do mundo”. ( Efésios 1: 4. ) Também é dito a Jeremias: “Antes de sair do ventre, eu te conheci.” ( Jeremias 1: 5. ) Em resumo, o significado é que Cristo foi revestido de nossa carne pela nomeação do Pai, a fim de cumprir o ofício do Redentor, para o qual ele havia sido designado.

Do ventre de minha mãe, ele tem meu nome em memória. Isso tem a mesma importação da cláusula anterior; pois “a lembrança do nome” significa familiaridade conhecida. Ele, portanto, distingue-se da hierarquia comum dos homens, porque foi eleito para um cargo incomum e notável.

Comentário de John Wesley

Ouça, ó ilhas, para mim; e ouvi, povo de longe; O Senhor me chamou do ventre; das entranhas de minha mãe ele fez menção ao meu nome.

Escute – Deus dirige seu discurso aos gentios e os convida a dar ouvidos aos conselhos e doutrinas que os judeus rejeitariam.

Eu – para Cristo: Isaías fala essas palavras em nome de Cristo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *